segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sepultamento do sargento Sá é marcado por comoção e revolta. Cúpula da Segurança concede entrevista coletiva nesta terça


Blog do Gilberto Lima


O corpo do sargento Carlos Magno Sá, assassinado na noite de ontem, na Forquilha, foi sepultado na tarde desta segunda-feira(08), no Cemitério Jardim da Paz. O cortejo foi acompanhado por dezenas de viaturas e centenas de militares. Era visível o clima de revolta dos PMs, que dizem que não vão mais tolerar essas mortes de integrantes da corporação. Cobram uma posição firme do comando da segurança e do próprio governo.


Centenas de pessoas homenagearam o sargento pela bravura com qual defendeu a farda ao longo dos anos; revolta e comoção tomaram conta do sepultamento 
A reportagem do blog conversou com dona Raimunda Nonata, mãe do sargento Sá. Muito indignada e revoltada ela disse não se conforma com essa violência e que o filho sempre comentava que sofria ameaças, mas que era determinado e não temia a criminalidade.
“Uma vez ele me disse que poderia até morrer, mais levaria alguns com ele. Eu queria pena de morte para esses bandidos. Eles estão matando e não acontece nada. Não adianta xadrez, pois eles saem e vão fazer tudo o que querem. Os bandidos é que estão no comando. Se a PM não tem homens suficientes para combater o crime, que tragam homens do exército para ajudar”, desabafa a mãe do sargento Sá.
MOMENTO DE DOR Sargento Sá foi mais uma vítima do descaso do Governo do Estado com a Segurança Pública 
Outro policial, que preferiu não se identificar, disse que essa violência é culpa desse governo que chega ao fim, deixando o Maranhão entregue à bandidagem. “Essa governadora é a principal responsável por tudo isso. Um governo omisso, que relegou a segurança pública ao segundo plano. Está saindo cheia de dinheiro e deixando o estado mais miserável e com essa violência sem controle. Quantos companheiros vão morrer para que tomem alguma medida mais enérgica de combate à criminalidade”, diz um policial aos prantos, ao lado do túmulo do sargento Sá.
Policias Militares em massa compareceram ao cemitério Jardim da Paz para dá o último adeus ao sargento 
O aspirante Sebastião Luís Rocha Neto, de 27 anos, assassinado no Anel viário, no início da tarde de domingo(07), foi sepultado no Cemitério do Gavião.

Sá foi um dos mais combativos policiais que o Estado do Maranhão já teve 
Depois de mais essas duas baixas na PM, o comandante, coronel Zanoni Porto, confirma uma entrevista coletiva, às 8h da manhã desta terça-feira(09), no auditório da Secretaria de Segurança Pública, na Avenida dos Franceses. Estão confirmadas as presenças do Secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso, da delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina de Menezes, e dos coronéis do Alto Comando da Polícia Militar.  Vão falar sobre as mortes violentas de policiais militares e sobre as ações da PM pra enfrentamento dessa onda de violência.
Policiais militares sofrem novos ataques em São Luís nesta segunda-feira
Os atentados ocorreram nos bairros do Desterro e J. Câmara. Nos dois casos, os policias acabaram matando dois suspeitos

O Imparcial Online

Mais dois atentados contra policiais foram registrados na manhã desta segunda-feira (8) em São Luís. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), os atentados ocorreram nos bairros do Desterro e J. Câmara. Nos dois casos, os policias acabaram matando dois suspeitos.

No bairro do Desterro, de acordo com a SSP, a polícia teria sido chamada por conta de dois homens que estavam armados com faca. Ao chegar ao local e tentar desarmar os suspeitos, os PMs sofreram tentativa de agressão e revidaram atirando nos dois homens. Um deles teria morrido ainda no local e o outro foi levado para o Hospital Djalma Marques, o Socorrão I.


FALTA DE MEDIDAS PREVENTIVAS O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni: estão matando os homens dele 

Já no bairro J. Câmara, dois homens em uma motocicleta teria disparado contra uma viatura da polícia que fazia rondas na região. Os policiais teriam revidado e matado um dos suspeitos.

As identidades dos suspeitos mortos e dos policiais envolvidos nas ocorrências ainda não foram reveladas.

Mortes no domingo

No domingo (7), dois policiais foram mortos após trocarem tiros com suspeitos. O sargento da Polícia Militar, Carlos Magno Pereira de Sá, conhecido como Sargento Sá, foi morto após ser alvejado durante uma troca de tiros na região do bairro da Forquilha. O caso ocorreu na noite de domingo.


Mais cedo, também no domingo, o policial militar Sebastião Luís Rocha Neto, de 26 anos, morreu durante troca de tiros com um assaltante, em uma parada de ônibus, próximo ao mercado do peixe, no Aterro do Bacanga.

Participando ativamente do debate acerca da realidade sociopolítica de São José de Ribamar, jovens lideranças da cidade podem ser responsáveis pela renovação da Câmara Municipal em 2016

Por Fernando Atallaia

Direto da Redação

Eles são jovens, destemidos e contemporâneos da nova realidade que se apresenta hoje em São José de Ribamar. Uma cidade que até bem pouco tempo ainda era conhecida pela centralização da informação pelos últimos prefeitos que a queriam um grande e visível curral eleitoral em pleno século 21.


Presentes nos debates que encerram as principais reivindicações da população da terceira maior cidade do Maranhão e ainda promotores de grandes discussões voltadas para melhorias do município, nomes como Ramilson Araujo, Renato Nogueira, Bruno Almeida, Edson Júnior, Walker Aires, Flávio Roberto Santos, Neilson Marques e Milton Cesar Lopes Pinheiro representam na atualidade os interesses e a expectativa de milhares de ribamarenses que alimentam o sonho de verem a Câmara de Vereadores de Ribamar adequada aos novos tempos na cidade.


Ramilson Araujo
O sindicalista ribamarense Ramilson Araujo: possibilidade de candidatura a Vereador pelo ideal da renovação 

Com um discurso afinado às demandas e prioridades sociais de setores importantes do município, a exemplo do Funcionalismo Público, Juventude e mesmo o Terceiro Setor, as novas vozes da politica ribamarense vem sendo responsáveis pela manutenção da democracia na cidade balneária. Grande parte da população e eleitorado locais já cogita a possibilidade deles se lançarem, inclusive, candidatos ao parlamento ribamarense em 2016. A Agência de Notícias Baluarte diante do fato resolveu apurar a concretude das possíveis candidaturas.


Neilson Marques
O estudante Neilson Marques é um dos nomes ovacionados pela juventude ribamarense à Câmara Municipal

Ramilson Araujo, que tem destacada atuação no Movimento Sindical de Ribamar, não descartou a possibilidade. ‘’Estamos vendo, precisamos caminhar, realmente, nesse sentido, haja vista a população ribamarense cobrar essa renovação, há uma possibilidade sim’’, disse ele à nossa reportagem.


O editor Renato Nogueira descartou possível candidatura ao Legislativo ribamarense, mas não se eximirá do debate  

Ligado à Direita e ao grupo governista, Neilson Marques não descarta a possibilidade de lançar candidatura à Câmara de Vereadores, no entanto, não confirma que este é um projeto que já vem sendo trabalhado. ‘’ Estamos participando do debate politico com intuito de pensar a cidade e melhorar nossa realidade, pensar uma candidatura agora não’’, ponderou o estudante.


Bruno Almeida
Um dos principais quadros do PC do B da cidade balneária, Bruno Almeida colocará o nome à disposição dos companheiros 

Na berlinda das discussões, o advogado Edson Júnior a quem os ribamarenses afirmam que eleito vereador seria um exemplar presidente da Câmara, por sua vez, rechaçou recentemente em declaração inóspita a ANB Online toda e qualquer possibilidade de lançar-se candidato em qualquer esfera eleitoral. Edson afastou definitivamente as corroborações em torno de seu nome. ‘’ Não sou candidato a nada em 2016’’, declarou em tom lacônico.


LACÔNICO O advogado Edson Júnior; '' Não serei candidato a nada em 2016''. 

Já Bruno Almeida, voz incisiva desse novo momento politico vivenciado na cidade balneária, já deu claras demonstrações de ter reais interesses numa candidatura à Câmara Municipal. Ao editor da Agência Baluarte, Bruno afirmou que ‘a renovação da Câmara de Vereadores de Ribamar é tão importante quando a alternância de poder no Executivo; colocaremos o nosso nome à disposição dos demais companheiros de partido para avaliação’’, frisou ele.


Walker Aires
Walker Aires vem lutando em muitas frentes em Ribamar; população o considera uma alternativa viável ao parlamento da cidade 

Walker Aires, Renato Nogueira e Milton Cesar Lopes Pinheiro fortalecem o coro que propõe um Legislativo de fato livre e independente. Renato, que é editor de um importante blog na cidade, o Riba Citi, continuará no debate da conjuntura social do município ribamarense, uma vez que não será candidato como já bem ressaltou. ‘’ Não serei candidato, mas continuarei a lutar por minha cidade sem pestanejar’’, declarou o editor.


Milton Cesar Lopes Pinheiro
DISCURSO INCISIVO O professor Milton Cesar Lopes Pinheiro é presença constante nos debates sociais de São José e Ribamar; grande parte da população local quer vê-lo vereador 

Aires e Milton César vêm tendo os nomes ventilados como alternativas referendadas a autonomia da Casa de Leis do município. Ambos, assim como os demais membros da nova geração, são vistos como alternativas viáveis e salutares à Câmara de Ribamar. Todos em igual proporção. 

Sargento Sá é assassinado em São Luís

Considerado um símbolo de garra na Policia Militar do Estado do Maranhão, o Sargento Sá foi mais uma vítima da bandidagem que toma conta da Ilha de São Luís.

O PM foi o segundo assassinado neste domingo 07/12,  em São Luis. Sá veio a óbito após ter sido alvejado covardemente enquanto lanchava próximo a empresa 1001, no bairro Forquilha.
 Sargento Sá
 VIOLÊNCIA SEM PRECEDENTES NA GRANDE SÃO LUIS Sargento Sá foi assassinado na Forquilha enquanto lanchava
O crime tem características claras de encomenda, uma vez que o Sargento mantinha atuação firme contra criminosos na Região Metropolitana.
Segundo informações de testemunhas, o suspeito vulgo Zé Grandão, chegou no local e disparou pelos menos cinco vezes contra o Policial Militar que ainda chegou a ser levado para o Socorrão II, mas não resistiu.
O bandido atingido morreu no local.

Vereador do PT do B foi atuante em muitas frentes comunitárias. Celso estar também entre os três parlamentares da Câmara Municipal que não votou a favor da perda do reajuste dos professores ribamarenses


Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

Vereador de primeiro mandato Celso da Kiola surpreendeu aqueles que achavam que ele seria só mais um dos alinhados do Executivo Municipal sem autonomia e voz na Câmara de Vereadores. 


Mesmo pertencendo à base aliada do governo Gil Cutrim, Celso manteve por todo ano uma postura mais independente, diferindo da de  seus pares, sem contudo, anunciar rompimento com o grupo ao qual integra.  

O vereador Celso da Kiola: atuação marcante em 2014 e discurso independente; grupos de Oposição estão de olho nele 

O vereador encampou frentes importantes nos bairros da cidade, elaborou dezenas de indicações para áreas como  Infraestrutura, Saúde e Educação. Esteve presente na Região das Vilas e se manteve nas redes sociais aberto ao diálogo com os munícipes. 


Na Câmara Municipal, a atuação do parlamentar ganhou destaque diante de nomes já rechaçados como Nonato Lima, Lázaro e Beto das Vilas.


A atuação de Celso poderá até ser comparada a do senador Pedro Simon que, mesmo pertencendo a um partido onde a grande maioria de seus correligionários é amplamente criticada, consegue distinguir-se pela independência e autonomia, características legitimadas  ao Poder Legislativo.  


O ano de 2014 foi importante para Celso da Kiola que aos poucos vem mostrando um discurso isento voltado para a realidade dos bairros de Ribamar a partir do olhar do habitante e morador local. 


A população da cidade balneária espera que ele se aproxime ainda mais das reivindicações populares em 2015. Grupos de oposição também já começam a fitar o vereador com outros olhos afim de convencê-lo a compor as fileiras oposicionistas nas eleições de 2016. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB