terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Coluna do Fernando Atallaia

Política, Cultura e Realidade no Maranhão
Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com                   

Na capital do estado, Edivaldo Holanda Júnior sofre desgaste e pretensos candidatos já se movimentam

A construção da imagem do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior não resistiu à sua apatia peculiar. Não carismático e sem brilho, Holandinha como é chamado, se tivesse pelo menos bom discurso ou razoável retórica poderia fazer, assim, como seus antecessores: tentar ludibriar a já tão escaldada população da capital maranhense.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior(foto) já mostrou não ser aquilo que a população da capital esperava; insatisfação com a gestão dele é geral 
Como se não bastasse a factual constatação, a administração de Edivaldo não vai bem. Em dois anos, o prefeito imagético/midiático não conseguiu dá respostas aos problemas que assolam São Luís em todas as áreas da Gestão Pública.
O ex-deputado Clodomir Paz sempre alimentou o sonho de se tornar o próximo prefeito de São Luís; ele pretende entrar na disputa em 2016
Nas últimas semanas, o fiasco Holandinha veio à baila. Indignada, a população de São Luís não aceita mais o abandono pelo qual passa a cidade-patrimônio. O descontentamento ecoou também no terreno das futuras eleições com o interesse de nomes como Clodomir Paz, Fábio Câmara, Ricardo Murad, Luís Fernando Silva, Elisiane Gama e Antônio Pedrosa em substituir a farsa. Os pretensos candidatos ao cargo de Edivaldo Holanda Júnior já se movimentam para 2016. O prefeito vem despencando.

Josemar segue fortalecido em Paço; oposição tradicional  ‘capa o gato’

Paço do Lumiar é, definitivamente, um município onde a politicalha domina de ponta a ponta. Atualmente, sem oposição que faça frente ao governo do prefeito Josemar Sobreiro, a população local critica os supostos oposicionistas da cidade.
Josemar forte em Paço 
Nomes como Gilberto Aroso, Raimundo Filho e Alderico Campos são os que mais são postos em xeque pela postura duvidosa e eleitoreira que mantem. Os três são conhecidos pelas aparições oportunistas meses antes das eleições.

Raimundo Filho 'capou o gato' 
Em 2016, os luminenses, que já prometeram dá o troco nas urnas, tendem a reeleger Josemar. O gestor do PR vem fazendo um bom trabalho em Paço e tem voltado suas preocupações para o enfrentamento dos índices de pobreza que o município ainda detém. 

Na cidade balneária, Gil Cutrim mete os pés pelas mãos e consolida gestão desgastada

Gil Cutrim, prefeito da terceira maior cidade do Maranhão, em Ribamar parece está brincando de triciclo.  Por todo ano de 2014 quando implodiram manifestações e revoltas pela cidade, Cutrim caiu na farra. Em vários momentos, conhecido pela indiferença com os problemas sociais locais, divulgou fotos de baladas ao lado de secretários da Prefeitura.

NA BALADA O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: 'balanço positivo' da administração e reprovação da gestão por todo município 
Mal assessorado e seguindo o estilo ‘tô nem aí’ de governar, o prefeito vem superando até mesmo nomes como Júlio Matos e J. Câmara no quesito péssima administração. Há alguns dias, reuniu a equipe que vem devassando a cidade balneária para um sombrio balanço de gestão. Cutrim fez a costumeira ‘avaliação positiva’ do ano que se passou, mas esbarrou num detalhe: a população de Ribamar em sua totalidade reprova sua administração por todos os bairros do município. Há pessoas que afirmam que o prefeito vive no ‘mundo da lua’. Ou, como todos já sabem, não vive na cidade.

Desespero na Emap: baixa na mamata da empresa deixa ‘funcionários’ aos prantos

O chororô vem sendo grande nos corredores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Uma fonte bem situada da Agência Baluarte no local informou à Coluna que a perda ou alternância da mamata naquele órgão tirou o sossego de muita gente (leia-se apadrinhados, nepotistas e demais usurpadores do dinheiro público) que esperava continuar ocupando os cargos ali existentes.

Protagonista de escândalos de corrupção em 2014, a EMAP teve na gestão passada uma malfadada administração expert em desvios de conduta e malversação do dinheiro público. Há indícios de que alguns de seus ex-diretores tenham subtraído dos caixas da empresa quantias avaliadas em R$ 5 milhões. Resta agora saber, se o caminho da roubalheira continuará a ser seguido pela gestão que se inicia. É esperar!

Recado para Ester: na Grande São Luís, artistas não se conformarão com ‘migalha’ Carnaval e São João

A atual secretária de Cultura do Maranhão, Ester Marques ainda não se pronunciou publicamente sobre como será sua gestão à frente da pasta estratégica.
Mesmo enfrentando desde sua indicação a repulsa de centenas de artistas e produtores que enxergam nela certo continuísmo à moda de Bulcão, Olga Simão e similares, a professora não se manifestou diante das críticas. A única coisa que fez até agora foi cair nos braços de Roberto Costa, conhecido explorador da Cultura Popular em beneficio eleitoreiro.
A secretária de Cultura, Ester Marques abraça o deputado sarneysista Roberto Costa: até hoje o único pronunciamento dela para o Setor foi o gesto 'apaixondado' 
Conforme apurou a Coluna, artistas indignados com as práticas do ‘pão e circo’ e do culto do entretenimento barato em detrimento de ações e programas culturais permanentes/estruturais já estão se reunindo para saber da titular da Secretaria de que forma ela pretende direcionar a gestão no Setor.  Se estacionar somente nas promoções festivas datadas (Carnaval e São João), os produtores ameaçam pedir a Flávio Dino a cabeça da secretária.

Violência e criminalidade na Região Metropolitana revelam ausência de estado e de boa administração pública

Os altos índices de assassinatos que vem tirando a tranquilidade dos habitantes da Grande São Luís, assim bem, como as demais ações criminosas, não são somente de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado.

Resultantes da falta de políticas públicas na área Social, a triste realidade revela outra igualmente tão grave: os governos de São Luís (Holandinha) e Maranhão (ex-governo Roseana) não empreenderam projetos e programas sociais condizentes com a caótica realidade em suas respectivos territórios. Ainda que no organograma da Prefeitura e do Governo do Estado constem secretarias para tais finalidades.

O caos na Segurança, o abandono da Juventude e o aumento da violência são fatores determinantes para mostrar aos ludovicenses que o atual prefeito e sua trupe, a bem da verdade, não dão a mínima para a população. E isso é irrefutável.

Tentando mostrar transparência para a finalidade, criação da Secretaria do Controle por Dino é controversa

Na linguagem jornalística, o Ombudsman é o profissional responsável por lançar luz aos erros do jornal no qual trabalha com a legítima autorização dos proprietários do veiculo.
O advogado Rodrigo Lago, titular da controversa Pasta de Controle e Transparência do Governo Dino será uma espécie de Ombudsman da gestão comunista.

CONDIÇÃO ESPINHOSA O secretário de Transparência do governo Dino, Rodrigo Lago terá que se desdobrar em pasta controversa 
Criada sob o efeito apelativo e emocional de ‘se querer enfrentar a corrupção’ num dos estados mais corruptos do Brasil, à época da campanha, a ideia rendeu votos. Na prática, a criação da Pasta é controversa e entrega dualidades, perguntas. Qual será o posicionamento do titular da Pasta diante de possíveis desvios de conduta de seus colegas? Como será visto? Delator? O que será divulgado será de fato do interesse dos maranhenses ou será divulgado somente a transparência que interessa ao governo? O secretário terá austeridade e/ou coragem, se necessário, para instaurar um certo  ‘ministério público’ interno na administração de Dino? Condição espinhosa essa que deram a Rodrigo Lago.

Gastão vieira mostra a cara e não esconde oportunismo

O ex-deputado federal Gastão Vieira não sabe o que é óleo de peroba. Gastão, que foi um dos responsáveis diretos pela quase total destruição do Estado do Maranhão ao lado dos Sarneys, propôs na última semana ao governador Flávio Dino participação como ‘estrategista’ na gestão do comunista. Ele ainda criticou, insinuou e até afirmou que não havia ninguém no corpo de secretários de Dino que pensasse o Maranhão de forma estratégica.

INTELECTUAL? Gastão Vieira: sugestão de 'estratégia' para o Maranhão que ele vinha ajudando a destruir 
Gastão Vieira, como é sabido, pensou o Maranhão de forma tão estratégica que ajudou Roseana Sarney a transformar o Estado num dos piores do Brasil. Manchete local, nacional e internacional de vergonha alheia. Flávio Dino só cai nessa se for mais, digamos, estratégico que Gastão Vieira. Único e conhecido sarneysista que insiste na fama de intelectual mesmo pertencendo ao mundo do atraso.

Em São José de Ribamar, abandono da Infraestrutura causa revolta generalizada na população

A população de São José de Ribamar estar à beira de um colapso diante da humilhação que vem sofrendo no município por parte do Excutivo municipal.

Um exemplo da terrível condição de abandono é oferecido pela Secretaria de Obras da Prefeitura. Um registro de uma cratera feito por um ribamarense esta semana expos a forma com a qual os ribamarenses são tratados pela gestão de Cutrim na cidade.

Registro de uma cratera na Sede de Ribamar: centenas de comentários solidários à população 
No Facebook, centenas de comentários e compartilhamentos da fotografia comoveram internautas, maranhenses de outras cidades e turistas brasileiros por dias.

O titular da pasta, André Franklin, finge desconhecer o perímetro atingido pelos buracos, ainda que ele próprio faça o trajeto pelo local, semanalmente.  Veja acima. A imagem é forte!

Em São José de Ribamar, presidente da Câmara de Vereadores ‘tira onda’ e mostra ostentação

O presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar, Beto das Vilas, não pretende mesmo esconder a dinheirama que fez dele um dos homens mais ricos de toda São José de Ribamar, ainda que o salário de vereador não justifique tamanha riqueza.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar, Beto das Vilas: ostentação, fortuna e outras coisitas mais 
Beto se deixou fotografar em momento ostentação na cidade de Barreirinhas. Blogueiros da Grande Ilha não deixaram por menos: publicaram a foto desvelando a postura do edil em postagem que levou a opinião pública a um dos assuntos mais comentados da semana nas redes sociais e blogosfera. Saiu na frente o Blog do Neto Cruz e em seguida o Blog do João Silva. Veiculos reconhecidos pela alta audiência que mantem na capital.

Em Raposa, Oposição se cala e Clodomir Oliveira ‘deita e rola’ no município

A cidade de Raposa vem sofrendo o ‘pão que o diabo amassou’ nas mãos do atual prefeito, Clodomir Oliveira.
Sem ter a quem recorrer, os raposenses denunciam nos bairros o descaso patrocinado pela gestão do prefeito no município, mas se confrontam com a ausência de representatividade no campo politico. A oposição da cidade se calou nos últimos meses.

Clodomir vem nos dias atuais aproveitando o hiato e como se diz no jargão popular vem ‘deitando e rolando’ pelos corredores da Prefeitura.

A Coluna apurou que a saída dos oposicionistas do debate é proposital: eles pretendem em breve expor os desmandos do prefeito junto ao Ministério Público Federal. É vê pra crer!

Na cidade balneária, Frente de Libertação de São José de Ribamar esvazia grupo de Julinho e Arnaldo Colaço

A Frente de Libertação de São José de Ribamar, movimento autóctone voltado para o debate politico-eleitoral na cidade balneária vem se fortalecendo dia após dia.

A Frente, que já declarou não apoiar em 2016 os candidatos do ex-prefeito Júlio Matos, o Dr Julinho e Arnaldo Colaço (possível candidato a Prefeito pelo PSB) no processo de sucessão, ganhou nas últimas semanas mais de 11 adesões de lideranças ligadas aos grupos dos dois líderes.


Elane Frazão
A ex-candidata Elane Frazão, do PRTB: ela agora pertence à Frente de Libertação de São José de Ribamar; movimento não apoiará candidatos de Júlio Matos nem tampouco Arnaldo Colaço a Prefeito


Da base aliada de Matos, o PRTB, partido que sempre deu sustentação ao ex-prefeito de Ribamar já começa a se afastar de Julinho em declarada aproximação com o Movimento.

Ex-candidata a Vereadora em 2012, Elane Frazão, filha do atual diretor da maternidade Benedito Leite, Dr. Frazão(presidente da legenda), é uma das mais novas integrantes da Frente de Libertação de Ribamar. Outros nomes como Messias Scorpions e Gardel também já fazem parte do grupo.  Com o PRTB em outra rota, o esvaziamento tanto partidário quanto eleitoral nas hostes de Dr. Julinho e Colaço já se fazem sentir. A tendência é se consolidar.

Secretaria de Juventude do Governo do Maranhão tem oportunidade de trabalhar pela primeira vez na história

Se a Secretaria de Juventude do Governo do Estado do Maranhão tivesse nos últimos 10 anos uma atuação efetiva e real na preservação, prevenção e inibição dos problemas que se arrolam à juventude maranhense, hoje grande parte dos jovens do estado não estaria servindo como força de trabalho ao crime organizado.

A secretária de Juventude do Governo do Maranhão, Tatiana Pereira: ela tem consciência do tamanho do desafio?
Constando só no papel, a Pasta de alta responsabilidade tem pela primeira vez na história a oportunidade de trabalhar de fato pelo Setor. Ainda que atrasada (haja vista o adiantado estado de inversão e deterioração de valores na sociedade maranhense, invasão cultural, fragmentação da família, baixa renda, desemprego, dentre outros), a Secretaria capitaneada por Tatiana Pereira terá que montar uma força-tarefa com as demais Secretarias para, literalmente, resgatar os jovens da criminalidade. A titular da Juventude ainda não se pronunciou sobre as ações que pretende empreender em caráter de urgência. A população do Maranhão espera que não sejam as paliativas.  Por hoje é só. Tenham uma ótima continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos!

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB