quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Gestão da indiferença
Titular da pasta, Ester Marques não se pronunciou oficialmente sobre a morte de Omar Cutrim. Artista compôs ‘hinos’ da música popular maranhense. Secretária mostra desconhecimento

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação

Nenhuma nota de pesar; nenhuma demonstração de reconhecimento; nenhuma deferência à obra de um dos principais artistas maranhenses da década de 80. Omar Cutrim, morto na última segunda-feira (05), foi reverenciado pelo público, parceiros musicais, produtores culturais, mas por quem deveria de fato compreender a importância do compositor, não o foi.

A secretária de Cultura do Estado do Maranhão, Ester Marques: os estudos dela servem mesmo pra que? 
Omar foi um dos expoentes, ao lado de nomes como Josias Sobrinho, Gerude, e Ronald Pinheiro, da geração que consolidou o conceito MPM (Música Popular Maranhense) no estado e uma presença marcante no contexto cultural maranhense por décadas.
O cantor e compositor Omar Cutrim falecido nessa segunda-feira sequer foi lembrado pelo órgão gestor da cultura maranhense 
Integrante de um relevante movimento, o Rabo de Vaca, que revelou grandes compositores da música genuinamente maranhense ou de raiz, o artista, ao que parece, não mereceu as ‘condolências’ da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. Talvez por não ter sido ele  baiano, paulista, carioca, paraense ou de qualquer outra nacionalidade.
Música de autoria de Omar Cutrim deu nome ao álbum de Alcione Tempo de Guarnicê lançado nacionalmente em 1996 pela gravadora BMG
Ester Marques, titular da pasta, que faz questão de expor a jactância afirmando ter estudos na área da Produção Cultural e Cultura do Maranhão mostrou que memória histórico-cultural não é a sua ‘praia’. Ou no melhor das hipóteses, talvez desconheça a obra do artista, ainda que em todos os festejos juninos do estado, uma das canções executadas de maneira imprescindível seja justamente uma obra-prima do cancioneiro maranhense composta por Omar Cutrim: Tempo de Guarnicê. Música que deu nome a um dos mais primorosos trabalhos da discografia de Alcione, lançamento nacional da gravadora BMG em 1996.

É, pelo visto, a Secma continua sabendo como 'tratar bem' seus artistas. 
PUXA-SAQUISMO EM ALTA

Se adular é contemplado...

Por Yuri Almeida com Agência Baluarte 

Dois dias antes antes de, no microblogging Twitter, o governador Flávio Dino lançar um duro alerta aos blogueiros da Turma do Mensalinho da Prefeitura de São Luís, ao declarar que, em seu governo, "não irá colar a velha tática de Chatô: bater para em seguida extrair contratos e vantagens materiais", o comunista já havia revelado qual é a tática que 'cola' em seu governo: a de Capachão, espécie de adulador com fim interesseiro, tão bem representada há alguns anos por um dos cachorros da TV Colosso, da Rede Globo.

Caminho para ganhar espaço no governo de Flávio Dino é a adulação 
Desde a última segunda-feira (5), uma blogueira, ativista de sua campanha, ganhou uma boquinha no Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - Imesc, antigo cabide de emprego nos governos de Roseana Sarney (PMDB). E as nomeações comunistas não pararam por aí...

Jorge Enriquez, volante do Chivas Guadalajara, fez declaração de amor polêmica no Instagram à sua namorada

iG

Uma declaração de amor ousada nas redes sociais pode custar o emprego de Jorge Enriquez, volante de 24 anos que atua pelo Chivas Guadalajara. O jogador irritou o clube mexicano ao usar sua conta no Instagram para publicar uma foto picante, em que estaria com a namorada, a apresentadora de TV Gladys Castellanos.
O jogador mexicano Jorge Enriquez em foto ousada com a namorada
O jogador mexicano Jorge Enriquez em foto ousada com a namorada
Enriquez escreveu a frase "Eu te amo", seguida da imagem de um casal em pose sensual. Não é possível identificar se são o jogador e sua namorada na foto.

O fato, porém, irritou o presidente do Chivas Guadalajara, Nestor de la Torre. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", ele se disse chocado com a imagem e prometeu demitir o jogador por comportamento não profissional. Em seu perfil na mesma rede social, Gladys Castellanos afirmou que a foto não é do casal.

Prefeitura de Paço do Lumiar conclui asfaltamento da estrada do Pau Deitado

O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) estabeleceu para o mês de janeiro, um cronograma de obras de infraestrutura viária que atenderá várias comunidades do município, onde serão realizadas intervenções por meio da operação tapa-buracos e recomposição da camada asfáltica.
Nesta semana, a melhoria na pavimentação foi realizada na estrada principal do Pau Deitado, num trecho que compreende 250 metros de revestimento asfáltico. No ano passado, a via recebeu a operação tapa-buracos e foram implantadas galerias subterrâneas.
Prefeito Josemar Sobreiro e comitiva na Estrada do Pau Deitado, que foi totalmente recuperada
O prefeito professor Josemar Sobreiro (PR) estabeleceu para o mês de janeiro, um cronograma de obras de infraestrutura viária que atenderá várias comunidades do município
De acordo com a secretária de Infraestrutura, Andréia Feitosa, todas as áreas previstas no cronograma passaram por vistoria técnica e demandas antigas da população. “Iremos recuperar vias e trechos importantes no município. Os serviços atenderão um calendário alinhado à situação de acessibilidade de cada comunidade”, contou a secretaria.
Obras melhoraram acesso à localidade, onde moram centenas de famílias de luminenses
Obras melhoraram acesso à localidade Pau Deitado, onde moram centenas de famílias de luminenses
O cronograma estabelece também, para este mês, o asfaltamento da extensão da Avenida 01, do Maiobão, recapeamento asfáltico na estrada do Sítio Grande, Sede de Paço do Lumiar e outras localidades.


Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. 

Estado Islâmico chama de 'heróis' autores de atentado contra revista

Uol

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) chamou nesta quinta-feira de 'heróis' os autores do atentado cometido ontem na França contra a revista 'Charlie Hebdo', que causou a morte de pelo menos 12 pessoas.

Paris attacks

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) chamou nesta quinta-feira de 'heróis' os autores do atentado

A notícia do ataque em Paris abriu um programa informativo da emissora de rádio pela internet do grupo, 'Al Bayan', no qual um locutor descreveu os terroristas como 'combatentes heróicos'.

Felipe de Holanda toma posse na presidência do Imesc

O Economista Felipe de Holanda tomou posse na presidência do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - Imesc nesta segunda feira (05), na sede do Instituto, situado no bairro da Areinha.

Presente na Solenidade, a Secretária de Estado de Planejamento e Orçamento - Seplan, Cynthia Celina de Carvalho Mota Lima destacou a importância do Imesc para o planejamento estratégico do Estado: “Vamos dar prioridade a estruturação do Imesc com a obtenção de uma nova sede e incremento na infraestrutura do órgão”, destacou Cyntia.
O Economista Felipe de Holanda tomou posse na presidência do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - Imesc nesta segunda feira (05)
Vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, o Imesc é uma autarquia estadual criada pela Lei Nº 8.561, de 28 de dezembro de 2006, cujo objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento, realizando estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, mantendo o sistema de informação, cartografia e topografia do Estado, bem como a publicação de dados referentes ao planejamento estratégico do Maranhão.

Para Felipe de Holanda, o papel do Imesc será fundamental para discutir estrategicamente o Estado, auxiliando especialmente as atividades de planejamento e pesquisa nos eixos de adensamento das Cadeias Produtivas, do Desenvolvimento Social e do Plano Plurianual (PPA).

Felipe de Holanda é professor do Departamento de Economia da UFMA e ex-Presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão – CORECON-MA. Graduou-se em Economia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990 e 1991, concluiu o Mestrado em Economia no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1997, é doutorando do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas na UFMA.

Composição da nova Diretoria do Imesc

Felipe de Holanda: Presidente
André Lustosa: Diretor Administrativo e Financeiro
Frederico Burnett: Diretor de Estudos e Pesquisas
Josiel Ribeiro Ferreira: Diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos
Lígia Teixeira: Diretora de Comunicação e Disseminação de Dados   



Matéria enviada por Lígia Teixeira-Diretora de Comunicação e Disseminação de Dados. 

'Durou cinco minutos', relata cartunista sobre massacre na 'Charlie Hebdo'

Liz Alderman
Em Paris (França)

Stéphane Charbonnier estava empoleirado, como de costume em todas as manhãs de quarta-feira, em uma mesa de madeira em forma de U no segundo andar da Redação parisiense cheia de luz do jornal satírico francês que ele comandava, o "Charlie Hebdo", com uma série de jornais espalhados diante dele.

Era por volta das 11h30 e cerca de uma dúzia de jornalistas, incluindo os principais cartunistas do jornal, se juntou a ele para a reunião semanal regular para discutir os artigos que apareceriam na próxima edição. O dia deles já tinha sido produtivo: menos de duas horas antes, os editores publicaram um tweet de sua mais recente charge provocadora, um desenho de Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico, desejando ao seu público um Feliz Ano-Novo e, "acima de tudo, boa saúde!".

Sem que soubessem, uma cena de terror estava transcorrendo à sua porta –uma que chamaria a atenção do mundo e provocaria novos temores por toda a Europa a respeito de um crescente choque de civilizações, entre os radicais islâmicos e o Ocidente.

Imagem divulgada pelo jornal francês "Le Monde" mostra como o escritório da revista satírica "Charlie Hebdo" ficou após o ataque que matou 12 pessoas
Imagem divulgada pelo jornal francês "Le Monde" mostra como o escritório da revista satírica "Charlie Hebdo" ficou após o ataque que matou 12 pessoas
Corinne Rey, uma cartunista conhecida como Coco, tinha acabado de pegar sua filha pequena na escola e estava digitando um código de segurança para entrar no prédio quando dois homens em trajes pretos, armados com metralhadoras automáticas AK-47, a agarraram e a forçaram brutalmente a abrir a porta.
"Eles queriam entrar e subir", ela disse posteriormente à revista francesa "L'Humanité".

Empurrada para dentro, Coco disse que se refugiou sob uma mesa enquanto os homens entravam no saguão e seguiam para o balcão da recepção, onde um segurança que trabalhava ali há 15 anos, Frédéric Boisseau, estava sentado.

Segundo uma testemunha citada na imprensa francesa, os assassinos abriram fogo, matando Boisseau e disparando tantas vezes no saguão que algumas pessoas acharam que se tratava da queda de um andaime.

Momentos depois, segundo testemunhas, os homens subiram correndo as escadas, com suas metralhadoras prontas, e seguiram para a sala de reunião.

"Onde está Charb? Onde está Charb?", eles gritavam, usando o apelido amplamente conhecido de Charbonnier. Ao avistarem seu alvo, um homem magro de óculos, os homens miraram e atiraram.



OS ACUSADOS "Onde está Charb? Onde está Charb?", eles gritavam
Então, disseram as testemunhas, eles mataram os principais cartunistas do jornal que estavam sentados, paralisados. Depois massacraram quase todas as demais pessoas na sala em uma rajada de fogo.

"Durou cerca de cinco minutos", disse Coco, abalada e com medo. "Eles falavam francês perfeitamente e alegavam ser da Al-Qaeda."

Sigolène Vinson, uma free-lancer que decidiu vir naquela manhã para participar da reunião de pauta, achou que seria morta quando um dos homens a abordou.

Em vez disso, ela contou à imprensa francesa, o homem disse: "Eu não vou matar você, porque você é uma mulher, nós não matamos mulheres, mas você deve se converter ao Islã, ler o Alcorão e se cobrir", ela lembrou.

Depois", ela acrescentou, ele partiu gritando, "Allahu akbar, Allahu akbar!" [Alá é grande, Alá é grande].

Morrem em confronto com a PM, os quatro assaltantes do Itaú

Blog do Luis

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar conseguiu interceptar os meliantes que tomaram de assalto a agência do Itaú na tarde desta quinta-feira (8) na Rua da Paz,  Centro de São Luís.


IMG-20150108-WA0148
Assaltantes ainda não foram identificados 
Os quatro bandidos foram localizados no bairro Miritiua, São José de Ribamar. O bando trocou tiros com a PM e todos acabaram morrendo.
A informação foi confirmada pelo delegado Luis Jorge, Superintendente Estadual de Investigações Criminais.
IMG-20150108-WA0153
Veículo utilizado pelos bandidos ficou cravejado de bala 
Na ocasião do assalto houve disparos de arma mas ninguém saiu ferido. Uma mulher foi feita refém mas logo foi liberada. E o valor roubado da agência ainda não foi divulgado.
Frazão Oliveira destacou ações que fizeram da Força uma das mais combativas instituições na defesa dos direitos dos trabalhadores maranhenses.

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação

O presidente da Força Sindical do Maranhão-FSM, Frazão Oliveira declarou em entrevista a Agência Baluarte na tarde dessa quinta-feira (08) que 2014 teve saldo positivo para o movimento sindical maranhense em ações capitaneadas pela Força no decorrer do ano.

Frazão destacou a descentralização e o envolvimento dos diretores da instituição como diferenciais na luta pelos direitos dos trabalhadores maranhenses e como sendo a bandeira da Força Sindical na sua gestão.

Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical do Maranhão, em entrevista a imprensa: 2014 com saldo positivo para os trabalhadores do estado 
 ''Estivemos presentes em todas as manifestações ocorridas em 2014 no estado; tanto na capital como no interior, o nosso envolvimento e a descentralização de nosso trabalho foi sentida pelos companheiros que receberam total apoio da Força às suas manifestações; 2014 foi um ano positivo para a Força Sindical do Maranhão e de resultados para os trabalhadores do estado'', frisou ele.

A Força Sindical do Maranhão vem atuando de forma direcionada na busca de soluções aos imbróglios que norteiam as questões trabalhistas. Combativa e presente na esfera do debate, a instituição segue recebendo adesões de centenas de trabalhadores em tempo real. Frazão Oliveira comentou o fato.

Uma das ações da Força Sindical em 2014: manifestações foram apoiadas pela instituição na capital e interior
 ''A Força Sindical do Maranhão não foge à luta e ao debate. Somos de fato uma força que congrega milhares de trabalhadores e estamos recebendo centenas de adesões dia após dia; este ano 2015 pretendemos implementar projetos e ações ainda mais vigorosas e práticas que reflitam em benefícios para nossos associados e na garantia de seus direitos junto aos poderes constituídos'', afirmou. 

Assalto e tiroteio no banco Itaú no Centro de São Luís

Blog do Luis 

Bandidos armados invadiram a agência do banco Itaú, localizada na Rua da paz, no Centro de São Luís, há poucos minutos atrás, na tarde desta quinta-feira (8).
Agência do Itaú foi assaltada nesta tarde 
Houve tiroteio durante a fuga dos assaltantes mas ninguém ficou ferido.
A quantia roubada ainda não foi divulgada. Aguardem mais informações.

Professora e mais seis são presos por tráfico de drogas em Santa Rita


Do Gazeta da Ilha
Uma operação policial prendeu sete pessoas, sendo uma delas uma professora da rede municipal, em Santa Rita.
A operação Santa Rita Sem DrogasII contou com cinquenta policiais. Foi apreendida uma grande quantidade de droga, celulares e dinheiro.
professora drogas
Segundo a polícia a professora, que possui duas formações em nível superior, comercializava drogas para os adolescentes.
Todos os presos serão encaminhados para a Delegacia Regional de Rosário, sendo que as mulheres serão transferidas para o presídio feminino.
Segundo a polícia a professora, que possui duas formações em nível superior, comercializava drogas para os adolescentes.


Márcio Jerry segue sendo mais tuiteiro que secretário

Blog do Jorge 

Se existe um aliado do governador Flávio Dino (PCdoB) que definitivamente ainda não desceu do palanque, é justamente o atual secretário de Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB).
marciorecado
Jerry continua ativo nas redes sociais e respondendo a todos que discordam de qualquer decisão do governador Flávio Dino, como se o atual governador fosse perfeito e não pudesse cometer erros, ou seja, um verdadeiro Deus.
O secretário de Articulação Política utilizou as redes sociais para detonar um suposto membro da esquerda maranhense.
“Tem um pessoal que se acha de esquerda, mas o que gosta mesmo é de fazer cócecas retóricas pra fazer rir os exploradores do povo.”, afirmou Jerry no seu Twitter.
METENDO OS PÉS PELAS MÃOS Márcio Jerry é conhecido por infestar o universo virtual com frases desconexas, afetadas, incongruentes e babacas 
Para o titular do Blog, ficou claro que o recado foi para o ex-candidato ao Governo do Maranhão pelo PSOL, o advogado Antônio Pedrosa, que “ousou” criticar a decisão do governador Flávio Dino de determinar que a PGE defenda os policias que sejam processados no exercício da profissão (reveja).
No entanto, alguém na blogosfera fez uma interpretação equivocada e foi de imediato repreendido pelo secretário tuiteiro. “A gente lê cada coisa nessa blogosfera. Até inexistente crítica minha ao coerente e combativo companheiro Marcos Silva, do PSTU.”, escreveu.
O problema é que Márcio Jerry parece não ter compreendido o tamanho e a sua dimensão no atual momento do Maranhão, afinal é um homem forte e de confiança do governador Flávio Dino, mas precisa entender e saber assimilar as críticas, sem precisar rebater com agressões toscas e desnecessárias.
Enquanto Jerry segue sendo mais tuiteiro que secretário, a classe política segue avida por um contato com o governador, que digam os deputados estaduais da próxima legislatura, que até hoje aguardam sequer um telefonema do Articulador Político do Governo do Maranhão.
Para Jerry é simples, quem lê na cartilha do governador e aceita tudo sem questionar é coerente e combativo, mas quem ousa criticar ou discordar de qualquer decisão de Flávio Dino, vira um inimigo mortal.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB