sábado, 17 de janeiro de 2015



O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiro-e-executado-na-indonesia,1621287O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiro-e-executado-na-indonesia,1621287O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiro-e-executado-na-indonesia,1621287O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiro-e-executado-na-indonesia,Brasileiro Marco Archer é fuzilado por tráfico de drogas na Indonésia

Antes de morrer, Archer recebeu a última visita da família e foi atendido por um religioso

Correio Braziliense

Foi executado, por fuzilamento, o brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico na Indonésia. A execução aconteceu neste sábado (17/1), às 15h31, horário de Brasília, apesar do apelo feito diretamente pela presidente Dilma ao presidente indonésio Joko Widodo. Archer foi o primeiro brasileiro submetido à pena de morte por um Estado estrangeiro e o primeiro preso executado no governo de Widodo, que assumiu o país em outubro passado. 
De acordo com a execução padrão do país, os presos são encapuzados e têm pés e mãos atadas a um tronco. Eles podem ficar em pé, sentados ou ajoelhados. O fuzilamento é feito logo em seguida por um pelotão composto por 12 soldados, a uma distância de cinco a 10 metros dos condenados. Após os tiros, um médico examina se ocorreu morte, mas, se a pessoa ainda apresentar sinal de vida, um tiro é dado na cabeça. Se o preso tiver origem estrangeiro, como Archer, pode haver o traslado do corpo para o país de origem. 
A execução aconteceu neste sábado (17/1), às 15h31, horário de Brasília, apesar do apelo feito diretamente pela presidente Dilma ao presidente indonésio Joko Widodo.

A execução incluiu outros cinco condenados pelo mesmo crime: um indonésio e quatro estrangeiros de Vietnã, Nigéria, Holanda e Malauí.
Esta manhã, a família visitou o carioca pela última vez, em Cilacap, na ilha de Java. Inconformada com a pena, sua tia, Maria de Lourdes Archer Pinto, declarou à Folha de São Paulo que Widodo se considera um deus: "Tenho um lado pragmático que mostra que a Indonésia tem uma Constituição. Mas no meu raciocínio o presidente poderia ter expulsado o Marco. O presidente não é Deus para tirar a vida de alguém. O Marco pode ter errado, cumpriu 11 anos preso e não merece pagar com a vida”. 
Um religioso, que prestou atendimento espiritual a Marco, e a outros cinco condenados à morte na Indonésia, declarou que ele estava resignado com a pena de morte. “Todos eles estão prontos e nenhum deles entrou com pedido de protesto. Disseram que aceitaram nossa decisão legal”, afirmou Hasan Makarim antes das execuções ao Jakarta Post. 

Marco, 53, nasceu no Rio de Janeiro e era instrutor de voo livre. Ele foi preso ao tentar entrar na Indonésia, em 2004, com 13 quilos de cocaína escondidos dentro de uma asa delta. A droga, porém, foi descoberta pelo raio-x do Aeroporto Internacional de Jacarta. Apesar de fugir do aeroporto, Marco foi preso após duas semanas de buscas.

Vigilante acaba de ser assassinado no Circo Escola, em São Luís

Os suspeitos conseguiram fugir em uma motocicleta
O Imparcial


No início da tarde deste sábado (17), um vigilante do Circo Escola, no bairro da Cidade Operária foi morto com um tiro na cabeça, enquanto almoçava. A vítima foi identificada como Edson. Os suspeitos conseguiram fugir em uma motocicleta. A polícia está no local.

unnamed (1)
Vigilante foi covardemente assassinado; categoria exige resposta imediata da SSP 
O Circo Escola atende crianças e adolescentes, com idade entre sete e 17 anos, onde são realizadas oficinas nas áreas de artes circense, visual, cênica, música, dança, esporte, música e lazer, educação ambiental e ações socioeducativas.
Filho vinga pai agredido com tiros e facadas em agressor
Um homem foi alvejado com seis tiros e várias facadas na manhã deste sábado (17) na feira do bairro São Raimundo.
De acordo com informações de populares, a vítima identificada como Manoel teria agredido o pai do acusado de efetuar os disparos.
Não há informações sobre quem seria o acusado dos disparos, ninguém foi preso até o momento
Manoel estava sentado em um bar quando foi surpreendido pelo acusado.
Pessoas que estavam no local colocaram a vítima na mala de um carro e o encaminharam para o Hospital Clementino Moura, o Socorrão II. O estado de saúde não foi divulgado, mas testemunhas afirmam que a Manoel teria saído quase sem vida no local.
Não há informações sobre quem seria o acusado dos disparos, ninguém foi preso até o momento. Foto ilustrativa do bairro São Raimundo.

Fonte: iDifusora

Em 

Uma jovem de 19 anos ficou 27 dias em cárcere privado após contar aos seus pais que é homossexual. A vítima foi libertada nesta quinta-feira (15) pela Polícia Civil, que vai abrir inquérito para apurar o caso, ocorrido na capital Teresina.

Segundo informações do delegado de direitos humanos, Emir Maia Martins, ao saber que a filha namorava outra garota, o pai ficou inconformado, tomou os documentos, o cartão de crédito e o celular da filha e a isolou em um cômodo da casa.

“Quem realizou a denúncia foi a namorada da jovem, que nos procurou para relatar o caso e também denunciar o pai da jovem, que a ameaçou de morte. A vítima pediu ajuda à polícia e dois agentes foram até a casa dela, localizada no bairro Matinha (Zona Norte). Ela foi levada à delegacia onde confirmou o cárcere e ainda deu conta sobre espancamentos e ameaças”, afirmou o delegado.
A jovem de 19 anos ficou 27 dias em cárcere privado após contar aos seus pais que é homossexual. 
Ainda de acordo com Emir Maia, os pais foram à delegacia acompanhados de um advogado, mas ainda não prestaram depoimento. “O pai da vítima estava muito alterado com toda a situação. Ele não aceita que a filha goste de mulheres. Nós o acalmamos e devemos pegar seu depoimento na próxima semana”, disse.

Cárcere
Segundo a polícia, o pai da vítima a manteve sempre dentro de um quarto, sem contato com ninguém. Ela só podia deixar a casa na companhia dos pais. A jovem conseguiu manter um celular escondido e com ele mandava notícias para a namorada, que levou o caso à polícia.


“No mesmo dia em que o pai soube, em 19 de dezembro, ele começou a espancá-la, assim como a injuriar a companheira e a ameaçá-la. Vou abrir inquérito para investigar a fundo essa história, até porque talvez se configure um crime de tortura. Vamos também dar atenção à namorada da vítima, já que ela foi ameaçada de morte”, afirmou o delegado.

Abrigo

A jovem foi encaminhada para o Grupo Matizes, entidade que defende os direitos LGBT. Ela foi levada à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas) para que seja providenciado um local onde possa ficar.
Segundo a coordenadora do grupo, Carmen Ribeiro, a jovem se recusa a voltar para a casa dos pais.

“Não existe possibilidade de ela voltar para a casa dos pais. Ela é maior de idade e pode decidir para onde vai. Vai ser designado um local onde ela possa ficar protegida, com sua integridade física e moral preservadas”, afirmou Carmen.

Muhammad Ali volta a ser internado nos EUA 

O ex-boxeador americano foi internado para tratar de uma infecção urinária

Veja

Um dos maiores pugilistas da história, Muhammad Ali, de 72 anos, voltou a ser internado, nesta quinta-feira, para tratamento de infecção urinária – foi a segunda vez que o ex-pugilista se internou em menos de um mês. Segundo o porta-voz da família de Ali, Bob Gunnel, ele tem quadro de saúde estável em hospital não revelado nos Estados Unidos.
Muhammad Ali em setembro de 2014
A Lenda em uma de suas raras aparições
Ali foi hospitalizado no dia 20 de dezembro, quando parecia sofrer com uma pneumonia leve. Depois de exames, os médicos revelaram que ele estava com infecção urinária e ficou 18 dias no hospital. Apesar da nova internação, Gunnell disse que Ali espera receber alta muito em breve, porque completa 73 anos neste sábado e quer passar o dia em casa com a família.
Ali fez sua última aparição pública em setembro, quando participou de uma cerimônia de entrega de prêmios humanitários que levam seu nome, em Louisville. Em novembro, publicou uma foto em seu perfil no Instagram para negar boatos de que estaria com a saúde muito abalada. Ele sofre de Mal de Parkinson desde o início da década de 1980.
Prefeito Edivaldo anuncia primeira subprefeitura de São Luís no Centro Histórico

O Imparcial com edição da Agência Baluarte

O prefeito Edivaldo assinou nesta sexta-feira (16) ato de criação da primeira subprefeitura no Centro Histórico de São Luís, e anunciou o turismólogo e gastrônomo Fábio Henrique Farias Carvalho, que já integra o corpo funcional da Prefeitura, como subprefeito da região. O subprefeito será um agente articulador do Município dentro do Centro Histórico, que consolide as medidas conjuntas do Município com o Governo do Estado, dando uma sinergia nas ações institucionais dos dois entes para o crescimento da Praia Grande e do Centro como um todo.

O QUE FARÁ A SUBPREFEITURA? O prefeito Edivaldo assinou nesta sexta-feira (16) ato de criação da primeira subprefeitura no Centro Histórico de São Luís
"Hoje, graças a Deus, e com a parceria do governador Flávio Dino, foi possível criarmos a primeira subprefeitura de São Luís. E no Centro Histórico, um local simbólico não somente para nós, ludovicenses, mas para o mundo todo, dada a importância histórica e cultural que carrega. Já estamos com várias frentes de trabalho abertas na área, para que a revitalização seja completa e para que as pessoas desejem frequentar ainda mais esta área de nossa cidade", disse o prefeito.

O secretário Municipal de Governo, Lula Fylho, frisou que a subprefeitura é implantada sem a criação de nenhum novo cargo, mas com o remanejamento de funcionários de outras secretarias para compor o quadro do novo órgão. "O diretor do Museu de Gastronomia passa a ser o subprefeito e outros cargos da própria estrutura passam a compor a subprefeitura, ou seja, não criamos custos para a Prefeitura", enfatizou Lula Fylho.

A subprefeitura ira funcionar no mesmo prédio da Secretaria de Turismo. Fábio Henrique Carvalho explicou que ela terá um olhar especial no centro da cidade, em todos os 11 bairros que completam o Anel Viário. "A subprefeitura vem exatamente com essa função de dar um olhar mais presente em todas essas situações e sendo um elo entre os poderes públicos federal e estadual com a Prefeitura de São Luís, no que tange aos problemas relacionados ao Centro", explicou Fábio Carvalho.

10924712_845289492201667_1813018348522133532_n
Fábio Henrique Carvalho(foto) é agora subprefeito de São Luís
Fábio Henrique Carvalho já tem um trabalho voltado para a melhoria do Centro Histórico com vasta experiência no mercado de turismo do Maranhão. Ele explicou ainda que a criação da subprefeitura do Centro Histórico se dá pela necessidade de melhor ambientação do espaço, que é um local por onde passam mais de 280 mil pessoas por dia.

A subprefeitura também vai trabalhar em conjunto com a secretaria de Turismo e com a de Cultura. "Nosso grande nicho de mercado é o Centro Histórico de São Luís. Então, a gente quer fortalecer esse local para termos um turismo mais forte", finalizou Fábio Carvalho. 
Cerca de 50 pessoas, das quais 30 mulheres, foram detidas agora durante uma festa na Rua 3 do Parque Timbiras.

TV Guará com edição da Agência Baluarte
A Polícia Militar prendeu mais de 50 pessoas no início da noite desta sexta-feira (16) durante uma festa de uma facção criminosa no Parque Timbiras, região pertencente ao pólo Coroadinho, em São Luís.

Polícia acaba com festa de bandidos em São Luís
Todos os envolvidos foram levados à sede da superintendência estadual de investigações criminais (SEIC) onde haverá uma triagem para confirmar a idade dos detidos
A operação foi feita pelo 1º Batalhão da corporação e, de acordo com o comandante, Major Ilmar Gomes, denúncias feitas ao serviço de Disque-denúncia auxiliaram a polícia. Ainda de acordo com o major, festas semelhantes já vinham sendo realizadas na área. "Já havíamos recebido outras denúncias e após confirmarmos a realização da festa, pensamos na operação", explicou o major.

"Já havíamos recebido outras denúncias e após confirmarmos a realização da festa, pensamos na operação", explicou o major.
Todos os envolvidos foram levados à sede da superintendência estadual de investigações criminais (SEIC) onde haverá uma triagem para confirmar a idade dos detidos. Os menores de 18 anos devem ser levados nesta noite para a Delegacia do Adolescente Infrator, na Madre Deus.
A Agência Baluarte recebeu informação dando conta de que em breve novo grupo de oposição será lançado na cidade.

Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online

Com o crescimento da aceitação do nome do ex-prefeito de Ribamar, Luis Fernando Silva em São Luís e a acentuada rejeição de Gil Cutrim(PMDB) na cidade balneária, além da ativa participação da população ribamarense no debate social do município e o sentimento de renovação e mudança que vem povoando o imaginário dos ribamarenses, o campo político na terceira maior cidade do Maranhão se abriu.

A Agência Baluarte recebeu hoje(16) a informação de que em breve um novo grupo de oposição será lançado em Ribamar sob a premissa do contraponto à atual administração do PMDB, capitaneada pelo grupo Cutrim. As articulações nesse sentido são consequência do descrédito que Gil Cutrim detém junto à classe politica local.

Rodrigo Valente é um dos potenciais nomes a Prefeito de Ribamar em 2016; ex-secretário do governo Cutrim, ele é sobrinho do ex-prefeito Luis Fernando Silva 
Acostumado a costurar apoios e alianças a partir de seus vereadores( que funcionam como cabos eleitorais do grupo em tempo real) a estratégia do prefeito se dissipou na cidade. Inúmeras lideranças que apoiaram o peemedebista em 2012 já declararam publicamente que não vão aderir à indicação do nome pelo prefeito no processo de sucessão de Cutrim em Ribamar. Hoje, a cidade três grupos de oposição com atuação marcante por todo território. Com a apresentação do que será criado, somam-se quatro.

Gil Cutrim(foto) terá que mudar estratégia se quiser eleger seu candidato em 2016; desgastado, situação do prefeito em Ribamar  não é nada boa 
No âmbito eleitoral, somente a unificação de todos os grupos  oposicionistas, em tese, seria capaz de por um fim definitivo na continuidade do projeto de poder da família Cutrim em São José de Ribamar. Ruim no traquejo ou trato político, o atual prefeito precisaria mudar a já tão conhecida tática que vem utilizando ao longo dos anos, se porventura, quiser eleger seu candidato. Gil Cutrim conseguiu adesões importantes de alguns lideres da oposição, mas não cumpriu os acordos feitos. Há uma revolta por parte daqueles que acreditaram que seriam valorizados nas hostes governistas. Por outro lado, Cutrim não se esmera: acredita que com a máquina pública em mãos será possível por mais uma vez ludibriar insatisfeitos, insurgentes e recalcitrantes. Ledo engano: a formação de novos grupos na cidade é uma resposta à essa realidade.

O ex-deputado J. Pinto é um dos nomes que vem tendo boa aceitação junto às comunidades ribamarenses quanto à sucessão de Cutrim; Pinto teve mais de 4 mil votos em Ribamar nas eleições de 2014  
Há também, naturalmente, um desgaste na configuração interna do governo de Cutrim com secretários que não correspondem às expectativas da população e não tem dela o respeito. A menos de dois anos para as eleições, a mudança no seio do grupo do prefeito do PMDB se faz mais que necessária. Assistentes, auxiliares e pseudos-colaboradores precisam ser trocados. Um novo conceito que reflita as exigências dos ribamarenses urge ser implementado para que finalmente os reflexos negativos de uma administração que vem sendo apontada como uma das piores que Ribamar já teve sejam pelo menos minimizados. 

O PAI DO PREFEITO Edmar Cutrim já confidenciou a pessoas próximas, ser Ribamar a 'meninas dos olhos dele' 
A campanha de 2012 para Cutrim ainda foi homogênea. Repleta de emocionalismos bobos e com saturada exposição de marketing ilusório. Deu certo, mas agora caiu por terra diante das centenas de promessas não cumpridas pelo prefeito. Os ribamarenses estão atentos. Grande parte dos ex-candidatos a Vereador está hoje na berlinda da oposição que, dentro de uma constatação inequívoca, já congrega nomes com reconhecida capilaridade eleitoral, assim bem, como de boa aceitação nas comunidades. Novos líderes- vindos principalmente da Juventude- também surgiram nos últimos anos propondo fazer o contraponto à gestão reprovada.  

O socialista Arnaldo Colaço vem crescendo politicamente na cidade balneária; ele já é pré-candidato a Prefeito em 2016 
As eleições de 2016 em Ribamar serão, como já se reportou em acuidade crítica nossa reportagem, históricas. A concorrência bate à porta e pretensos candidatos únicos a serem apresentados por um, dois grupos já não serão a bola da vez. Até aqui, nomes como J. Pinto, Arnaldo Colaço, Alberto Franco, Marco Aurélio, Rodrigo Valente e Júlio Filho já se puseram à disposição para lutar pela cadeira de Cutrim. O Governo municipal e a família do prefeito(com especial atenção para o progenitor Edmar) não pretendem abrir mão do reinado. Edmar Cutrim já declarou a pessoas próximas ser Ribamar a ‘menina dos olhos’ dele.



A briga vai ser feia. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB