quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Nomeação de indiciada por morte de estudantes foi aprovada por Márcio Jerry

Célia Neri responde por morte de oito e lesão corporal de mais oito. Alunos eram transportados da escola para casa em 'pau-de-arara'

Do Atual 7 com edição da Agência Baluarte

A nomeação da ex-secretária de Educação do município de Bacuri, Célia Vitória Neri Silva, indiciada pela morte de oito e lesão corporal de outros oito estudantes da rede pública estadual de ensino no município, para o cargo em comissão de adjunto do Cerimonial pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), conforme revelou o blog  Atual7 na última segunda-feira (19), foi aprovada pelo secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry.
Nomeação de indiciada por morte de estudantes foi aprovada por Márcio Jerry
É ELE QUEM MANDA Márcio Jerry vem atropelando Flávio 24H por dia 
Embora o Cerimonial seja subordinado à Casa Civil, comandada por Marcelo Tavares, todas as nomeações no governo do estado estão sendo feitas somente após aprovação de Jerry, segundo acabou vazando ao Atual7 o secretário de Esportes, Márcio Jardim, quando questionado sobre a sinecura dada à cunhada do comunista.

- É lógico que ele sabia da Joslea, porque [para serem aprovados] todos os nomes tem de passar antes por ele, todos os nomes de todas as Secretarias - respondeu Jardim, sobre Márcio Jerry não ter sido contra a irmã de namorada, Lene Rodrigues, também ter sido emplacada no governo.

Estudantes eram transportados na carroceria da caminhonete
Célia Vitória Neri Silva, indiciada pela morte de oito e lesão corporal de outros oito estudantes da rede pública estadual de ensino no município, foi nomeada por Jerry
A revelação feita Márcio Jardim traz luz às respostas dadas por Marcelo Tavares ao Blog e por Flávio Dino ao jornalista Gilberto LédaApesar de também assinar a nomeação de Célia Neri, Tavares informou que "ainda não teve tempo de ver" o processo, e esquivou-se afirmando que a indicação foi aceita por ter sido feita pela chefe do Cerimonial do governo, Telma Moura de Oliveira.

Já o governador do Maranhão, que também assina a nomeação pelo cargo que lhe foi atribuído no diploma de eleito, limitou-se a dizer que não sabia do indiciamento da adjunta do Cerimonial pela morte dos estudantes de Bacuri.- No caso dessa pessoa de Bacuri, eu estou tomando conhecimento agora. Vou apurar a situação e se, de fato, for esta, claro que nós vamos tomar providências - declarou Flávio Dino.

Governador de fato

O controle de Márcio Jerry sobre Flávio Dino e o governo do estado já havia sido confirmado em uma conversa informal entre o próprio Jerry, o secretário de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, e o deputado estadual Bira do Pindaré, nas dependências da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), antiga Fundação José Sarney.

O governador Flávio Dino: boas intenções que esbarram na decisões de Márcio Jerry 
Durante o diálogo, após Bira sugerir transformar o espaço que hoje abriga alguns quadros do senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) em um memorial às vítimas da ditadura, o secretário de Articulação Política de Dino, em meio à palavrões, transpareceu que a proposta já estava aceita, como "primeiro ponto da reunião da comissão" do governo.Minutos depois, Dino já confirmava no Twitter a pronta obediência ao que havia aceito Márcio Jerry.
Ele ainda tem capital eleitoral

Saída de Luis Fernando Silva do PMDB revela ‘aproveitamento’ eleitoral do ex-prefeito de Ribamar e o valoriza rumo a corrida eleitoral na capital do estado.

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação

A cada dia que passa ficam mais claras e óbvias as movimentações em torno do nome de Luis Fernando Silva numa articulação que já sendo vem sendo costurada para emplacá-lo nas eleições de São Luis em 2016.

Primeira a noticiar a possibilidade, a Agência Baluarte vem pautando a imprensa da Grande Ilha e do interior do estado nesse sentido. Mas não fincada na especulação, como pensavam alguns. Luis Fernando, como informa o noticiário local,  já vem sendo protagonista e protagonizando os últimos eventos políticos que o  colocam como uma boa opção rumo ao Executivo da capital maranhense. E por várias razões.

Luis Fernando com Flávio Dino: governador o quer em São Luís 
A saída do ex-prefeito de Ribamar do PMDB anunciou uma proximidade com aqueles que o veem como detentor de capital eleitoral na Região Metropolitana. Notadamente Flávio Dino e turma. Independentemente de seu histórico duvidoso(sarneysista) Fernando soa como uma boa novidade em São Luis, inclusive numa possível formação de chapa com o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior.

Em Ribamar, o sobrinho de Luis Fernando Silva e ex-secretário de Saúde da Prefeitura, Rodrigo Valente em declaração recente a ANB Online afirmou, de forma veemente, que pretende concorrer pelo grupo de Gil Cutrim ao Executivo da cidade balneária. Por outro lado, uma candidatura de Luís Fernando no município, acabaria de uma vez por todas com as pretensões de Gil Cutrim em lançar um novo candidato pelo grupo do Governo, ocasionando assim um racha e grande indisposição entre o ex-prefeito e a prole política dos Cutrim.

A PROLE Os Cutrim pretendem lançar candidato próprio à sucessão de Gil em Ribamar 
A saída para no melhor estilo ‘matando dois coelhos de uma cajadada só’, é daqui a um ano aproximadamente o nome de Luis Fernando ganhar ainda mais exposição, ressonância e visibilidade na imprensa especializada e no imaginário dos ludovicenses a ponto de se construir em volta dele uma aura de realidade para corrida eleitoral de 2016. O que já vem sendo feito.



Tem tempo: querido por alguns, hostilizado por outros, mas ele estar no jogo. E por enquanto é o que importa. 
Preso diz que foi estuprado por interrogadoras em Guantánamo
O homem de 44 anos foi acusado de ter ligações com o grupo extremista Al-Qaeda, depois de viajar ao Afeganistão nos anos 1990

Em novo livro, um prisioneiro de Guantánamo conta como era torturado e forçado a fazer sexo com interrogadoras americanas. Mohamedou Ould Slahi continua preso no local, mas conseguiu lançar um livro esta semana contando sua vida dentro do presídio. As informações são do Daily Mail.


O irmão do prisioneiro lançou o livro no começo desta semana. Com título "Diário de Guantánamo". "Se você ler o livro que você pode ver cada linha, cada palavra é escrita com o sangue e lágrimas", afirmou Yahdih Ould Slahi. 
O prisioneiro escreveu um livro sobre seus dias na prisão de Guantánamo  Foto: Daily Mail / Reprodução
 O prisioneiro escreveu um livro sobre seus dias na prisão de GuantánamoFoto: Daily Mail / Reprodução
O homem de 44 anos foi acusado de ter ligações com o grupo extremista Al-Qaeda, depois de viajar ao Afeganistão nos anos 1990, para lutar contra as forças soviéticas. Ele teria alegado que deixara o grupo em 1992, porém houve a desconfiança de que estaria relacionado a uma tentativa de bomba em Los Angeles em 1999. Finalmente, foi preso depois dos ataques de 11 de setembro.
Mohamedou foi levado para Cuba em 2002 e interrogado na Mauritânia, Jordânia e Afeganistão. Em seu livro, o prisioneiro conta com foi torturado e estuprado pelas interrogadoras que diziam que ele “conheceria o grande sexo da América”. “Estava na mesma posição dolorosa por cerca de 70 dias, quando as guardar vieram até mim e se aproveitavam para ne bater e xingar. Quando me levantei, as duas levantaram suas blusas e começaram a falar coisas que vocês não podem imaginar. Elas me estupravam, me obrigavam a transar com elas ao mesmo tempo, o que é degradante”, escreveu.
O prisioneiro também afirma que foi proibido de rezar e de seguir o mês do Ramadã em 2003. Ele disse que começou a ter alucinações: ouvia vozes, escutava músicas árabes, ouvia sua família rezar etc. “Eu estava quase perdendo minha cabeça”, afirmou.
Do terra
Cai mais um secretário da Prefeitura de São Luís
Minard
A bola da vez para ser exonerado da gestão do prefeito Edivaldo Júnior foi Olímpio Araújo, que estava no comando da Secretaria Municipal de Esportes (Sedel). Olímpio, indicado do deputado Weverton Rocha, já tem substituto: Jerry Abrantes.
Olímpio Araújo deixa a Sedel...
Olímpio Araújo entrou para Sedel substituindo Raimundo Penha 
Olímpio Araújo entrou para Sedel substituindo Raimundo Penha que foi comandar a pasta da Previdência.
Weverton mostra o caminho de casa 
Essa é a 15ª substituição feita pelo prefeito Edivaldo Júnior em sua equipe de governo. Recentemente, o gestor precisou substituir quatro nomes depois que os titulares foram chamados para compor a equipe de governo de Flávio Dino.
...Jerry Abrantes o substituirá.
É JERRY PRA TODO LADO O Abrantes foi emplacado na Prefeitura de São Luís na velha e 'boa' jogatina 
Há previsão de novas substituições sejam feitas. Colocado sempre como a bola da vez, o titular da pasta de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, deverá ser substituído. O destino de Castro já é certo para compor a nova equipe do governo Flávio Dino.
Mas isso é uma outra história.

TJ-RS afasta conciliadora que participa do Big Brother Brasil

A Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul decidiu nesta terça-feira (20/1) afastar temporariamente uma conciliadora criminal selecionada para participar do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo. Para o corregedor-geral, desembargador Tasso Caubi Delabary, Francieli Berwanger Medeiros lançou mão de "artifício" para utilizar a sala de audiências do foro onde atuava.

Segundo ele, a conciliadora (foto) havia pedido autorização para conceder entrevista para a produção do programa Encontro com Fátima Bernardes, também da Rede Globo, para uma pauta sobre concurseiros. Na verdade, a intenção seria gravar participação para o reality show.
OU UMA COISA OU OUTRA Segundo ele, a conciliadora (foto) havia pedido autorização para conceder entrevista para a produção do programa Encontro com Fátima Bernardes, também da Rede Globo
O corregedor-geral avaliou que a conciliadora não atendeu aos deveres de lealdade e boa-fé previstos no Código de Ética da função. A profissional ficará afastada das atividades que exerce junto ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Foro Regional da Restinga, em Porto Alegre. A decisão vale até decisão final no procedimento instaurado pela CGJ, que poderá culminar em exclusão da função.
Ainda segundo a Corregedoria, a conciliadora deixou de noticiar seu afastamento do Jecrim, o que caracterizaria em tese abandono da função. ‘‘Convém destacar que a conciliadora Francieli Medeiros nem mesmo formalizou ao Juízo qualquer requerimento, ou mesmo informação, a respeito da sua atual impossibilidade de exercer a função mencionada’’, registra a decisão.
Conforme nota de esclarecimento divulgada pelo Tribunal de Justiça gaúcho, ‘‘o conciliador criminal não se confunde com o juiz de Direito (magistrado togado), sendo apenas figura auxiliar nos serviços judiciários, recrutado por seleção pública, preferencialmente entre bacharéis em Direito e que exerce suas funções de forma temporária, sem vínculo empregatício ou estatutário’’. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RS.
Manifestantes queimam urnas para pedir cassação de prefeito
Moradores da cidade de Buriti atearam fogo em urnas eletrônicas na tarde desta terça-feira (20) no Fórum Desembargadora Maria Madalena Alves Serejo, 25ª zona eleitoral.
Os manifestantes teriam se revoltado após a decisão do juiz Jorge Sales de manter o cargo de prefeito a Rafael Mesquita.
O delegado regional de Chapadinha e policiais civis foram deslocados para o local para reforçarem a segurança
Eles tentaram agredir o juiz, mas a polícia foi acionada. Um oficial teria sacado uma arma para impedir que o grupo agredisse o juiz. Rafael Mesquita permanece no cargo.
Ainda em chamas, as urnas foram atiradas para o lado de fora do prédio. As chamas e a fumaça se alastraram pelo local, mas o incêndio foi contido. Não há informações de presos.
O delegado regional de Chapadinha e policiais civis foram deslocados para o local para reforçarem a segurança. A prefeitura de Buriti foi procurada pelo jornalismo da TV Difusora, mas a chefe de gabinete da cidade desligou o telefone ao ser questionada sobre o assunto.
A queima de urna é crime previsto em lei. O incendiário pode ser condenado a dois anos de prisão e a pagar multa.

Fonte: iDifusora 
Prefeitura anuncia implantação do Bilhete Único e GPS no transporte público
A Prefeitura já iniciou também a implantação dos equipamentos de biometria facial em 1.100 ônibus que circulam no sistema de transporte urbano da capital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou a implantação dos equipamentos de biometria facial em 1.100 ônibus que circulam no sistema de transporte urbano da capital.
De acordo com o prefeito Edivaldo, assim que for concluída a instalação do sistema de biometria facial nos primeiros 1.100 ônibus da frota que receberá o equipamento, terá início também à implantação do Bilhete Único, juntamente com o GPS e o serviço de recarga embarcada. "A intenção é que todo o sistema funcione de forma integrada, proporcione comodidade ao usuário e melhorias significativas no sistema de transporte público da capital", sinalizou Edivaldo.
Biometria facial

A implantação da biometria facial vai possibilitar a identificação dos reais usuários do sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos da cidade. A medida visa impedir que passageiros utilizem de forma indevida o cartão de outras pessoas, inviabilizando a fraude no sistema de transporte público de São Luís.
O titular da SMTT, Canindé Barros, informou que durante este mês, o equipamento será instalado em 100 ônibus da linha Taguatur. Em fevereiro, mais 200 coletivos ganharão o dispositivo; em março, um total de 400 veículos receberão os equipamentos, e em abril outros 400 ônibus também passam a funcionar com o sistema de identificação biométrica.


"Com a implantação do sistema, vamos acabar com fraude nessa modalidade de uso indevido do sistema de transporte''. Será? 
O secretário explicou que o sistema de biometria facial é formado por um equipamento que reconhecerá a fisionomia do usuário já cadastrado no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da capital, impedindo que pessoas utilizem indevidamente o cartão de outros passageiros. O equipamento é composto por uma espécie de máquina fotográfica que detectará o real usuário da gratuidade e da carteira estudantil. Apesar de o sistema utilizar o reconhecimento da foto do usuário já cadastrada no órgão, o equipamento também realizará a atualização da fotografia do passageiro à medida que ele utilizar o sistema.

"Com a implantação do sistema, vamos acabar com fraude nessa modalidade de uso indevido do sistema de transporte, que chega hoje a 35%. Muitas pessoas que não têm direito à gratuidade e ao benefício estudantil utilizam o serviço indevidamente, ocasionando um prejuízo significativo ao sistema de transporte público da capital. Com o equipamento biométrico, o cartão que for utilizado para burlar o sistema será bloqueado, forçando o titular a se dirigir à SMTT", disse o secretário.

Já a operacionalização do bilhete único iniciará assim que for concluída a instalação do sistema biométrico de identificação, no final de abril. Será feita a troca dos atuais equipamentos de bilhetagem por outros mais modernos que atendam ao novo sistema de identificação eletrônica dos usuários. "Para a implantação do bilhete único, temos primeiro que evitar a fraude no transporte, por meio da biometria facial. Concluída essa etapa, então daremos início ao serviço de bilhete único, que possibilitará ao usuário fazer seu embarque em qualquer ponto de ônibus da cidade e não apenas nos terminais de integração", frisou o titular da SMTT.

Recarga embarcada

Outro serviço que também integrará o sistema moderno de atendimento ao usuário de transporte de São Luís é a recarga embarcada, a partir de maio. Trata-se de um dispositivo eletrônico que será instalado nos ônibus para que o usuário do sistema de bilhetagem possa efetivar a recarga de seu cartão dentro do próprio ônibus, sem precisar se dirigir aos pontos tradicionais de recarga.

Outra modalidade da recarga automatizada é que ela também poderá ser feita em casa, via internet. Nesse caso, os créditos serão disponibilizados em um tempo máximo de 24 horas. Já dentro dos ônibus, os créditos caem imediatamente.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB