domingo, 25 de janeiro de 2015

LAVA JATO 

Camargo Corrêa pode assumir culpa em esquema

Jornal do Brasil

Os advogados da Camargo Corrêa, envolvida nos escândalos da Petrobras, podem estar ajustando termos para um acordo de delação com o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A empreiteira poderá abrir o jogo sobre a participação do grupo no superfaturamento de obras e pagamento de propinas aos diretores da estatal, mas tal negociação ainda não é formal, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Atolada em corrupção institucional, empresa pode assumir culpa em esquema 
Ao entregar informações sobre o cartel da Petrobras, a Camargo Corrêa ameaçaria “explodir o clube da propina”, como ficou conhecido o grupo de construtoras investigadas na Operação Lava Jato.
Três executivos da empreiteira estão presos desde novembro. Com o acordo, a empresa poderia ter mais controle sobre os rumos do processo. De acordo com a publicação, a Camargo estaria discutindo a metodologia a ser aplicada no cálculo de multas e indenizações, além da delação.
Até agora, apenas a Toyo Setal aceitou colaborar com a Justiça. Mas, o potencial da Camargo é bem maior e qualquer que seja o critério de multa e indenização, por exemplo, chegaria a centenas de milhões de reais.
Com duas filhas doentes, pai só pode doar fígado para uma e procura outro doador

Uma família canadense precisa tomar uma escolha difícil. As gêmeas Binh e Phuoc, de três anos, portadoras da síndrome de Alagille (doença genética que afeta fígado, coração e outros órgãos) precisam de um transplante de fígado, mas só o pai Michael Wagner é compatível. O problema é que ele só poderá doar parte do órgão para uma das meninas.
Naturais do Vietnã, as irmãs foram adotadas aos 18 meses

Naturais do Vietnã, as irmãs foram adotadas aos 18 meses, após Michael e a mulher, Johanne, que vivem em Ontário, verem que elas estavam em más condições de saúde em um orfanato.
O casal que já tem cinco filhos biológicos, é apaixonado pelas meninas e está sofrendo com a situação. Tanto que os dois começaram uma página no Facebook em uma tentativa de encontrar um candidato à doação.
Enquanto a caçada continua, uma equipe de médicos do Hospital Geral de Toronto vai agora decidir qual das meninas vai receber o transplante.

Michael Wagner e a mulher, Johanne, adotaram as meninas após ver que elas estavam em más condições de saúde em um orfanato
Michael Wagner e a mulher, Johanne, adotaram as meninas após ver que elas estavam em más condições de saúde em um orfanato Foto: reprodução Facebook

“Nós dissemos aos médicos que não queríamos ser sobrecarregados com a tomada de decisão”, disse Johanne, acrescentando que médicos são esperados para realizar a cirurgia em cerca de duas semanas, mas a família ainda não conseguiu encontrar um segundo doador.
Mesmo com a saúde delibitada, a inocência faz com que as meninas não entendam a gravidade de sua doença
Apesar dos problemas de saúde, Johanne não se arrepende de sua decisão de ter adotado as meninas.
Apesar dos problemas de saúde, Johanne não se arrepende de sua decisão de ter adotado as meninas. “Nós olhamos para trás e não temos do que lamentar. Gostaríamos de ir por esse caminho mais uma vez. Elas nos ensinaram a suavidade, ensinaram nossos filhos a compreensão e a partilhar. Tem sido nada além de uma bagunça maravilhosa”.
Uma tentativa de assalto no Rio do Meio, bairro Tibiri, em São Luís, resultou na morte de um dos assaltantes, depois de ser linchado por moradores, na noite deste domingo(25). Duas vítimas foram baleadas, depois de reagirem e foram levadas ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II.

MORADORES RESPONDERAM COM A BARBÁRIE Assaltante ainda não identificado teve a cabeça esmagada 
Depois de disparar contra as vítimas, o assaltante foi perseguido e dominado por moradores. Revoltados, decidiram fazer justiça com as próprias mãos. Depois de uma sessão de espancamento, utilizaram uma pedra para esmagar a cabeça do assaltante que morreu em consequência de traumatismo craniano.

Os peritos do ICRIM já fizeram a perícia no local e o corpo já foi removido ao IML. Até o momento, o assaltante não foi identificado.

Moradores da região do Tibiri têm reclamado de assaltos constantes no bairro.


Fonte: Blog do Gilberto
COLUNA DO FERNANDO ATALLAIA
Política, Cultura e Realidade no Maranhão

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

‘’Estamos extinguindo privilégios’’, diz Márcio Jerry em declaração mentirosa

O secretário de Articulação Política do governo Flávio Dino, Márcio Jerry declarou em entrevista  a um jornal impresso da capital que, a quase um mês de atuação, o atual Governo vem extinguindo privilégios.
Jerry, que ainda não se desfez ou exorcizou a presença do ‘heroísmo’ que o perscruta, esqueceu que a tal ‘extinção dos privilégios’ esbarra na verdade na alternância dos mesmos.

RINDO DA SUA CARA Márcio Jerry: ele fala de ‘extinção de  privilégios’ empregando no governo de Flávio Dino, mulher, a cunhada e até uma indiciada pela Justiça. É mole?  
Em menos de 26 dias, o agora secretário já emplacou vários parentes em Secretarias do Governo de Flávio. Assim, como num passe de mágica. Até a  nomeação de uma indiciada foi feita por ele na Casa Civil.

Marcelo Tavares que é o titular da pasta reclama da postura do colega e promete não aceitar por muito tempo os acintes. Mas, a tendência é Márcio Jerry fazer como fez José Dirceu nos governos do PT: dá as cartas em tudo e em detrimento de todos. Só que José Dirceu era de fato e por direito o secretário da Casa Civil. No caso de Jerry, ele age como sendo. Autoritarismo controverso.

CONTINUÍSMO. Na extinção dos privilégios, Governo de Flávio vira cozinha de Márcio

Mas não é somente  Marcelo Tavares que anda insatisfeito com a toda poderosa e centralizadora postura de Márcio no Governo. Inúmeros secretários também seguem o coro da insatisfação. Tudo porque sendo secretário de Articulação Politica, Jerry age e se comporta como o manda-chuva-mor de toda a estrutura governista, como bem expõe a nota acima. Tudo tem que passar por ele. As declarações do secretário que carrega a tira colo a aura de Governador, são semelhantes a  alguns  dos ex-secretários de Roseana, a exemplo de Ricardo Murad, que quando falava grosso a Sarney abaixava a cabeça.

O secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares não aceitará os acintes, excessos e  desmandos de Márcio Jerry por muito tempo 
No ambiente dessa subserviência, Márcio vem fazendo do governo Flávio Dino a cozinha de sua ‘humilde’ residência: emplacou a namorada, a cunhada e vem reduzindo a Fundação da Memória Republicana(Convento das Mercês) ao niilismo vingativo e afetado de um suposto e interminável  ‘enfrentamento’  da Oligarquia. Se Sarney e turma foram por muito tempo e ainda são sinônimo de revanchismo e despotismo no Maranhão, o secretário não perdeu tempo. Nesse primeiro mês de governo, a condução das ações de Jerry são para alternância das mamatas e a deflagração das jogadas politicas no mais  baixo e ‘melhor’ estilo da Politicalha. Flávio Dino, por sua vez, se alienou de Márcio, a quem ouve e obedece de forma inquestionável. Essa conivência do Governador em muito pouco tempo pode vir a  custar caro aos cofres públicos. No campo da ética, já avançou: Márcio Jerry vem conseguindo desmoralizar Flávio Dino junto à Opinião Pública e de forma maçante. O chefe do Executivo estadual precisa abrir os olhos!

Em São José de Ribamar, vice de Gil Cutrim só existe no papel  

Se Gil Cutrim em São José de Ribamar é um dos prefeitos da cidade que vem manchando a história do município com uma das piores administrações já vistas pelos ribamarenses nos últimos 20 anos, o seu vice Eudes Sampaio tomou um caminho diferente: o da ausência e indiferença com a Coisa Pública. Eudes é daqueles gestores que frequenta a Prefeitura e a cidade só para cumprir o métier institucional, inoperante e conveniente das agendas opacas.

VICE INVISÍVEL Eudes Sampaio: na frente do prefeito o abraço; por trás do prefeito, o corpo fora 
Admitindo a todos que o perguntam quanto à sua participação na chamada ‘gestão de Gil’ não ser o responsável pelo desastre da administração municipal, Sampaio é lacônico em afirmar que ele é apenas o vice e quem manda em tudo é o prefeito. Assim dessa maneira, sem se fazer de rogado.

Já pelos bairros de Ribamar, a postura de Eudes vem sendo posta em xeque pela população que vê nele um vice irresponsável e descompromissado com os problemas da cidade balneária. Ele já é o natural pré-candidato a Prefeito da cidade em 2016.  

Indicação de Caminha para Fundação da Memória Republicana foi grosseira

A Fundação da Memória Republicana guarda um dos acervos mais importantes da história brasileira na era contemporânea. Formado por uma invejada bibliografia, composta por obras e documentos raros, a Fundação vem sendo alvo da truculência e despreparo de alguns secretários do Governo Flávio Dino que, ausentes de sensibilidade, aptidão estética e conhecimento artístico vem promovendo um verdadeiro show de atrocidades contra os acervos. A própria indicação do advogado Caminha para a gestão da Fundação foi em última análise uma das muitas aberrações do corpo do Secretariado que opinou a seu prazer sobre as mudanças no Convento das Mercês.

valdenio-caminha
PEIXE FORA D'ÁGUA Indicação de Caminha para Fundação da Memória Republicana é o mesmo que misturar água e óleo 
Muitos intelectuais maranhenses(escritores, por exemplo) reclamaram nos bastidores da indicação do advogado que traz no bojo, por mais uma vez, a decisão politica em detrimento da correta nomeação de um profissional da Àrea. O mesmo que vem  acontecendo  na Secretaria de Cultura do Estado, onde a deputada Elisiane Gama, que se considera uma das donas do Governo Dino, vem indicando avulsa e grosseiramente pessoas para cargos emblemáticos e de alta responsabilidade. É brincar muito com a Memória Histórica e com a Cultura do Maranhão.

Pressão em cima de Holandinha faz prefeito cair em campo

Não é de hoje que a Agência Baluarte faz os prefeitos da Grande São Luís trabalharem. Primeiro veículo de comunicação a deflagrar os nomes que se viabilizam, na atualidade, para ocupar o cargo de Edivaldo Holanda Júnior em 2017, a Agência mostrou ao prefeito de São Luis que há somente uma forma de ele enfrentar o gritante desgaste que vem lhe tirando o sono: trabalhando duro pela população ludivicense.

MARKETING AGRESSIVO? Visando superar desgaste, Holandinha cai em campo 
Edivaldo, que seguiu o conselho do Baluarte, conseguiu amenizar sua triste situação e vem caindo gradativamente na predileção do eleitorado que já enxerga(ainda que longíncua) certa possibilidade de aderir a seu projeto de reeleição e votar nele em 2016.
Recentemente, o prefeito foi visto no Centro Histórico cumprimentando os frequentadores de bares. Holandinha, ao que parece, só vai na pressão. Mas deu certo: não custa nada aos prefeitos se aproximarem de seus cidadãos em outras épocas.  As que não sejam puramente eleitorais.

Em Paço do Lumiar, Josemar faz boa gestão mas ainda peca na escolha de secretários

É perceptível que em Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro vem fazendo uma boa administração no município e construindo assim uma cidade mais condizente com as demandas e aspirações da população local.

Josemar: bom prefeito, mas ainda pecando nas escolhas
Mas mesmo diante do esforço do prefeito em destoar de sua antecessora, a prefeita Bia, Josemar ainda peca na escolha do Secretariado que vem sendo nomeado com a clara intenção de costurar as alianças políticas para o ano que vem.

Esse ‘abraço’ nos partidos vai de encontro a uma gestão que se quer dinâmica  e com resultados positivos e estruturais para a cidade. Setores como Educação, Cultura e  Saúde não vão tão bem em Paço. É hora de saber conciliar.

Clodomir Oliveira não se elege em Raposa nunca mais, afirmam moradores

Dos prefeitos da Grande São Luís, Clodomir Oliveira de Raposa é o que mais se mostra desinteressado pelo desastre que é sua gestão no município pesqueiro.

Oliveira é dotado de uma alta confiança inigualável. Processado pelo TJ e sob a farta insatisfação dos raposenses que afirmam veementemente que ele não se elege nunca mais em Raposa, Clodomir segue inabalável: acredita que será reeleito com facilidade em 2016.
O prefeito Clodomir Oliveira de Raposa(foto) acredita que se reelegerá; moradores afirmam que não 
Nas ruas de Raposa, a história é outra: os munícipes ameaçam realizar uma grande manifestação esta semana visando a expulsão do ‘prefeito barbinha’ do cargo do Executivo. Clodomir Oliveira é apontado como um gestor corrupto, corruptor e malversador do dinheiro público. Há também denúncias  contra ele quando o assunto é nepotismo, empresas-fantasmas e outras pragas que acometem a boa gestão pública nos municípios maranhenses. Ele continuará no cargo?

Em São José de Ribamar, continua indignação da população com vereadores

Os 17 vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de São José de Ribamar são alvo constante de reclamações por parte da população da cidade pelos bairros e redes sociais.

Nas últimas semanas, o Legislativo municipal continuou a ser combatido pelos ribamarenses nas práticas de caráter duvidoso. Os munícipes reclamam da atuação dos edis da cidade balneária que, segundo eles, operam pelo fortalecimento do grupo Cutrim em Ribamar em detrimento dos interesses da população local.

A Câmara de Ribamar perdeu a credibilidade dos ribamarenses ; moradores da cidade a criticam dia e noite 
Os ribamarenses também acusam os parlamentares de serem responsáveis pela formação dos currais eleitorais em solo ribamarense e ainda criticam duramente o fato de a Câmara funcionar como uma espécie de extensão do governo Cutrim na cidade.


Os vereadores Henrique Queen, Artuzinho, Lister e Teté Vieira que se autodenominam oposicionistas também vem sendo postos em xeque. Este último, ex cutrinista declarado, se calou em plenário. Nos corredores do Legislativo já se comenta a possibilidade de Teté voltar a apoiar Gil Cutrim na indicação do nome para sucessão do Prefeito. Por hoje é só. Tenham uma ótima semana e que Deus nos abençoe a todos!

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB