quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Coluna do Fernando Atallaia
Política, Cultura e Realidade no Maranhão

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

Em São José de Ribamar, esquemas de corrupção de Gil Cutrim vem à tona; Câmara de Vereadores de cala

A prerrogativa de que os vereadores são eleitos para fiscalizar a aplicação do  dinheiro público e o prefeito municipal, em São José de Ribamar não existe.

Alvo de denúncias formais do Ministério Público por desvio de conduta e malversação no trato com a Coisa Pública, o prefeito da cidade Gil Cutrim(PMDB) foi acionado pela Promotoria do município nos últimos dias por duas vezes. A Câmara de Vereadores se calou.

Gil Cutrim foi acionado pelo Ministério Público por duas vezes; vereadores de Ribamar ficaram calados 

Como já vem informando a Agência Baluarte, os vereadores não fazem questão de esconder o fato de representarem uma extensão do Poder Executivo em Ribamar. Até mesmo os quatro 
edis que se autodenominam oposicionistas mantiveram silêncio sepulcral em relação ao escândalo.   
Na cidade balneária a revolta da população com os parlamentares é geral. Os ribamarenses seguem sem representatividade no Legislativo.

Em Paço do Lumiar, Jorge Maru ‘mete o bicho’ em morador e vídeo cai na internet

Circula na internet um vídeo onde o vereador ‘oposicionista’ Jorge Maru ‘mete o bicho’ num morador do município.

A confusão ocorrida durante uma sessão da Câmara é protagonizada por um  assessor de Maru que encontra no parlamentar apoio para dá cabo a xingamentos, ofensas e injúrias contra um ex-candidato ao parlamento luminense.

O vereador de Paço do Lumiar, Jorge Maru(foto) 'meteu o bicho'' num morador e vídeo foi parar na internet 
Nas redes sociais e em Paço do Lumiar os eleitores ficaram espantados com o comportamento do vereador e prometem dá o troco nas urnas em 2016. Jorge Maru aparece quebrando decoro, ética e o que mais vier pela frente. Paço do Lumiar entrou em choque.

A um mês de Governo, Simplício Araújo já é alvo de reclamações de aliados

O agora Secretário de Indústria e Comércio do governo Flávio Dino Simplício Araújo não faz questão de esconder a postura centralizadora, presunçosa e até infantil que mantem diante de colegas, amigos e aliados de governo.

Simplício, como afirmam parlamentares chegados seus, não vem sabendo lidar com a autoridade delegada a ele nos corredores do Poder. Demonstra vaidade e despreparo.

O secretário de Indústria e Comércio do governo Flávio Dino, Simplício Araújo: altivez, presunção e soberba pra pouco talento  
Telefone fora de área ou desligado, o titular da Desenvolvimento, Industria e Comércio (SEDINC) do Maranhão também não apresentou até aqui as ações que pretende implementar à frente da Pasta. Diferentemente do que vem fazendo quando o assunto é participar de eventos que lhe fortaleçam a imagem que já está desgastada.

Simplício Araújo, que é também presidente estadual do Partido Solidariedade(SDD), diante dos fatos, vem acarretando críticas ao seu comportamento desanuviado.

Um dos deputados eleitos pela legenda, Dr. Levy Pontes é um dos muitos insatisfeitos com o secretário. Detalhe: Simplício tem pouco talento para a exacerbada vaidade. Ele vem caindo de paraquedas nas funções públicas, assim, sem muito mérito. O que não justifica a presunção.   

No Maranhão dos trabalhadores, Força Sindical vem fazendo a diferença

A Força Sindical do Maranhão, entidade representativa das classes trabalhistas, vem se destacando entre as demais organizações na defesa dos trabalhadores do estado.
Capitaneando uma série de ações já no inicio deste ano e com saldo positivo em 2014, a Força se tornou a voz das categorias e dos funcionários públicos nos rincões maranhenses.

Dirigentes da Força Sindical do Maranhão com funcionárias da UPA: entidade trabalha diuturnamente pela implementação dos direitos dos trabalhadores do estado 
Nas redes sociais o reconhecimento ao trabalho realizado pelos dirigentes que formam a diretoria da instituição é visível e notório. Ano passado foram centenas de conquistas pleiteadas. Para o próximo biênio, a Força promete ainda mais austeridade e compromisso com os direitos a serem reivindicados. Avante!

Em Raposa, Clodomir é acusado de prevaricação em andamento de processo

Adiado o julgamento do prefeito de Raposa Clodomir Oliveira por duas vezes, denúncias de que ele estaria armando uma blindagem junto do TJ para permanecer no cargo povoa o município de quase-certezas.

DEIXANDO AS BARBAS DE MOLHO? Prefeito Clodomir é acusado de prevaricação em processo que pede sua cassação 
Clodomir, apontam fontes, estaria articulando uma ‘parceria’ com alguns desembargadores no sentido de não ter que ceder o assento a Talita Laci, a segunda candidata mais votada em 2012.

Há indícios de que a tal negociata estaria, de fato, ocorrendo. Parte da imprensa maranhense abriu os olhos para a investida. Alguns promotores de justiça também já cobram explicações do prefeito.

‘Primeiro-damo’, Márcio Jerry quer ser José Dirceu do governo Dino

Não precisou alcançar voos mais altos nem tampouco prazo mais prolongado para o secretário de Articulação Politica do governo Flávio Dino, Márcio Jerry(como era previsível) mandar e desmandar na administração do governador.

JOSÉ DIRCEU DO MARANHÃO O governador com o 'Primeiro-Damo', Márcio Jerry': delegando todos os poderes 
Márcio é carinhosamente chamado nas Secretarias de Estado e pelo público visitante, além de demais autoridades e imprensa, de ‘Primeiro-Damo’. Insígnia que explica sua autoridade e domínio diante de secretários e sobre o próprio governador.

Agora com a Primeira-Dama: fazendo apenas o metier 
Exemplo de prepotência e arrogância que levou José Dirceu a uma meteórica queda no governo do então presidente Lula,  o modelo truculento vem sendo parafraseado por Márcio Jerry 24h por dia. O secretário comanda tudo no governo Dino. Até mesmo as mais ‘íntimas’ vontades de Flávio tem de passar pela chancela de Márcio que com a postura centralizadora, pseudointelectual e fanfarrona vem causando mau-estar entre secretários que exigem autonomia  e  independência para trabalhar. 

Complicado. 

Tentando fazer diferente, Esther Marques cancela entrada de artistas em Carnaval

A secretária de Cultura do Estado do Maranhão, Esther Marques tomou uma medida não esperada pelos participantes das datas festivas locais.

Para quem esperava a boquinha viciosa de sempre neste Carnaval, esbarrou com o cancelamento das atrações costumeiras.

A secretária de Cultura do Estado, Esther Marques vem buscando alcançar a dicção pessoal após começo fatídico; ela embargou apresentações  
Esther pretende impor um novo ritmo e novo conceito à gestão na Secma, dizem alguns. Ou então, diante do imbróglio vivenciando ultimamente, pediu mais um tempo. Um fôlego sobressalente, afirmam outros.

Agora é esperar os direcionamentos pós-carnaval. Nem só de folia vive o artista, sabe-se.

Em São José de Ribamar, Arnaldo Colaço prega união das oposições rumo à vitória

O advogado e ex-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Arnaldo Colaço pregou em encontro recente a unidade das oposições nas eleições de 2016.

Uma das únicas vozes oposicionistas que vem pensando a realidade da cidade balneária em tempo real, Colaço esteve reunido com dezenas de lideranças locais para definir metas a serem postas em prática após o período carnavalesco.

Arnaldo Colaço já bateu em representatividade popular nomes como Júlio Filho; ele prega a unificação das oposições ribamarenses em 2016 
Batendo seus concorrentes, inclusive o prefeito do município, em quesitos como representatividade e popularidade, o advogado segue sendo a esperança de milhares de ribamarenses que alimentam o sonho de vê-lo Chefe do Executivo municipal nas eleições que se aproximam. 

Nomes como Júlio Filho e pseudo-oposicionistas tendem a mostrar a cara somente três meses antes do pleito. A conduta do socialista vem destoando das demais. Por hoje é só. Tenham uma ótima continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos.  

O deputado estadual Zé Inácio (PT), usou a tribuna pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (03) para propor a criação de uma frente parlamentar em defesa da continuação do projeto da Refinaria Premium em Bacabeira. 

"Com a responsabilidade de líder do PT onde está à frente do Governo Federal, faço a convocação a todos e todas que defendem o desenvolvimento e os avanços na melhoria das condições de vida do nosso povo:  parlamentares, prefeitos e prefeitas, trabalhadores e trabalhadoras, empresários...enfim, toda sociedade maranhense, para lutarmos juntos e fazermos uma grande mobilização em defesa da continuação do projeto da Refinaria Premium”, convocou o deputado.

AGORA VAI O deputado estadual Zé Inácio (PT), usou a tribuna pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (03) para propor a criação de uma frente parlamentar em defesa da continuação do projeto da Refinaria Premium
O parlamentar propôs ainda que a frente parlamentar realize visitar a Petrobrás, ao Ministério de Minas e Energia e se for preciso até à Presidenta Dilma. 

“Também, vou conversar com o deputado Pedro Fernandes, que hoje coordena a bancada no Congresso Nacional, para mobilizar os 18 Deputados Federais e os 03 Senadores. Dessa forma, todos nós, independente de cores partidárias, defendermos o povo do nosso Estado. Quero contar com a contribuição de todos os deputados e deputadas desta Casa”, finalizou Zé Inácio.

Matéria enviada por Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB