quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Favela do Samba conquista o título de Campeã do Carnaval do Maranhão 2015


Na Mira

Em uma disputa muito acirrada, na tarde desta quarta-feira (18), a escola de samba campeã do Carnaval 2015 do Maranhão foi a Favela do Samba, do bairro do Sacavém. Em 65 anos de história, a Favela carrega 15 títulos de campeã do Carnaval maranhense, com a vitória deste ano, ela chega ao 16º título.
A Favela do Samba desfilou na terça-feira (16), com a tradicional bateria carcará, levou a força da natureza para a avenida. Sob uma leve chuva, a escola cantou “Da energia da vida à energia do Carnaval através dos quatro elementos da natureza, a Favela é pura energia”.

Favela arrebatou o 1º lugar no Carnaval de 2015
A criativa comissão de frente, “raízes”, coreografada por Monique Machado, apresentou o tema da escola e representou a ligação dos seres humanos com a natureza. Com quatro alegorias, a Favela saudou a força da terra, da água, do ar e do fogo.
Nas arquibancadas, ao fim do desfile, o público foi ao delírio com gritos de “é campeã!”, prevendo o resultado desta quarta-feira (18).
Veja a ordem de classificação das escolas de Samba do Maranhão
1º Favela do Samba – 267 pontos
2º Flor do Samba – 266 pontos
3 º Marambaia - 263,5 pontos
4º Turma do Quinto – 261 pontos
5º Império Serrano – 252 pontos
6º Unidos de Ribamar - 248,5 pontos
7º Turma de Mangueira - 247,5 pontos
8º Túnel do Sacavém - 235,5 pontos
9º Terrestre do Samba - 225,5 pontos
10º Mocidade Independente da Ilha – 203 pontos

Coluna do Fernando Atallaia
Politica, Cultura e Realidade no Maranhão

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

Carnaval de 2015 é marcado por violência na Ilha

Fugas de presos e assassinatos marcaram o período carnavalesco de 2015 na Grande Ilha. No interior do estado, também foram registradas ocorrências de homicídios e tentativas de assaltos.

Resultado de imagem para secretário de administração penitenciária
O titular da Sejap, Murilo Andrade: ovacionado pelo currículo, fugas em pleno Carnaval do Maranhão 
Tropeçando em erros primários, tanto a Secretaria de Administração Penitenciária quanto a Secretaria de Segurança do Governo do Estado deixaram a desejar em quesitos como prevenção da violência e combate à criminalidade. Em Paço do Lumiar, uma pessoa morreu. Outra ficou gravemente ferida.

Com um saldo de mais de 22 mortes violentas neste Carnaval, a festança popular deste ano fecha com indicativos concretos de que a insegurança, o aumento da criminalidade e a presença da violência nas cidades da Região Metropolitana ainda são uma realidade.

Resultado de imagem para jefferson portela
CUIDANDO DA VIDA DAS PESSOAS O secretário de Segurança Pública do Governo do Estado, Jeferson Portela: mais de 22 mortes violentas durante o Carnaval de 2015 
O governador do Maranhão, Flávio Dino, mesmo não havendo nada para comemorar diante dos dados, afirmou nessa quarta-feira que já pensa no Carnaval de 2016. Por ironia ou não, com tantos crimes devassando as tradições e as famílias maranhenses, ficou difícil aos eleitores acreditarem que o atual governo já começou a gestão pública cuidando da vida das pessoas. As constantes mortes brutais na Ilha mostram o contrário.

No estado, cresce expectativa em torno da alternância de poder nos municípios maranhenses

Durante todo Carnaval ficou clara a preocupação de parte da população maranhense com a alternância de poder nos municípios do estado. Principalmente em cidades como São José de Ribamar, Caxias, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara e Imperatriz. 
Resultado de imagem para j. pinto deputado
O ex-deputado J. Pinto vem tendo o nome ventilado pelos ribamarenses para concorrer ao Executivo de Ribamar em 2016
Na terceira maior cidade do Maranhão, os nomes mais ventilados pelos moradores locais para sucessão do atual prefeito são os de Júlio Filho, Rodrigo Valente, Arnado Colaço e o do ex-deputado J. Pinto. Lá a disputa já começa a se acirrar.

No carnaval de Cajari, juiz reage à truculência de ‘policial ditador’

O juiz Osmar Gomes dos Santos protagonizou no Carnaval de Cajari na baixada maranhense um ato heróico.

Natural daquele município e um costumeiro brincante do Período naquela cidade, o magistrado teve de no último sábado(12) se impor contra a retirada de um trio elétrico de propriedade de sua esposa que animava um dos locais onde acontecia a festança.
Resultado de imagem para juiz osmar gomes
O juiz Osmar Gomes dos Santos(foto) não deixou barato; a festa não parou 
Em declaração a um blog da Ilha, o juiz que comprou a briga contra o  capitão  da PM, Walteir, lotado no destacamento de Viana, não se fez de rogado e disparou:
-“Nós cajarienses merecemos respeito, como filho da terra não poderia me omitir e deixar ele [PM] humilhar nossa gente’’, disse Osmar em tom de repúdio.

O policia tentava retirar à marra o Trio da Praça Central de Cajari ameaçando acabar com a festa. O juiz cajariense partiu para cima. (com informações do Blog do Domingos)

Medo de ser presa faz Roseana Sarney negar Carnaval maranhense

A corrupção nunca foi um bom negócio. A frase emblemática cabe à ex-governadora Roseana Sarney que pela primeira vez na sua história não participou do período carnavalesco do estado.

Resultado de imagem para roseana sarney
ELA É CORRUPTA ATÉ OS OSSOS Roseana não compareceu ao Carnaval maranhense com medo de ser presa; estima-se que ela tenha desviado mais de 1 bilhão do povo do  Maranhão
Roseana teme ser presa a qualquer momento. Com uma biografia mais suja que os ‘sujos’ de Carnaval e com processos na Justiça às carradas, Roseana teve de negar os carnavais do Maranhão a quem sempre afirmou ser devota.

A tendência é, segundo especialistas, ela sumir em definitivo do País, já que ao Maranhão nem sonha mais retornar. Um processo contra ela no TJ/MA já começou a tramitar na Justiça maranhense. A ex-governadora, segundo fontes, foi parar no diazepam.

Em São José de Ribamar, munícipes espinafram Prefeito em pleno Carnaval

Desde quando assumiu o comando da Prefeitura de São José de Ribamar e do Executivo municipal que o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim se tornou persona non grata na cidade balneária. E por várias razões.

Até bem pouco tempo, Gil e auxiliares pagavam valores exorbitantes como cachês a grupos e bandas de outros estados. Os ribamarenses criticavam as ações do Prefeito que beneficiavam ‘’estrangeiros’’ em detrimento das expressões culturais locais.

Resultado de imagem para gil cutrim
Gil Cutrim não vem acertando em Ribamar; munícipes passaram Carnaval espinafrando 
Hoje, tentando inverter a situação, o Governo municipal diz priorizar os artistas e brincadeiras ribamarenses sob um tal slogan de ‘Carnaval da Tradição’ e os munícipes continuam descontentes  e insatisfeitos. A razão é simples: os cachês das brincadeiras é irrisório e a estrutura concedida para as apresentações é deplorável numa clara demonstração de desrespeito com a  Cultura ribamarense. Com um agravante: a Secretaria de Cultura de Ribamar atrasa os pagamentos e ainda exclui artistas que não rezam a cartilha do governo de Cutrim, dentre tantas outras aberrações.

Neste Carnaval não foi diferente. Os ribamarenses passaram os quatro dias de folia espinafrando com contundentes críticas o Prefeito municipal. Tanto nos locais da folia quanto nas redes sociais. Pelo visto, Gil Cutrim, secretários e demais cooptados nunca agradaram à população de São José de Ribamar. E essa constatação, vem a cada dia se mostrando muito mais aparente e irrefutável.

Embalados pelo puxa-saquismo, Simplício Araújo e Bira do Pindaré grudam fofão em Flávio durante Carnaval; o segundo é descartado

Se tem dois secretários do Governo que tentam a todo custo provar a si mesmos no ‘melhor’ estilo puxa-sacos e babões de plantão que são os mais próximos do governador Flávio Dino, esses são Bira do Pindaré e Simplício Araújo que já mostraram a que veio.

Ocupando cargos em Pastas que desconhecem o mérito, os hoje tornados titulares por indicação política, fazem às vezes dos ‘sempre presentes’ onde Dino se faz presente. 

DISPUTANDO O GOVERNADOR Flávio Dino com foliões durante Carnaval; Simplício(camisa amarela) descartado, ao fundo; Bira saiu na frente dessa vez 
Bira e Simplício estão como estavam Max Barros e Roberto Costa para Roseana Sarney quando esta era governadora: guarda-costas de carteirinhas. O problema é que essa prática de bajulação que mostra falta de competência, é bem conhecida do governador e é por ele combatida(pelo menos em tese) embora muito bem apre(e)ndida pelos auxiliares em questão. Certamente, eles serão vistos disputando Flávio Dino por mais vezes. É só aguardar.

Governabilidade arranhada, Márcio Jerry ‘dá um tempo’ de posto de Primeiro-damo

Esperto. Márcio Jerry sentiu o peso do desgaste e deu um tempo do posto conferido a ele pelo poder que vinha protagonizando de maneira desproporcional à função.  O posto de Primeiro-damo. Pura vaidade. No entanto, o todo-poderoso secretário, embora sumido dos holofotes, ainda vem dando as cartas no Governo do Estado. Nos bastidores das decisões, Márcio é quem emprega e desemprega.

Resultado de imagem para MARCIO JERRY
LONGE DOS HOLOFOTES O secretário de 'Centralização' do governo Flávio Dino vem dando um tempo 
Voz corrente nos partidos políticos do estado e entre as lideranças comunitárias e políticas do Maranhão, a Secretaria de Articulação Política do Governo que poderia ser também chamada de ‘Secretaria de Centralização’, é, a bem da verdade, onde tudo é decidido na esfera administrativa. Márcio Jerry já é o ‘governador’. Flávio Dino só obteve os votos.

Em Paço do Lumiar, Josemar destoa de vizinhos e valoriza brincantes e artistas locais

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro(PR), indiscutivelmente, vem mantendo uma postura destoante de seus colegas na Grande Ilha.

Prefeito Josemar Sobreiro entre a Rainha do Carnaval, o Rei Momo e membros da equipe de governo
Prefeito Josemar se fez presente durante todo Carnaval de Paço e valorizou foliões e artistas locais 
Neste Carnaval, o gestor fez questão de manter a proximidade com os brincantes e artistas de Paço que animaram a festa. Josemar também reforçou a segurança e motivou a equipe a ouvir os foliões em suas necessidades. O Carnaval de Paço do Lumiar foi um dos melhores do Maranhão em 2015. Por hoje é só. Tenham uma boa continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos.


Hackers roubam 1 bilhão de dólares de mais de 100 bancos

Mais de cem bancos e instituições financeiras do mundo todo foram atacados em “um roubo cibernético sem precedentes”, segundo um novo relatório.
A empresa de segurança eletrônica Kaspersky Lab estima que até US$ 1 bilhão (R$ 2,8 bilhões) tenha sido roubado em ataques que começaram em 2013 e acontecem até agora.
Uma quadrilha de cybercriminosos com integrantes da Rússia, Ucrânia e China seria responsável pelas ações. A companhia afirmou que os ataques aconteceram em 30 países, entre eles Rússia, Estados Unidos, Alemanha, China, Ucrânia e Canadá.
Resultado de imagem para hackers
Segundo a Kaspersky, que trabalhou com a Interpol e a Europol nas investigações, os métodos usados pela quadrilha mostram que o roubo cibernético chegou a um novo patamar, no qual “usuários maliciosos roubam dinheiro diretamente dos bancos e evitam atacar os clientes”.
“Esses ataques mais uma vez ressaltam o fato de que criminosos vão explorar qualquer vulnerabilidade em qualquer sistema”, disse Sanjay Virmani, diretor da unidade da Interpol que investiga crimes digitais.
‘Muito profissionais’
Segundo a Kaspersky, que trabalhou com a Interpol e a Europol nas investigações, os métodos usados pela quadrilha mostram que o roubo cibernético chegou a um novo patamar, no qual “usuários maliciosos roubam dinheiro diretamente dos bancos e evitam atacar os clientes”.
Em média, cada ataque a bancos durou entre dois e quatro meses e rendeu aos criminosos mais de US$ 10 milhões (R$ 28 milhões) por vez.
“Foram roubos cibernéticos muito escorregadios e profissionais”, disse o pesquisador da Kaspersky Lab, Sergey Golovanov.
A quadrilha – apelidada de Carbanak – usou vírus de computador para infectar as redes das empresas com um tipo de programa conhecido como malware. O software permite aos criminosos monitorar o computador infectado à distância e gravar todas as operações que aparecem nas telas dos funcionários das companhias atacadas.
Em alguns casos, a quadrilha conseguiu transferir dinheiro das contas dos bancos para suas próprias contas ou programar caixas eletrônicos para liberar dinheiro em horas predeterminadas do dia.

Fonte: G1
Carro cai em ribanceira na Via Expressa
Motorista saiu ileso do acidente
Da Redação/O Imparcial
Uma saveiro de cor prata caiu hoje numa ribanceira na Av. Joãosinho Trinta, a Via Expressa, em São Luís. Segundo informações, o motorista não sofreu grandes ferimentos e passa bem. 

Foto: Karlos Geromy (Karlos Geromy)
O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, logo após uma chuva, que deixou a pista escorregadia. 
O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, logo após uma chuva, que deixou a pista escorregadia. Testemunhas dizem que o condutor andava em alta velocidade e não conseguiu controlar o carro ao fazer a curva. 

Foto: Karlos Geromy (Karlos Geromy)
De acordo com os moradores da região, acidentes tem se tornado frequentes no avenida, por causa do excesso de velocidade dos carros. 
De acordo com os moradores da região, acidentes tem se tornado frequentes no avenida, por causa do excesso de velocidade dos carros. Na semana passada, um carro colidiu com um poste de iluminação.


Imagens de Karlos Geromy
 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB