segunda-feira, 11 de maio de 2015

Assaltante vai preso após roubar banco e publicar fotos no Instagram

Um homem foi preso na Virgínia (EUA) após roubar um banco e postar vídeos e uma foto do assalto em sua conta do Instagram. Dominyk Antonio Alfonseca, de 23 anos, entrou no prédio do Townebank nesta segunda (4/5) e entregou um bilhete para a caixa pedindo U$ 150.000.
“Eu preciso U$ 150.000 agora mesmo!! Por favor, a polícia deve levar de 3 a 4 minutos para chegar aqui, eu gostaria que você tocasse o alarme 1 minuto depois que eu sair … Certifique-se de que o dinheiro não vai explodir no meu caminho.”
assaltante
As provas do assalto foram publicadas no Instagram logo depois de sair do banco
As provas do assalto foram publicadas no Instagram logo depois de sair do banco. De acordo com a imprensa local, Dominyk roubou o banco às 13h40m e foi preso às 14h02m, cerca de 20 minutos depois.
Aparentemente, ele publicou as imagens porque ele não queria que a polícia pensasse que ele estava armado e perigoso.
Ao ser questionado sobre o roubo, Dominyk disse que pediu “educadamente” o dinheiro para a caixa e mandou abraços para Michelle Obama, Justin Bieber e Lady Gaga.

Ex-candidato a Prefeito se destaca entre pré-candidatos da oposição pela presença constante no debate social da cidade.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO 
        
O advogado, ex e atual pré-candidato a Prefeito de Ribamar, Arnaldo Colaço (PSB), continua a debater a realidade da cidade balneária (hoje cidade abandonada) com o mesmo afinco de quando começou a imprimir pelos bairros do município a constante busca de soluções para os problemas locais.

Arnaldo esteve semana passada em reunião com os mototaxistas ribamarenses que reclamam melhorias para a categoria na cidade. 
Arnaldo esteve semana passada em reunião com os mototaxistas ribamarenses que reclamam melhorias para a categoria na cidade. ''Nossa luta é pela contemplação dos direitos das categorias trabalhistas de Ribamar; hoje sentamos com os mototaxistas que prestam relevantes serviços à sociedade ribamarense, no dia a dia da cidade'', frisou Colaço.

Batendo os demais pré-candidatos da oposição em representatividade, o socialista pontou as razões pelas quais tem desenvolvido um trabalho incansável no município. ''A cidade sofre com a ausência de politicas públicas em todas as áreas da gestão pública e não podemos nos distanciar desse fato, a busca de soluções tem que ser de sol a sol’’, enfatizou ele.  

O socialista Arnaldo Colaço: ''A cidade sofre com a ausência de politicas públicas em todas as áreas da gestão pública e não podemos nos distanciar desse fato, a busca de soluções tem que ser de sol a sol''. 
Hoje São José de Ribamar conta, com além de Arnaldo Colaço, com os pré-candidatos Júlio Matos (ex-prefeito, do PDT), Marco Aurélio (PPS) e ainda com alguns nomes que vem sendo ventilados para a disputa em 2016. Entre os partidos que declaradamente se autointitulam oposicionistas estão o SD, PP, PPL, PROS, PDT, PPS e o próprio PSB, do advogado.

SOFIANE LABIDI 

Professor da Universidade Federal do Maranhão há mais de 20 anos, Sofiane Labidi nasceu em 28 de novembro de 1965, tendo hoje 49 anos de idade. Cidadão Maranhense e Ludovicense, de origem Tunisiana, Labidi é casado e pai de um casal de filhos maranhenses, de 15 e 10 anos. Suas principais qualidades são a sensibilidade, honestidade, lealdade, dedicação, coragem e ousadia. 
Formado na França, Labidi obteve o Doutorado em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, no Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automática - INRIA, um dos centros de pesquisa mais conceituados do Mundo. 

Veio ao Brasil a convite do Governo do Estado e da UFMA para participar da implantação do primeiro programa da Pós-Graduação do Maranhão, o mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica. Hoje este é um Programa consolidado, com um excelente conceito na CAPES. Membro fundador deste Programa, Labidi detém o recorde do Maranhão na formação de recursos humanos altamente qualificados, com mais de 70 mestres e doutores formados. E foi o orientador da primeira doutora formada na UFMA, o que o enche de orgulho!

Em 2008, Sofiane Labidi recebeu o título de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e o Prêmio Mérito Timbira, maior comenda do Governo do Estado pelas relevantes contribuições à Ciência do Maranhão. Em agosto de 2012, recebeu o título de Cidadão Ludovicense, pela Câmara de Vereadores de São Luís e foi eleito membro-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGMA.
s razões para acreditar, confiar, e votar no Prof. Dr. Sofiane Labidi para Reitor da UFMA:

  1. Prof. Sofiane Labidi contempla todos os requisitos e o perfil necessário para assumir o cargo de Reitor e dirigir nossa querida universidade nos próximos quatro anos: maturidade, conhecimento, experiência, compromisso, networking nacional e internacional.
  2. Prof. Sofiane Labidi é muito preparado para assumir a Reitoria da UFMA e tem um Projeto inovador para alavancar nossa universidade e tirá-la da inércia.
  3. Prof. Sofiane Labidi é um Professor Pesquisador que muito contribuiu para a nossa Universidade. Basta observar, por exemplo, que ele é o Professor que mais formou mestres e doutores, não só na UFMA, como no Maranhão. São mais de 70 Mestres e Doutores.
  4. Prof. Sofiane Labidi, formou-se em um dos maiores centros de pesquisa do mundo com um Doutorado no INRIA (Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automática).
  5. Ele teve uma trajetória de sucesso ao ocupar vários cargos demonstrando grande capacidade de gestão, visão, coragem e eficiência em todas as pastas em que atuou, como, por exemplo, quando foi presidente do FAPEMA por 4 anos.
  6. Grande conhecedor da UFMA onde atua por mais de 20 anos, vivenciando seus problemas, sabendo de suas potencialidades, e aspirações de quem a faz: Professores, Alunos e Técnicos Administrativos, além das aspirações da sociedade Maranhense em geral.
  7. Prof. Sofiane Labidi conhece a gestão pública e tem visão estratégica.
  8. É uma pessoa carismática, homem de diálogo, simples, sensível aos problemas, firme em suas decisões, e preocupado com o desenvolvimento de nossa universidade e de nosso Estado.
  9. E, sobretudo, tem o melhor projeto para nossa universidade, onde apresenta propostas coerentes, inovadoras, e que vêm ao encontro das necessidades atuais de nossos alunos, professores, pesquisadores, funcionários e técnicos-administrativos.
  10. Prof. Sofiane Labidi apoia as ações contra a inclusão do HU na recém criada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). De fato, ao colocar a assistência em primeiro lugar (que é normalmente da responsabilidade do Governo Federal), o novo modelo proposto prejudica o conceito de hospital-escola e coloca em risco a formação de profissionais qualificados.
  11. Prof. Sofiane Labidi apoia o uso da tecnologia em sala de aula, o fortalecimento da EAD na instituição, e a revisão e reforma do Estatuto da Universidade (as normas que regem a UFMA encontram-se ultrapassadas).
  12. O Prof. Sofiane Labidi, em seu Manifesto, declara abertamente seu compromisso com você: Aluno, Técnico Ad ministrativo e Professor da UFMA, em ouvi-lo, respeitá-lo, atendendo a todas as suas demandas e reivindicações.

Candidato à Reitor da UFMA, Pleito 2015.
#SouMaisLabidi

JUNTOS PELA UFMA

E PELO MARANHÃO

Centenas de bairros estão sofrendo com o descaso da Prefeitura municipal com ruas, avenidas e demais vias de acesso.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Não é de hoje que a equipe de reportagem da Agência de Notícias Baluarte denuncia através de matérias, notas e fotojornalismo o descaso da Prefeitura de São José de Ribamar com a Infraestrutura da cidade.

Carro caiu em buraco na Rua L no bairro Jardim Turu
Na Rua L no bairro Jardim Turu, carro é engolido por 'areia movediça' de Gil Cutrim e secretário: acontecimento recorrente na cidade 
Já foram centenas de reportagens produzidas e outras tantas republicadas por  blogs, sites e portais do estado, parceiros da Agência. A caótica situação não mudou. Atualmente, uma enxovalhada de denúncias feitas por moradores de bairros ribamarenses chegadas à redação de ANB Online acusam o prefeito Gil Cutrim(PMDB) e o secretário da Pasta, André Franklin de abandono total da área da gestão em São José de Ribamar.

carro2
Ribamarenses tentam retirar carro engolido por cratera instalada no município; fato recente 
Ainda sob forte suspeitas de desvios de recursos públicos para investimento no setor, os gestores vem sendo alvo de reclamações constantes no município. Ribamarenses da Região das Vilas e Sede vem tendo sérios prejuízos ao longo da administração da dupla. ''Eu já quebrei meu carro só este ano três vezes’’, revela Antônio Junior, morador do Parque Vitória. 

Resultado de imagem para andre franklin e gil cutrim
NEM À BASE DE KRIPTONITA ''Os super-mans'' André e Gil: bizarros para a população de São José de Ribamar, eles abandonaram a Infraestrutura da cidade 
Declaração que coincide com a insatisfação da grande maioria dos moradores dos demais bairros de Ribamar, a revelação de Antônio encontra paralelo na esfacelada realidade que é preponderante hoje no território da cidade, onde cerca de 300 comunidades sofrem com a ausência de calçamento, pavimentação asfáltica, manutenção e limpeza pública. ''Esse prefeito é o pior que Ribamar já teve, nossa cidade precisa ser construída de novo'', desabafa a estudante universitária Fabiana Silva, residente na Sede.


Graça Paz articula palestra sobre Alzheimer na Assembleia…

A deputada Graça Paz (PSL) vai estar à frente do círculo de palestras sobre o mal de Alzheimer, que acontecerá na próxima quinta-feira, 14, na Assembleia Legislativa.
A deputada Graça Paz: ''Quase todas as famílias têm ou vão ter alguém com este mal. É uma situação difícil. E quero passar um pouco da minha experiência às pessoas''. 
– Quase todas as famílias têm ou vão ter alguém com este mal. É uma situação difícil. E quero passar um pouco da minha experiência às pessoas – frisou a parlamentar.
Com o nome “1º Encontro para Cuidadores e Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer”, o ciclo de palestras terá ainda a participação de Cláudia Rêgo, vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), que além de geriatra é uma pesquisadora e estudiosa sobre as demências, e Ana Lúcia, presidente da Abraz.
– É um momento ímpar para se discutir tema tão difícil, e que aflige muitas famílias. Convido a todos para estas palestras – frisou Graça Paz.
O  Encontro acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas…

Mataram dez nesse final de semana na Grande São Luís

O final de semana foi bastante violento na Região Metropolitana de São Luís. Foram registradas dez mortes violentas entre sábado (9) e a madrugada desta segunda-feira (10).
Por volta das 9h da manhã de sábado (9), um homem identificado como Carlos Jorge Mendes Gonçalves, de 54 anos, foi morto a tiros no Pirapora. Na tarde, mataram Neinsol dos Santos Oliveira, de 30 anos, a facadas na Vila Embratel. Um jovem identificado como Wanderson Sousa Soares, de 19 anos, também foi morto com golpes de faca, na Vila do Povo.
Resultado de imagem para jeferson portela
CUIDANDO DA VIDA DAS PESSOAS O secretário de Segurança Pública do estado, Jeferson Portela: 10 assassinatos nesse final de semana 
No domingo (10), homem identificado como Antônio Silva Cardoso, de 46 anos, foi assassinado a tiros na Vila dos Nobre. Um jovem identificado como David Oliveira, de 22 anos, foi morto a facadas em Paço do Lumiar. A última vítima do sábado foi Luís Mauro Silva, morto a tiros na Vila Itamar.
Na madrugada desta segunda-feira (10), Sebastião Luís Costa Nascimento, de 31 anos, foi morto a facadas no Jardim Cristóvão. Outro homem identificado como Lásaro Sérgio foi morto a tiros em São José de Ribamar. Uma mulher, Edinalva Teixeira dos Reis, de 40 anos, foi assassinada. Um quarto corpo deu entrada no Instituto Médico Legal.
As informações são do portal GI

Homem tarado por mulheres banguelas é preso por arrancar dentes de vítimas

Philip Hansen, de 56 anos, foi preso e condenado por ataque, estupro e danos corporais após uma série de ataques bizarros.
Segundo a Australian Associated Press, o homem da Nova Zelândia arrancava, sem anestesia e treinamento odontológico, dentes de mulheres com quem ele estava fazendo sexo. Tudo porque o neozelandês tem tara por senhoras banguelas.
banguela
Os ataques ocorreram de 1988 a 2011. Uma das vítimas, que só tinha uma obturação, perdeu quatro dentes de uma só vez.
O advogado de Philip disse que todos os atos realizados na cama do seu cliente foram consensuais.
Os ataques ocorreram de 1988 a 2011. Uma das vítimas, que só tinha uma obturação, perdeu quatro dentes de uma só vez.
Fonte: O Globo
'Não vou viajar para lugar nenhum', disse o ex-presidente uruguaio a jornalistas quando questionado sobre declaração publicada em biografia autorizada

O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse neste domingo que não irá ao Brasil caso seja convidado a depor no Senado sobre as declarações que ouviu do ex-presidente Lula da Silva envolvendo o mensalão. "Não vou viajar para nenhum lugar...", afirmou Mujica à imprensa depois de votar nas eleições municipais, nas quais sua mulher, Lucía Topolansky, concorreu à prefeitura de Montevidéu.
Mujica e Lula
Lula com Mujica(à esquerda): declarações óbvias 
O livro Uma Ovelha Negra no Poder, escrito pelos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz com depoimentos de Mujica, relata que, em 2010, Lula disse que teve de "lidar com muitas coisas imorais, chantagens" e que "esta era a única maneira de governar o Brasil".

Na sexta-feira, Mujica negou a conversa com Lula sobre o escândalo. "Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o mensalão, mas nunca falei com um brasileiro sobre o mensalão, por questões minhas ", disse, segundo a agência France-Presse.

Em entrevista a VEJA, Danza confirmou a declaração do ex-presidente uruguaio reproduzida no livro e disse que, para Mujica, ficou claro que Lula estava se referindo ao mensalão.

Depois da repercussão do trecho da obra, o líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado, informou que vai ingressar com um requerimento de convite a Mujica para "colher mais informações sobre a confissão de Lula no seu envolvimento no mensalão".

Fonte: Veja

Professor Marco Aurélio pleiteia obras em Secretarias para Davinópolis

Na última semana, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) acompanhou o vice-prefeito de Davinópolis, Rubem Lava-Jato, e o vereador Neco, ambos do PCdoB, em visitas a secretários de estado, buscando garantir obras para a zona rural e zona urbana da cidade.

Na Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA), eles foram recebidos pelo secretário Clayton Noleto, onde pautaram a necessidade de incluir Davinópolis no programa “Mais Asfalto”, do governo do estado, como forma de garantir asfaltamento nos bairros da cidade. O deputado Marco Aurélio reforçou a importância do governo garantir investimentos em asfaltamento em Davinópolis até o final desse ano.

Em seguida, a comitiva se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Social - SEDES, Neto Evangelista. A principal preocupação das lideranças é com a necessidade de perfuração de poços artesianos em comunidades da zona rural.
O parlamentar ainda agradeceu e parabenizou o governo pelos mais de 200 km de estrada anunciados na última semana, que contemplarão várias cidades da Região Tocantina. “Estas são obras muitos importantes para integrar municípios, tirá-los do isolamento, escoar produção e acima de tudo levar dignidade às pessoas. Precisamos intensificar ainda mais, garantindo essa força de investimentos aos municípios de nossa região e Davinópolis não pode ficar de fora desses investimentos".

Reconhecendo a importância de Davinópolis e a legitimidade do líder Rubem, o secretário Clayton Noleto afirmou que irá incluir a cidade no planejamento da SINFRA e em breve terá um cronograma que irá contemplar Davinópolis e ainda outras cidades da região no programa. 

Em seguida, a comitiva se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Social - SEDES, Neto Evangelista. A principal preocupação das lideranças é com a necessidade de perfuração de poços artesianos em comunidades da zona rural. Foi apresentada a dificuldade de abastecimento de água de várias comunidades, sobretudo no período do verão. O deputado está viabilizando um convênio com o estado e discutiram a aplicação do recurso com o titular da secretaria, como forma de atender a essa necessidade. Estiveram reunidos também com o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, destacando a importância da cidade e a expectativa da população com os investimentos do novo governo para a cidade e para a região. 

O parlamentar destacou a liderança do vice-prefeito de Davinópolis e seu poder de articulação pela cidade. “O vice-prefeito Rubem é um grande líder da região, ele tem contribuído muito com o projeto de melhoria da região. Com sua ajuda garantimos a atenção do governo do estado e em breve teremos investimentos importantes em Davinópolis, a exemplo da reforma da quadra e da escola Francisco Alves que já encaminhamos.” Afirmou Marco Aurélio.

“Sou grato ao Rubem Lava-Jato e seu grupo político, que em Davinópolis nos possibilitou garantirmos a representatividade que hoje temos. A retribuição será o nosso trabalho.” Concluiu o parlamentar.


Matéria enviada por Assessoria de Imprensa do Deputado. 
CITAÇÕES
Resultado de imagem para homem  pensando

''Quanto mais você racionaliza, menos você cria''.

Raymond Chandler


''''. 


Autor desconhecido


''O ''. 


Victor Hugo


''O povo não quer migalhas, mecanismos solidários não curam sua sede''. 


Fernando Atallaia 




Nelson Mandela  


''''. 


Adélia Prado 


''''


Carolina Andrade


''Frágeis usam a violência e os fortes as ideias''. 


Augusto Cury 




Mães são homenageadas em ação social promovida por escola de Paço do Lumiar

Com o tema “Mãe Feliz é Mãe com Saúde”, a equipe pedagógica da Escola Comunitária Padre Mauricio, no conjunto Maiobão, realizou neste sábado (09), pelo segundo ano consecutivo, uma ação social para marcar o Dia das Mães. A programação, direcionada para mães de alunos, contou também com a presença da comunidade, e foi aberta com um animado aulão de zumba no pátio da escola.
Durante a ação, o público recebeu imunização contra a gripe, como parte da campanha de vacinação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, e ainda teve acesso serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, além de atendimentos voltados ao embelezamento como corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e maquiagem.
Mães foram presenteadas durante a homenagem promovida pela prefeitura em escola de Paço do Lumiar
Mães foram presenteadas durante a homenagem promovida pela prefeitura em escola de Paço do Lumiar
Para encerrar a ação, as mães conheceram os trabalhos realizados pelos filhos em sala de aula e participaram de um sorteio com diversos brindes. “Eu adorei a festa, me emocionei a todo o momento, me sinto muito feliz em poder estar dentro da escola do meu filho interagindo e participando das atividades, é muito bom conhecer a maneira como a escola é conduzida”, comentou, emocionada, a mãe Sandra Regina, agraciada no sorteio com um aparelho de micro-ondas.
“Este ano, a festa foi ainda melhor, diversificamos mais os serviços pretendidos e a quantidade de brindes, muitos deles doados por comerciantes e pela Secretaria de Educação. Foi uma manhã muito prazerosa para todos nós que fazemos a Escola Padre Maurício, mas também para as mães que aproveitaram ao máximo da ação”, disse a gestora da escola, Filomena Oliveira.
Mães participaram de aula de zumba durante a homenagem, que valorizou também a saúde
Mães participaram de aula de zumba durante a homenagem, que valorizou também a saúde
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, a pedagoga Luzimar Pereira, o objetivo das ações é estreitar os laços entre escola e família, já que a educação começa ainda dentro de casa. “A presença da família na escola é fundamental para o desenvolvimento educacional e critico dessas crianças”, observou.
Presente na ação, a secretária municipal de Educação, Graça Privado, visitou os ambientes e parabenizou as mães pela data. “As ações sociais são marcas da Escola Padre Maurício e são desenvolvidas com o propósito de integrar pais, responsáveis e equipe pedagógica, proporcionando-lhes o social e o lúdico junto aos seus filhos”, destacou a secretária.

Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. 

Zé Inácio cobra recuperação em vias públicas de São Luís

O deputado Zé Inácio (PT) solicitou à mesa diretora da Assembleia Legislativa na manhã da quarta-feira (06) sobre uma indicação da situação da Rua do Livramento, no bairro da Forquilha, que liga a MA-202.
O parlamentar solicita que seja encaminhando pela mesa diretora, oficio para o prefeito de São Luís Edvaldo Holanda com a reivindicação dos moradores para drenagem asfáltica e pavimentação da Rua do Livramento.
Resultado de imagem para zé inacio deputado
O deputado Zé Inácio: ''Morei por vários anos na Forquilha e pelo fato de hoje eu ser deputado estadual, estou sendo cobrado por moradores daquele bairro para fazer alguma intervenção no sentido de recuperação do local''. 
Morador do bairro por muitos anos, o parlamentar se vê compromissado com a solicitação dos moradores. “Morei por vários anos na Forquilha e pelo fato de hoje eu ser deputado estadual, estou sendo cobrado por moradores daquele bairro para fazer alguma intervenção no sentido de recuperação do local”, declarou o deputado.
A rua do Livramento é a via que liga a Forquilha à Cohab, localizada em uma bifurcação descendo retorno da Forquilha que dá acesso a Maioba, a Ribamar, próxima à igreja católica.
Zé Inácio ainda destaca que recentemente o governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, assinou um convênio da ordem de R$ 20 milhões para asfaltar, pavimentar ruas na cidade de São Luís. “Eu acho que esse convênio com certeza deva ser um  dos principais instrumentos de redenção da gestão do Prefeito Edivaldo. Então, faço um apelo ao prefeito para que essa situação no bairro da Forquilha seja resolvida o mais breve possível”, finaliza o deputado.

Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado. 

Promotora de justiça relata ao Conselho Superior realidade social de Centro do Guilherme

Na sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, realizada nesta sexta-feira, 8, a promotora de justiça Laura Amélia Barbosa apresentou um quadro resumido da situação socioeconômica do município de Centro do Guilherme, que foi tema de reportagem da TV Record e apontado como um dos municípios mais pobres do Brasil, com grande parte da população enfrentando o problema da fome.

A promotora é titular da Promotoria de Governador Nunes Freire, da qual Centro do Guilherme (a 446km de São Luís) é termo judiciário.

Laura Amélia Barbosa relatou que Centro do Guilherme, com população de pouco mais de 12.700 habitantes, tem um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, embora não esteja entre os 30 piores, os quais serão alvo de ações específicas do Governo do Maranhão para a melhoria dos indicadores.

Promotora foto reduzida
Laura Amélia Barbosa relatou que Centro do Guilherme, com população de pouco mais de 12.700 habitantes, tem um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado. 
A representante do Ministério Público afirmou que, desde que assumiu a comarca em dezembro de 2014, tem cobrado dos gestores municipais a implementação de políticas públicas em favor da população. "Já visitamos todos os órgãos públicos da cidade, como secretarias, Conselho Tutelar, delegacia, hospital, sempre dialogando com a comunidade e procurando conhecer de perto a realidade local", assegurou.

Segundo a promotora de justiça, já foram instaurados três procedimentos administrativos, nas áreas de educação, saúde e assistência social, para fiscalizar a aplicação de recursos públicos oriundos do Estado ou da União. Laura Amélia acrescentou, ainda, que vai ser realizada na próxima terça-feira, dia 19, uma audiência pública, a pedido da Corregedoria Geral do MPMA, com todas as instituições públicas do município, lideranças comunitárias e população em geral, para debater os principais problemas e encontrar alternativas.

Promotora e Conselho foto reduzida
Segundo a promotora de justiça, já foram instaurados três procedimentos administrativos, nas áreas de educação, saúde e assistência social, para fiscalizar a aplicação de recursos públicos oriundos do Estado ou da União.
Ao final da apresentação, os membros do Conselho Superior, que é presidido pela procuradora-geral de justiça, Regina Rocha, elogiaram as iniciativas da titular da Promotoria de Governador Nunes Freire e colocaram-se à disposição para colaborar. "A presença do promotor de justiça junto à comunidade, inclusive nos termos judiciários, faz a diferença e contribui para o enfrentamento dos problemas", comentou a chefe do Ministério Público do Maranhão.

Resultado de imagem para prefeito de centro de guilherme
MISÉRIA E ABANDONO Laura Amélia Barbosa apresentou um quadro resumido da situação socioeconômica do município de Centro do Guilherme, que foi tema de reportagem da TV Record e apontado como um dos municípios mais pobres do Brasil, com grande parte da população enfrentando o problema da fome.
A procuradora de justiça Sandra Alves Elouf, secretária do Conselho, disse que o convite aos promotores é uma forma de aprofundar o diálogo da instância superior da instituição com os demais membros.
Também se manifestaram na sessão os demais integrantes do Conselho Superior: Suvamy Vivekananda Meireles (corregedor-geral), Raimundo Nonato de Carvalho Filho, Francisco das Chagas Barros de Sousa e Joaquim de Carvalho Lobato. A procuradora de justiça Rita de Cássia Baptista Moreira justificou sua ausência.

CONVOCAÇÃO DE PROMOTORES

Após a veiculação, no início de abril, da reportagem, que tratou do drama da fome e da miséria em municípios maranhenses, o Conselho Superior decidiu convocar todos os promotores de justiça cujas comarcas e termos judiciários foram enfocados. O objetivo dos membros do colegiado é conhecer, com mais detalhamento, a realidade de cada município, verificar que providências já tinham sido tomadas pelo Ministério Público, caso isso já tenha sido feito, e cooperar com mais ações em favor das populações dessas localidades.

Além de Centro do Guilherme, também serão ouvidos relatos, nas próximas sessões do conselho, sobre as condições socioeconômicas dos municípios de Belágua, Fernando Falcão, Lagoa Grande do Maranhão e Marajá do Sena.

Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB