terça-feira, 12 de maio de 2015
Homem conta como matou a própria mãe no Tocantins

Na noite desta segunda-feira (11.05), o corpo de Tereza Maria da Silva Almeida, de 52 anos, foi encontrado pelo marido, na casa da família, em Araguaína, no  Tocantins.
O que ninguém desconfiou, foi que o próprio filho teria matado a mãe. 

Após assumir o crime, Luiz Fernando da Silva Almeida, de 27 anos, disse ao delegado que sua mãe lutou para tentar sobreviver, após ser agredida repetidas vezes.

"Eu dei um tapa do lado esquerdo da cara dela. Ela caiu da cama e eu botei a mão na boca dela e sufoquei ela. Ela começou a morder minhas unhas e a ficar sem fôlego né? Aí eu peguei e tá, o calcanhar de aquiles na cabeça dela."
Durante o depoimento, o homem revelou como matou a mãe: "Eu dei um tapa do lado esquerdo da cara dela. Ela caiu da cama e eu botei a mão na boca dela e sufoquei ela. Ela começou a morder minhas unhas e a ficar sem fôlego né? Aí eu peguei e tá, o calcanhar de aquiles na cabeça dela."


Segundo informações da polícia, o crime teria acontecido durante uma discussão entre mãe e filho, pois o homem é usuário de drogas.

As informações são do Notícias ao Minuto

Aprovada Lei que cria Comissão de Prevenção à Violência no Campo e nas Cidades

Aprovado em caráter de urgência o Projeto de Lei nº 074/2015, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (11).
O Projeto foi aprovado em regime de urgência por solicitação do deputado Zé Inácio (PT) por considerar de extrema importância a matéria, visto que a temática da violência no campo sempre foi uma das preocupações do parlamentar. “Eu considero este momento histórico para quem lida com a temática da violência no campo, para quem lida com a questão da luta pela moradia e por um pedaço de terra no meio rural”, destaca o deputado.
Zé Inácio querer a tramitação em regime de urgência.
Zé Inácio querer a tramitação em regime de urgência.
Zé Inácio parabenizar ainda o governo do Estado pela iniciativa de encaminhar para Assembleia Legislativa um projeto de lei de tamanha relevância social. “Parabenizo o governador Flávio Dino por esta iniciativa e também esta Casa na agilidade a aprovação desta demanda. Com essa iniciativa os conflitos no campo pela luta, pela terra, pelo direito e acesso à moradia irão diminuir em nosso Estado”, relata o parlamentar.
O projeto de Lei visa à criação de uma Comissão de Prevenção à Violência no Campo e nas Cidades, que contempla a presença de representantes de várias secretarias do governo do Estado, como a Secretaria da Cidade, Secretaria de Direitos Humanos, Polícia Militar, Ministério Público e representantes da Sociedade Civil.
Após sancionada pelo Governo do Estado, o Maranhão sai na frente de muitos estados da Federação, pois ainda são poucos os que têm uma comissão que trata de forma institucional, ouvindo o Poder Público Estadual e Sociedade Civil, sobre conflitos no campo. “Com essa ação iremos minimizar ameaças e mortes no campo e na cidade, e assim, garantir a segurança jurídica, principalmente para aqueles que têm posse e lutam para que elas sejam regularizadas e tituladas”, finaliza o deputado.

Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado. 

Túnel é descoberto na Penitenciária de Pedrinhas

A tentativa de fuga foi evitada pela equipe de segurança

Foi descoberto no início da tarde desta terça-feira (12) um túnel de fuga na Penitenciária de Pedrinhas. O buraco com cerca de 0,50m de abertura e 3m de profundidade foi encontrado por volta das 12h sob um beliche da cela 1 do pavilhão F1 em uma das quatro vistorias de rotina feitas por monitores e policiais militares. As características do túnel indicam que a escavação deve ter iniciado há dez dias.
túnel
As características do túnel indicam que a escavação deve ter iniciado há dez dias.
Frankie Ribeiro, secretário adjunto de segurança penitenciária da Sejap, comemorou a descoberta e credita que o fato é resultado do apoio que o Governo do Estado tem dado à segurança do CPP. “Conseguimos deter uma tentativa de fuga em massa porque estamos agindo na frente”, declarou ele.
Quem coordenava a vistoria era o diretor da PP, Raimundo Gomes, com auxilio de oito seguranças, quatro deles, policiais militares, os detentos já usavam um pequeno buraco no piso da cela para guardar mantimentos levados por visitantes. Depois que a entrada de alimentos ficou completamente proibida em todas as unidades do CPP, há cerca de 40 dias, os internos começaram a usar a “despensa” improvisada para abrir o túnel.
Resultado de imagem para murilo  sejap
OVACIONADO PELO CURRÍCULO O secretário de Administração Penitenciária do estado, Murilo Oliveira está à frente daquela que vem sendo conhecida no Maranhão como a famosa ''gestão das fugas''
O Instituto de Criminalística (Icrim) foi chamado para periciar o local e, em dez dias, deve dá o resultado laudo à Sejap. A segurança da penitenciária também encontrou um aparelho celular e três chuços no mesmo pavilhão.
O secretário Murilo Andrade voltou a falar da importância de ampliar o quadro de seguranças nos presídios e dos primeiros passos da gestão estadual. “O seletivo que está em andamento em todo o Estado é parte da política de segurança do governo Flávio Dino. Esta é nossa primeira resposta, e vamos seguir valorizando nosso pessoal”, declarou.
As informações são de O Imparcial
Edição da Agência Baluarte 
Ex-candidato a Governador entrará possivelmente na disputa em São Luís. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O advogado Antônio Pedrosa, um dos possíveis concorrentes  à cadeira do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, declarou ontem(12) a Agência Baluarte que espera apenas a definição do seu partido, o PSOL, para lançar pré-candidatura ao Executivo da capital. 

Mesmo compreendendo que as possibilidades viáveis para uma eleição vitoriosa, em tese, seria se pleiteasse a uma cadeira na Câmara de São Luís, Pedrosa vê no esforço da legenda socialista um aceno para uma empreitada nas majoritárias. O que, segundo ele, daria uma ressonância mais conjuntural à sigla em âmbito estadual. ''É inegável que para o PSOL é mais relevante uma candidatura em São Luís, por mais que eu veja maior viabilidade se concorrer ao Legislativo'', pontuou. 

Resultado de imagem para antonio pedrosa
O NOME DO PSOL O ex-candidato a Governador e advogado Antônio Pedrosa: ''A gestão de Edivaldo levou São Luis a um caos nunca antes visto na história da capital maranhense, é irremediável; a população não vê a hora de tirá-lo da Prefeitura''. 
Antônio Pedrosa vem tendo o nome ventilado com grande aceitação em São Luis entre os ludovicenses descontentes com a questionável e desastrosa administração de Holanda Junior. Pesquisas que ainda não foram divulgadas dão conta de o que ex-candidato a Governador teria possibilidades concretas de polarizar com o atual prefeito numa possível disputa. O advogado reconhece a realidade. ''Sabemos que há várias pesquisas que ainda não foram divulgadas na Imprensa e que estão em domínio dos partidos que mostram um cenário favorável à uma candidatura nossa em São Luís e com chances reais de polarização'', ratifica ele.  

Edivaldo Holanda Junior, que diante do desgaste que alimenta na capital do estado vem sendo firmemente execrado da articulação do PSDB estadual quanto à sua reeleição, segue correndo contra o tempo. Ainda que lance mão de incansáveis e exauridas tentativas de superação, o prefeito não vem tendo êxito nas investidas. ''A gestão de Edivaldo levou São Luis a um caos nunca antes visto na história da capital maranhense, é irremediável; a população não vê a hora de tirá-lo da Prefeitura’’, vaticina Pedrosa. 


Corregedoria da Justiça estabelece medidas para acolhimento institucional

O Provimento 16/2015 da Corregedoria da Justiça do Maranhão, publicado nessa terça-feira (11), define procedimentos a serem adotados nos casos de acolhimento institucional de crianças e de adolescentes no Estado. Segundo a norma, só poderá ocorrer o encaminhamento a entidades que executam programas de acolhimento institucional mediante a Guia de Acolhimento, que é expedida por um juiz da infância.

Conforme o documento, o pedido de acolhimento deverá ser protocolado juntamente com os documentos da criança, na secretaria judicial com competência para atuar na área da Infância e da Juventude, que deverá adotar procedimentos internos. O provimento também prevê aplicação de outras medidas em situações excepcionais.
Resultado de imagem para corregedoria geral de justiça maranhao

Em casos urgentes, com indícios de violência ou, ainda, naqueles que ocorrem fora do expediente forense a autoridade judiciária poderá permitir que o acolhimento ocorra por terceiros que estejam devidamente autorizados pelo juiz da área da Infância e da Juventude. O Provimento ainda estabelece, especificamente, as providências que devem ser observadas em cada caso.
A corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, destacou que o objetivo é garantir a aplicação de medidas de proteção das crianças e adolescentes em situação de risco. “É uma norma que garante a uniformização de procedimentos de acolhimento com a finalidade de dar mais segurança na aplicação da medida”, frisou.
A norma estabelece, ainda, que, nos casos de “desacolhimento” institucional, a autoridade judiciária determinará a expedição de Guia de Desligamento para a instituição acolhedora e para o órgão que solicitou o acolhimento. Uma via também deverá ficar no processo judicial.
Na análise do juiz corregedor José Américo Costa, membro do Conselho da Infância e da Juventude da Corregedoria, “a norma garante maior controle e a finalidade é estabelecer uma rotina, um fluxo, no acolhimento e desacolhimento no Maranhão, desde a notícia da situação de risco até o acolhimento e o subsequente desacolhimento, se for o caso”, afirmou.
O juiz explica que antes da norma não havia padronização das atividades e isso levava a práticas diferenciadas dependendo da comarca. Com o estabelecimento de fluxos e rotinas procedimentais, a adoção de medidas diferenciadas deverá acabar, já que há orientação de procedimentos a serem adotados pelo juiz nesses casos.
A exigência vai garantir, ainda, a melhor instrução do processo na fase inicial, já que prevê a devida identificação da criança e de seus responsáveis. José Américo garantiu que haverá maior controle sobre crianças e adolescentes em situação de acolhimento. “Essa medida ainda contribui para maior controle e segurança jurídica, já que na hora das audiências concentradas nos abrigos, todo o processo judicial e administrativo estará devidamente instruído e possibilitará melhor análise”, finalizou.

Matéria enviada por Assessoria de Comunicação da CGJ/MA. 

Empresária e bandido morrem e parentes ficam feridos em assalto

Uma tentativa de assalto terminou com duas pessoas mortas no Pesque & Pague do Arimateia, localizado no povoado Milindrosa, no município de Pio XII. A esposa do proprietário do local e um assaltante acabaram morrendo neste crime ocorrido na segunda-feira (11).
crime
O casal estava contando o dinheiro arrecadado no dia no momento do crime. A polícia está investigando o caso e até o momento ninguém foi preso.
Segundo informações do dono do estabelecimento, seis homens encapuzados chegaram ao local arrombando a porta e já foram efetuando disparos. Vanda da Silva Sousa , de 38 anos, foi atingida e não resistiu. Um dos assaltantes, conhecido como Zezinho, foi morto no momento em que o marido da vítima, Fernando, partiu para cima dele. Outro assaltante efetuou disparos contra Fernando e acabou atingindo o comparsa.
Além das vítimas fatais, o filho do casal e um sobrinho foram atingidos com tiro. O filho, identificado como Alexandre, levou um tiro no braço. O sobrinho, identificado como Mávio, acabou atingido na cabeça e se encontra em situação delicada.
O casal estava contando o dinheiro arrecadado no dia no momento do crime. A polícia está investigando o caso e até o momento ninguém foi preso.
As informações são do GI

Prefeito de Santa Inês tem rejeição expelida pelos eleitores do município

IMG 3159 Prefeito de Santa Inês tem rejeição expelida pelos eleitores do município

A montagem acima, feita por internautas do município de Santa Inês, mostra o nível baixo em que chegou a rejeição ao prefeito Ribamar Alves (PSB-MA).
A população não tolera mais a administração do socialista, envolvido em maracutaias e denúncias de toda espécie. Alves já é considerado depois de Gil Cutrim, o pior gestor da história municipalista do Maranhão, conhecido inclusive por sua depravada vida privada.
Literalmente, o prefeito tem a vida pública na privada.
DEPUTADA ANDREA MURAD “DETONA” ROGÉRIO CAFETEIRA E SUGERE QUE ELE SEJA UM TRAIDOR NO GOVERNO FLÁVIO DINO

A deputada Andrea Murad (PMDB), rebateu na tribuna da Assembleia, na tarde desta segunda-feira (11), os ataques do também parlamentar Rogério Cafeteira (PSC), durante entrevista a uma emissora de rádio no município de Timon.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, não poupou adjetivos negativos ao o ex-secretário de Estado da Saúde, ex-deputado estadual e pai de Andrea, Ricardo Murad, durante em entrevista ao programa de rádio Tribuna Independente. Andrea Murad, também foi alvo das acusações pesadas de Rogério Cafeteira.

Resultado de imagem para andrea murad
AUSTERIDADE A deputada Andrea Murad(foto) desceu o sarrafo em Rogério Cafeteira; deputado vem sendo destruído pela filha de Ricardo  
Cafeteira, acompanhando a Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, esteve em visita às obras inacabadas naquela cidade e ao ser entrevistado pela emissora local, começou a disparar declarações duras contra a sua colega de parlamento, deputada Andréa Murad (PMDB), a quem classificou de “marionete do pai, Ricardo Murad”.

Segundo Andrea, o próprio Rogério Cafeteira teria lhe enviado uma mensagem pela rede social WhatsApp, negando que tivesse dito qualquer coisa contra a parlamentar, ou contra o seu pai. Entretanto, a deputada foi alertada por sua assessoria de que o deputado estava mentindo e tinha, sim, feito as declarações agressivas.

Andrea explicou que Cafeteira encaminhou um e-mail à Ricardo Murad, se justificando pelos ataques em Timon.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, não poupou adjetivos negativos ao o ex-secretário de Estado da Saúde, ex-deputado estadual e pai de Andrea, Ricardo Murad, durante em entrevista ao programa de rádio Tribuna Independente. Andrea Murad, também foi alvo das acusações pesadas de Rogério Cafeteira.

Cafeteira, acompanhando a Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, esteve em visita às obras inacabadas naquela cidade e ao ser entrevistado pela emissora local, começou a disparar declarações duras contra a sua colega de parlamento, deputada Andréa Murad (PMDB), a quem classificou de “marionete do pai, Ricardo Murad”.

Resultado de imagem para rogerio cafeteira
ELE NÃO DÁ UMA DENTRO Rogério como líder do governo Dino na Assembleia, vem desempenhando bem o seu papel: colocou Flávio na cafeteira   
Segundo Andrea, o próprio Rogério Cafeteira teria lhe enviado uma mensagem pela rede social WhatsApp, negando que tivesse dito qualquer coisa contra a parlamentar, ou contra o seu pai. Entretanto, a deputada foi alertada por sua assessoria de que o deputado estava mentindo e tinha, sim, feito as declarações agressivas.

Andrea explicou que Cafeteira encaminhou um e-mail à Ricardo Murad, se justificando pelos ataques em Timon.

Na tribuna, Andrea Murad se declarou perplexa com a atitude do colega de parlamento.
“Se for homem e tiver coragem, faça um requerimento e convoque-o [Ricardo Murad] aqui para aquilo que acha que ele precisa dizer”, desafiou.

A deputada criticou também a postura de Cafeteira em relação ao blogueiro e jornalista Luís Cardoso, a quem o deputado classificou de canalha.

“E posso subir nessa tribuna para dizer que não tenho qualquer tipo de relação com o blogueiro Luís Cardoso. O que ele diz, o que ela fala, não é responsabilidade minha e não é papel de um deputado chamar jornalista de canalha”, desabafou.

Andreia foi ainda mais longe em seu discurso e afirmou que o deputado Rogério Cafeteira não tem moral, ética e decência. “Ele não consegue entender que o papel de um líder é muito maior do que estar afrontando os outros, do que estar esculhambando os outros”.

“O ladrão, o safado do Ricardo Murad foi quem lhe ajudou na questão do INCRA. Foi para quem V. Ex.ª foi chorar na minha casa, para pedir para o Secretário interceder junto com Aluísio Mendes quando estava sendo achacado pelo Pedro Meireles. V. Ex.ª não tem, deputado Rogério, moral alguma para falar de mim”, desabafou.

O líder do governo seria um traidor?

A deputada acabou deixando Cafeteira numa situação bastante delicada ao afirmar que ele, na posição de líder do governo Flávio Dino teria lhe procurado para que ela denunciasse o próprio governo que ele defende.
“V. Ex.ª não tem moral alguma para me chamar de deputadinha, porque deputadinho é V. Ex.ª que sabe exatamente tudo que me disse nesse corredor enquanto eu estava sentada na minha cadeira, quando disse para denunciar o próprio governo ao qual defende”, finalizou.


As informações são do Quarto Poder
Edição da Agência Baluarte 

Casal convence filhas adolescentes a arrumar os quartos oferecendo maconha e cocaína

Um casal de Largo (Flórida, EUA) foi preso na segunda-feira (4/5) após convencerem as filhas adolescentes a arrumar os seus quartos com uma recompensa insólita: maconha e cocaína.
casal
Joey, de 34 anos, disse ter fumado maconha com as jovens em pelo menos cinco oportunidades “educativas” e Chad, de 36, confessou ter consumido cocaína com as filhas em um caminhão estacionado.
De acordo com o site “The Smoking Gun”, Joey e Chad Mudd admitiram em uma delegacia usar frequentemente drogas como prêmio na criação das filhas, de 13 e 14 anos.
Joey, de 34 anos, disse ter fumado maconha com as jovens em pelo menos cinco oportunidades “educativas” e Chad, de 36, confessou ter consumido cocaína com as filhas em um caminhão estacionado.
As adolescentes e um terceiro filho, ainda criança, foram entregues a um membro da família.

Ministério Público move ação contra ex-prefeito de Davinópolis

MPMA move ACP contra o ex-prefeito Francisco Pereira Lima por despesas de quase R$3 milhões sem licitações

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, no dia 05 de maio, Ação Civil Pública (ACP) contra o ex-prefeito do município de Davinópolis, Francisco Pereira Lima, por ter realizado, no exercício financeiro de 2009, despesas de aproximadamente R$3 milhões sem processo licitatório e sem justificativa para dispensa de licitações.
Entre as despesas sem licitação, em valores arredondados, estão reforma e adaptação de bens e móveis – R$616 mil; equipamentos e materiais de expediente – R$133 mil; serviços gráficos – R$134 mil; locação de veículos – R$615 mil; materiais de limpeza – R$115 mil; gêneros alimentícios – R$209 mil, dentre outras.
Resultado de imagem para ex-prefeito do município de Davinópolis, Francisco Pereira Lima,
O ex-prefeito Francisco Pereira Lima: entre as despesas sem licitação, em valores arredondados, estão reforma e adaptação de bens e móveis – R$616 mil; equipamentos e materiais de expediente – R$133 mil; serviços gráficos – R$134 mil; locação de veículos – R$615 mil; materiais de limpeza – R$115 mil; gêneros alimentícios – R$209 mil, dentre outras.
A ACP tem fundamento no Inquérito Civil instaurado pelo MPMA, que reuniu as informações necessárias junto ao Acórdão do TCE-MA, que detectou irregularidades insanáveis na prestação de contas de 2009 do município.
O promotor Albert Mendes, titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz e responsável pela ACP, pede a condenação do ex-prefeito de Davinópolis baseado na Lei 8.429/92, e declara que " independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade, sujeito às cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato, como ressarcimento integral do dano, suspensão de direitos políticos e pagamento de multa cível".

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB