quarta-feira, 27 de maio de 2015
COLUNA DO FERNANDO ATALLAIA
Política, Cultura e Realidade no Maranhão

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DA AGÊNCIA BALUARTE

EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, OPOSIÇÃO MAIS FRACA QUE GALINHA D’ANGOLA

Ainda que tente uma reestruturação, a oposição de Ribamar ainda sente o dolorido golpe. Governador e Vice apoiarão o ex-prefeito Luís Fernando Silva na cidade balneária em 2016.

Resultado de imagem para arnaldo colaço
DESCARTADOS Membros da Oposição de São José de Ribamar: negação de Governador e Vice desestruturou grupo

A constatação, prenhe de certezas, traz também a revelação de que somente com a unidade dos grupos oposicionistas se poderia, em tese, polarizar com o candidato de Dino na cidade. Mas por outro lado, o próprio descarte de Flávio abriu os olhos da população local para a vulnerabilidade da atuação dos jovens políticos que, a bem da verdade, ainda não detém a envergadura necessária para uma disputa contra Fernando. A oposição ribamarense ofuscada,  se enfraqueceu.

VIOLÊNCIA NA GRANDE SÃO LUÍS NÃO TEM SECRETÁRIO À ALTURA

Jeferson Portela já mostrou a que veio. Em sinuca de bico diante da consolidação da criminalidade, insegurança e violência na Grande Ilha, o secretário perdeu as rédeas da situação. Se é que as tinha.

Resultado de imagem para joao alberto  carcará
O ex-secretário de Segurança do Maranhão, João Alberto, mas conhecido como Carca: influência sobre Portela 
Portela vem sendo atropelado pelas dezenas de ocorrências policiais registradas diariamente, entre roubos, assaltos e assassinatos e por episódios de barbárie como a chacina que matou três pessoas na praia de Panaquatira em São José de Ribamar no último sábado. Como resposta, ele apelou para um  discurso à moda de Carcará.  Demonstração de descontrole e despreparo, ou mesmo paráfrase oligárquica cunhada da dicionarística de  João Alberto, o famoso Carca.

Resultado de imagem para JEFFERSON PORTELA
Jeferson Portela: mantido no cargo para não virar pauta vexatória
O secretário, como afirmam fontes do Governo estadual do alto escalão, estaria prestes a ser exonerado, mas Flávio o mantém no cargo para não dá ‘pano pra manga’ da blogosfera independente. A única que vem representando a população maranhense nestes tempos de crise.

POPULAÇÃO DE ALCÂNTARA IMPLORA POR NOVO PREFEITO

‘Araquem faz em Alcântara uma administração de araque’. A máxima virou um adágio na cidade abandonada de Alcântara que nos dias atuais  roga por um ‘Salvador da Pátria’.
Resultado de imagem para prefeito de alcantara  araquem
Araquem: administração de araque em Alcântara 
Acusado de malversação e de conduta improba à frente do Executivo daquele município e sob  fortes suspeitas de desvios de recursos públicos, além de processos movidos pela Justiça e Ministério Público, o ex-técnico da Fetaema, assim como o prefeito de Ribamar Gil Cutrim, virou persona non grata na cidade histórica. Araquem já é o maior arrependimento da história do local.

ADRIANO SARNEY TEM RAZÃO

Os cerca de 100 assassinatos já ocorridos na Grande Ilha até o dia 27 deste mês fizeram com que o deputado estadual Adriano Sarney pedisse intervenção do Governo Federal no Maranhão. Adriano quer o Exército e a Força Nacional nas ruas para conter a onda de violência.

Resultado de imagem para adriano sarney
Sarney pede intervenção federal para o Maranhão para conter forte onda de violência 
O Governo estadual, por sua vez, desfocou o discurso do deputado e tenta ‘emprenhar’ os maranhenses de que Sarney estaria desejando na verdade ‘um certo retorno à ditadura’.

Resultado de imagem para marcio jerry
Jerry desvirtuou discurso 
Diante da tentativa de mudar o foco da realidade massacrante, a população não se deixou enganar e vem ovacionando Adriano. ''Ditadura mesmo é a imposta pela falta de ações preventivas e acertadas de combate ao crime que vem tirando a vida de centenas de maranhenses, pais e mães de família, de eleitores do próprio governador, enquanto o mesmo prefere as ondas da praia, na tranquilidade'', disse o deputado em resposta à desfaçatez.

EM RAPOSA, CLODOMIR AFASTA RUMORES DE RETORNO DE LACI

O prefeito de Raposa, Clodomir Oliveira é só alegria. Há 16 meses das próximas eleições, Barbicha como é chamado na cidade praiana, desmentiu os rumores de que de Talita, a Laci, retornará ao cargo sob a constatação de suas supostas irregularidades. Clodomir jura de pés juntos que nunca, em tempo algum ou sob hipótese alguma cometeu ato improbo em Raposa. Ou sequer desvios de qualquer natureza.

Resultado de imagem para clodomir oliveira raposa
Clodomir sobre reeleição: ''Facinho, facinho''. 
Sem deixar escapatória à Laci, o prefeito já reuniu grupo e cooptou novas lideranças para o projeto de sua reeleição. Clodomir confidenciou também a correligionários que se reelege com facilidade em 2016. ‘’Facinho, facinho’’, esnoba ele pelos bares da cidade.

PASTAS DE FLÁVIO DINO CONGELAM ATUAÇÃO ENQUANTO SECRETÁRIOS ENRIQUECEM

O que fez até hoje a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado? E a Secretaria de Juventude? Ou mesmo a Secretaria de Cultura ou a de Direitos Humanos? Essas são as indagações dos maranhenses quanto à atuação invisível e inexistente das pastas em questão, onde os titulares recebem gordos salários sem apresentar resultados ao melhoramento(apregoado em campanha) dos índices de miséria e pobreza do estado.

Resultado de imagem para simplicio araujo
ENRIQUECENDO SEM FAZER NADA Simplício Araújo, da Ciência e Tecnologia, é um dos secretários do Governo que nada tem apresentar, a não ser, é claro, o gordo contracheque 
As demais Secretarias seguem o metier da funcionalidade administrativa, sem contudo, apresentar dinâmica ou algum avanço. Entupidas de cabos eleitorais, as Pastas do Governo do Estado Dino vem servindo de cabides de empregos para os ex-candidatos que não foram eleitos em 2014, mulheres, amantes, parentes e amigos de secretários e demais relacionados afins. A população não participa do Governo e o slogan ‘Maranhão de todos nós’ diante da prática sarneysista vigente foi mandado às patavinas. Já despencou no desuso.

EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, ALBERTO FRANCO QUER SER PREFEITO E ROBERTO CÂMARA PROCURA UM VICE

Correndo por fora na corrida eleitoral pela cadeira de Cutrim, dois nomes que oficialmente jamais declararam serem pré-candidatos a Prefeito, tentam jogar lenha na fogueira. Eles são Alberto Franco e Roberto Câmara. O primeiro vem sendo trabalhado para ser o nome da Prefeitura na sucessão do atual prefeito. O segundo afirma está com a Vice aberta para nomes como Arnaldo Colaço e Luís Fernando Silva.
Resultado de imagem para alberto franco  pescando
A EXPERIÊNCIA CUTRIM Alberto Franco foi levado a Ribamar pelo Prefeito para tentar emplacar nome na corrida sucessória
Franco, que no melhor estilo ‘caiu de paraquedas', não tem compromisso algum com a população de São José de Ribamar é conhecido por usar a política para beneficiamento próprio em todos os cargos que ocupou. Já Roberto Câmara não abre mão do status de representante político do espólio do ex-prefeito J. Câmara, seu pai, na cidade balneária.  Vaidoso, ele declarou à Coluna que aguarda ansiosamente pela visita dos já anunciados pré-candidatos a Prefeito de Ribamar à sua residência para oferecer a Vice numa chapa que, segundo ele, será composta com seu nome a Prefeito.

Resultado de imagem para roberto camara
O QUADRO DO PPL Roberto Câmara deixou a Vice em aberto para os já anunciados pré-candidatos a Prefeito de Ribamar; ele afirma ser candidato em 2016

Alberto e Roberto seguem por fora. Mas no caldeirão politico ribamarense  não podem ser subestimados. Câmara, inclusive, já é quadro do PPL. Franco é a experiência de Cutrim. Se colar, ambos podem fazer maiores barulhos. Por hoje é só. Tenham uma boa continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos!

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB