terça-feira, 4 de agosto de 2015
A Cultura do Maranhão ao deus-dará

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Manifestações de artistas que buscam por ações concretas e efetivas por parte dos órgãos que gerem a Cultura do Maranhão e da Capital. 

Insatisfação, descontentamento e revolta por todos os lados e a ineficiência e conduta politicalha dos secretários que vem passando pela Func e Secma, vem revelando ao longo dos últimos meses a continuidade de um modelo excludente de administração que vai de encontro às demandas da população, artistas, produtores culturais e público. 

Numa estratégia discrepante de fusão entre Prefeitura de São Luis e Governo do Estado, os titulares das pastas em questão servem como meros porta-vozes falaciosos, recrutados para exercer dribles que desfoquem a situação deplorável em que se encontra o Setor cultural, favorecendo, assim, seus nomeadores. 

Abaixo uma imagem do trabalho realizado por Márlon Botão, atuando na incisiva defesa dos interesses particulares de seus chefes. A gestão dele vem sendo considerada pelos artistas da Ilha como uma das piores já vistas à frente da Fundação de Cultura de São Luis-Func.


Manifestação feita na Fonte do Ribeirão, na última quarta-feira (29).
Márlon Botão contra os artistas de São Luis, atuando na incisiva defesa dos interesses particulares de seus chefes
Filho de vereador morre em acidente de carro na MA 006 
O filho do vereador Capim Gordura morreu na tarde de hoje em um acidente na MA 006 na localidade Pirinã, entre os municípios de Pinheiro e Mirinzal. 

De acordo com informações da polícias Civil e Militar, o condutor do veículo em que o jovem estava teria perdido o controle da direção e parou no meio da rodovia. Uma caçamba que vinha no sentido contrário acabou batendo no veículo. 


Guinchos particulares fizeram a remoção dos veículos, que foram parar no mato

A Polícia Militar foi acionada para desobstruir o local. Guinchos particulares fizeram a remoção dos veículos, que foram parar no mato. 
A causa do acidente ainda não foi informada.

As informações são do iDifusora

ESTER MARQUES NÃO RESISTE A CRISE COM SETOR CULTURAL E CAI DA SECMA

Flávio Dino (PCdoB) começa a mexer na sua equipe de Governo. Através das redes sociais, Dino confirmou mudanças no primeiro escalão e sobrou para a secretária de Cultura do Maranhão, Ester Marques.
Ester Marques deixa a pasta, após muita turbulência e inúmeras queixas no Carnaval, São João e perceptível ausência de projetos para o Setor. Como consolação ela foi nomeada Assessora Especial do Governo Flávio Dino.
FLAVIOTWITER
Flávio anunciou a nomeação de mais um 'alienígena' para comandar a Secma 
O nome de Felipe Camarão foi o escolhido para comandar a Secretaria de Cultura. Já a Secretaria de Gestão e Previdência, outrora comandada por Camarão, será comandada por Lilian Gonçalves Guimarães, ex-adjunta.
A tendência é que a passagem de Felipe Camarão pela Cultura seja temporária, pois deve retornar a pasta de Gestão e Previdência. O problema é que Dino queria tirar Ester Marques, mas não queria dar mais espaço para Eliziane Gama e encontrou num Camarão o melhor nome para essa saída de emergência.
Com a mexida, Flávio Dino ganha mais tempo para definir um novo nome para a Secretaria de Cultura. Resta saber como essa modificação será recebida pela deputada federal Eliziane, que indicou Ester Marques e queria voltar a indicar um novo nome para a pasta com uma gama de intenções politiqueiras a tira-colo. 

Secretaria da Juventude do Estado é um órgão fantasma

Após sete meses do início do governo Flávio Dino, o Blog foi procurar o que estaria fazendo a Secretaria da Juventude comandada pela Engenheira de Pesca, Tatiana Pereira.
Resultado de imagem para TATIANA PEREIRA SECRETÁRIA DE JUVENTUDE
FELIZ DA VIDA POR SER SECRETÁRIA SÓ NO PAPEL Tatiana Pereira com Flávio: Pasta fantasma
Após percorrer alguns caminhos descobrimos que a Extraordinária não possui sede. Mais adiante nos informaram que ainda não possui sala fixa pois ainda estão procurando onde acomodá-la. Fomos portando atrás da secretária, NADA, do adjunto, NADA, alguém que desse alguma palavra, NADA.
Ainda não convencido abrimos o SITE oficial do governo e estava lá nossas respostas há tantos NADAS. A Secretaria Extraordinária da Juventude foi criada por um decreto  em janeiro de 2011 e findado seu prazo em dezembro de 2014, e até hoje não renovada pelo atual governador. Portando nossa Secretaria da JUVENTUDE É UM ÓRGÃO FANTASMA.
IMG_1032.JPG

No site você poderá ver também toda estrutura organizacional do órgão, inclusive com os nomes dos 16 fantasminhas que compõem o quadro funcional, que vai desde a secretária, com seu fantasminha adjunto, até o apoio administrativo.
11847427_1675411686011905_337006769_o

SIMPLES ASSIM
As informações são do Blog do Minard
Edição da Agência Baluarte 
TJ mantém multa a sindicato dos policiais civis por greve ilegal
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ\MA) reafirmou decisão de ilegalidade da greve dos policiais civis no Maranhão, realizada no ano passado, e a manutenção de multa diária de R$ 10 mil ao Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão (Sinpol). 


A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deverá executar a multa aplicada pela Justiça ao Sinpol e já entrou com nova ação junto ao Tribunal de Justiça visando manter os serviços de segurança pública e consequentemente a ilegalidade da greve deflagrada pelo Sindicato, nesta segunda-feira,3. 

A Corte, também, decidiu pelo desconto dos dias de paralisação dos servidores que tenham comprovadamente aderido à greve
Em setembro de 2014, mediante o anúncio de paralisação por parte do Sinpol, a PGE ajuizou a Ação Civil Pública n. 46255\2014 visando à manutenção dos serviços de Segurança Pública no Estado. Para o procurador-geral Adjunto para Assuntos Judiciais, Vanderley Ramos, “a decisão do Tribunal de Justiça é acertada e vem em reforço ao entendimento da administração estadual que é no sentido de não prejudicar os cidadãos maranhenses em razão da paralisação de um serviço público que é fundamental, relativo à segurança pública, a segurança das pessoas”. 

O Tribunal de Justiça do Maranhão, baseado em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a ilegalidade do movimento paredista, por considerar que “a Constituição expressamente proíbe” a greve de policiais civis e militares. 

A Corte, também, decidiu pelo desconto dos dias de paralisação dos servidores que tenham comprovadamente aderido à greve. Recentemente o Sinpol recorreu da citada decisão, mas o TJMA reafirmou a ilegalidade de qualquer movimento grevista de policiais civis, mantendo a multa diária em caso de realização de greve.

As informações são do iDifusora

FLÁVIO DINO PROMOVE 'MUDANÇAS' NA SECOM

Em passos lentos o governador Flávio Dino (PCdoB), vai promovendo sua reforma administrativa. Mudanças já ocorreram na Comissão Central de Licitação e em alguns cargos do segundo escalão de várias secretarias. Agora o alvo foi a SECOM. De uma só vez, trocaram o secretário adjunto e o diretor da Rádio Timbira, o que acabou ocasionando mudanças também na SECOM da prefeitura de São Luís.
praseres
Darlan Andrade estava insatisfeito com a condução da Rádio Timbira e deveria pedir para sair do cargo que ocupava

Como já havia sido divulgado por este blog, Darlan Andrade estava insatisfeito com a condução da Rádio Timbira e deveria pedir para sair do cargo que ocupava. Após uma reunião com o secretário Robson Paz (PCdoB), ambos avaliaram que não tinha mais condições de continuar o trabalho, pois Darlan queria transformar a 1290 khw em uma rádio pública como deveria de ser, mas o atual secretário quer manter a rádio como funcionou no governo Roseana e nos demais, um veículo governamental. Outro ponto de conflito foi a entrada do radialista Gilberto Lima na programação da rádio estatal, Darlan não teria aprovado, mas a pedido do governador foi encaixado na programação, após ter seu programa cancelado na rádio Capital do senador Roberto Rocha (PSB).
Resultado de imagem para ROSANGELA CURADO
Rosângela Curado será beneficiada com remanejamento 
Para ocupar o lugar deixado por Darlan, o secretário adjunto de Comunicação, Ribamar Praseres (PCdoB), foi convocado para assumir o comando da Rádio Timbira e dar um toque comunista no espaço midiático público. A mudança foi promovida na última sexta-feira (31).
Nesta segunda-feira (3), Viviane Leite foi anunciada como substituta de Ribamar Praseres na adjunto da SECOM. Ficando vago assim o cargo da secretaria adjunta de Comunicação da prefeitura de São Luís, que já foi ocupada por Conceição Castro que estava na assessoria da SEMOSP com Antônio Araújo (PCdoB).
Apesar da saída prematura de Darlan Andrade, ele deve permanecer no governo, ele já foi convidado para ocupar um cargo no Palácio Henrique de La Roque e próximo ano deve coordenar a comunicação de Rosangela Curado na disputa pela prefeitura de Imperatriz.

Na sede da PF, Dirceu chora e diz ” Desta vez eu não vou segurar o pato sozinho”

Ex­-ministro da Casa Civil José Dirceu, preso nesta segunda- feira (3) em nova fase da Operação Lava Jato, já esperava que fosse detido.O relato de amigos e aliados que conversaram com ele nas últimas semanas é que o petista demonstrava estar fragilizado emocionalmente e fisicamente, mas conformado com a possibilidade de ser preso durante o cumprimento de pena domiciliar pelo escândalo do mensalão.

” Desta vez eu não vou segurar o pato sozinho”
O petista havia perdido peso e estava preocupado com o fato de não ser mais réu primário e com a possibilidade de seu irmão Luiz Eduardo de Oliveira e
Silva, sócio dele na JD Consultoria, também ser detido, o que ocorreu nesta segunda.



MAIS FRACO QUE GALINHA D'ANGOLA Segundo a descrição deles, o número dois no início do governo do ex-presidente Lula estava abatido, com olhar perdido e sem a voz de comando característica de seu tempo de militância política e de trajetória partidária.
Em sua residência em Brasília, onde cumpria prisão domiciliar, José Dirceu passava boa parte do tempo nas últimas semanas com sua filha mais nova, Maria Antônia, de 5 anos.

Ele a carregava no colo e assistiam a desenhos animados juntos. Nesse período, seu advogado, Roberto Podval, chegou a dormir duas noites em sua
residência.


Nesse período, seu advogado, Roberto Podval, chegou a dormir duas noites em sua residência. “Dirceu tinha vontade de ser redescoberto depois do mensalão, mas agora a vontade dele era de ser esquecido”, resumiu um aliado petista.


Ele acordava cedo e fazia questão de ler todos os jornais, blogs e sites jornalísticos. Em um caderno, fazia anotações do que considerava incongruências e equívocos nas acusações contra ele. Com quem conversava, negava sistematicamente que havia recebido propina. Às pessoas que o visitavam o petista sempre externava a preocupação com o futuro da filha Maria Antonia e também com o longo período que poderia
durar sua detenção.


Chamava a atenção dos amigos a postura “totalmente entregue”, diferente dos tempos em que ficou detido no presídio da Papuda, em Brasília, quando manifestava se sentir um preso político e fazia planos de reconstruir a vida pública.


O ex­-ministro da Casa Civil foi citado em depoimento pelo ex­executivo da Toyo Setal Julio Camargo, segundo o qual entregou R$ 4 milhões em dinheiro vivo ao petista a pedido do ex­diretor da Petrobras Renato Duque.


Ele virou alvo dos procuradores da Operação Lava Jato porque várias empreiteiras sob investigação fizeram pagamentos à empresa de consultoria que ele abriu depois de deixar o governo do ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, no auge do escândalo do mensalão.


O ex­-ministro faturou como consultor R$ 39 milhões entre 2006 e 2013. Empresas investigadas pela Lava Jato pagaram a ele R$ 9,5 milhões, num período em que o diretor de Serviços da Petrobras era Renato Duque, apontado como afilhado político de Dirceu –o que ele nega– e atualmente preso em Curitiba. 


CASA NOVA

Antes de se tonar um dos focos da Operação Lava Jato, o ex-­ministro José Dirceu tinha planos de retomar a vida e se mudar para Vinhedo (SP). Há cerca de dois anos, comprou uma nova casa em um condomínio fechado na cidade e a reformou.  


Os honorários da arquiteta foram pagos pelo lobista Milton Pascowitch, que disse, em seu acordo de delação premiada, que intermediou pagamentos de propinas ao petista. Apesar do investimento na residência em Vinhedo, Dirceu nem chegou a conhecer o imóvel.
Recarga do cartão vai poder ser feita dentro do próprio ônibus

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova etapa do processo de modernização e melhoria do sistema de transporte público da capital, com a implantação do serviço de recarga embarcada. Neste primeiro momento, o serviço atende estudantes e, a partir da próxima semana, será estendido também para os usuários do vale transporte. A recarga embarcada permite que o usuário do sistema de bilhetagem possa efetivar a recarga de seu cartão dentro do próprio ônibus, sem precisar se dirigir aos pontos tradicionais de recarga. 

Com a implantação deste serviço, o estudante que comprar seus créditos pela internet poderá, a partir de agora, carregar o cartão nos validadores existentes em qualquer ônibus do sistema integrado da frota que atende São Luís. A carga ficará disponível para o estudante 48 horas depois de efetuado o pagamento online. As compras feitas pela internet a partir desta segunda-feira (3) poderão ser validadas a partir de quarta-feira (5) nos ônibus. 

A medida visa impedir que passageiros utilizem de forma indevida o cartão de outras pessoas, inviabilizando assim a fraude
O equipamento valida os créditos comprados pela internet. “Com a recarga embarcada, vamos tirar um volume muito grande de estudantes que se concentravam no terminal de integração para validação de seus créditos”, conta o secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. A SMTT esclarece que tanto o serviço de carga tradicional nos terminais de integração quanto em outros pontos já conhecidos continua funcionando regularmente. 

O serviço de carga dentro do ônibus se constitui como mais uma opção para facilitar a rotina do estudante, reduzindo deslocamentos. O sistema de transporte urbano de São Luís, atualmente, conta com cinco terminais de integração, por onde passam cerca de 750 mil usuários por dia, e já está todo equipado com o sistema de biometria facial.

APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA Como parte do aperfeiçoamento do sistema, a Prefeitura pôs em circulação, este ano, 221 novos ônibus na cidade. Também foram implantados nos ônibus GPS, que garantem maior fiscalização e controle dos tempos de duração das viagens e dos itinerários, uma das reclamações dos usuários de coletivos. 


O aumento da fiscalização também permitirá a redução de fraudes no sistema, a partir da aplicação da tecnologia da biometria facial. O fim das fraudes representa a possibilidade de mais investimentos no setor, beneficiando assim a população que faz uso deste tipo de transporte. 

A biometria facial instalada pela Prefeitura nos ônibus da capital é formada por um equipamento que reconhece a fisionomia do usuário já cadastrado no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público, impedindo que pessoas utilizem indevidamente o cartão de outros passageiros. O dispositivo possibilita a identificação dos reais usuários do sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos da cidade. 

A medida visa impedir que passageiros utilizem de forma indevida o cartão de outras pessoas, inviabilizando assim a fraude. O trabalho que a Prefeitura está fazendo no sistema de transporte da cidade inclui ainda ações de melhorias da malha viária, com a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo e intervenções em vias com grandes congestionamentos.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB