quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Abertas inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em                                                               Atenção Domiciliar
A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) abre inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar.
Resultado de imagem para UFMA/UNASUS

Com carga-horária de 180 horas, o curso visa subsidiar as ações de implantação e gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) e tem como objetivo capacitar os participantes a:

·        Analisar o Sistema Único de Saúde (SUS), suas estruturas organizativas e suas atribuições no contexto do direito à saúde.

·        Conhecer a importância e a organização do SAD.

·         Conhecer o processo de implantação e gerenciamento do SAD integrado à rede de atenção à saúde.
Analisar o impacto da violência na saúde e no ambiente familiar, com foco nas situações de violência em cada segmento populacional e no cotidiano do profissional da Atenção Domiciliar dentro das comunidades e áreas de maior risco.
 Coordenação de Comunicação UNASUS/UFMA
·         Discutir os limites e possibilidades do cuidador na AD, à luz da legislação relacionada.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas a partir do dia 05/08/2015 no endereço eletrônicohttp://repocursos.unasus.ufma.br/portal/ad/. Profissionais do SUS de qualquer formação, prioritariamente vinculados à gestão da AD podem se inscrever, assim como qualquer pessoa que se interessar pelo tema. O aluno que concluir o curso com aproveitamento receberá certificação.
O Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar é uma parceira entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Ciências da Saúde do Paraná (UFCSPA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Matéria enviada por Coordenação de Comunicação UNASUS/UFMA

Morador denuncia falta de infraestrutura no bairro Parque São José em Ribamar

Ele reclama da falta de asfalto e formação de buracos na avenida Dólar e na rua paralela a outra via


Bruno Costa / WhatApp
Avenida Dólar no Parque São José em São José de Ribamar 
O professor Bruno Costa, morador do Parque São José, denuncia problemas de infraestrutura no bairro Parque São José, próximo ao Parque Vitória, município de São José de Ribamar.


Bruno Costa / WhatApp
Rua paralela à avenida Dólar no Parque São José
Ele reclama da falta de asfalto e formação de buracos na avenida Dólar e na rua paralela a outra via. 
As informações são de O Imparcial
Fotos: Bruno Costa / WhatApp
Flanelinha é assassinado a tiros na Cohab
Um flanelinha foi assassinado a tiros no final da manhã desta quarta-feira (5), nas proximidades de um supermercado na Cohab. De acordo com testemunhas, dois homens numa moto de cor preta chegaram atirando e efetuaram três disparos. 

O corpo da vítima ficou estirado horas na pista
O corpo da vítima ficou estirado horas na pista. Ninguém foi preso. De acordo com a polícia o crime pode ter sido motivado por acerto de contas.


IMG_7261
Um homem foi morto por 5 disparos de arma de fogo atrás de um restaurante
Este é o segundo homicídio registrado somente na manhã de hoje. O outro assassinato foi registrado na zona rural de São Luís, nas proximidades da Br 135. 


Resultado de imagem para jeferson portela
CUIDANDO DA VIDA DAS PESSOAS O secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela 
Um homem foi morto por 5 disparos de arma de fogo atrás de um restaurante, numa horta.


As informações são do iDifusora

Edição da Agência Baluarte 

Novo sistema regulariza abastecimento de água no conjunto Maiobão e adjacências

O prefeito de Paço do Lumiar Josemar Sobreiro (PR) visitou, na manhã desta terça-feira, 04, o novo sistema de abastecimento de água do conjunto Maiobão, administrado pela concessionária Odebrecht Ambiental, que contempla poço, adutora e reservatório capaz de atender de forma direta mais de 30 mil pessoas, 24horas por dia. O investimento representa mais qualidade de vida, uma vez que, o conjunto Maiobão, o maior do município, registrou ao logo dos seus mais de 30 anos de existência a escassez do líquido nas torneiras.
Prefeito Josemar Sobreiro conversa com técnico sobre novo sistema de abastecimento de água
Prefeito Josemar Sobreiro conversa com técnico sobre novo sistema de abastecimento de água
A gestão do prefeito Josemar preocupada em sanar com o problema investiu na concessão pública para a exploração do serviço de água e esgoto. “O que observamos hoje é a satisfação dos moradores do Maiobão e bairros próximos que não necessitam mais carregar baldes d’água e convier com a alternância do abastecimento. Em menos de seis meses a Odrebrecht Ambiental entrega o primeiro sistema de abastecimento de água para região, um benefício que significa compromisso com a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou o prefeito.
O reservatório do Maiobão que estava desativado foi recuperado e colocado em operação novamente. O novo investimento representa um incremento de mais de 3,8 milhões litros de água por dia no abastecimento, possível graças a perfuração de poços tubulares profundos.

Prefeito Josemar e auxiliares conheceram novo sistema de abastecimento de água do Maiobão
Prefeito Josemar Sobreiro e auxiliares conheceram novo sistema de abastecimento de água do conjunto Maiobão
Para Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental, o interesse do gestor municipal pela regularização do serviço foi de extrema importância, uma vez que os moradores conviviam há anos com o rodízio de água nas residências. “Essa primeira etapa da ampliação e modernização dos serviços tem como objetivo garantir água tratada com regularidade e pressão adequada. Deste modo, as casas passam a ser abastecidas 24 horas por dia, sete dias por semana, cumprindo nosso compromisso de melhoria dos serviços”, explicou.
A segunda etapa dos investimentos está prevista para 2016, com intervenções de esgotamento sanitário e ainda, ações constantes de manutenção e expansão do sistema de abastecimento de água atendendo também, às comunidades da zona rural.
Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da PMPL

Deputado Zé Inácio apresenta Projeto de Lei para Pessoas Trans

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 144/15 que garante o Nome Social das Pessoas Trans, de autoria do deputado Zé Inácio (PT). O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aguardando parecer de constitucionalidade e legalidade.
O Projeto de Lei visa o reconhecimento e a ampliação dos direitos desta população que necessita ter suas garantias constitucionais preservadas, evitando os constantes constrangimentos registrados quando se nomina uma pessoa com um nome masculino quando na verdade esta mesma pessoa se denomina do sexo feminino ou vice-versa.
De acordo com parlamentar, o aumento significativo do número de violações dos direitos humanos, denunciadas ao Poder Público é extremamente preocupante e exige uma postura firme e comprometida, não só do Governo Federal, como também dos Governos Estaduais e Municipais, dos demais Poderes da República, da sociedade civil e de cada cidadão e cidadã individualmente. “O reconhecimento do uso do nome social para travestis e transexuais nas políticas de assistência social e direitos humanos no Maranhão é uma necessidade para reconhecer a realidade dos fatos, tanto comum e que a população tem contato”, esclarece Zé Inácio.
Zé Inácio defende direitos da população LGBT.
Zé Inácio defende direitos da população LGBT
No Estado do Maranhão já existe a Lei Estadual Nº 8.444, de 31 de Julho de 2006 que dispõe sobre penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em virtude de orientação sexual, e dá outras providências. O que o deputado considera inquestionavelmente como um avanço na garantia de direitos da população LGBT.
Mas, ainda segundo o deputado e presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias tem-se verificado que parcela da população constituída de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs) adotam outro nome diferenciado do seu nome civil.
“A população LGBT do Maranhão, assim como todos os demais brasileiros e brasileiras, merecem respeito aos seus direitos para desfrutar de um país com um patamar de desenvolvimento capaz de incluir a todos e todas.
Zé Inácio (PT) relembra ainda, que o Movimento LGBT, através de suas entidades, tem demandado o direito de uso do nome social das pessoas trans por intervenções no Poder Judiciário e nas políticas da administração pública do Estado, notadamente a exemplo de condutas não vexatórias e não discriminatórias.
Estatísticas - No ano de 2013, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, publicou o “Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil, ano de 2012”, constatando que neste mesmo ano, no Maranhão, foram registradas 105 denúncias sobre 201 violações relacionadas à população LGBT.  Sendo em janeiro de 2012 foi considerado o mês com o maior  número de registros, com o total de 18 denúncias, um aumento de 56% em relação a 2011, quando foram notificadas 67 denúncias.
“Essa ação é fundamental para o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais e a ampliação dos direitos e a adesão desta população, que é altamente estigmatizada, aos sistemas de assistência social e educação. Tal política é estratégica para o fortalecimento da cidadania e de inclusão social desta população vulnerável”, finaliza o deputado.
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado Zé Inácio 

Governo exonerou Cláudio Mendes, delegado recordista em apreensão de drogas, do Denarc

Não há outro motivo senão perseguição política para a exoneração do delegado Cláudio Mendes, recordista em apreensão de drogas na região metropolitana de São Luís e no interior, do cargo de titular do Departamento de Narcóticos (Denarc). Só no primeiro semestre deste ano, a equipe chefiada por Mendes apreendeu mais de 500 quilos de entorpecentes, mas nem o extraordinário resultado convenceu o sistema de segurança – ou alguma instância superior – de que ele deveria permanecer na função.
Fontes do blog na Polícia Civil garantem que o delegado foi sacado do cargo que vinha ocupando há anos com extrema dedicação, profissionalismo e coragem apenas por manter relação de amizade com o ex-secretário de Segurança Pública e atual deputado federal Aluísio Mendes, ligado ao grupo derrotado ano passado nas urnas pelos comunistas chefiados pelo governador Flávio Dino (PCdoB).
Resultado de imagem para claudio mendes  denarc
Mesmo recordista em apreensão de drogas, Cláudio Mendes foi sacado do Denarc
Muitos policiais civis lamentaram a exoneração de Cláudio Mendes, delegado que se destacou pela eficiência e pelo empenho no combate ao tráfico na capital e em dezenas de outras cidades do Maranhão. Sua saída da Denarc representa uma grave perda para a sociedade. Foi também uma despedida melancólica pela razão mesquinha revelada por informantes da própria polícia.
A versão oficial é de que Cláudio Mendes, cujo estilo de trabalho é muito mais operacional, foi sacado do posto para dar lugar a um delegado com perfil de gestor. Um motivo, no mínimo, discutível, já que a experiência, o arrojo e a idoneidade são fundamentais para fazer frente ao poderio dos traficantes.
As informações são do Blog do DM
Edição da Agência Baluarte

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB