quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Instituições culturais do estado precisam mostrar compromisso com a população em várias frentes.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Há muito que as instituições culturais do Maranhão vivem na inércia e apatia da falta de projetos consistentes, estruturais e englobadores voltados para a contemplação dos maranhenses e suas exigências.

Teatros, Museus, Centros Culturais e autarquias ligadas à Secma, que ao longo dos últimos anos apenas constituíram o organograma administrativo da Secretaria, sem, contudo mostrar programas culturais sólidos que beneficiassem as comunidades onde estão inseridos sentem, nos dias atuais, o apelo de mudança por uma nova maneira de se gerir o fazer cultural na esfera pública.

O secretário de Cultura do Estado, Felipe Camarão: obrigação de dinamizar as instituições culturais para levar Cultura aos maranhenses
Pela primeira vez na recente história do Maranhão se viu, desde a queda de Fernando Bicudo, do TAA, o descortinar de uma insurgência que a todos foi comum. Artistas, população, produtores culturais e intelectuais não aceitaram o continuísmo de um modelo que ousava se perpetuar através da ex-secretária Ester Marques. Ester caiu da Cultura sob a chancela do descontentamento geral.

Hoje passados um mês da derrocada de Marques, as reivindicações continuam as mesmas. Assim como as demandas. Felipe Camarão, o atual titular da Secma, tem a árdua, embora prazerosa, tarefa de por em prática um conceito cultural que destoe dos passados. Que efetivamente dinamize as instituições culturais visando à implantação de medidas e ações que democratizem a Cultura do estado em todas as cidades a começar pela capital, São Luís.

Resultado de imagem para museu historico e artistico do maranhao rua do sol
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão promovia no passado projetos voltados para Música; anfitetatro da instituição cultural está desativado 
Projetos voltados para Música, Museologia, Literatura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Pesquisa, Mapeamento, Patrimônio Material e Imaterial, Dança, Arquitetura, Cinema, Artesanato, Arte Contemporânea e demais seguimentos urdem a pragmática. Os maranhenses estão ávidos por Cultura e não aceitam mais como justificativa à não promoção da pluralidade cultural maranhense, as datas festivas  São João, Carnaval e Réveillon. Sendo que nesta última, a presença ovacionada de artistas de outros estados em detrimento dos nossos, tem sido alvo constante de criticas, reclamações e revolta.

Resultado de imagem para paulo melo sousa
ESCOLHA ACERTADA O escritor Paulo Melo Sousa dedica a vida à Cultura do Maranhão: ele foi nomeado Chefe de Projetos Sociais da Fundação da Memória Republicana Brasileira 
Na capital, principalmente no Centro Histórico, onde se congrega a grande maioria das Instituições e Centros Culturais, ainda se vê a ausência gritante de um programa da Secma que preencha a lacuna histórica da falta de fomentação cultural dialógica, constante e permanente na área. Como é o caso da Fundação da Memória Republicana (sediada no Convento das Mercês), que por décadas abandonada à vaidade de grupos políticos dominantes nunca pôde operar sob o compromisso social de uma administração de fato compromissada em levar Cultura aos maranhenses. Feito novo e inédito, a Fundação que conta hoje com a Chefia do escritor maranhense Paulo Melo Sousa, busca dá uma resposta urgente ao obscurantismo.


Ainda que se saiba da potencialidade do Maranhão enquanto estado de notável diversidade cultural no País, a falta de vontade política aliada aos muitos acordos igualmente políticos vem comprometendo a justa ressonância do Setor. Esforços solitários de produtores culturais independentes mostram um cenário cruel onde o que menos vale são as boas intenções para contextualizar a terra de Gonçalves Dias no Brasil. Tirar de uma vez por todas o Estado do Maranhão do ostracismo cultural e revelá-lo à altura de sua grandeza.  

Felipe Camarão tem muito trabalho pela frente. A começar de hoje.  

Após negativa de Habeas Corpus, Lidiane Leite se apresenta amanhã à Polícia Federal

O pedido de habeas corpus protocolado na noite desta terça-feira (25) pelo advogado Carlos Sergio de Carvalho em favor da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite, foi indeferido há poucos instantes pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  Thereza Rocha de Assis Moura.
Ainda não se sabe o teor dos argumentos utilizados pela ministra do STJ ao indeferir a liminar que iria favorecer a prefeita.
Resultado de imagem para LIDIANE PREFEITA
Nesta quinta-feira (27), Lidiane Leite vai se apresentar à Polícia Federal
No pedido de HC, a defesa de Lidiane alegou constrangimento ilegal e ainda relatou que o estado de saúde da prefeita merecia cuidados por estar foragida desde a semana passada quando a Polícia Federal começou a ‘caçá-la’ após prisão preventiva decretada.
Outro argumento utilizado trata-se da questão do município que ficou sem comando acarretando consequências à população. Os servidores públicos já estão preocupados com os seus vencimentos e possivelmente devem ter os pagamentos atrasados depois do sumiço da prefeita.
Nesta quinta-feira (27), Lidiane Leite vai se apresentar à Polícia Federal.
Aguardem novas informações há qualquer momento.
As informações são do Blog do MM

Polícia investiga morte de ex-vereador do município de Grajaú

A Polícia Civil do Maranhão está reunindo pistas e dados sobre o assassinato do ex-vereador que foi morto com tiros na cabeça no último domingo em sua chácara

A Polícia Civil de Grajaú, com apoio da Polícia Militar, iniciou, na última segunda-feira, dia 24, as investigações para elucidar o assassinato de que foi vítima o ex-vereador Sebastião Leão da Silva, de 53 anos. Ele foi assassinado a tiros, no último domingo, dia 13, quando se encontrava em sua chácara, localizada no povoado Remanso, no município de Grajaú, distante 248km de Imperatriz. 

Resultado de imagem para VEREADOR MORTO EM GRAJAU

Ele foi assassinado a tiros, no último domingo, dia 13, quando se encontrava em sua chácara, localizada no povoado Remanso, no município de Grajaú, distante 248km de Imperatriz. 



Segundo informações do comandante da 15ª Companhia Independente de Grajaú, major Passos, a vítima estava nas proximidades de sua chácara quando foi surpreendido por dois homens, ainda não identificados, em uma motocicleta, que sem nenhum motivo aparente dispararam cinco tiros contra o ex-vereador. “O que nós apuramos a partir do depoimento da mulher da vítima é que ele estava em frente a sua chácara quando foi surpreendido por tiros que foram disparados por dois suspeitos que estavam em uma moto”, relatou.


Ainda conforme o major, os policiais já começaram a investigar o assassinato do ex-vereador de Grajaú. “Nós já colocamos viaturas nas ruas para tentar localizar esses dois suspeitos. O crime já está sendo investigado”, afirmou o militar.

O corpo de Sebastião Leão da Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Imperatriz e, na última segunda-feira, dia 24, liberado para familiares.

As informações são do jornal O Imparcial
Caminhoneiro morre carbonizado em acidente na BR 010
Uma carreta usada no transporte de toras de eucalipto e um caminhão tipo baú com carregamento de produtos eletrônicos foram envolvidos em um acidente com morte na BR 010, nesta terça-feira (25). A colisão ocorreu nas proximidades no km 286. 


Ozias Aparecida Emílio Marlhesine tinha 65 anos e era natural de Indaiatuba (SP).
Um dos veículos estava parado no acostamento mas ocupando parte da faixa de rolamento da via quando o outro, em sentido Açailândia – Imperatriz, não conseguiu parar e incendiou em seguida. Policiais Rodoviários Federais e Bombeiros estiveram no local para liberar o tráfego e auxiliar no atendimento. 

O motorista do caminhão ainda foi retirado da cabine mas já estava sem vida. Ozias Aparecida Emílio Marlhesine tinha 65 anos e era natural de Indaiatuba (SP).


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB