quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Terceira maior cidade do Maranhão, Ribamar enfrenta uma administração descompromissada com seu crescimento, progresso e futuro. Poderes Executivo e Legislativo operam em causa própria e em total descompasso com a realidade do município

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Nada para comemorar, a não ser a esperança pueril de uma população que mesmo excluída e ausente de politicas públicas não perde a alegria de viver e a crença em dias melhores.

São José de Ribamar completa hoje (dia 24) 63 anos sob uma visível decadência que vem se arrastando a passos largos desde que Gil Cutrim, um estrangeiro alheio à realidade da cidade balneária, assumiu o comando da prefeitura.

Resultado de imagem para gil cutrim
NADA PRA COMEMORAR O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: falta de compromisso com o crescimento, progresso e futuro da cidade 
Fazendo uma gestão excludente, paliativa e sob os holofotes das muitas  denúncias do Ministério Público, reclamações e vasta insatisfação popular, o prefeito que vem sendo apontado seguidamente pelas pesquisas de opinião pública como um dos piores da história recente de Ribamar, definitivamente já mostrou a que veio. Gil e grupo operam, assim como o Legislativo municipal, poder agregado à gestão Cutrim na cidade, com a lógica do coronelismo. Recentemente um secretário da prefeitura foi visto entregando uma cesta básica numa comunidade ribamarense. Paisagem comum no município que lança luz sobre outra: a população de Ribamar está desempregada e pede socorro.

Sem oportunidades de trabalho, emprego e renda, grande parte dos ribamarenses vive hoje a depender de cidades vizinhas e principalmente das raras ofertas da capital maranhense, São Luís. O prefeito não conseguiu ou pelo menos nem tentou fazer da terceira maior cidade do Maranhão, uma cidade autossustentável. Êxodo urbano, violência desenfreada, meio ambiente esfacelado com rios e nascentes poluídas(algumas das quais já extintas), ruas e avenidas em completo estado de deteriorarão, além de denúncias constantes de maus tratos e falta de aparelhamento nas áreas da Saúde e Educação, escracham a péssima administração de Gil Cutrim por todo município e além-fronteiras. O prefeito, por sua vez, dá de ombros com a realidade.
 
Resultado de imagem para beto das vilas
Vereadores de Ribamar entre Cutrim na Câmara: alheio ao interesse público, Legislativo 'bateu o martelo' com o prefeito 
Abandonada pelos vereadores locais que rezam a cartilha de Cutrim em beneficio próprio, a cidade balneária já não é a mesma. Turística e religiosa por natureza e tradição, Ribamar sobrevive nos dias atuais frente ao caos instalado pelo desprezo e abandono de suas muitas potencialidades.

Município constituído de mais de 200 localidades, entre bairros, vilas, conglomerados habitacionais e comunidades longínquas, São José de Ribamar vem servindo ao longo dos últimos anos de porta de entrada para aproveitadores, oportunistas e políticos profissionais que buscam ascensão. Do outro lado, a população, esgueirada na falta de condições dignas de subsistência, é explorada como massa de manobra para a consolidação do sistema politico que vem arruinando famílias inteiras que habitam o vasto território.


Como se vê não há nada que se comemore. E é assim que é. 
Deputado Zé Inácio participa do Lançamento da Frente Brasil Popular
Zé Inácio defende a união entre entidades e partidos políticos em favor da democracia.
O deputado Zé Inácio (PT) participou na manhã desta quarta-feira (23) do Lançamento da Frente Brasil Popular. O evento aconteceu no Gran São Luís Hotel e contou com a presença de Movimentos sociais, Centrais Sindicais e Integrantes de Partidos.

Resultado de imagem para ZE INACIO DEPUTADO
Zé Inácio defende a união entre entidades e partidos políticos em favor da democracia

A  Frente Brasil Popular é uma articulação plural de diversos setores que lutam por mais democracia, mais direitos para os trabalhadores, pela soberania nacional e contra a ofensiva de direita em curso, que visa desestabilizar o governo e impor uma agenda conservadora ao conjunto da sociedade. 

De acordo com o deputado Zé Inácio (PT) a criação da Frente Brasil Popular fortalece o direito à democracia. “O objetivo dessa reunião é para defender a democracia e a soberania do nosso país. Não podemos deixar que a elite continue insistindo em dar golpe, precisamos reagir contra essa força conservadora”, disse.
A frente foi lançada nacionalmente em Belo Horizonte (MG) no último dia 5 de setembro. 


Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado 
PROCON-MA inaugura sua 15ª unidade em São José de Ribamar

A manhã desta quarta-feira (23) foi marcada pela inauguração da 15ª unidade do PROCON-MA em São José de Ribamar, um presente que o município recebeu na véspera de completar 63 anos. A iniciativa do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON-MA) integra o projeto de municipalização do órgão, que busca levar os serviços de proteção ao consumidor para todas as regiões do estado.


Somente este ano, 10 unidades foram inauguradas e as 5 já existentes receberam melhorias. O PROCON está presente também em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon. Nesta gestão ainda serão inauguradas mais quatro unidades nos municípios do interior do estado.

O posto fica instalado na Central de Atendimento, que também foi inaugurado nesta manhã e onde serão disponibilizados cursos oferecidos pelo Governo Federal (PRONATEC), alistamento militar, emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais, inclusão digital (pesquisas gratuitas), serviços do Sebrae e do Sine (seguro desemprego, encaminhamento para o mercado de trabalho).

Resultado de imagem para DUARTE JUNIOR PROCON
O presidente do PROCON-MA, Duarte Júnior: ''Não existe diferença entre o Procon sede e as unidades dos municípios no interior do estado, trabalhamos conjuntamente, visando facilitar o acesso e garantir os direitos dos consumidores. A parceria com o município de São José de Ribamar foi proveitosa, em apenas um mês conseguimos inaugurar essa unidade. E uma das questões prioritárias, será a fiscalização dos bancos, queremos garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados''

De acordo com o presidente do PROCON-MA, Duarte Júnior, tanto o órgão como a Central de Atendimento são um presente para população. “Não existe diferença entre o Procon sede e as unidades dos municípios no interior do estado, trabalhamos conjuntamente, visando facilitar o acesso e garantir os direitos dos consumidores. A parceria com o município de São José de Ribamar foi proveitosa, em apenas um mês conseguimos inaugurar essa unidade. E uma das questões prioritárias, será a fiscalização dos bancos, queremos garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados”, destacou.


A população foi prestigiar a inauguração e ficou satisfeita, pois será mais fácil exigir o cumprimento da lei, garantindo, desta forma, os direitos dos consumidores. A ribamarense Dayane Lima, 27 anos, achou a iniciativa excelente, pois será possível resolver qualquer questão em seu município. “Tenho acompanhado as ações do Procon e estou muito feliz por terem vindo para minha cidade. Também aproveitarei para fazer meu cadastro no Sistema Nacional de Empregos (SINE) e aguardar uma oportunidade de emprego”, comentou.


Como fazer a denúncia

Para a denúncia ser formalizada basta apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação, que pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Outra possibilidade é denunciar pelas redes sociais (instagram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão) ou por meio do aplicativo do PROCON-MA.

O novo posto localiza-se na Central de Cidadania, na Av. Clodomir Cardoso, nº1190, Centro, e o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação do Procon-MA 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB