segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nasa anuncia evidências de água corrente em Marte

Cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) anunciaram hoje(28) a descoberta de água salgada e corrente na superfície de Marte. A confirmação foi feita a partir de imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da agência, nas quais foi possível detectar sinais de minerais hidratados em áreas parecidas com estrias em encostas do planeta vermelho.
De acordo com pesquisadores da Nasa, essas manchas escuras são, na verdade, córregos sazonais. As estrias já haviam sido observadas antes, mas a resolução das imagens não permitia garantir o que eram nem se havia líquido nos locais. Esses córregos aparecem em vários pontos de Marte, quando as temperaturas estão acima de 23 graus Celsius (ºC), e desaparecem nas estações mais frias.
Esses córregos aparecem em vários pontos de Marte, quando as temperaturas estão acima de 23 graus Celsius (ºC), e desaparecem nas estações mais frias
Os dados da sonda MRO permitiram descobrir que essas linhas escuras estão associadas a depósitos de sal que podem alterar o ponto de congelamento da água, permitindo que ela fique líquida por mais tempo, apesar das baixas temperaturas, e possa fluir.
Para os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a presença de água líquida no planeta mostra que quanto mais se estuda Marte, mais se confirma a possibilidade de vida no planeta frio e deserto. 
As informações são de O Imparcial .

Após assalto à banco, ladrão posta foto mordendo maço de dinheiro no facebook e vai preso

John Mogan, de 28 anos, resolveu facilitar o trabalho da polícia e postou na sua conta no Facebook, em 31 de outubro, uma foto em que aparece “comendo” várias notas de dólar.
dinheiro
Depois de a postagem começar a circular pelas redes sociais da internet, não demorou para que policiais encontrassem o paradeiro de John
O americano foi ligado a assalto a uma agência do Savings Bank, em Ashville (Ohio, EUA), ocorrido em 24 de agosto.
Depois de a postagem começar a circular pelas redes sociais da internet, não demorou para que policiais encontrassem o paradeiro de John. E ele foi preso.
Fonte: O Globo
Bando metralha Central de Flagrantes de Timon após cometer homicídio

A Central de Flagrantes de Timon foi metralhada na noite de ontem (28), por volta das 20h30, supostamente por quatro homens em uma caminhonete prata.

No momento, um policial que saía na viatura escapou, por pouco, dos dez tiros que acertaram o veículo. O fato aconteceu pouco tempo depois que o suspeito de tráfico de drogas, Pedro Henrique Batista de Carvalho, foi morto na Vila do BEC, também por quatro homens em uma caminhonete.

Na hora do crime, a viatura da polícia estava no meio da rua e a suspeita é que os bandidos achassem que a polícia estaria fazendo barreira em busca dos suspeitos
Na hora do crime, a viatura da polícia estava no meio da rua e a suspeita é que os bandidos achassem que a polícia estaria fazendo barreira em busca dos suspeitos. De acordo com o agente de polícia João Manoel, de plantão na Central nesta segunda (28), a perícia constatou que as cápsulas encontradas no homicídio são supostamente as mesmas deflagradas na viatura e parede da Central.

 “O delegado Francelino de Jesus Lima estava de plantão e já se dirigia para a viatura quando voltou para pegar uma lanterna, foi na hora que os caras passaram metralhando a viatura e a Central, quase mata um policial que já estava na viatura, mas não ficou ferido”, destacou o agente de polícia.

As câmeras de segurança de lojas da avenida Francisco Carlos Jansen serão utilizadas pela Polícia Civil para tentar identificar os suspeitos. O grupo estava armado com revólveres calibre 38 e pistolas ponto 40.


As informações são do Cidade Verde


Prefeita ostentação, Lidiane ficará presa em Pedrinhas, decide juíza

Após ser ouvida pela Polícia Federal e passar pelo exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), na tarde desta segunda-feira (28), a ex- prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite ficou de ser encaminhada para o Corpo de Bombeiros do Maranhão, segundo decisão da Justiça Federal. No entanto, a decisão de custodiar a ex-gestora da cidade abandonada na corporação foi mudada.
Em entrevista ao portal Imirante, a juíza Ana Maria Almeida Vieira, da 1ª Vara de Execuções Criminais de São Luís (VEP), alegou que o local não pode abrigar pessoas do sexo feminino. Sendo assim, Lidiane deve ficar recolhida no Complexo de Pedrinhas. “O Corpo de Bombeiros serve só para custodiar militares do sexo masculino, por isso não tem como ela ficar lá. O único presídio para pessoas do sexo feminino no Estado está localizado no Complexo de Pedrinhas, por isso ela irá para lá”, disse a magistrada.
1443470764-238090690
Lidiane desceu pra Pedrinhas 
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), confirmou a decisão da juíza. Veja a nota na íntegra: – A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) informa que a juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís e Corregedora dos Presídios, determinou o recambiamento imediato da presa civil, Lidiane Leite da Silva, para a Penitenciária Feminina, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Na decisão, a magistrada considerou à Sejap que a carceragem do quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) é destinada somente a presos militares masculinos.

Com informações do Blog do DC
Deputado Zé Inácio participa de Seminário de Rádios Comunitárias em São Luís

Na tarde desta sexta-feira (25), o deputado Zé Inácio (PT) participou do Seminário de Rádios Comunitárias: Caminhos para a comunicação democrática e popular no Maranhão. O evento é uma parceria com o Ministério das Comunicações e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) do Maranhão, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Assuntos Políticos e Federativos (Seap) e da Comunicação Social (Secom).

O deputado Zé Inácio (PT) parabeniza a inciativa do governador Flávio Dino pela democratização das comunicações. “Mais uma vez o governador Flávio Dino dá o ponta pé inicial a pulverização da informação e assim descentralizar a comunicação nas mãos de poucos”, ressalta o parlamentar.

Zé Inácio é um dos parlamentares que defende a democratização das comunicações.
Zé Inácio é um dos parlamentares que defende a democratização das comunicações
O seminário tem como objetivo de qualificar as entidades que participarão do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para emissoras comunitárias e educativas.
Zé Inácio que também é um dos defensores dentro da Assembleia Legislativa da democratização da informação destaca o principal papel das rádios comunitárias. “Em uma sociedade em que apenas poucos têm acesso a informação, as rádios comunitárias vem para difundir a informação no lugares mais logicous”.

Os municípios maranhenses contemplados para obter outorgas de novos serviços de radiodifusão no Maranhão são: Água Doce, Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Amarante, Balsas, Barão de Grajaú, Cajari, Campestre, Codó, Colinas, Grajaú, Itapecuru, Itinga do Maranhão, Lago do Junco, Maracaçumé, Matões, Olho d’Água das Cunhãs, Paço do Lumiar, Penalva, Pio XII, Presidente Juscelino, Sambaíba, Santa Quitéria, Santo Amaro, São João Batista, São Luís, Tasso Fragoso, Timon e Tutóia.


Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado 
Holanda oferece 50 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros
Holanda abre inscrições para 50 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros cursarem graduação, pós-graduação (MBA e mestrado) e short degree em universidades renomadas do país. Confira os prazos para inscrição (e como se candidatar), os pré-requisitos necessários e o que está incluso na bolsa

O programa OTS (Orange Tulip Scholarship) Brazil abriu inscrições nesta semana para 50 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros cursarem graduação, pós-graduação (MBA e mestrado) e short degree (último ano da graduação no exterior) em universidades renomadas na Holanda.

O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais de até 32.500 euros em anuidades (tuition fee) e, em alguns casos, cobre outros custos, como de visto e seguro. São 15 instituições de ensino superior participantes e as bolsas abrangem áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas e Humanas.

Holanda Amsterdã bolsa estudo brasileiro
(Amsterdã)
Não é preciso saber holandês, pois as aulas são todas ministradas em inglês. Além de inglês fluente, é preciso ter excelente desempenho acadêmico (bacharelado requer diploma de ensino médio; mestrado requer diploma de bacharelado) e não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda.

Também é primordial estar atualmente no processo de admissão em pelo menos uma das instituições e, é claro, ser brasileiro.

Inscrição e seleção

Os interessados em concorrer às bolsas podem se inscrever até o dia 1° de abril de 2016 site da Nuffic Neso Brazil, fundação que representa oficialmente o ensino superior dos Países Baixos no Brasil. Na candidatura, é preciso:

— Preencher o formulário de candidatura para a Orange Tulip Scholarship Brazil
— Comprovante de estar em processo de admissão na instituição (ou instituições) participante de seu interesse;
— Entregar carta de aceite condicional, caso já tenha sido aceito pela instituição de seu interesse;
— E-mail da(s) universidade(s) confirmando o recebimento da candidatura;
— Confirmação de ter preenchido o documento de solicitação de admissão da instituição ou;
— Comprovante de envio do pacote de candidatura à instituição holandesa por correio;

— Cópia autenticada do diploma(s) original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa;
— Apresentar diploma de ensino médio (em caso de graduação) ou apresentar diploma de graduação (em caso da pós ou
mestrado);
— Cópia autenticada do histórico(s) escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa;
— Exame de proficiência, apresentando pontuação obtida: TOEFL iBT (oficial, não o institucional) ou IELTS (acadêmico);
— Curriculum Vitae mais recente em inglês;
— Carta de motivação em inglês;
— Cartas de referência (verificar no detalhamento da bolsa de seu interesse a quantidade de recomendações requeridas);
— Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade)
A lista dos candidatos selecionados sairá no dia 11 de maio de 2016. Para verificar todas as universidades participantes, clique aqui.


As informações são do BrasilPost
Passageira chama cobradora de 'neguinha atirada' e depois chora ao ser presa 

Mulher é presa por injúria racial após chamar cobradora de “neguinha atirada”. Ao ser detida, a agressora chorou e tentou se justificar afirmando que a expressão foi utilizada de “forma carinhosa”, sem intenção de ofender. Vítima desabafa: “Fui humilhada na frente de muita gente. O racismo acontece o tempo todo, toda hora e em qualquer lugar”

Mayra Bandeira, Gazeta Online
“O racismo acontece o tempo todo, toda hora e em qualquer lugar”. O desabafo é da cobradora de ônibus Thaynara Braga da Conceição, 23 anos, que foi chamada de “neguinha atirada” e acusada de furto, por uma passageira, dentro de um ônibus do Transcol.
O fato aconteceu durante uma viagem da linha 503 (Terminal de Laranjeiras/Vila Velha) em que Thaynara trabalha. O crime foi cometido por uma passageira, 31 anos, acompanhada da filha de oito anos e de um vizinho.
racismo neguinha atirada cobradora
Thaynara foi chamada de ‘neguinha atirada’ durante trabalho. Agressora acabou presa por injúria racial. (Foto: Mayra Bandeira/ A Gazeta)
A suspeita embarcou no coletivo por volta das 9 horas, na Avenida Reta da Penha, quando ele seguia para Vila Velha. Thaynara relatou que a passageira entregou a ela uma nota de R$ 5, dobrada, e disse para a vítima cobrar duas passagens – a da suspeita e a do vizinho. A cobradora disse que devolveu R$ 0,10 de troco.
“Depois ela quis passar junto com a filha, eu disse que não podia. Ela ficou com raiva, mandou a criança pular a roleta”, conta Thaynara.
Após pagar as passagens, a suspeita foi sentar-se nos fundos do coletivo. Segundos depois, o amigo dela foi até a cobradora cobrando o troco de R$ 10. Thaynara disse que só havia recebido R$ 5.
“Ela começou a gritar no ônibus que tinha me dado dinheiro a mais e que eu deveria prestar atenção. Depois, insinuou que eu estava querendo pegar o dinheiro dela”, falou.
Thaynara afirma que conferiu o caixa e viu que a mulher dizia a verdade. Ela, então, devolveu o dinheiro à passageira, que continuou com as ofensas. O motorista do coletivo parou o veículo próximo à uma viatura da Polícia Militar e contou o que estava acontecendo.
A ocorrência foi encaminhada para a 1ª Delegacia Regional de Vitória.
Confira os projetos de lei mais curiosos e absurdos apresentados pelos deputados até agora em 2015
Abaixo, a lista dos piores projetos de lei apresentados pelos deputados federais no ano de 2015. Se você acha que algum outro projeto merece estar na relação a seguir, envie-nos um comentário.

projetos de lei piores deputados
Câmara Federal tem sido palco de absurdos 
Agosto de 2015:
Heráclito Fortes (dep. fed. PSB-PI) quer que os ventos sejam patrimônio da União, para o Estado receber royalties a partir da geração de energia eólica.
Silvio Costa (dep. fed. PSC-PE) defende que todo ciclista seja obrigado a emplacar suas bicicletas e pagar licenciamento.
Pastor Franklin (dep. fed. PTdoB-MG) quer que você possa pedir indenização em caso de violação de deveres conjugais – ou seja, se for traído.

Julho de 2015:
Cabuçu Borges (dep. fed. PMDB-AP) quer criar, das 19 às 21 horas, todos os dias, uma Voz do Brasil na TV. Seriam programas curtos, de 5 minutos, no meio da programação.
Silvio Costa (dep. fed. PSC-PE) defende que todo site ou blog exija nome e CPF de quem comenta nas postagens.
Gilberto Nascimento (dep. fed. PSC-SP) quer que doadores de sangue tipo O sejam privilegiados e tenham dois dias de folga do trabalho. Os demais tipos só teriam um.

Junho de 2015:
Capitão Augusto (dep. fed. PR-SP) pretende transformar o rodeio em patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Goulart (dep. fed. PSD-SP) quer liberar rojões e outros fogos de artifício para membros de torcidas organizadas (mas não torcedores comuns).
Alberto Fraga (dep. fed. DEM-DF) defende que policiais expulsos da corporação tenham direito a pensão militar.

Maio de 2015:
Irajá Abreu, deputado federal pelo PSD-TO, quer tirar a responsabilidade dos partidos no caso de abusos eleitorais. Apenas candidatos seriam multados.
Luiz Nishimori, deputado federal do PR-PR, defende isentar de impostos de importação, Cofins e ICMS todos os artigos voltados para a prática de golfe.
Victório Galli, deputado federal pelo PSC-MT, quer que 18 de junho seja considerado Dia Nacional da Igreja Assembleia de Deus.

Abril de 2015:

Alberto Fraga, deputado federal pelo DEM-DF, projeto defende que, quando um policial mata alguém, o ato seja sempre considerado legítima defesa.
Décio Lima, deputado federal pelo PT-SC, projeto que proíbe funcionários do Ministério Público e juízes de postarem coisas na internet.

João Rodrigues, deputado federal pelo PSD-SC, para que seja liberado o porte de armas apenas a caminhoneiros e taxistas.
Pedido de reestruturação foi feito em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão.

O Tribunal de Justiça do Maranhão negou o recurso interposto pelo Estado do Maranhão, pedindo a suspensão da sentença que determinou, entre outras medidas, a reforma do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, para prover as unidades com estruturas físicas e sanitárias, conforme a Lei de Execução Penal (Lei nº 7210, de 11 de julho de 1984).

Resultado de imagem para pedrinhas complexo
Resultado de imagem para pedrinhas complexo
A primeira decisão judicial foi proferida em 13 de janeiro de 2014 e acolheu Ação Civil Pública proposta pela 11ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Fundamentais
A primeira decisão judicial foi proferida em 13 de janeiro de 2014 e acolheu Ação Civil Pública proposta pela 11ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Fundamentais, cuja titular é a promotora de justiça Márcia Lima Buhatem.

Na manifestação ministerial, foram solicitadas também a construção de novos estabelecimentos prisionais, realização de concurso público, com o objetivo de dotar o Complexo de Pedrinhas de profissionais qualificados, e a formulação de políticas públicas que promovam a ressocialização efetiva dos internos.

A decisão, que condenou o Estado do Maranhão, determinou, ainda, o pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil, em caso de descumprimento das obrigações.


As informações são do Blog do Neto Ferreira 
Governador já 'elegeu' seu candidato para o próximo pleito no município. Demais oposicionistas seguem também fortalecidos diante da fragilidade da atual gestão.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

O prefeito Josemar Sobreiro(PSDB) poderá ser o único gestor do Maranhão a não concorrer a reeleição em 2016, devido a forte pressão que vem sofrendo na esfera politica, pública e administrativa em Paço do Lumiar e além-fronteiras.

Dutra terá o apoio do PCdoB de Flávio Dino em Paço do Miliar
Anúncio de que Dutra será o candidato do Governador em Paço do Lumiar escancarou deficiências politico-administrativas da atual gestão. Oposição se fortalece 
Ambiente não favorável a Josemar, após o lançamento da pré-candidatura de Domingos Dutra, candidato oficial do Governador ao Executivo de Paço, vieram à tona realidades ainda não expostas no debate politico local: como se não bastassem o acentuado desgaste de Sobreiro na cidade e o evidente despreparo da equipe de governo nas áreas da gestão, Josemar agora se ver acuado pelo poderio de uma oposição que vem sabendo bem aproveitar os nichos das deficiências da administração.

Gestão capenga, caseira e com sinais visíveis de provincianismo, Josemar e grupo conseguiram, a 13 meses das próximas eleições, catapultar o máximo de insatisfação de lideranças comunitárias, politicas, Juventude e população local. A filiação de Dutra ao PC do B, após levantamentos realizados pelo partido do Palácio, foi um indicativo de pesquisas encomendadas em sigilo pelos próprios comunistas que viram em Paço do Lumiar o caminho livre para a alternância ano que vem. De fato, Josemar enfrenta nos dias atuais, uma rejeição meteórica por todos os bairros e localidades luminenses.

Resultado de imagem para josemar paço do lumiar
E AGORA? O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro: farta rejeição e  possibilidades concretas de não concorrer a reeleição 
Correndo contra o tempo e sob a desconfiança das siglas da base governista que já começam a migrar para o terreno oposicionista, o prefeito não esperava a avalanche anunciada. Josemar passou mal. O clima em Paço do Lumiar é controverso e inicia um processo para a rápida mudança, inspirando, inclusive, aliados que acreditavam na reeleição de Sobreiro. 

Problemas internos de gestão, corpo de secretariado engessado, administração que não mostra resultados palpáveis e concretos, a administração de Josemar Sobreiro vem despencando no descredito há meses. Mas só agora foi possível contemplar a distância entre eleitorado e prefeito. Uma distância que a cada dia se acentua a passos largos. O eleitor de 2012, como indicam as pesquisas, não votará em Josemar em 2016.  


E agora?  

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB