quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Espetáculo “O Pequeno Príncipe” dá início a programação do mês das crianças no Pátio Norte 
Baseado no clássico do escritor Frances Antoine de Saint- Exupéry, a Companhia Mambembe apresenta neste domingo (4) o encantador e cativante espetáculo “O Pequeno Príncipe”. A história já levou mais de 1 milhão de pessoas ao cinema e ao teatro e narra a saga de um menino sensível que, ao chegar na terra, aprende o verdadeiro sentido de cativar e ser cativado por alguém, compartilhando experiências que irão emocionar todo o público.
Clique para obter Opções

A programação começa às 16h, na praça de alimentação do Pátio Norte Shopping.
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Pátio Norte Shopping
Senado aprova proposta que mantém permissão a mais de 6 mil lotéricas

O Senado aprovou por unanimidade na terça-feira (29) projeto de lei que torna válida as permissões de agência lotéricas prorrogadas pela Caixa Econômica Federal em 1999. O Projeto de Lei da Câmara 143/2015, que trata da atividade e da remuneração do permissionário lotérico, segue agora para sanção presidencial. Pelo texto, todas as permissões outorgadas pela Caixa até 15 de outubro de 2013 são validadas e terão renovação automática por 20 anos, conforme previsto na Lei 12.869/2013, conhecida como Lei dos Lotéricos.
 “O Senado fez justiça a uma categoria de pequenos empresários que no dia a dia labuta em todos os cantos desse país”, afirmou o senador Roberto Rocha (PSB-MA), que participou da sessão. Ele lembrou que em muitas localidades onde não existem agências bancárias as pessoas usam as casas lotéricas para fazer pequenas transações bancárias e pagar contas. “É com muita alegria que eu participei dessa sessão que trouxe tranquilidade a essas mais de seis mil famílias brasileiras”.
A iniciativa do projeto de lei foi uma resposta à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que se unificasse o regime jurídico das lotéricas, que desde 1995 exige licitação para concessão. O acórdão 925/ 2013 do TCU, determinou à Caixa Econômica a realização de licitação para as 6.310 agências lotéricas envolvidas nessa prorrogação em 1999 e que até então funcionavam apenas por credenciamento da Caixa, forma adotada anteriormente à lei. Para o TCU, a Lei dos Lotéricos — que previa a renovação automática das concessões — foi editada em 2013 e não poderia reatroagir para ser aplicada a essas permissões.
“Estamos garantindo segurança jurídica àqueles que oferecem uma gama enorme de serviços à população, àqueles que vão onde os bancos não querem ir”, ressaltou o relator da matéria em Plenário, senador Blairo Maggi (PR-MT).
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do senador Roberto Rocha
Com informações da Agência Senado 
Sesc promove curso de dança do Projeto Por Trás da Cena

A dança é uma das principais artes cênicas da antiguidade, caracterizada pelo uso do corpo em movimentos coreografados e improvisados ao som de uma música. Ela fez parte do desenvolvimento da civilização, usado em rituais, lutas e na conquista de um corpo bonito. E o Sesc, como forma de incentivar a cultura e a prática de atividades físicas e visando o bem estar da comunidade em geral, oferece os cursos de dança do Projeto Por Trás da Cena. Com inscrições abertas a partir de hoje, 30 de setembro, na Central de Atendimento, no Sesc Deodoro, as turmas em aberto são: Ballet, Dança Contemporânea I e II, Performance em Dança e Núcleo de Estudos em Dança (NED). As inscrições são gratuitas e limitadas.

Clique para obter Opções
Os interessados em matricular-se em um dos cursos devem dirigir-se à Central de Atendimento da Unidade Sesc Deodoro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, munidos de originais e cópias da carteira de identidade, cpf e comprovante de residência
O público alvo dos cursos de dança do Projeto Por Trás da Cena são estudantes, acadêmicos de teatro, artistas das linguagens cênicas, produtores culturais e comunidade em geral. As aulas iniciam no dia 02 de outubro e seguem até dezembro nos turnos matutinos, vespertinos e noturnos e serão ministradas pelo dançarino e professor Aylan Carvalho.

A turma de Ballet Clássico inicia nesta sexta-feira, 02 de outubro, para crianças de 5 a 7 anos que tenham ou não cursado ballet baby. As turmas de dança Contemporânea I e II e de Performance em Dança começam no dia 19 de outubro e atendem a faixa etária a partir dos 15 e 16 anos, respectivamente. Já a turma do Núcleo de Estudos em Dança, inicia as atividades no dia 23 de outubro e é destinada a jovens com idade a partir dos 16 anos.

Os interessados em matricular-se em um dos cursos devem dirigir-se à Central de Atendimento da Unidade Sesc Deodoro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, munidos de originais e cópias da carteira de identidade, cpf e comprovante de residência. Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados pelo responsável para efetivar a inscrição. Quem não possui carteirinha do Sesc, deve fazer um investimento único de R$6,00 para a emissão de uma carteira de identificação do aluno. Mais informações pelo telefone (98) 3216-3860.


Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação do Sesc-MA
UDI Hospital promove I Corrida e Caminhada “Coração Saudável” em comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/07)
 Ação incentiva os colaboradores na prevenção e cuidados com o coração.

O UDI Hospital, através de uma iniciativa do seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, promove no dia 03 de outubro, a I Corrida e Caminhada “Coração Saudável”, a partir das 7h da manhã, com largada na Lagoa da Jansen. Os inscritos irão competir nas provas de 5km em corrida de rua e 3km de caminhada.

 O evento faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/07) e trata-se de uma campanha informativa e educativa para conscientizar e orientar os colaboradores do UDI Hospital sobre os cuidados com a saúde do coração. “O nosso alerta é para a população, mas também nos preocupamos com os nossos colaboradores, pois são eles que cuidam e tratam”, disse o Diretor Financeiro Itelmar Rodrigues.


Resultado de imagem para UDI HOSPITAL
 O evento faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/07) e trata-se de uma campanha informativa e educativa para conscientizar e orientar os colaboradores
 O principal objetivo do evento é conscientizar quanto à presença e importância dos fatores de riscos cardiovasculares e formas de ações para a prevenção.
“As doenças do coração hoje são as maiores causas de mortalidade no Brasil, e integram doenças como obesidade, hipertensão, tabagismo e hipercolesterolemia”, disse o médico Dr. José Bonifácio Barbosa.

 I Corrida e Caminhada “Coração Saudável”

 A 1ª Corrida e Caminhada “Coração Saudável”, é destinada para os colaboradores do UDI Hospital, e faz parte das comemorações do Dia Mundial do Coração, alertando-os para a saúde do coração.

O evento será realizado dia 03 de outubro, a partir das 6h, com largada na Lagoa da Jansen, em São Luís. O trajeto será a Corrida de 5km e a Caminhada de 3km.
O que? I Corrida e Caminhada “Coração Saudável” em comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/07)

Quando? 03 de outubro, a partir das 7h da manhã, com largada na Lagoa da Jansen.

O que faz bem para o coração?

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos, consumir bebidas com moderação e não fumar. Estas são orientações de prevenção das doenças cardíacas.

O seu coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todas as regiões do seu corpo, sendo essencial para a manutenção da sua vida.
O funcionamento do coração é interferido por fatores de risco que, quando não controlados, prejudicam sua saúde.

Quais são os fatores de risco para o coração?

São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos.
Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em não modificáveis ou irreversíveis e os fatores de risco modificáveis ou reversíveis.

Fatores de risco não modificáveis ou irreversíveis:
Idade
Sexo
Hereditariedade

Fatores de risco modificáveis ou reversíveis:
Sedentarismo

Falta da prática regular de exercícios físicos. Caminhar é um bom exercício físico e melhora a aptidão cardiorrespiratório.

Obesidade

É o acúmulo de gordura no organismo representado por um aumento do índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m². A circunferência abdominal é um forte indicador para doença cardíaca e diabetes, seu valor ideal é menor que 80 cm para mulheres e 94 cm para homens.

Hipertensão Arterial
É o valor da pressão do sangue dentro dos vasos e artérias do corpo. Seu valor ótimo é 120/80 mmHg.

Estresse

Envolve a tensão emocional, o nervosismo, a vida agitada e as pressões a que somos submetidos diariamente no trabalho, no trânsito ou em casa.

Colesterol aumentado

Há aumento da taxa de gordura no sangue, gorduras estas, provindas dos alimentos de origem animal. É responsável pelo entupimento das artérias do coração. Os valores ideais são abaixo de 200 mg/dl e manter o LDL próximo de 130 mg/dl.

Triglicerídios aumentados

Aumento da gordura no sangue vinda de alimentos ricos em carboidratos (doces em geral, refrigerantes e mel), o que também contribui para o entupimento das artérias do coração. Deve-se manter níveis abaixo de 150mg/dl.

Diabetes

Ocorre insuficiência na produção de insulina e aumento de glicose (açúcar) no sangue, gera abundância de urina e sensação de sede intensa.


Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do UDI Hospital 
Ex-candidato a Deputado Estadual, Melk obteve mais de cinco mil votos em 2014. Ele é pré-candidato a Vereador em São Luís pelo Partido da República. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O servidor do INSS e ex-candidato a Deputado Estadual Melk Oliveira, mais conhecido pela população ludovicense como Melk, se filiou esta semana no Partido da República-PR e aproveitou para anunciar sua pré-candidatura a Vereador em São Luís.

Liderança politica aguerrida e experiente, Melk teve uma votação expressiva na última eleição na capital maranhense, contabilizando mais de três mil votos somente na Ilha do Amor.  Anteriormente, ele já havia se candidatado ao parlamento ludovicense com, inclusive, expressiva votação à época.

O republicano Melk Oliveira: sempre muito bem votado nas eleições anteriores, ele é pré-candidato a Vereador em São Luís 
Com fortes chances de sair exitoso na disputa vindoura, Melk Oliveira também atua no campo social, onde tem dado vasta contribuição a comunidades e bairros de São Luís. Em contato com a equipe de reportagem da Agência Baluarte, ele declarou, recentemente,  está confiante na empreitada que agora se inicia por mais uma vez.


‘’Estou confiante na vitória em 2016 e com a ajuda dos amigos e se Deus quiser, estamos em 2017 na Câmara de São Luís fazendo um mandato participativo, popular e aberto às reivindicações da população de São Luís; temos tido sempre uma boa votação e nossa filiação no PR é para somar rumo à consolidação do partido na nossa capital’’, destacou Melk. 
MPF/MA pede que ex-prefeita de Bom Jardim seja encaminhada para a penitenciária de Pedrinhas

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) pediu, nesta quarta-feira (30), que a Justiça Federal do Maranhão reconsidere a decisão que determinou que a ex-prefeita de Bom Jardim- MA, Lidiane Leite da Silva, fosse recolhida preventivamente ao quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís. Se o pedido for acatado pela Justiça, Lidiane Leite deverá ser encaminhada para a Penitenciária Feminina, no Complexo de Pedrinhas, onde se encontram recolhidas as demais presas provisórias.

Resultado de imagem para LIDIANE LEITE BOM JARDIM
Ministério Público Federal quer Lidiane Leite mandando beijinho de Pedrinhas 
Caso o pedido de reconsideração não seja atendido, o MPF, por intermédio da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), apresentará mandado de segurança junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, visando questionar o beneficio concedido à acusada.

Em relação aos demais investigados, os ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva,  e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, soltos recentemente por decisão judicial, o MPF/MA está formulando recurso para restabelecer as prisões preventivas.


As informações são do MPF/MA

Com a filiação da deputada Eliziane Gama à Rede Sustentabilidade, o PPS ainda não tem futuro certo e começará a discutir seus novos rumos. O partido fará reunião nesta quinta-feira (1º) para decidir como ficará o comando da legenda. Os principais líderes do partido hoje, deputado Wellington do Curso (vice-presidente) e o suplente de senador Paulo Matos (secretário geral) não sabem no momento o que será do PPS.

paulowellington
Paulo Matos diz que não quer mais ser presidente e Wellington não deve nem ficar no partido
Com a filiação da deputada Eliziane Gama à Rede Sustentabilidade, o PPS ainda não tem futuro certo e começará a discutir seus novos rumos. O partido fará reunião nesta quinta-feira (1º) para decidir como ficará o comando da legenda. Os principais líderes do partido hoje, deputado Wellington do Curso (vice-presidente) e o suplente de senador Paulo Matos (secretário geral) não sabem no momento o que será do PPS.

O deputado Wellington do Curso, pego de surpresa com a filiação de Eliziane, disse que ainda não tem uma avaliação pronta e não sabe sequer se continua no partido, pois já tinha uma pré-candidatura à Rede também. “Não sei ainda como ficará o futuro do partido, pois já tinha uma pré-filiação à Rede. Ainda não fiz uma avaliação da conjuntura ainda”.

O secretário geral do partido, Paulo Matos, afirmou que será discutido ainda o comando do partido. Mas ele que já foi presidente da legenda garante que não volta ao cargo. “Vamos analisar. Mas eu não volto à presidência. Já dei minha contribuição no cargo e eu pedi pra sair”, pontuou.

Matos diz que o caminho natural do PPS deverá ser o apoio a Eliziane Gama nas eleições de 2016.


As informações são do Blog do Clodoaldo 
Secretaria de Cultura do Estado nunca pagou os artistas que se apresentaram nos últimos Festejos Juninos.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Se com Ester Marques a Secretaria de Estado da Cultura-SECMA foi levada ao caos, com Felipe Camarão, ela continua atolada nele.

Resultado de imagem para felipe camarao
Felipe Camarão nunca pagou os cantores que se apresentaram nos últimos festejos juninos 
A pasta, que é a mais vitimada pelas escolhas politicas grosseiras de Flávio, ainda não pagou aos músicos e cantores o cachê dos últimos Festejos Juninos. Mesma prática que imperava quando Roseana Sarney era governadora do Maranhão e atrasava meses o repasse aos artistas.

A Cultura, que tudo indica ser a área da gestão pública estadual mais confinada ao desprezo no atual governo, não foi contemplada até hoje com a mudança apregoada pelo chefe do Executivo. Mas Flávio, ainda assim, insiste em tocar matraca.

Resultado de imagem para flavio dino  tocando matraca
Flávio insiste em tocar matraca. Já pagar quem faz o São João...
Enquanto isso, os músicos ficam a vê navios. Como era no passado.  

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB