domingo, 1 de novembro de 2015
Participação Popular e Democracia fortalecidas no Maranhão

Resultado de imagem para flavio dino

Por Flávio Dino
Para que as mudanças aconteçam no ritmo e na intensidade que o Maranhão precisa, devemos fazer com que conteúdo e forma caminhem com coerência. Isso que temos procurado reafirmar a cada dia, a cada atitude, a cada decisão. Temos um programa de governo inovador que nos guia firmemente com uma meta principal: melhorar a vida dos mais pobres, aos quais tanto foi negado, por tanto tempo. Essa é a mudança de conteúdo que propomos e estamos implantando. Quanto à forma, como queremos governar para os mais pobres, coerentemente temos que governar com os mais pobres. Por isso que valorizamos imensamente a participação popular.

Nesses poucos meses de governo, já recebi em audiência muitos movimentos sociais: trabalhadores rurais, quebradeiras de côco, pessoas com deficiência, movimento de criança e adolescente, entre outros. De modo inédito, temos uma área de governo dedicada à participação popular. E implantamos o Plano Plurianual e Orçamento Participativos, com audiências territoriais e plataforma digital específica.
Nesta semana que passou, participei de dois momentos que confirmam a nova forma de governar que implementamos. Em primeiro lugar, menciono a 1ª Marcha Municipalista, onde dialoguei diretamente com representantes dos municípios sobre os rumos do nosso País e do nosso Estado. Ao se tratar da 1ª Marcha, já se evidencia o ineditismo do evento: um governador e toda a sua equipe debatendo abertamente com lideranças municipais, sem qualquer tipo de restrição, todos livres da ditadura do medo que imperava até bem pouco tempo.
Em segundo lugar, destaco a reunião que tive com centenas de Conselheiros de Direitos. Além de expor nossa visão, respondi a dezenas de perguntas, sobre todos os temas, além de ouvir críticas e sugestões. Um ótimo momento, que vai se repetir outras vezes, pois são diálogos fundamentais para aprimorar a ação governamental.
Neste mês de novembro, teremos várias Conferências Estaduais de Direitos, que são antecedidas de centenas de conferências municipais que estamos realizando, para que a bela pluralidade de vozes, que a democracia protege, possa se manifestar. Quero agradecer às milhares de pessoas que estão comparecendo a esses importantes fóruns, sublinhando que todas as suas conclusões serão importantes subsídios para a conformação das políticas públicas no Maranhão.
Registro que o processo de participação popular é contínuo e infinito, dai porque mantemos a plataforma digital “Participa Maranhão” e concretizamos todos os instrumentos previstos na Lei de Acesso à Informação, conquista também inédita em nosso Estado. Por exemplo, sublinho que, ao contrário de estranhos “filtros” que encontramos, o nosso Portal da Transparência foi totalmente construído em respeito às leis e ao direito ao controle social de que todo cidadão é detentor.
Todas essas iniciativas mostram o grande esforço feito para que o poder que emana do povo também seja por ele exercido. Assim, o Maranhão vira a página do passado e vai conquistando um modelo de governança inclusivo, democrático e plural. É nesse caminho que acreditamos.
Flávio Dino é Advogado, foi Juiz Federal e é o atual Governador do Maranhão
Trabalho desenvolvido na educação de Paço do Lumiar é destaque em congresso de psicopedagogia
O município de Paço do Lumiar marcou presença no X Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, entre os dias 22 e 24 de outubro, em São Paulo, sendo representado pela psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Rosane Santos. O trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino pela Divisão de Atendimento Educacional Multiprofissional, com o tema: “A atuação da equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar – MA” foi escolhido para abrir um dos pôsteres temáticos do encontro.
Para Rosane Santos, a escolha do trabalho é fruto de uma atuação diferenciada e pautada no compromisso e responsabilidade com os alunos de Paço do Lumiar, que permitiu ser compartilhada com outros estados e municípios. “Uma experiência exitosa que é relevante na aprendizagem escolar da nossa rede de ensino, uma vez que a Divisão tem atuado na prevenção e intervenção das dificuldades escolares e comportamentais para que os alunos tenham um desempenho cada vez melhor”, elencou a psicopedagoga.
Clique para obter Opções
Para Rosane Santos, a escolha do trabalho é fruto de uma atuação diferenciada e pautada no compromisso e responsabilidade com os alunos de Paço do Lumiar, que permitiu ser compartilhada com outros estados e municípios
O Congresso foi uma realização da Associação Brasileira de Psicopedagogia que abordou, com a participação de profissionais de todo o país, a temática "Releituras de Conceitos e Práticas Psicopedagógicas", com o objetivo revisitar na atualidade, os diversos momentos históricos da Psicopedagogia no Brasil e simultaneamente atualizar, reelaborar os conceitos e as práticas a partir das variadas concepções, recursos e estratégias vigentes. 
Na pauta do Congresso, a programação científica elucidativa dos estudos em Psicopedagogia, percorreu desde os fatores do próprio sujeito, acrescidos de fatores escolares e familiares que implicam na aprendizagem, e também, nas abordagens a partir de diferentes caminhos e posturas teóricas. Palestrantes renomados e comprometidos no ramo da psicopedagogia e Neurociência, como Nádia Bossa e Roberto Lent, apresentaram suas ideias acerca das diversas vertentes que envolvem a aprendizagem.
Matéria enviada pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB