sábado, 14 de novembro de 2015
Nota de Repúdio

''A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa perto e ao longe, enxerga o que malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam ou roubam, percebe onde lhe almejam ou nodoam, mede o que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça''. 

Ruy Barbosa

Blog tinha clara motivação política, conforme descrição (Foto: Reprodução)

O assassinato do Blogueiro Ítalo Diniz ocorrido nesta sexta-feira(13) na cidade de Governador Nunes Freire-MA, abriu, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado.

Ítalo foi morto a tiros por aqueles que não aceitam o contraditório, o exercício do jornalismo e as boas práticas democráticas. O crime, até aqui tratado como um fato isolado e sem importância pelo Governo do Estado, é uma afronta ao Estado Democrático de Direito no Maranhão e uma clara demonstração de desdem  às autoridades policiais e constituídas que tem por obrigação zelar por uma instituição tão necessária aos povos, a imprensa.

Forçando em mais essa tentativa calar a grande parte da imprensa maranhense que atua hoje na Blogosfera, o atentado contra a vida do Blogueiro, além de trazer em seu bojo ranços desprezíveis de ditaduras, objetiva por seus executores banalizar o triste acontecimento, gerando, assim, a possibilidade de uma certa endemia de tipo de crime inaceitável. O que não poderá ser permitido, não só pela classe blogueira, mas por todos os profissionais da comunicação e população maranhense em geral. 

Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam se sacralizar como verdades absolutas na conjuntura social e agora  investem contra a imprensa. Instituição imexível que jamais (em hipótese alguma) deverá ser violentada diante de sua inalienável condição de mediadora e guardiã dos princípios históricos de liberdade, humanos e principal proporcionadora do equilíbrio entre Poderes e população. 

O assassinato do caro colega, profissional atuante no seguimento, gera revolta ao povo do Maranhão e a todos os demais companheiros que pedimos a elucidação imediata do caso e rigor nas investigações, assim bem, como a prisão de todos os envolvidos, responsáveis e culpados. A Agência de Notícias Baluarte, a Equipe do Blog ANB Online e este editor tornam público seu repúdio contra a violência que tirou, precocemente, a vida do Blogueiro Ítalo Diniz e ratificam total compromisso contra toda e qualquer forma de impunidade.

Fernando Atallaia
Blogueiro, Editor-Chefe do Blog ANB Online 

Tiroteios e explosões em Paris deixam mais de 60 mortos

Na noite desta sexta-feira (13), explosões aconteceram em Paris, próximas ao estádio Stade de France onde acontecia um entre as seleções da França e Alemanha.   Por medo de novos atendados, muitos torcedores que estavam no estádio continuam refugiados no local.
Em um pronunciamento feito à TV francesa  o presidente François Hollande declarou estado de emergência e que as fronteiras francesas serão fechadas.  Além do presidente francês, lideres como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o primeiro ministro inglês David Cameron também fizeram pronunciamentos em apoio à França.
Resultado de imagem para tiroteios em paris
Uma testemunha disse ter ouvido tiros enquanto andava em uma rua no distrito 10 de Paris, perto da Praça da República. Quando ele chegou do lado de fora de um restaurante viu corpos no chão
Nenhum grupo terrorista assumiu  a autoria dos atendados. Oficiais de segurança dos Estados Unidos acreditam que os ataques de Paris sejam coordenados.

Além das explosões, sei tiroteios ,foram registrados e até agora, segundo informações da polícia francesa, 60 mortos foram confirmados e dezenas de feridos. Os números continuam aumentando.
A polícia também confirmou que há cerca de 100 reféns em uma casa de shows chamada Bataclan.
O tiroteio no Bataclan começou uma hora depois do início do show da banda californiana Eagles of Death Metal, disse a emissora BFM TV, que acrescentou que duas pessoas entraram na casa e começaram a atirar para o alto.”Eles estavam armados, vestidos normalmente: eles atiraram no exterior e no interior da sala”, afirmou a testemunha.
Uma testemunha disse ter ouvido tiros enquanto andava em uma rua no distrito 10 de Paris, perto da Praça da República. Quando ele chegou do lado de fora de um restaurante viu corpos no chão.

Deputado Josimar defende a liberdade de imprensa e cobra rigor nas investigações que envolvem o assassinato do blogueiro Ítalo Diniz

Ao receber a notícia relatando o assassinato do blogueiro na noite de ontem (13) em Governador Nunes Freire, o deputador Josimar do Maranhãozinho foi enfático ao afirmar que irá acompanhar de perto os trabalhos de investigação da polícia.

Resultado de imagem para josimar de maranhaozinho
O deputado Josimar de Maranhãozinho: ''Esse ato covarde é um ataque frontal a liberdade de imprensa, pois o mesmo já havia relatado ter sofrido ameaças''. 
Por volta das 09h15min deste sábado (14), Josimar usou sua página em rede social para externar suas considerações acerca do ocorrido e para confrontar o que chama de "ato covarde" contra a liberdade de imprensa. Aproveitou ainda para exigir rigor na apuração dos fatos com o objetivo de se chegar a uma rápida elucidação do crime.

Confira na integra as palavras do deputado:

"É com um profundo sentimento de pesar, dor e revolta que recebi a triste notícia do bárbaro assassinato do amigo e Blogueiro Ítalo Diniz, ocorrido nessa última sexta, 13. Ítalo era uma voz ativa da sociedade, um profissional ético e de grandes virtudes. Esse ato covarde é um ataque frontal a liberdade de imprensa, pois o mesmo já havia relatado ter sofrido “ameaças” de gente incomodada com suas postagens.

Quero aqui afirmar, que estarei acompanhando esse caso de perto e espero que a justiça seja feita o quanto antes, para que os culpados recebam uma punição exemplar. Queremos que o braço forte da justiça promova "investigações imparciais, rápidas e independentes" sobre todos os tipos de violência ou ameaça contra jornalistas.

Aqui levo á família enlutada o meu abraço e meus pêsames, em especial a professora Fátima, mãe do Ítalo. Estamos todos consternados e profundamente tristes, mas acreditamos em Deus e na justiça que será feita, DESCANSE EM PAZ Ítalo Diniz."

Motociclista morre após perder o controle ao cair em buraco 

Josenyrllen Ribamar Araújo Neves morreu na noite desta sexta-feira (13).
Acidente aconteceu na Avenida Tancredo Neves, em São José de Ribamar.


Um motociclista identificado como Josenyrllen Ribamar Araújo Neves, de 34 anos, morreu na noite desta sexta-feira (13) após se desequilibrar ao cair em um buraco situado na Avenida Tancredo Neves, em São José de Ribamar, a 32 km de São Luís.

Josenyrllen Ribamar Araújo Neves morreu após perder o controle e cair em buraco (Foto: Michel Sousa/G1)
Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, a vítima não estava em alta velocidade quando foi surpreendido pelo o buraco na pista
Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, a vítima não estava em alta velocidade quando foi surpreendido pelo o buraco na pista. Após perder o equilíbrio, Josenyrllen acabou caindo na via no momento em que um ônibus passava pela a pista. Josenyrllen teve morte instantânea.


Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) já está no local para realizar a remoção do corpo de Josenyrllen Ribamar Araújo Neves.

As informações são do G1 MA

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB