segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Polícia francesa mata mentor de ataques a Paris
Abdelhamid Abaaoud, 28 anos, o belga de origem marroquina, apontado como mentor dos ataques terroristas de Paris, está morto, informou nesta quinta-feira (19) a Procuradoria de Paris. Abaaoud morreu durante operações da polícia francesa em Saint-Denis nesta quarta-feira (18). Seu corpo foi encontrado dentro do apartamento onde ocorreu a ação policial. Ele é o autor intelectual dos atentados que mataram 129 pessoas e deixou mais de 350 feridos.

“Abdel Hamid Abaaoud acaba de ser formalmente identificado, depois da comparação das impressões papilares (impressões digitais das mãos ou pés), como falecido no decorrer da operação realizada pela RAID (unidade de elite da polícia francesa em português) em Saint-Denis na madrugada de 18 de novembro”, afirmou um comunicado oficial.


mentor1
Abdelhamid Abaaoud, 28 anos, o belga de origem marroquina, apontado como mentor dos ataques terroristas de Paris, está morto
A polícia francesa também confirmou que a mulher-bomba que morreu na mesma operação era prima de Abaaoud, e se explodiu durante a ação policial, onde mais outras oito suspeitos foram presos.

Inicialmente, o próprio promotor francês, François Molins, desmentiu a possibilidade de o belga ter sido morto. Abaaoud só foi identificado por suas digitais, já que seu corpo ficara irreconhecível após ser crivado de balas.

Quem era Abaaoud

Abaaoud era originário do bairro de Molenbeek, em Bruxelas, conhecido como um celeiro de jihadistas. Serviços de inteligência em toda a Europa afirmam que o local é um terreno fértil para o extremismo. Abaaoud seria amigo de infância de Salah Abdeslam, buscado internacionalmente por suspeita de participar dos ataques em Paris.

Abaaoud adotou o nome religioso de Abou Omar Soussi e se juntou aos combatentes radicais na Síria no começo de 2013.

Seu nome ficou conhecido na Bélgica um ano mais tarde, quando o pai revelou à imprensa que o filho teria doutrinado e levado à Síria o irmão de 13 anos, Younes.

Pouco depois, o jihadista foi identificado em uma série de vídeos macabros publicados em redes sociais, nos quais aparece sorridente ao volante de uma caminhonete que reboca cadáveres mutilados de civis assassinados pelo Estado Islâmico (EI).
 “Tenho vergonha por Abdelhamid. Ele arruinou nossas vidas”, diz pai do jihadista
O jihadista mais procurado da Bélgica, Abdelhamid Abaaoud era filho de imigrantes muçulmanos de Molenbeek, descrito pelos amigos da escola como brincalhão, pacífico, religioso, mas não radical.
Seu pai, Omar, um marroquino instalado em Bruxelas há 40 anos, se orgulha de ter chegado ao país como mineiro e ter conseguido comprar uma loja de roupas, onde Abaaoud trabalhava a seu lado.
Omar diz não saber explicar como o filho pôde se radicalizar tão rapidamente. “Tenho vergonha por Abdelhamid. Ele arruinou nossas vidas. Nós que devemos tudo à Bélgica”, disse o pai do terrorista em uma entrevista concedida ao jornal belga Het Laatste Nieuws.
 Em sua conta no Facebook, hoje fechada, ele publicava ameaças de atentados contra a França e a Bélgica, incitava seus conterrâneos a unir-se a seu grupo na Síria ou a “passar à ação” em seus próprios países, caso não conseguissem emigrar.
Em um ano, o jihadista de Molenbeek teria subido na hierarquia do Estado Islâmico; acredita-se que hoje ele era um dos membros estrangeiros mais importantes do EI.
Seu nome voltaria a aparecer nos noticiários em janeiro passado, citado como cérebro de uma célula terrorista desmembrada na cidade belga de Verviers que estava ponta para cometer um atentado de grandes proporções contra as forças de segurança do país.
O episódio ocorreu uma semana depois dos atentados contra o jornal satíricoCharlie Hebdo e um supermercado judeu em Paris.
Segundo Ministro do Interior da França Bernard Cazeneuve, o terrorista teria participado de quatro tentativas de atentados na país, todas frustradas.
Fontes: G1; Agências Internacionais
SINDJUS-MA e servidores grevistas do TJMA se preparam para interditar a avenida Jerônimo de Albuquerque nesta terça-feira, 24

Uma nova carreata marcada para a manhã desta terça-feira, 24 está sendo mobilizada pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão, SINDJUS-MA e todos os servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que estão em greve desde o dia 13 de Outubro, pela reposição das perdas inflacionárias de 6,3%. Índice inflacionário acumulado de janeiro a dezembro de 2014, com efeitos retroativos a janeiro de 2015.

A carreata tem como principal objetivo, além da reivindicação pela reposição das perdas, protestar, também, contra o tratamento de indiferença da presidência do TJMA, na pessoa da Desembargadora Cleonice Freire, quando, infringindo a Lei, não garante aos trabalhadores a reposição das perdas inflacionárias, a qual é um direito constitucional e conquistado pela categoria.

Resultado de imagem para servidores do tj ma  bolo
A concentração para a carreata vai começar às 8 horas da manhã, com concentração em frente ao Fórum Desembargador Sarney Costa, bairro Calhau, de onde seguirá rumo a Assembleia Legislativa
A concentração para a carreata vai começar às 8 horas da manhã, com concentração em frente ao Fórum Desembargador Sarney Costa, bairro Calhau, de onde seguirá rumo a Assembleia Legislativa, com o intuito de cobrar dos deputados estaduais  uma posição de mediação entre os servidores em greve e o TJMA, além de buscar uma conciliação que resolva esse impasse que já dura mais de 40 dias.

A direção do SINDJUS-MA lembra que no dia 21 de Agosto de 2015 peticionou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT) que, possivelmente, haveria uma greve da categoria dos Judiciários do Maranhão e, desde então, solicitou uma Audiência com o presidente da Casa, todavia, Humberto Coutinho nunca de resposta ao Sindicato. "Amanhã vamos  cobrar não apenas do deputado Humberto Coutinho um apoio para os servidores em greve e o TJMA, mas, sim, de todos os outros 41 deputados que possa se dispor a fazer uma ponte de mediação com o Tribunal, para que as nossas perdas constitucionais sejam pagas. Conciliar é legal.", defendeu Aníbal Lins - Presidente do SINDJUS-MA.

O QUÊ: Carreata da Vitória 

QUANDO:  24 de Novembro

QUE HORAS: À partir das 8 horas.

ONDE? Concentração em frente ao Fórum Desembargador Sarney Costa, bairro Calhau. 


MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SINDJUS-MA

Deputado Zé Inácio denuncia falta de fiscalização em catamarãs

O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna durante sessão plenária nesta segunda -feira (23) para falar da sua preocupação com o acidente ocorrido na última sexta – feira ( 20) com uma embarcação com destino à cidade de Alcântara.
Durante o ocorrido cerca de 50 passageiros estavam a bordo na embarcação que por pouco não se tornou em tragédia. As pessoas foram salvas pelo Corpo de Bombeiros e pelo GTA que estavam próximo ao local do acidente. “O Catamarã naufragou por conta da precariedade que tinha a embarcação, além, logicamente, da quantidade de passageiros que extrapolou o limite máximo que a embarcação comportava que era de 32 passageiros e tinham 50”.
Zé Inácio se mostra consternado com situações em embarcações tipo catamarã.
Zé Inácio se mostrou consternado com situações em embarcações tipo catamarã
Zé Inácio chama a atenção das autoridades, principalmente da Marinha para este caso. “Como deputado vou solicitar uma reunião na Capitania dos Portos, na representação da Marinha aqui em São Luís, para que nós possamos discutir esse tema. A Marinha precisar exercer o seu dever, que é fiscalizar as embarcações”, denunciou o deputado.
O parlamentar denuncia ainda que essa situação se dá principalmente por falta de fiscalização, chamando a atenção por conta de que o transporte hidroviário São Luís/Alcântara é muito mais precário que o de ferry-boat.
O deputado afirmou que irá tomar providência em relação da falta de fiscalização desse tipo de transporte.  Destacando que irá solicitar ao presidente da Agência de Mobilidade Urbana que também tome providência.
A Agência de Mobilidade Urbana (MOB) irá baixar uma portaria impedindo que a empresa continue fazendo o transporte de passageiro de Alcântara/São Luís, até que o inquérito da Marinha apure as reais causas do naufrágio.

Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa do Deputado
É o Tchan em São Luís
Grupo baiano liderado por Beto Jamaica e Compadre Washington se apresenta nesta sexta-feira na Casa das Dunas
 A década de 1990 foi marcada pela projeção do axé music pelo Brasil e pelo mundo. Entre os grupos que colocavam todo mundo para dançar, o suingue do grupo É o Tchan chamava atenção pelas letras sensuais e irreverentes, pelo rebolado das dançarinas e pelo bom humor dos vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington. Com o mesmo entusiasmo e alegria que marcaram essa década, o grupo É o Tchan voltou a fazer sucesso recentemente e se prepara para desembarcar em São Luís para se apresentar nesta sexta-feira (27) na Casa das Dunas (Avenida Litorânea). A abertura da Casa será a partir das 18h e a festa será totalmente temática para celebrar os 30 anos do axé music.
Liderados pelos vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington, a banda já contabiliza 20 anos de história e se tornou um fenômeno musical nos anos 1990 com mais de 10 milhões de discos vendidos.  O grupo gravou 15 CDs e três DVDs e estourou nas rádios de todo o país mostrando o rebolado de dançarinas como Carla Perez, Scheila Carvalho, Débora Brasil e Sheila Mello, além do dançarino Jacaré, que passaram pelo grupo ao longo de sua história.
Resultado de imagem para BETO JAMAICA E COMPADRE WASHINGTON
Liderados pelos vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington, a banda já contabiliza 20 anos de história e se tornou um fenômeno musical nos anos 1990 com mais de 10 milhões de discos vendidos
No show da Casa das Dunas, o grupo vai relembrar hits como “Segure o Tchan”, “Dança do Ventre”, “Dança da Cordinha” entre várias outras que marcaram época, além de apresentar a nova música “Bota a Cara no Sol”, de autoria de J. Telles, Leonardo Scavuzzi e Iramaia Santos. A música é a aposta do grupo para o verão 2016 e fala de forma bem-humorada sobre se jogar no verão independentemente do tipo físico. Claro, como a maioria das canções, a coreografia também foi pensada para colocar todo mundo para dançar durante os shows.
Os ingressos para a apresentação do É o Tchan na Casa das Dunas estão à venda na loja Errejota (Tropical Shopping), Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel) e 100% Vídeo (Avenida dos Holandeses). O primeiro lote promocional está sendo vendido por R$ 40 (pista) e R$ 70 (lounge).
Serviço
Show: É o Tchan
Quando: 27 de novembro
Onde: Casa das Dunas (Av. Litorânea)
Ingressos: R$ 40,00 (pista) e R$ 70,00 (lounge)
Pontos de venda: Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel), loja Errejota (Tropical Shopping) e 100% Vídeo (Av. dos Holandeses).
Informações: 3227-8695

Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa da Casa das Dunas
Edição da Agência Baluarte

Nota de Repúdio


''A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa perto e ao longe, enxerga o que malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam ou roubam, percebe onde lhe almejam ou nodoam, mede o que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça''. 

Ruy Barbosa

Os assassinatos dos Blogueiros Ítalo Diniz e Roberto Lano,  ocorridos na sexta-feira(13) e sábado(21) nas cidades de Governador Nunes Freire e Buriticupu, respectivamente, abriram, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado.

Ítalo e Lano foram mortos a tiros por aqueles que não aceitam o contraditório, o exercício do jornalismo e as boas práticas democráticas. Os crimes, até aqui tratados como um fato isolado e sem importância pelo Governo do Estado, são uma afronta ao Estado Democrático de Direito no Maranhão e uma clara demonstração de desdem  às autoridades policiais e constituídas que tem por obrigação zelar por uma instituição tão necessária aos povos, a imprensa.

Os dois blogueiros executados: por que a polícia não diz nada?
Blogueiros Italo Diniz e Roberto Lano: assassinados no interior do Maranhão
Forçando em mais essa tentativa calar a grande parte da imprensa maranhense que atua hoje na Blogosfera, o atentado contra a vida dos Blogueiros, além de trazer em seu bojo ranços desprezíveis de ditaduras, objetiva por seus executores banalizar o triste acontecimento, gerando, assim, a possibilidade de uma certa endemia de tipo de crime inaceitável. O que não poderá ser permitido, não só pela classe blogueira, mas por todos os profissionais da comunicação e população maranhense em geral. 

Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam se sacralizar como verdades absolutas na conjuntura social e agora  investem contra a imprensa. Instituição imexível que jamais (em hipótese alguma) deverá ser violentada diante de sua inalienável condição de mediadora e guardiã dos princípios históricos de liberdade, humanos e principal proporcionadora do equilíbrio entre Poderes e população. 

Os assassinatos dos caros colegas, profissionais atuantes no seguimento, geram revolta ao povo do Maranhão e a todos os demais companheiros que pedimos rigor nas investigações e  a elucidação imediata dos casos, assim bem, como a prisão de todos os envolvidos, responsáveis e culpados. A Agência de Notícias Baluarte, a Equipe do Blog ANB Online e este editor tornam público seu repúdio contra a violência que tirou, precocemente, a vida dos Blogueiros Ítalo Diniz e Roberto Lano e ratificam total compromisso contra toda e qualquer forma de impunidade.

Fernando Atallaia
Blogueiro, Editor-Chefe do Blog ANB Online 

Assalto a carro em São Luís termina com morte de um dos criminosos

Um assalto a carro em São Luís terminou com a morte de um dos criminosos na manhã desta segunda-feira (23). Segundo informações da vítima, o motorista Raimundo do Rosário Pinheiro, ele estava realizando corrida para passageiros quando dois casais solicitaram os seus serviços no bairro Anel Viário, na capital.


20151123082524 (2)
Durante o trajeto do bairro Anjo da Guarda, um dos criminosos colocou uma faca em seu pescoço e anunciou o assalto
Durante o trajeto do bairro Anjo da Guarda, um dos criminosos colocou uma faca em seu pescoço e anunciou o assalto. Para facilitar a ação criminosa, o assaltante decidiu colocar o motorista na mala do carro, mas ele conseguiu fugir.
20151123082524 (3)
Segundo informações da vítima, o motorista Raimundo do Rosário Pinheiro, ele estava realizando corrida para passageiros
Após o motorista descer do carro, um dos criminosos conseguiu pegar a direção do veículo, porém ele perdeu o controle do carro e acabou capotando.
20151123082524 (4)
Após o motorista descer do carro, um dos criminosos conseguiu pegar a direção do veículo
Após o capotamento o criminoso, que ainda não foi identificado, acabou morrendo no local. Uma das mulheres, uma adolescente, ficou presa na porta do carro após o acidente. Já o outro casal de assaltantes conseguiu fugir.
20151123082524
O caso está sendo investigado na Delegacia da Vila Embratel
Raimundo do Rosário avisou a situação a polícia. O caso está sendo investigado na Delegacia da Vila Embratel.
As informações são do Jornal Pequeno
Edição da Agência Baluarte

Dois caminhões dos Correios são roubados em Santa Rita

Dois caminhões dos Correios foram assaltados nesta segunda-feira (23).  O crime aconteceu próximo ao povoado Vila Cearense, em Santa Rita.
Segundo informações da polícia, os caminhões estavam fazendo entregas no interior do estado quando foram abordados por bandidos, que aproveitaram o momento em que os caminhões passavam por quebra-molas na estrada.
Resultado de imagem para JEFERSON PORTELA
O Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela: onda de criminalidade só avança no Maranhão e ele, assim como no filme de Stanley Kubrick, de olhos bem fechados
Os caminhões foram levados para uma estrada de terra próxima e levaram vários itens que estavam embalados.
Outros dois caminhões dos correios já foram assaltados no mesmo local.

Mário Macieira se revolta e sai de todos os grupos de Whatsapp após derrota na OAB

O até então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão, Mário Macieira parece ainda não ter se conformado com a derrota sofrida nas eleições para a presidência do órgão.
foto 2
Mário 'capou o gato'
Macieira anda bufando pelos cantos e se reclamando para quem ver pela frente. Agora por último, um dos líderes do grupo derrotado espalhou áudios onde culpa a falta de empenho do grupo o que resultou a derrota.
foto 1

Não conformado, o atual presidente abandonou de vez todos os grupos de Whatsapp alegando que está sendo alvo de perseguição dos inimigos que de acordo com ele tem vazado informações para jornalistas e blogueiros.
foto 1

Xi… pelo visto a crise tá feia!!

Final de semana registra vinte e um acidentes e sete mortos nas estradas do Maranhão

Os acidentes resultaram em 19 pessoas feridas e 07 mortas. Somente no domingo, ocorreram treze acidentes

Final de semana foi marcado por muitos acidentes nas rodovias federais que cortam o Maranhão. A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF) registrou 21 acidentes entre sexta-feira, dia 20, e domingo, dia 22.
Divulgação
 Seis pessoas morreram em acidentes somente no domingo
Nos acidentes, 19 pessoas ficaram feridas e sete perderam a vida.
Sexta-feira
Na sexta-feira, dia 20, foram registrados 06 acidentes. Entre as ocorrências, quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu em decorrência de acidente de trânsito. 
Divulgação
Acidente na BR-222, em Chapadinha, resultou na morte de uma pessoa na última-sexta-feira
Um veículo Mercedes Benz/L 2318, de placa HOV 9696, do município de São Bernardo/MA, ao entrar em uma curva, saiu da pista e tombou na BR-222, km 102,0, em Chapadinha. 
Entre os ocupantes do veículo uma pessoa ficou ferida e outra não resistiu, e morreu no acidente.
Sábado
Os acidentes registrados no sábado, dia 21, não tiveram vítimas fatais. Dos 04 acidentes, dois resultaram em danos matérias e os outros dois deixaram duas pessoas feridas.
Domingo violento
O domingo foi bastante violento nas rodovias federais que cortam o Maranhão. A Central de Informações Operacionais – CIOP da Polícia Rodoviária Federal registrou 11 acidentes com treze feridos e seis mortos.
Divulgação
Carreta da dupla Jorge e Mateus se envolve em acidente e deixa um morto no MA
Em Estreito, no Km 132 da BR-010, por volta das 03h30, a carreta IVECO/STRALIS 49, placas NWL-5799, que transportava equipamentos dos shows da dupla Jorge e Mateus, e era conduzida por Marcos Fabiano de Souza Silva, colidiu frontalmente com a motocicleta HONDA/CG 125 FAN, placa OIR-1279, conduzida por José da Silva Vidal, de 18 anos, que veio a óbito no local. O condutor da motocicleta não era habilitado e havia indícios de ter ingerido bebida alcoólica. A colisão se deu na faixa contrária a que transitava inicialmente a motocicleta, ou seja, a moto estava na contramão de direção.
Em Caxias, no Km 550 da BR-316, às 04h55, um grave acidente envolvendo o veículo GM/Vectra Sedan Elegance, placa LWM-5395, do município de Teresina/PI, e era conduzido por Fernando Almeida Lourenço. O veículo saiu da pista e colidiu em uma árvore. Dos sete ocupantes do carro, dois ficaram levemente feridos, dois feridos graves e três mortos.
Divulgação
Três pessoas morrem em acidente na BR 316 em Caxias
Em Miranda do Norte, no Km 251,5 da BR 222, às 18h30, uma colisão frontal, entre Fiat Uno Mille Fire branco de placas KHL 6127/PE e o veículo Volkswagen Saveiro prata de placas NIM 4529/MA resultou em quatro pessoas feridas e um morto. Welliton Ferreira da Silva, condutor do Fiat morreu no local. Os passageiros Josildo Ferreira das Neves e Luís Pereira da Costa tiveram lesões leves. No veículo Saveiro, o condutor Reginaldo Campelo Junior e o passageiro Antônio Ricardo Bezerra Serra tiveram apenas lesões leves. As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal de Pedro Vera Cruz Bezerra.
Em Itinga, no Km 377na BR 010, às 23h30, Wanderson Ribeiro Aguiar, de 18 anos, que pilotava uma motocicleta Pop 100, branca, sem uso do capacete, morreu em acidente tendo como causa presumida animal solto na pista.
As informações são de O Imparcial

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB