segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Oposicionistas querem fazer frente à candidatura de Luís Fernando Silva na cidade

Estratégia é unir grupos em torno de um só candidato.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Os grupos de oposição de São José de Ribamar representados por Júlio Matos (PMDB), Roberto Câmara (PPL), e Arnaldo Colaço (PSB) procuram, atualmente, unidade e consenso em torno de um só candidato que possa fazer frente à candidatura do ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (PSDB), dominante até aqui nas pesquisas de opinião pública já realizadas na cidade balneária.

Resultado de imagem para julio matos sao jose de ribamar
Júlio Matos(PMDB) quer a unidade dos grupos; ele já pôs o nome à disposição 
Concordantes com o fato de que devem ‘eleger’ um único nome a concorrer em 2016, os oposicionistas vêm se reunindo com frequência em torno da estratégia, mas ainda não decidiram qual dos postulantes será o escolhido para a empreitada. A oposição admite que somente unida poderia ‘lograr êxito’ diante do tucano. Uma certeza que vem agradando aos pré-candidatos a Vereador dos três grupos, mas que causa também certa desconfiança interna quanto ao projeto.
Resultado de imagem para roberto camara sao jose de ribamar
Roberto Câmara acredita que Colaço poderá ter votação expressiva se se candidatar a Vereador 
Se Júlio, Colaço ou Roberto Câmara, segundo fontes ligadas aos respectivos grupos, os lideres da articulação devem se pronunciar oficialmente até março, quando pretendem, nos moldes da ‘Frente de Libertação do Maranhão’, romper o silêncio e anunciar um bloco uniforme àquelas que serão as eleições mais disputadas da história recente de São José de Ribamar. O PPS deverá também unir-se ao bloco, segundo membros do partido.

Resultado de imagem para luis fernando silva
Pesquisas apontam candidatura de Luis Fernando Silva, dominante em 2016 
Em contato com nossa reportagem, tanto Júlio Matos quanto Arnaldo Colaço e Roberto Câmara afirmaram ser uma prioridade a unidade dos grupos, mas, em contrapartida, não abriram mão de sugerir que podem, cada um a seu modo, encabeçar o projeto. Roberto e Júlio são confluentes: acreditam que Arnaldo Colaço deveria se render às proporcionais e sair como um dos vereadores mais bem votados em 2016.  Matos prega sua candidatura sem hesitações e Câmara não abre mão de concorrer pelo PPL, partido do qual é presidente na cidade.

Resultado de imagem para arnaldo colaço
Arnaldo Colaço acredita na unidade, mas ainda não 'arregou' da pré-candidatura

Nos meses que se seguem o cenário, ainda pontuado de individualismos, tende se definir. Ou não. 

Flávio Dino se esquiva de repórter e diz que crise no Ciops é problema de Jefferson Portela

O governador Flávio (PCdoB) reagiu de forma surpreendente hoje ao responder a uma pergunta feita pelo repórter Leandro Santos, do jornal O Estado do Maranhão, sobre a crise no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), cujos funcionários até agora não receberam os salários de novembro nem a primeira parcela do 13º.
Flávio Dino esteve na Secretaria de Segurança Pública na manhã desta segunda-feira. O roteiro incluía uma visita ao Ciops, onde o clima é o pior possível, com sucessivas faltas de teleatendentes aos plantões e o consequente desfalque nas escalas de plantão. Com a missão de perguntar ao governador sobre o prejuízo causado à população pelo caos na central, Leandro o abordou. Dino foi curto e grosso ao responder. “Isso é um problema do secretário de Segurança, Jefferson Portela. Pergunte para ele qual a solução”.
Investimentos feitos por Flávio Dino no sistema de segurança pública não incluem melhoria do Ciops
Investimentos feitos por Flávio Dino na segurança pública não incluem melhoria do Ciops

O repórter, então, dirigiu-se a Portela, que foi ríspido, extremamente indelicado. “Este assunto não é para ser tratado agora”, retrucou, como se pudesse pautar o jornalista e contrariando a lógica, já que não existe ocasião mais oportuna para cobrar a melhoria de um serviço público do que um evento com a presença do gestor que tem a missão e a obrigação de atender a demanda.
Oficialmente, a agenda de Dino na SSP teve como objetivo a inauguração do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e a entrega de mais de 700 rádios digitais criptografados. Mas, teria sido ainda mais produtiva se ele tivesse apresentado uma solução para a interminável crise no Ciops.
As informações são do Blog do Daniel Matos
Edição da Agência Baluarte 
Diretor da Assembleia Legislativa e mais 4 funcionários públicos são presos por corrupção passiva no TO
A Polícia Civil prendeu cinco funcionários públicos do Tocantins durante a operação Fim de Feira, realizada na madrugada desta segunda-feira (7). Entre os presos, estão um ex-diretor administrativo da Assembleia Legislativa e quatro servidores do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Tocantins (Dertins), da unidade de Paraíso do Tocantins.
A Assembleia Legislativa informou que após tomar conhecimento da prisão do funcionário da casa nesta segunda, ele foi exonerado. Ele ocupava o cargo de diretor administrativo desde 1º de fevereiro deste ano.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 23 pessoas foram indiciadas, sendo que 16 são funcionários do Dertins. Os cinco que foram presos são considerados os líderes da organização suspeita de corrupção passiva, peculato furto, peculato apropriação, peculato desvio, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica e participação em organização criminosa
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 23 pessoas foram indiciadas, sendo que 16 são funcionários do Dertins. Os cinco que foram presos são considerados os líderes da organização suspeita de corrupção passiva, peculato furto, peculato apropriação, peculato desvio, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica e participação em organização criminosa, conforme a SSP.
Os crimes foram praticados no período de 2013 a 2014. Na época, o ex-diretor da AL que foi preso era coordenador da unidade do Dertins – antiga Agetrans – em Paraíso do Tocantins. Ele e outros funcionários teriam cometidos vários crimes, como vendas de peças de máquinas públicas, furto de combustíveis e locação de máquinas para obras particulares. O dinheiro era reembolsado.
O número de indiciados faz parte de dados parciais e que outros podem ser presos até o fim desta segunda-feira. A polícia investiga a participação de outros servidores. Os cinco presos foram levados para a Casa de Prisão Provisória de Paraíso do Tocantins.

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 8 de dezembro no MA

Comércio de rua está autorizado a funcionar e supermercados abrem.

Agências bancárias não vão funcionar em 29 municípios maranhenses.


O comércio de rua de  São Luís está autorizado a funcionar no feriado municipal desta terça-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Conceição. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). O critério é dos lojistas, que terão de pagar hora extra aos funcionários caso decidam pela abertura das portas no feriado.
Os supermercados, segundo a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), funcionam normalmente no feriado.
Shoppings seguem na preferência dos consumidores de São Luís (Foto: Biaman Prado / O Estado)
Alguns shoppings de São Luís vão manter atendimento mesmo no feriado
O feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição em São Luís é estabelecido pela Lei Municipal nº 3.432, de 6 de fevereiro de 1996.
Shoppings
Alguns shoppings da capital maranhense vão ter funcionamento normal na terça-feira, com lojas abertas das 10h às 22h. É o caso do Jaracati Shopping (Jaracati), Rio Anil Shopping (bairro do Turu), São Luís Shopping (Jaracati) Shopping da Ilha (Cohama) e Tropical Shopping Center (Renascença).
Já as lojas do Monumental Shopping (Renascença) estarão fechadas nesta terça-feira.
G1 não conseguiu contato com a administração do Pátio Norte Shopping (São José de Ribamar)
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário nos municípios maranhenses de Aldeias Altas, Araioses, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Barreirinhas, Brejo, Cantanhede, Caxias, Coelho Neto, Colinas, Duque Bacelar, Humberto de Campos, Icatu, Igarapé-Grande, Maracaçumé, Marões, Miranda do Norte, Parnarama, Paulo Ramos, Porto Franco, Presidente Sarney, Rosário, São Luís, São Vicente Férrer, Sítio Novo, Tasso Fragoso, Timon, Tutoia e Viana nesta terça-feira.
Procon recebeu inúmeras reclamações sobre a má prestação de serviço dos bancos do MA (Foto: Flora Dolores / O Estado)
Bancos fecham em 29 cidades maranhenses na
terça (8) 
Com o feriado municipal, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento podem ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.
Órgãos municipais
A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração do Poder Executivo municipal nesta segunda-feira (7). Nos feriados municipais e pontos facultativos, os serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão, informa a prefeitura.
Governo do Maranhão
Nos órgãos do governo do Maranhão, o expediente nesta segunda-feira (7) é normal. Na terça-feira (8), não haverá expediente, conforme estabelece o Art. 3º do Decreto 30.629, de 22 de janeiro de 2015.
A exceção, informa o governo, é aos órgãos que prestam serviços considerados de natureza essencial, que terão escala de plantão.
Poder Judiciário
No Poder Judiciário do Maranhão, o atendimento ao público no feriado da segunda (7) – Dia da Justiça – e terça-feira (8) – será mantido. No período, não haverá expediente nas unidades da capital maranhense e comarcas do interior, mas haverá plantão.
Prazos de audiências, prazos processuais, publicações de sentenças, acórdãos e decisões, bem como intimações a partes e advogados serão normalizados na quarta-feira (9).
As informações são do G1

Fim de semana é marcado por 6 assassinatos na 'Ilha do Amor'

Cinco pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana de São Luís neste fim de semana. Segundo o Instituto Médico Legal (IML), ainda há dois corpos sem identificação.
A primeira morte aconteceu na sexta-feira (4). A vítima identificada como Bruno Henrique Silva Matos (18), foi morto a tiros no bairro Santa Clara, por volta das 21h. O corpo de Deuzinete de Jesus Soares Estrela, “Sardinha”, (47) foi encontrado no bairro da Vila Pirâmide, em Paço do Lumiar, no sábado (5),  e por volta das 20h, Alexandre Ferreira Aguiar (27) foi morto a tiros na Matinha.
Resultado de imagem para jeferson portela
O secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela: batendo seus antecessores, ele vem perdendo para a criminalidade 
No domingo três corpos foram encontrados, mas desta vez, na Capital. Um foi encontrado  no Centro, onde há indícios de que a vítima foi morta a pauladas e tiro. No último caso, o corpo foi encontrado na rua da Brasília, no Cruzeiro do Anil.
As informações são da TV Guará
Edição da Agência Baluarte

Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo, diz pesquisa

Ipsos desenvolve estudo que mostra a percepção da população ao redor do mundo


Uma pesquisa realizada em 33 países pela global Ipsos, Perils of Perception (Perigos da Percepção) avalia os problemas e as características de cada um deles. No Brasil, o estudo revelou, entre outros pontos, que o país é o terceiro país mais ignorante do mundo.
Os responsáveis pela pesquisa explicam que entre todos os países estudados, o Brasil se sobressai como um dos mais desinformados. Os envolvidos nos estudos dizem que encontraram grande dificuldade em relação à definição de dados demográficos básicos, como o percentual de população rural e o percentual de pessoas de menos de 14 anos.
ESCOLA
Estudo mostra que Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo
Baseada nas distorções de percepção a Ipsos organizou o "Índice de ignorância", mostrado na tabela abaixo. México e Índia recebem a duvidosa honra de serem os mais imprecisos em suas percepções sobre estas questões, enquanto os sul-coreanos são os mais precisos – seguidos pelos irlandeses. Existem alguns padrões regionais nesta tabela - por exemplo, países da América Latina tendem a ser mais imprecisos, e europeu e norte-americanos mais precisos - mas isto esconde diferenças individuais, e não é todo o contexto. Nova Zelândia, por exemplo, é o menos preciso dos países desenvolvidos (entre os cinco mais “ignorante” com completando o ranking com Brasil e Peru, além de México e Índia já citados), enquanto a China está no top 5 mais precisos.
Pesquisa

As informações são de O Tempo

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB