quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Presidente do PEN esteve, recentemente, em programas de Rádio e TV da Ilha, reforçando sua pré-candidatura ao Executivo ribamarense.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O presidente estadual do PEN e ex-deputado estadual Jota Pinto, definitivamente é candidato a Prefeito de São José de Ribamar em 2016. Pelo menos é o que ele vem reafirmando em declarações à imprensa da Grande Ilha nos últimos dias. Jota esteve anteontem e ontem em programas de Rádio e TV da capital ratificando seu nome ao Executivo ribamarense naquelas que serão as eleições mais disputadas da história recente da terceira maior cidade do Maranhão.

Pertencente ao grupo do médico Júlio Matos, o Dr. Julinho (PMDB), a possibilidade da candidatura de Pinto agrada as alas internas julinistas afeitas à renovação do grupo para o pleito vindouro. Jovens lideranças ligadas a Matos simpatizam com a ideia de que o ex-deputado seria um bom nome a concorrer no processo eleitoral em, inclusive, substituição a Júlio. ‘’ Pus meu nome à disposição do grupo há meses e estou decidido que serei candidato; é uma questão de consenso, mas sabemos todos que há esse espirito de renovação dentro do próprio grupo para lançar um novo nome’’, explica Jota.

JotaPinto
RENOVAÇÃO INTERNA O ex-deputado e presidente estadual do PEN, Jota Pinto: parte do grupo julinista o quer candidato a prefeito em substituição a Júlio Matos 
As pretensões do ex-deputado encontram guarida nos repetitivos vieses vivenciados por Júlio Matos nos últimos 15 anos, quando por diversas campanhas, o médico foi derrotado nas urnas, mesmo sendo detentor do segundo maior grupo politico de Ribamar. Eleitorado saturado, Matos não admite o desgaste, mas é ciente de que o melhor nome a ser indicado em 2016 será aquele que aparecer em posição relevante nas pesquisas, onde o quesito renovação já é presente e faz alguma- embora ainda parca- diferença.  E é justamente aí que o nome de Jota Pinto aparece com certa representatividade.


A menos de dez meses das eleições municipais em todo estado, em São José de Ribamar a corrida contra o tempo que culminará com a decisão em torno do nome a ser apresentado à população local pelos julinistas, se acirrou. Até mesmo os históricos membros do grupo são de acordo com a manutenção interna da oposição capitaneada por Matos no município. As entrevistas de Pinto versaram sobre esta realidade. Mas, assim como ele, os eleitores de Matos ainda querem ouvir Júlio, publicamente, a respeito.  
Banco Central do Estados Unidos eleva juros pela primeira vez desde 2006

Fed aumentou taxa para intervalo entre 0,25% a 0,50%; decisão tende a tirar recursos de países emergentes, como o Brasil

Em uma decisão unânime e amplamente esperada pelo mercado, o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, elevou a taxa de juros do país pela primeira vez em quase dez anos. Após reunião encerrada nesta quarta-feira, as taxas serão aumentadas para um intervalo entre 0,25% a 0,50%. Até então, os juros eram mantidos entre zero e 0,25%. A última elevação dos juros aconteceu em 29 de junho de 2006.

"Dada a perspectiva econômica, e reconhecendo o tempo para que ações políticas se reflitam nas condições econômicas, o comitê decidiu aumentar a taxa de juros para entre 0,25% e 0,50%", afirmou, em nota. "A orientação da política monetária permanece acomodatícia depois desse aumento, apoiando, assim, outras melhorias nas condições do mercado de trabalho e na volta da inflação a 2%."

Janet Yellen
Em coletiva, a chair do Fed, Janet Yellen(foto), disse que a decisão "marca o final de um período extraordinário de juros próximos de zero para apoiar a recuperação da economia após a pior crise financeira e recessão desde a grande depressão" 

A decisão coloca fim a um longo debate sobre se a economia dos EUA está forte o suficiente para aguentar custos de financiamento maiores. "Considerando a inflação atual abaixo da meta de 2%, o Comitê vai monitorar com cuidado o progresso real e esperado a caminho da meta de inflação. O Comitê espera que as condições econômicas evoluam de forma a assegurar apenas aumentos graduais de juros", acrescentou o Fed.

Em coletiva, a chair do Fed, Janet Yellen, disse que a decisão "marca o final de um período extraordinário de juros próximos de zero para apoiar a recuperação da economia após a pior crise financeira e recessão desde a grande depressão". A taxa básica de juros dos EUA vem sendo mantida perto de zero desde o final de 2008, quando foi reduzida para dar fôlego à economia americana durante a crise financeira internacional.

AS INFORMAÇÕES SÃO DA REVISTA VEJA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE  
Nos 388 anos de nossa cidade, reproduzimos na íntegra a crônica do 'ribamarense da gema', Nathan Carvalho. Boa leitura:

São José de Ribamar 388 anos

POR NATHAN CARVALHO
Aos 30 anos, relembro fatos muito bons de São José de Ribamar, com um saudosismo tremendo. Sou da época em que as férias eram aguardadas com ansiedade, pois nossos primos e amigos vinham todos pra cá para os jogos de férias, andar de patins pelas ruas até o Cais, aonde pulávamos sem medo do temido peixe Mero, saudades dos velhos torneios de praia aonde se armavam quatro campos de futebol e equipes como Esportivo, Os profissionais, Verona, Moropóia, Santarém disputavam sadiamente pra depois tomar aquela cerveja no bar do finado Barriga.

Sentar nos bancos em frente à igreja e conversar por horas a fio e a única preocupação era pela briga dos pais pois o adiantado da hora já se fazia e não queríamos ir embora. Não havia preocupação com o perigo das ruas, pois o máximo que temíamos era topar com Orôca, Leão Vesgo, Beleleu, Ermínio, Maria Cacetão e correr das pedras quando éramos nós quem os perturbávamos e não o contrário. Sou do tempo das correrias nas ruínas do Velho Cinema, das brincadeiras nas dependências da antiga CAEMA, das subidas na caixa d'água para admirarmos a cidade do alto. Tempo bom o das boas festas no antigo Portuguesa Show, Bola de Ouro, Clube Jacaré de onde saíamos a qualquer hora da madrugada para namorar na feira e depois voltávamos pra festa ilesos, o super aguardado ‘Se Rolar Rolou’ no antigo mercado municipal. Das festas dos grupos de jovens, ahhh o nosso saudoso São João na Tondela aonde aproveitávamos todas as etapas, da construção das barracas, passando pelas festas e terminando correndo em cima das barracas de palha quando findava o São João.

Saudades das brincadeiras de pique-esconde no antigo terreno da família Maciel, aonde hoje é a Toca do Cruzeiro e lá morava o temido Bicho do Olhão, mas ninguém deixava de se esconder por lá nas noites de lua ou travar guerras de mamona. Eita coisa boa era pegar passarinho na solta do São Benedito, roubar manga no quintal do finado Sargento Cheiro e mesmo assim ele deixava rolar a velha pelada no fim da tarde de onde geralmente eu vinha com o tampo do dedão arrancado. Do pão massa fina de finado Pedro Piranha com o picolé de papai Hélio, aonde íamos trocar por garrafas vazias e finado Téo junto com finado Arjemiro diziam: Aqui não vende fiado pra menino, rasga!! Rs. Das boas conversas com finado Crispim na eterna sapataria. As brincadeiras de cola correndo por entre os túmulos do cemitério municipal. As velhas andanças do Caúra pra Panaquatira, as brincadeiras de rouba-bandeira no meio da rua até tantas horas... Não posso esquecer dos nossos blocos Ecológico, Explosão, As Cachorras aonde a diversão reinava.. Ah minha cidade, tu tens tantas histórias, me destes tantas alegrias e eu não poderia deixar de te homenagear. Ainda sonho com tempos melhores pra ti, tempos como aqueles nossos, como estes aqui contados, eu sou teu filho e jamais te abandonarei, por que te amo. Ainda teremos muitas histórias pra contar, histórias boas, em tempos melhores... Parabéns minha amada São José de Ribamar pelos seus 388 anos. 

NATHAN CARVALHO É 'RIBAMARENSE DA GEMA'. MORA NA SEDE DA CIDADE. 

PMDB quer unificação para aclamar Roseana Sarney candidata a prefeita de São Luís

Ao deixar o Palácio, em novembro do ano passado, dizendo que nunca, jamais, iria deixar de fazer política, Roseana Sarney não estava blefando. Na semana passada ela assumiu a presidência do PMDB-Mulher no Maranhão. Foi indicada pela comissão executiva e ficará no posto até 26 de fevereiro, quando o PMDB fará convenção regional.
Resultado de imagem para ROSEANA SARNEY
Roseana: candidata a prefeita de São Luís?
Naquela data, o partido vai tentar unificação e aclamar Roseana. Até lá os peemedebistas esperam uma posição sobre o rolo do impeachment. Fala-se abertamente, na legenda, de uma convocação extraordinária de convenção nacional para romper, no todo, com o governo Dilma. Mas tudo, lógico, somente depois da posição do STF em relação ao mandato de Dilma.
No Maranhão, a situação não é diferente. Roseana Sarney assume o PMDB-Mulher e, em fevereiro, pode chegar à direção regional na convenção. Se não topar ser candidata à prefeitura da capital, o partido tem as opções de Ricardo Murad ou de fechar aliança com o prefeito Edivaldo Júnior e indicar o vice, provavelmente, o vereador Fábio Câmara.
POR RAIMUNDO BORGES, DA COLUNA BASTIDORES

Bancária que traiu marido está em depressão

Fabiola foi filmada pelo marido na saída de um motel com o melhor amigo do marido, ela é bancária e não voltou ao trabalho, a grande exposição que sofreu nas redes sociais fez ela entrar em depressão.

oioio
Fabiola(foto) foi filmada pelo marido na saída de um motel com o melhor amigo do marido
Tudo começou quando Carlos Eduardo e o amigo filmaram a cena, o vídeo foi postado nas redes sociais e viralizou, virou meme, principalmente fazendo referencia a ir na manicure.
Resultado de imagem para marido de fabiola bancaria
Fabiola com o marido 'cineasta': cornagem custou caro 
O casal tem dois filhos pequenos, os que estavam traindo são concunhados, tudo aconteceu no dia 12 de dezembro, a policia foi chamada mas ela não quis denunciar a agressão, o amante também não quis registrar os danos ao carro, como não existe registro de ocorrência a policia não vai investigar a briga.
As informações são do Isso é Brasil
Edição da Agência Baluarte


90,9% das mortes em São Luís são de homens negros e jovens

É o que mostra estudo da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.
‘Mapa da Violência’ mostra alta de mortes entre crianças e adolescentes.


Um ‘Mapa da Violência’ em São Luís (MA), com dados sobre mortes violentas intencionais e um panorama dos presídios da capital maranhense, foi apresentado nessa terça-feira (16) pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH). O perfil das vítimas de mortes intencionais registradas na Região Metropolitana de São Luís entre 2000 e 2012 é de homens negros e jovens. São 90,9% dos casos.
Resultado de imagem para TATIANA E FLAVIO DINO
12, 7% O atual governador Flávio com a atual secretária de Juventude, Tatiana: queda irrisória diante da barbárie 
O diagnóstico apontou para um aumento no número de mortes violentas entre crianças e adolescentes. O levantamento da SMDH mostra que a quantidade de mortes na faixa etária entre 10 a 19 anos cresce a cada ano. Em 2013, foram 171 mortes violentas; em 2014, 195; e até 14 de dezembro deste ano, 198 registros.
O número de homicídios dolosos em 2015 caiu 12,7%, comparado a 2014.
Linchamentos
Segundo os dados apresentados pela SMDH, na Região Metropolitana foram registrados 12 linchamentos, ou seja, uma média de um caso por mês. Um dos casos de maior repercussão foi o de Cledenilson Pereira da Silva, em julho de 2015, no Jardim São Cristóvão. Ele tinha 29 anos.
Cledenilson da Silva, 29, foi despido, amarrado e linchado em São Luís (Foto: Biné Morais / O Estado)
Cledenilson foi despido, amarrado em poste  e linchado em São Luís (Foto: Biné Morais) 
Em todo o Maranhão, foram 22 casos de espancamentos coletivos, com 25 mortes. Os casos correspondem a 1,3% da quantidade de mortes em todo o ano. A maior parte dessas mortes ainda é provocada por arma de fogo: 77%.
Mapa mostra locais onde linchamentos foram registrados (Foto: Divulgação / SMDH)
Mapa mostra locais onde linchamentos foram registrados (Foto: Divulgação / SMDH)
Complexo de Pedrinhas
O relatório apresentado pela SMDH aponta também a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. O número de mortes diminuiu nos últimos dois anos. Segundo o levantamento, caiu de 60 em 2013 para 19 em 2014. Em 2015, foram quatro mortes.
Detentos dividem cela lotada no presídio de Pedrinhas, em São Luís (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Em 2015, foram quatro mortes em Pedrinhas, segundo SMDH (Foto: Mario Tama/Getty Images)


AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE



Pesquisa CNI/Ibope: 82% desaprovam maneira de Dilma governar; 9% aprovam

De acordo com o levantamento, 78% dos entrevistados não confiam na presidente, enquanto 18% confiam

A pesquisa CNI-Ibope do quarto trimestre de 2015 mostrou que 70% dos brasileiros consideram o governo Dilma Rousseff como ruim ou péssimo, enquanto 9% avaliam como ótimo bom. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 82% desaprovam a maneira como a presidente governa, enquanto 14% aprovam.
Segundo o levantamento, 78% dos entrevistados não confiam na presidente, enquanto 18% confiam. Na análise geral da CNI, o primeiro ano do segundo mandato se encerra com popularidade estável em recorde negativo. A popularidade da presidente é maior entre a população de baixa renda e menor entre os mais jovens.
Resultado de imagem para DILMA
A pesquisa CNI-Ibope do quarto trimestre de 2015 mostrou que 70% dos brasileiros consideram o governo Dilma Rousseff como ruim ou péssimo, enquanto 9% avaliam como ótimo bom
A Região Nordeste continua sendo a menos insatisfeita com a presidente. Sobre a percepção do noticiário sobre o governo, 50% dos entrevistados citaram notícias relacionadas ao impeachment da presidente Dilma. O percentual da população que avalia as notícias recentes mais desfavoráveis ao governo alcança 75%.
O levantamento foi feito entre os dias 4 e 7 deste mês, com 2.002 pessoas em 143 municípios. São avaliados o grau de aprovação do governo em 10 àreas - educação, saúde, segurança pública - e o grau de confiança na presidente Dilma Rousseff.
A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB