domingo, 10 de janeiro de 2016

Ruy Castro: "Fomos reduzidos a porcarias como axé, sertanejos e padres cantores"
Escritor lançou recentemente "A Noite do Meu Bem", livro que narra a história do samba-canção 
Ruy Castro: "Fomos reduzidos a porcarias como axé, sertanejos e padres cantores" Chico Cerchiaro/Divulgação
O   escritor Ruy Castro: "Fomos reduzidos a porcarias como axé, sertanejos e padres cantores"
Autor de Carmen: uma Biografia, sobre Carmen Miranda, e Chega de Saudade, no qual conta a história da bossa nova, Ruy Castro é uma dos principais vozes a resgatar o passado cultural brasileiro. Nesta entrevista, concedida por e-mail, o autor fala sobre seu novo livro, A Noite do Meu Bem, que narra a história do gênero samba-canção, e compartilha sua insatisfação com o cenário atual da música do país.
Qual o contexto que permitiu o crescimento do samba-canção, no Rio dos anos 1940? 
O samba-canção já existia desde que se inventou o samba, em fins dos anos 1920. Só que, até 1946, ele não tinha um habitat ideal para se desenvolver. Os cassinos eram muito grandes e barulhentos, as pessoas não iam lá exatamente para ouvir música. Quando fecharam, surgiram as boates, intimistas, escurinhas, sofisticadas. Ali, sim, sentadas a uma mesa com a mulher ou namorada ao lado e um copo de uísque à frente, as pessoas se deram conta do que se tocava. Ali se intensificou uma fabulosa produção musical e surgiram incontáveis grandes compositores e cantores. Gente de classe internacional, eu diria.
O senhor refuta a hipótese de que o samba-canção seria o ¿bolero brasileiro¿. Quais foram as principais características e influências do gênero investigado pelo livro?
Não há a menor identidade rítmica entre o bolero e o samba-canção. O samba-canção é o samba. Ah, mas o samba-canção e o bolero falam de amores fracassados. É verdade – mas toda música romântica fala de amores fracassados, inclusive a americana. E há muitos sambas-canção para cima, otimistas – é só ver o repertório do Dick Farney, da Doris Monteiro, da Elizeth Cardoso. Além disso, quando o bolero penetrou no Brasil, no começo dos anos 1940, Ary Barroso e Noel Rosa já tinham criado seus grandes sambas-canção.
Como o samba-canção foi capaz de desbancar gêneros musicais de fora do país, uma vez que a música francesa e a americana exerciam grande protagonismo nas rádios brasileiras? 
No passado, a música americana já contava com os discos, filmes, revistas, jornais e até com os álbuns de figurinhas para se impor em todos os países. E, como em toda parte, a presença dela no Brasil era enorme. Só que, na época, fazíamos música brasileira, e muita gente a preferia à música americana. O samba-canção atendia a todas as solicitações: era melodicamente sofisticado, harmonicamente complexo, ritmicamente delicioso, bom de dançar com rosto colado, e as letras eram bem escritas e diziam coisas. Não havia cantor estrangeiro que vendesse mais que a Angela Maria ou o Nelson Gonçalves. A partir de 1983 é que a música brasileira passou a macaquear a que se fazia em toda parte e, aí, a música americana tomou conta.
Qual foi a importância de Lupicínio Rodrigues para o samba-canção?
Total. Lupicínio, assim como Custodio Mesquita, Herivelto Martins, José Maria de Abreu e Dorival Caymmi, foi dos primeiros a perceber a riqueza e a potencialidade do samba-canção. Não por acaso produziu a maioria dos seus primeiros clássicos. 
Há histórias de traição e violência no livro. A votação do STF em 2015, que tirou a obrigatoriedade da aprovação prévia de trabalhos biográficos, facilitou a edição do livro? 
Para mim, não alterou nada – nunca pedi autorização para escrever sobre ninguém. A Noite do Meu Bem sairia do mesmo jeito, com ou sem a votação – e, se alguém quisesse processar, que processasse. Cenas como a relação entre o poder e o prazer nos anos 1950 fazem parte agora da história do Brasil. Mas foi fabulosa aquela batalha pelas biografias. Serviu para que descobríssemos o lado B, egoísta e chegado à censura, de pessoas como Chico Buarque, Gilberto Gil e outras... 
Entre os personagens investigados, qual foi o mais intrigante? 
Gostei muito de levantar as histórias da Nora Ney, da Doris Monteiro e do Ibrahim Sued, as relações entre o Catete e o Vogue, e, principalmente, de estabelecer aquela ¿cançãografia¿ do samba-canção, com mais de 500 títulos de canções. Que patrimônio musical do Brasil, não? Vamos ver se, agora, os nossos cantores, músicos e radialistas descobrem aquelas obras-primas.
Seu livro foi festejado por preencher uma lacuna pouco pesquisada da música brasileira. O senhor arrisca algum motivo para que o samba-canção não seja mais conhecido hoje? 
O brasileiro é assim mesmo quando se trata do seu próprio passado. Quando lancei Chega de Saudade, em 1990, ninguém na época queria saber de bossa nova – estava morta e sepultada havia mais de 20 anos. Com o livro, ela foi redescoberta e, à sua maneira, discreta e elegante, está no ar até hoje. Vamos ver se acontece o mesmo com o samba-canção. Não há quem ouça obras-primas como Chuvas de Verão, Risque, Dó-ré-mi, Ouça, Não Tem Solução e todas do Lupicínio sem se arrepiar. O samba-canção está esquecido, mas é formidável, é nosso e cabe a nós ressuscitá-lo. 
 Qual é o legado do samba-canção no atual cenário musical brasileiro? 
Cenário atual? Legado? Nenhum. Nem do samba-canção, nem do samba propriamente dito, nem da bossa nova, e nem de qualquer ritmo brasileiro. Fomos reduzidos a porcarias como axé, sertanejos e padres cantores. A boa música brasileira hoje não pode contar com as gravadoras, nem com o rádio, nem com a televisão, nem com as casas de shows e nem com ninguém. Os últimos grandes cantores se quiserem se apresentar, têm de pagar para cantar. Há muita gente fazendo coisa boa, mas escondido, sem a menor chance de penetrar no mercado.

Por Alexandre Lucchese, do ZH Entretenimento

Criança morre atingida por tiros na porta de casa
A criança chegou a ser socorrida e levada à unidade mista do São Bernardo, mas chegou sem vida
Uma criança de oito anos de idade foi morta na porta de casa na madrugada deste sábado. O crime aconteceu na Primeira Travessa São Francisco, situada no bairro São Bernardo, em São Luís.
De acordo com informações dos moradores da região, a criança estava brincando na porta de casa, quando cinco homens, ainda não identificada, apareceram atirando na rua.
Ainda segundo moradores, a criança chegou a ser socorrida e levada à unidade mista do São Bernardo, mas chegou sem vida.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB