domingo, 24 de janeiro de 2016
Raimundo Konrado pretende conferir ao Legislativo de Paço a alternância necessária à manutenção do Poder.

Visando a manutenção do Legislativo de Paço do Lumiar, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do município, Raimundo Konrado- funcionário publico e químico por formação-, lançou sua pré-candidatura à Câmara de Vereadores.

Um dos bons quadros do partido do governador Flávio Dino, Konrado é militante histórico do PCdoB e do alto dos seus 31 anos de idade, promete lutar por uma vaga naquelas que serão as eleições mais disputadas da história da cidade.

O ex-secretário de Ciência e Tenologia de Paço do Lumiar, Raimundo Konrado com o governador Flávio Dino, do mesmo partido: pré-candidato a Vereador do município 
‘’Pus nome à disposição da população de Paço e lanço hoje minha pré-candidatura a Vereador. Tenho experiência administrativa e pública e creio que o melhor caminho para enfrentar as adversidades que o município vivencia nos dias atuais é a alternância; precisamos tirar o Legislativo dessa condição de engessamento em que se encontra. O Legislativo municipal de Paço do Lumiar não representa hoje os interesses dos luminenses, por essa razão sou pré-candidato’’, afirmou Konrado.

O ex-secretário municipal, que apoia o ex-deputado federal Domingos Dutra(PCdoB) a Prefeito, em declaração a Agência Baluarte, frisou que a renovação na Câmara local é de suma importância para a acertada governabilidade do município já a partir de 2017. De outra forma, segundo ele,  Paço do Lumiar incorreria no risco de não avançar em progresso e desenvolvimento.

‘’Sem uma Câmara de Vereadores atuante, independente, isenta e fortalecida não há município forte; a renovação do Legislativo de Paço do Lumiar tem que ocorrer hoje, se quisermos, de fato, o desenvolvimento e o progresso da cidade já a partir da próxima legislatura. Não podemos arriscar e por em risco o futuro de Paço’’, sinalizou Raimundo Konrado.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO 
POESIA SEMPRE!
Leia na íntegra o poema Desventura da obra inédita Ensaio Apócrifo para Virgens Errantes de autoria do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia

Desventura

Para Dakoda Brooks

Ferve sob o céu manhã indesejada
Em retalhos de asfalto apontando desencontros repetidos
Manhã aos derredores invisíveis
Mendigando automóveis de passagem

Uma manhã esquadrinhada em suas muitas imundas vidraças
Manhã!
Sem as tenras lamparinas das calcinhas
Sem as chamas das meninas de mãos pardas
Clair do meio feixe sem tesouras e remendos

Manhã decepcionada aos bêbados 
Derretendo na paisagem dos públicos funcionários de segundas-feiras o silêncio dos timbrados
E eis que ela surge:
Parada na parede das ruelas perigosas
Uma dama caprichosa lambendo mundos como quem sente fundo a sede  interminável
Santa das ausências, milagres e outras sortes

A atriz Dakoda Brooks: homenageada pela poética Atallaiana. 
Ferve nas paradas dos coletivos- em rotatória-pensamento ralo esvaindo seu  último arpejo 
De onde um velho parte às  nonsenses caminhadas
E ela ali sentada, às pernas frouxas, acenando o primeiro gole-esperança espargida 
Entre xícaras e cigarros  de tristeza

Dói, mas há de haver rara certeza entre o sangue dos lençóis
O mundo não é feito apenas de névoas esponsais 
Há que se acreditar na beleza da porrada
Há de querê-la virgem desesperada noutra alma

E agora que estais tu e ela no final
Atônitos do encanto improvável, impossível, inefável
Um vento áspero bate as faces de ambos às muradas 
Não há noite que se esconda do pavio do pensamento
É ela mais que  o hoje o aniquilar da epiderme no por dentro  
O que se faz aqui se amarga, proclama um mendigo prolongado à Rua 28
Há de se pagar o desejo com a tez prostrada na inquietude dos rebentos?

Desafiemos o amor: ternura, malogro, eternidade, soco. 


Fernando Atallaia, São José de Ribamar, Abril de 2014

Vigilância Sanitária e Polícia Federal apreendem medicamentos falsificados em Caxias

Além dos medicamentos apreendidos, a Clínica teve o centro cirúrgico interditado, por não possui alvará de funcionamento

Fiscais da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Policia Federal (PF), realizaram uma ação conjunta nesta sexta-feira, para apreensão do lote falsificado do medicamento Succinato de Sódio de Clorofenicol-1G, que estava sendo utilizado na Clínica Centro Médico, no município de Caxias.


Medicamentos falsos
Após a Anvisa receber a denúncia, a Vigilância Sanitária instaurou a investigação. Além dos medicamentos apreendidos, a Clínica teve o centro cirúrgico interditado
Após a Anvisa receber a denúncia, a Vigilância Sanitária instaurou a investigação. Além dos medicamentos apreendidos, a Clínica teve o centro cirúrgico interditado, por não possui alvará de funcionamento.

Os fiscais também se deslocaram até a capital do Piauí, Teresina, para verificar um possível centro de distribuição do mesmo medicamento, mais nada foi encontrado.



Medicamentos falsos
Após investigações, foi descoberto que a falsificação do medicamento teria sido feita por uma pessoa que encontrou os medicamentos descartados no lixo, adulterando o rótulo e a validade
Após investigações, foi descoberto que a falsificação do medicamento teria sido feita por uma pessoa que encontrou os medicamentos descartados no lixo, adulterando o rótulo e a validade. Em seguida, vendeu para a clínica, que como não estava licenciada, comprava os remédios de forma irregular.
De acordo com o superintendente Estadual da Vigilância Sanitária, Marcelo Rosa, ações como essas visam proteger a saúde da população. “Precisamos combater fortemente as falsificações de medicamentos e demais irregularidades que colocam em risco várias vidas. Só assim vamos proteger de forma efetiva a saúde da população maranhense”, destacou Marcelo Rosa.

Das providências

Sobre as providências tomadas, o superintendente da Suvisa informou que o suspeito da falsificação foi preso pela Polícia Federal. “Nossa maior missão é proteger a população, que não tem culpa de nada. O suspeito foi preso e a clínica recebeu interdição parcial, pelo fato de estar com pacientes em internação”, destacou Marcelo Rosa.

Os medicamentos serão encaminhados para o laboratório de análise de medicamentos (INCQS), para a efetiva comprovação da falsificação. Também será encaminhado um relatório da ação para a Polícia Federal, para compor o inquérito policial.

Posicionamento

A Nova Farma, indústria farmacêutica responsável pela fabricação do medicamento, lançou uma nota informando que o número do lote encontrado pelos fiscais está em total desconformidade ao lote original.
AS INFORMAÇÕES SÃO DE O IMPARCIAL

Naufrágio no mar do Caribe deixa 13 turistas mortos; brasileira sobrevive

Lancha levava 34 pessoas e 21 foram resgatadas; 4 corpos são procurados.
Acidente foi provocado por fortes ventos, que fizeram a embarcação tombar.

O naufrágio de uma lancha que levava 34 turistas, entre eles uma brasileira, no mar do Caribe neste sábado (23), no litoral da Nicarágua, deixou 13 costa-riquenhos mortos, informou o porta-voz da presidência do país, Rosario Murillo.
O acidente foi provocado por fortes ventos, que fizeram a lancha tombar enquanto ela navegava entre Corn Island e Little Corn Island, duas ilhas paradisíacas da Nicarágua no mar do Caribe. "Estamos falando de 21 pessoas encontradas com vida e 13 mortas. Ainda não conseguimos resgatar quatro corpos", disse Murillo, através dos órgãos de comunicação do governo.
A brasileira Dulce Blank, sobrevivente de um naufrágio no Mar do Caribe (Foto: Reprodução/Facebook)
A brasileira Dulce Blank, sobrevivente de um naufrágio no mar do Caribe (Foto: Reprodução/Facebook)
Entre os passageiros que sobreviveram, estão 13 costa-riquenhos, dois britânicos, dois americanos, três nicaraguenses e a brasileira Dulce Blank, de acordo com as autoridades locais. De acordo com seu perfil no Facebook, ela nasceu em São Lourenço do Sul (RS) e vive na cidade de Santa Ana, na Costa Rica.

Também foram resgatados com vida o capitão do navio, Hilario Blandón, e seu ajudante. O capitão do barco foi preso pelas autoridades por ser considerado culpado pelo naufrágio, já que zarpou sem autorização por causa das condições climáticas adversas. Murillo disse que os responsáveis pelo acidente serão colocados à disposição da Justiça.

Os corpos das vítimas serão levados até o aeroporto de Manágua, capital do país, onde passarão por autópsia antes de serem enviados à Costa Rica, disse a porta-voz da presidência.
A Força Naval da Nicarágua redobrou a segurança para impedir que outras pequenas embarcações iniciem viagens sem permissão.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Homem que fazia caminhada é atropelado por carro e morre no local

Um homem foi atropelado e morto por um carro quando fazia caminhada na noite de sábado (23), em uma das avenidas do Conjunto Cohatrac.

Pelas informações, a vítima teria desviado de uma poça de lama e foi atingido pelo carro que desenvolvida alta velocidade.

Ao perceber que o homem estava morto, o motorista fugiu em alta velocidade sem prestar socorro à vítima
Ao perceber que o homem estava morto, o motorista fugiu em alta velocidade sem prestar socorro à vítima.

Mais cedo, o editor do blog passou pelo Cohatrac e percebeu que as avenidas estavam muito movimentadas por conta de um bloco carnavalesco. Sem condições de caminhar nas calçadas, por conta do grande número de pessoas, a vítima teve que ocupar a pista o que a expôs ao perigo, pois o tráfego de veículos era intenso.

Até o momento da postagem, a vítima não havia sido identificada.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO GILBERTO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Idosa de 90 anos é mantida em cárcere privado pelo filho há cerca de 1 ano

Uma idosa de 90 anos foi mantida em cárcere privado pelo próprio filho no bairro São João, zona Sul de Teresina. Os policiais da Delegacia do Idoso e do 5º DP encontraram a mulher chorando, bastante nervosa e com ferimentos no pescoço.  Há denúncias de que a vítima é presa – sem poder sair de casa – há pelo menos um ano. 
Foi preso o desempregado Francisco Alves de Sousa, 56 anos, suspeito de agressão e maus tratos a idosa. 
Os policiais chegaram até a idosa através de uma denúncia anônima. A vítima foi identificada como Francisca Eva do Nascimento, que faz aniversário de 90 anos neste sábado, dia 23.
Foi preso o desempregado Francisco Alves de Sousa(foto), 56 anos, suspeito de agressão e maus tratos a idosa
Os policiais da Delegacia do Idoso informaram ao Cidadeverde.com que ela admitiu que os ferimentos foram em decorrência da agressão do filho que tentava sufocá-la para evitar denúncias.
Ela reclamou que o filho administrava seu dinheiro – uma pensão de menos de R$ 1.600,00 – e ao questionar sobre os gastos ele revidava com violência. 
O preso foi levado para a Central de Flagrantes e vai responder por crimes de maus tratos, ser incluída na lei Maria da Penha e uso indevido de proventos. 
Segundo os policiais, a idoso ficará na casa de vizinho e terá acompanhamento psicossocial.
Informações colhidas pela polícia é que há cerca de um ano, o filho não deixava a mãe sair de casa. Ano passado, a Delegacia do Idoso recebeu denúncia de agressão a idoso, mas não conseguiu achar vestígio da agressão. Somente agora houve prisão em flagrante.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO CIDADE VERDE

Ministério Público do Maranhão aciona São João dos Patos para garantir assistência farmacêutica a pacientes

O Ministério Público do Maranhão ingressou nesta semana com duas Ações Civis Públicas, com pedido de liminar, contra o Município de São João dos Patos, para garantir assistência farmacêutica gratuita a dois cidadãos que não têm renda suficiente para comprar os medicamentos indicados ao tratamento deles.
Em caso de descumprimento da medida judicial, o Ministério Público requereu, nos dois casos, que seja aplicada multa de R$ 500 mensais a ser paga pelo prefeito Waldênio da Silva Souza.
Nas ações, o promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão, titular da Promotoria de São João dos Patos, destaca que a lei deixa claro que todos devem ter acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que a assistência médica e farmacêutica prestada por ele deve ser integral.
Em caso de descumprimento da medida judicial, o Ministério Público requereu, nos dois casos, que seja aplicada multa de R$ 500 mensais a ser paga pelo prefeito Waldênio da Silva Souza(foto)
“A omissão do município em equipar seu sistema de saúde com profissionais capacitados, aparelhos médicos e medicamentos acaba por abalar, ainda mais, o bem-estar dos seus habitantes, que têm que se submeter a viagens a outros municípios para poderem ter um restabelecimento da saúde”, argumenta o membro do Ministério Público.
OS CASOS
Portadora de retocolite ulcerativa, desde 2014, o que foi comprovado com exames e laudos médicos, a dona de casa Marcilene Ferreira de Sousa necessita tomar medicamentos para o resto da vida, já que padece de uma doença crônica.
Ocorre que a medicação indicada (Mesalazina 800 mg e Mesalazina 500 mg – supositório) custa no comércio local R$ 1.131,61, e a paciente tem renda de um salário mínimo, oriunda de benefício do INSS.
Na ação, o MP requereu que o município de São João dos Patos repasse integralmente à dona de casa a medicação recomendada pelos médicos.
O outro caso tem como beneficiário da ação do MPMA o aposentado Benjamim Pereira da Silva, que sofre do Mal de Alzheimer. De acordo com a recomendação médica, ele necessita usar os medicamentos Galantamina – Remynil 24mg, Pondera 20mg e Indapamida – natrilix 1,5mg. O custo dos produtos, que são de uso continuo e diário, chega a R$ 570, o que consumiria a maior parte da renda do aposentado.
Depois de requerer à Secretaria de Saúde de São João dos Patos o auxílio, Benjamim da Silva foi atendido, mas apenas durante três meses. Foi, então, que ele recorreu ao Ministério Público.
Na Ação Civil, foi solicitado que o município, igualmente, forneça ao paciente os remédios indicados, pelo tempo que os médicos acharem conveniente.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB