quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Coluna do Fernando Atallaia
Politica, Cultura e Realidade na Grande São Luís

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

Em São Luís, Edivaldo Holanda Júnior acende uma vela pra Deus e outra pro diabo

O Prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) não conseguiu fugir à politicalha. Edivaldo vem tentando o que pode e o que, inclusive, não pode para fortalecer sua base politica que ameaça debandar.

DUBIEDADE O prefeito Edivaldo Holanda Júnior acende duas velas; tudo pra não perder o Poder 
Tentando costurar toda espécie de acordo (os espúrios, além dos prostituidores), Júnior vem esquecendo da fé em tempos de crise de rejeição.

Conforme informou um blogueiro aliado do prefeito à Coluna, arapongas a serviço de Edivaldo tentam, atualmente, convencer lideranças dos demais pré-candidatos a ''somar'' com o temeroso projeto de reeleição de Holandinha. A sorte do gestor é que a mais-digamos-exponencial destes vem caindo em descrédito irreversível. Eliziane Gama é vista por setores do eleitorado como uma figura pedante, indiferente, arrogante e individualista. Sorte de Holandinha!

Irregularidades na Câmara de Ribamar e Ministério Público, calado

O site Falaih informa que o portal da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar está desatualizado há mais de seis meses. ''A matéria principal apresenta edital de convocação de concurso datado de maio do ano passado (2015) e outra, antiga, do vereador Celso da Kiola(parlamentar do PT do B) também do mesmo período'', destaca o site.

''O portal da Câmara de Ribamar nada informa sobre pautas, discussões e muito menos os projetos das sessões. A comunicação entre a Câmara e a população não existe, já que não há assessoria de imprensa que divulgue os atos dos vereadores por meio de notícias institucionais (boletins informativos)'',  acrescenta. 

csjr
Não é de hoje que esta Coluna chama atenção do Ministério Público para a conduta obscura do Legislativo ribamarense
Na matéria publicada pelo Falaih, o texto explica que ''pela Lei o acesso às atas das sessões/projetos/indicações deveria funcionar, mas, nada, absolutamente nada, funciona. Não há uma ferramenta específica de pesquisa de conteúdo, permitindo o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Ficou bem nítido o descumprimento descarado da Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios'', finaliza o Falaih.

Não é de hoje que esta Coluna chama atenção do Ministério Público para a conduta obscura do Legislativo ribamarense. Pelo visto, os desmandos, a atuação caseira e a ausência de transparência, persistem. A população ribamarense já não sabe a quem recorrer.

Em Raposa, Talita Laci pronta para assumir o Governo municipal em 2017
                                           
A apática gestão do prefeito processado Clodomir em Raposa já começa a mostrar fortes sinais de fragilidade, abrindo espaço para a comunista Talita Laci se destacar na cidade abandonada, com folga.

ELA VEM AÍ Talita Laci é ovacionada pelo eleitorado de Raposa a assumir prefeitura em janeiro de 2017

Segundo informações, Talita é hoje a opção primeira do eleitorado do município que não ver a hora de ‘destronar’ o atual prefeito do cargo.
 Clodomir está às vésperas de um novo julgamento, para se ter ideia.

Problemas internos no grupo, desagregação e inconformismo, a administração de Clodomir já levou Raposa ao caos por incontáveis ocasiões. Os raposenses , em represália ao abandono do município, pretendem dá o troco nas urnas de outubro e Talita, como apontam analistas, deverá já em janeiro de 2017 assumir o comando do Executivo. Agora é esperar pra ver.

Luís Fernando na Guará; entrevista do tucano ratifica ribamarensidade do ex-prefeito

Um sentimento de amor por São José de Ribamar vem pontuando as declarações do ex-prefeito da cidade balneária, Luís Fernando Silva (PSDB).   

Assistindo a uma das piores administrações já vistas na história da cidade na última década, a população ribamarense acompanha o pensamento de Fernando Silva: a cidade precisa, urgentemente, ser reconstruída sob pena de que se não o for, descerá ao limbo do esquecimento de uma vez por todas.

Luis Fernando_Entrevista_Guará (2)
O ex-prefeito e pré-candidato ao Executivo da Balneária, Luís Fernando Silva em entrevista à TV Guará: ribamarensidade em riste e a difícil missão de reconstruir a cidade 
Na entrevista à TV Guará, o ex-prefeito assumiu o compromisso com os ribamarenses de já a partir de janeiro de 2017 arregaçar as mangas e iniciar os estruturais trabalhos pelo resgate do município. São José de Ribamar sobrevive hoje às expensas da péssima administração em todos os setores da Gestão Pública. Socorro e celeridade são as palavras da vez. E essa é uma verdade irrefutável.

Em Paço do Lumiar, Kim Lopes se destaca entre pré-candidatos a Prefeito da oposição

Sobre as pré-candidaturas saturadas e inexpressivas de Domingos Dutra, Caetano Jorge, Gilberto Aroso, Inaldo Pereira, Inácio do Paço e outras ainda mais oscilantes, o nome do jornalista Kim Lopes vem se destacando no seguimento oposicionista como o que mais tem legitimidade entre seus pares.

Nem Gilberto, nem Caetano, nem Domingos Dutra, nem Inácio, nem tampouco Inaldo Pereira: o nome dele é Kim Lopes; pré-candidato a Prefeito, o jornalista vem se destacando entre seus pares 
Kim, que alimenta por Paço uma preocupação engajada, segue firme como pré-candidato na cidade. Independentemente dos grupos que lá estão,  Lopes vem se reunindo com lideranças, as mais distintas, com o intuito de fortalecer o seu projeto político rumo ao pleito de outubro. Já a oposição, conforme apurou a Coluna, anda incomodada com sua atuação. E não é por menos: em muito pouco tempo o comunicador poderá ser a principal alternativa entre eles.

Na cidade balneária, projeto de unidade das oposições perde o vigor; tendência será o 'cada um por si'

Quem pensava que o projeto que vinha sendo capitaneado pela extinta ‘Frente de Libertação de São José de Ribamar’ visando unificar as vozes oposicionistas ganharia ainda mais vigor, acabou por se decepcionar. Figura principal do movimento, o dirigente do PPS local, Marco Aurélio Ferreira, sumiu do mapa. Não obstante, alguns poucos sobreviventes da ideia ainda insistem na hoje improvável articulação.

O líder da extinta 'Frente de Libertação de São José de Ribamar', Marco Aurélio Ferreira: projeto de unificação das vozes oposicionistas desceu pelo ralo 
Clima cerrado em torno da sucessão do atual prefeito Gil Cutrim(PDT), os nomes da oposição tendem a manter a histórica forma de fazer politica em São José de Ribamar: prioridade para os interesses particulares, individuais em detrimento do conjunto das manifestações sociais. E é assim que é.

Daniel de Jesus poderá apoiar Luís Fernando Silva a Prefeito de Ribamar
                     
O apresentador de TV e estudante de Direito, Daniel de Jesus, anunciou em primeira mão na manhã desta quarta-feira(24) à Coluna que é pré-candidato a Vereador e que poderá apoiar o ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva a Prefeito. ''Estou sem partido, mas sou pré-candidato a Vereador e poderei apoiar Luís Fernando para Prefeito, até aqui o nome que vejo com mais projetos para a cidade, estamos conversando'', afirmou de Jesus.

O apresentador de TV, Daniel de Jesus(foto) poderá apoiar Luís Fernando Silva a Prefeito 
Daniel, que já concorreu                                          no pleito de 2012 à Câmara de Vereadores, é figura presente no debate social, politico e eleitoral do município. Ele se ver com mais chances de disputa nestas eleições. ''Estou vindo com muitos apoios e mais experiência para esta eleição; agora tenho mais maturidade e a realidade do município está favorecendo minha pré-candidatura, tudo converge’’, pontuou ele.

Na cidade balneária, crise no PSB pode levar Arnaldo Colaço a não concorrer à majoritária

Uma forte crise abala as intenções do PSB em São José de Ribamar. Conforme informou uma fonte ligada ao partido à Coluna, o pré-candidato Arnaldo Colaço poderá ter a candidatura banida se não rezar a cartilha da sigla no município. Tudo porque grande parte dos dirigentes não está nada satisfeita com a postura do socialista que apresenta desconcertantes sintomas de flexibilidade em relação ao seu principal adversário.

Arnaldo Colaço entre manda-chuvas do PSB: partido não anda nada satisfeito com a postura do socialista em Ribamar 
O PSB, que vem conseguindo nos últimos anos impulsionar o debate politico na cidade balneária, pretende manter o projeto de uma candidatura única a Prefeito, mas vem vendo a possibilidade sendo rareada diante do visível interesse de Colaço em se tornar Vice na chapa de Luís Fernando Silva. Por orientação do Palácio dos Leões, recentemente, o partido do governador, o PCdoB,  foi incutido da espinhosa missão de propor a parceria entre ambos. Articulação indigesta para os eleitores de Fernando Silva. Água e óleo.

A sete meses das eleições, congresso estadual do PEN acontece em São José de Ribamar

O Congresso Estadual do PEN acontece dia 7 de abril em São José de Ribamar. Segundo informou o presidente da legenda, Jota Pinto, à Coluna, o evento pretende reunir mais de 3 mil pessoas em solo ribamarense e contará com a presença de dirigentes locais, estaduais e nacionais. ''O Adilson (Barroso, presidente nacional do partido) tá vindo, os deputados do partido, prefeitos, vereadores, correligionários, pré-candidatos a Prefeito, simpatizantes, entusiastas e amigos do PEN, e, principalmente, a população de São José de Ribamar se farão presentes no Congresso; faremos em Ribamar, por se tratar da cidade onde sou pré-candidato a Prefeito e sempre fui muito bem votado, a estimativa é para 3 mil pessoas, no mínimo'', destacou Jota.

O presidente estadual do PEN, Jota Pinto em declaração à Coluna: ''Queremos e temos todas as condições de fazer o maior número de prefeitos e vereadores nestas eleições''
O PEN realizou, há 15 dias, uma coletiva de imprensa apresentando seus quadros para as eleições de 2016. Pinto ratificou o interesse no projeto de alternância e renovação para o pleito atual nas principais cidades maranhenses. ''Queremos e temos todas as condições de fazer o maior número de prefeitos e vereadores nestas eleições; o PEN está fortalecido em todos os municípios e cidades maranhenses'', afirmou. Por hoje é só. Tenham uma ótima continuidade de semana e que Deus nos abençoe a todos. 

Flávio Dino determina exoneração de Edvaldo Neves da Infraestrutura

O governador Flávio Dino (PCdoB) determinou com urgência a exoneração do subsecretário da infraestrutura, Ednaldo Neves. Uma forte suspeita de corrupção dentro da Secretaria seria o motivo da saída do adjunto da pasta.
As atitudes de Neves já vinham sendo monitoradas desde a metade do ano passado quando empreiteiros começaram a reclamar do adjunto na secretaria.
Ednaldo Neves já vinha sendo monitorado
Ednaldo estava na secretaria apenas colhendo frutos de quando foi candidato a prefeitura de São luís em 2012. Durante campanha eleitoral Neves teve papel importante na eleição de Holandinha, quando fazia duros ataques ao então prefeito João Castelo (PSDB).
Na prefeitura de São Luís, já no comando de Edvaldo Holanda Jr , Ednaldo foi emplacado em cargo de confiança e logo após com a vitória de Flávio Dino (PCdoB) em 2014, Neves conseguiu o cargo de Subsecretario da SINFRA e agora deixa o cargo em menos de 2 anos com uma fama nada boa.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO MARCELO 
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Durante reunião, deputado Zé Inácio defende alteração do Fundo de Compensação do Registro Civil do Maranhão

Na manhã da última terça-feira (16), o deputado estadual Zé Inácio (PT), participou da primeira reunião com a comissão do Conselho Deliberativo para alteração da Lei do Fundo de Registro Civil do Maranhão (FERC). A comissão é composta pelo deputado, pelo presidente da Associação dos Titulares de Cartório, Thiago Aires Estrela; pela presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão, Mirella Brito Rosa e pela Registradora Civil da 2ª Zona de Registro Civil da capital, Rosseline Rodrigues. Também participaram da audiência o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Cunha, e a diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Isabella de Amorim.
A comissão foi formada durante uma audiência pública presidida pelo deputado Zé Inácio, em novembro do ano passado, que discutiu sobre o Projeto de Lei Complementar n°006/2015, de sua autoria, que altera a Lei Complementar n°130/2009, que criou o Fundo de Compensação do Registro Civil do Maranhão. Como encaminhamento, ficou definida uma reunião com a Comissão criada objetivando o diálogo com o Tribunal de Justiça sobre o tema.
Para o deputado Zé Inácio, a alteração da Lei do FERC visa primordialmente garantir a melhor prestação de serviços do Registro Civil para os maranhenses
Para o deputado Zé Inácio, a alteração da Lei do FERC visa primordialmente garantir a melhor prestação de serviços do Registro Civil para os maranhenses.

“É de fundamental importância que o Maranhão viva a realidade de outros estados da Federação que já convivem com o Registro Civil Eletrônico. Nesses estados, a reforma da Lei dos Fundos de Registros Civis gerou uma melhor prestação de serviços e diminuiu, em muito, os índices de sub-registros. Esta Reforma significa melhor exercício da cidadania e é esta realidade que queremos trazer para o Maranhão, pois quem mais se beneficiará com a melhor prestação de serviços de Registro Civil, é a população de baixa renda, que contará com um serviço mais ágil, de melhor qualidade e mais seguro”, analisou o parlamentar.
Ao final da reunião, a Comissão agendou uma audiência, a ser realizada em até dois meses, que trará os resultados dos estudos que cada membro ficou responsável por fazer, a fim de darem segmento à alteração da Lei do FERC e às mudanças da realidade do Registro Civil maranhense.
MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO
Falso médico é preso com carro clonado em São Luís
Gerson usava o nome de Valdeci Carvalho Lima para exercer a função

A Polícia Civil prendeu na tarde dessa terça-feira, dia 23, Gerson Gomes de Melo. Ele é suspeito de exercer a medicina ilegalmente. Com ele foi apreendido um Honda Civic, com indícios de furto e com placa clonada; carimbo de autenticação médica; duas cédulas de identidades falsas e uma pistola .40. 

Prisão de falso médico
Gerson já foi preso em Mirador, Anajatuba, Paraíba, Manaus e Boa vista por exercício ilegal da medicina
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Gerson usava o nome de Valdeci Carvalho Lima para exercer a função. Gerson já foi preso em Mirador, Anajatuba, Paraíba, Manaus e Boa vista por exercício ilegal da medicina.
Documento falsificado
O falso médico atuou nos últimos anos em diversas prefeituras do Maranhão

O falso médico atuou nos últimos anos em diversas prefeituras do Maranhão. 

AS INFORMAÇÕES SÃO DE O IMPARCIAL
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB