sexta-feira, 11 de março de 2016
Coluna do Fernando Atallaia
Eleições 2016 na Grande São Luís

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

As antigas e novas convicções de sempre

Desde quando perdeu seu poder de convencimento ideológico por conta de denúncias e escândalos que abalaram suas raízes (bem no cerne, inclusive) que a esquerda no Maranhão tenta, assim como no País, luta por seu espaço de reestruturação, propondo resgatar a credibilidade arranhada tanto na esfera politica quanto na eleitoral.

Pedetista de ocasião, o prefeito Gil faz em Ribamar uma das piores administrações já vistas na história recente do município; Jackson Lago está a se revirar no túmulo 
Partidos como o PSDB, PT, PCdoB e alguns outros poucos estão na corda bamba no Brasil. Em nosso estado, pelos rincões afora, as siglas já mostraram a falência de seus quadros que ausentes de compromisso com os ditames e conceitos históricos apregoados ao longo dos anos por seus pensadores, protagonizaram em prefeituras municipais o mesmo que a direita: escândalos de farta corrupção. Hoje misturadas esquerda e direita no rol do interesse estritamente eleitoreiro, a população maranhense que habita a Grande São Luís não se mostra animada quando o assunto é o ‘discurso do mudar o mundo’. Exemplo maior dessa falência de ética na politica local que vem permeando o pleito deste ano são as gestões dos prefeitos da região metropolitana que em tese deveriam ‘fazer a diferença’, mas que na prática não fazem e nunca fizeram.   

A CAMINHO DO PAÇO Dutra é o candidato do novo momento vivenciado pelo PCdoB no Maranhão, onde o que vale são os interesses eleitoreiros e a tomada de poder 
Em São José de Ribamar, por exemplo, onde a oposição não conseguiu até aqui unificar as vozes oposicionistas em torno de um projeto político que se queira sério e compromissado com as demandas da população, o prefeito Gil, do PDT, apresenta um acentuado e irreversível desgaste junto aos munícipes e a opinião pública da cidade. Ele é do mesmo partido do saudoso ex-governador Jackson Lago, ícone da luta antioligárquica. Como se vê, um paradoxo ululante.

Em Raposa, o prefeito Clodomir(foto) estar às idas e voltas com a Justiça, enquanto a população local respira o atraso; distante, muito distante da ideologia, ele não abre mão da... 
Já em Paço do Lumiar, a cena politica atual e os eleitores do município vêm rejeitando Domingos Dutra em suas sucessivas tentativas de emplacar seu nome a Prefeito. Dutra é do PCdoB, partido que prega no estado a mudança conceitual na governabilidade, mas que esbarra na cultura da barganha e da inclusão de aliados em detrimento dos interesses coletivos. Não era para ser assim.  Mas já ficou claro que a preocupação da sigla é eleger a grande maioria possível de candidatos comunistas e ai se inclui a ‘forçação’ de barra pelo nome de Dutra. Tudo em prol de um novo oligarquismo com caras e nomes já revelados.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior: máquina estatal a serviço de reeleição e um padrinho governador como cabo-eleitoral 
Redundância e mesma conduta, os prefeitos Clodomir Oliveira (PRTB) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT) já provaram, em definitivo, que a ideologia partidária pode ser facilmente diluída quando estão em jogo a continuidade e a permanência no poder. Só agora com a máquina estatal disponível à reeleição e a força midiática do governador como cabo-eleitoral, Edivaldo fez alguma coisa por São Luís. Já Clodomir, apesar de suas idas e voltas na Justiça para se manter no cargo, nem isso fez. Em quatro anos, Raposa continua a respirar o atraso e as muitas adversidades vivenciadas por seu povo. Compreensível: ambos obedecem ao principio de um individualismo extremado. A sorte é que a máscara ideológica dos partidos caiu e a população, por sua vez, quer líderes que sejam diferentes destes e daqueles.

A partir de agora.


Coluna publicada no Jornal A Tarde e distribuída em todas as bancas de revista da Grande São Luís.  

Deputado Zé Inácio sai em defesa de Lula e cita Magistrados, chefes de Estados e Intelectuais

Na tarde da última quarta-feira(7), o deputado estadual Zé Inácio(PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para discorrer sobre um acontecimento de grande repercussão no último final de semana. O parlamentar fez referencia ao depoimento do ex-presidente Lula, na última sexta-feira(4). 
Ao discursar, o deputado fez críticas à forma com a qual o ex-presidente foi conduzido a prestar depoimentos. Segundo ele, foi uma atitude desnecessária e que feriu a Constituição Federal. “Utilizo esta tribuna para falar sobre a forma com que o presidente Lula foi conduzido para prestar depoimento, na última sexta-feira, ato esse que foi reprimido e criticado por várias lideranças e autoridades políticas deste País, por ser desnecessário, ilegal e contra a nossa Carta Magna”, ressaltou o parlamentar.
IMG-20160225-WA0054
Ao finalizar o discurso, o deputado enalteceu o legado do ex-presidente Lula e relatou as ações que, segundo ele, contribuíram para o desenvolvimento do país
Ao fazer referência ao Ministro do Supremo, Marco Aurélio, o primeiro a vir a público afirmar que o juiz Moro cometeu um ato abusivo. Para Zé Inácio, os magistrados não podem se travestir de justiceiros, mas sim, a plicar a lei e respeitar a Constituição.
Durante o pronunciamento, Zé Inácio também citou as manifestações, por nota, de diversas autoridades e intelectuais em defesa de Lula.
“Faço referência ao Ministro do Supremo para simbolizar a contradição que vive, inclusive o próprio Poder Judiciário neste país. Destaco, ainda, os Chefes de Estado que se manifestaram publicamente, através de nota, dentre eles o ex- presidente do Paraguai, Fernando Lugo; o atual Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro e o Secretário Geral da UNASUL, o colombiano Ernesto Samper. Faço questão de destacar também o depoimento de um dos maiores intelectuais desse país, Fernando Morais, que afirmou que ‘Não haverá golpe’. Lula e o PT são apenas os alvos visíveis. O que se teme é o novo projeto de Nação que vem sendo implantado há 13 anos no Brasil. O que está acontecendo é que a elite que dominou este país durante meio milênio tem medo da continuidade e da consolidação desse projeto que, entre outras virtudes, tirou 40 milhões de brasileiros da miséria, que fez uma revolução sem dar um tiro”, ressaltou.
Ao finalizar o discurso, o deputado enalteceu o legado do ex-presidente Lula e relatou as ações que, segundo ele, contribuíram para o desenvolvimento do país.
“Nesses últimos anos, Lula livrou o Brasil do FMI, colocou o Brasil entre as maiores economias do mundo, valorizou o salário mínimo, criou programas sociais inclusivos como o Bolsa Família, o PROUNI, Brasil Sorridente, Farmácia Popular e Luz para Todos, que beneficiaram mais de 14 milhões de brasileiros. Além de criar 214 escolas técnicas, sendo 28 no Maranhão, criou 18 novas Universidades Federais, incluiu mais de 5 milhões de jovens pobres negros na Universidade. Tirou, ainda, mais de 40 milhões de brasileiros da miséria, colocou 38 milhões de pessoas na nova classe média. Criou o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), o Minha Casa Minha Vida, beneficiando mais de um milhão e meio de brasileiros. Criou o SAMU, com 2.312 ambulâncias para 789 municípios e aumentou o Orçamento da Saúde de 28 milhões para 106 bilhões. Este foram os ‘crimes’ que o ex-presidente cometeu”, declarou Zé Inácio.

MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO
MORADORES DO JARDIM TROPICAL TAPAM BURACOS DO PREFEITO
Moradores da Alameda Santa Inês no bairro Jardim Tropical não aguentam mais esperar pela Prefeitura de São José de Ribamar e começam a tapar os buracos da rua com concreto. A situação do bairro é tão caótica que a maioria das vias está interditada.



A operação tapa buracos da Prefeitura nunca passou pelo bairro, a última vez foi na gestão anterior.



" Aqui no bairro não estamos vendo nenhuma ação por parte da Prefeitura, nem sei se a cidade de Ribamar tem prefeito, meu filho chega na escola com a calça toda suja de lama e barro, porque as ruas não prestam’’, diz o morador Júlio Vieira.

Os moradores do bairro esperam uma visita do prefeito Gil Cutrim (PDT) para uma conversa.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO SITE RIBAMAR ONLINE
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Caminhão tomba próximo à Ponte Bandeira Tribuzzi
O caminhão permaneceu por muitas horas no local, aguardando a chegada da seguradora. O trânsito ficou congestionado na região

Um caminhão tombou por volta das 10h30 na Avenida Carlos Cunha, próximo ao acesso da Ponte Bandeira Tribuzzi, no Jaracati. O trânsito ficou lento na região.

Honório Moreira/OImp/D.A Press
Há derramamento de óleo na via
O veículo que vinha da cidade do Recife transportava uma carga de vasos sanitários que seria entregue em uma obra próximo ao local do acidente. Há derramamento de óleo na via.

O motorista Romário Marques saiu sem ferimentos.
O carregamento e o veículo só puderam ser retirados após a chegada da seguradora. Até às 14h30 o caminhão ainda estava tombado no local causando congestionamento na região.

AS INFORMAÇÕES SÃO DE O IMPARCIAL

O Ministério Público Federal de Curitiba irá participar da apuração do processo da doação de um terreno da Prefeitura de São Paulo para a construção da nova sede do Instituto Lula

ingresso na ação foi autorizado pelo juiz Adriano Marcos Laroca, da 12a Vara da Fazenda Pública de São Paulo.
A área do Instituto possui quatro mil metros quadrados e está avaliada em R$ 20 milhões.
O Instituto leva o nome do 'mãozinha' aí de cima; área avaliada em R$ 20 milhões
A iniciativa da doação, que foi feita sob regime de concessão por 99 anos, foi do ex-prefeito da São Paulo Gilberto Kassab, hoje ministro das Cidades no governo Dilma.
A doação foi questionada pelo Ministério Público por ferir a Lei Orgânica do município.
Resumindo […] é um caso que se arrastava na Justiça – não se sabe porquê – mas a partir de agora terá o reforço da força-tarefa da Lava Jato.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO DIÁRIO DO BRASIL
EDIÇÃO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE 

Midiando pra valer!

Flávio Dino torra 6 milhões de reais 
para ser divulgado nacionalmente


Blog do Kenard

Eis o que escreveu o jornalista Leandro Mazzini, em sua coluna no jornal Diário de S. Paulo:
Cegueira camarada
Em lua de mel com o governador Flávio Dino (PCdoB), o Ministério Público do Maranhão fecha os olhos para o contrato de assessoria de imprensa e gestão de imagem de R$ 6 milhões, para um ano de serviços, contratado do Grupo Informe, de Brasília, via licitação. Daí? Daí que a então governadora Roseana Sarney pagou R$ 1,32 milhão pelo mesmo serviço e período para a CDN Comunicação.
R$ 6 MILHÕES É por essa razão que Flávio é sempre ''convidado'' a conceder entrevistas para as televisões do eixo Rio-São Paulo 
Bunkers
O contrato de Roseana com a CDN – agência maior e mais conhecida nacionalmente que a atual – foi divulgado no Diário Oficial do Maranhão dia 8 de agosto de 2014. Detalhe: Roseana dispunha e Dino mantém equipe de assessores no Palácio dos Leões.
A coluna de Mazzini pode ser lida aqui.

Polícia prende envolvidos em fraude nos concursos da Seduc e TRE-MA

A Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil do Piauí desarticularam nessa quinta-feira 10, uma quadrilha suspeita de fraudar concursos públicos no Piauí e no Maranhão.
Por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), foram presas 28 pessoas. Outras 23 foram conduzidas coercitivamente. Entre os presos advogados, um policial civil, uma agente da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) do Piauí, integrante do Corpo de Bombeiros, funcionários do Ministério Público e estudantes de medicina.
greco-fraude-concurso-piaui-maranhap-940x464
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos aturam também nos concursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão
A investigação, inicialmente, apontava para fraude no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí e na Prefeitura Municipal de Capitão de Campos (PI), mas, de acordo com a Polícia Civil, os criminosos aturam também nos concursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.
O esquema descoberto pelo Greco mostra que oito integrantes são os organizadores da fraude. Segundo o delegado Kleydson Ferreira, uma parte da quadrilha fazia as provas e a outra era responsável por repassar os gabaritos aos candidatos que tivessem comprado. A Greco não deu detalhes sobre os valores que eram pagos pelos gabaritos.
operacao-veritas
Entre os presos advogados, um policial civil, uma agente da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) do Piauí, integrante do Corpo de Bombeiros, funcionários do Ministério Público e estudantes de medicina
Um documento divulgado pela SSP-PI após a operação aponta que já foram identificados dez participantes da fraude no concurso do TRE-MA.
A polícia, contudo, ainda não divulgou detalhes e o número de envolvidos na fraude no concurso para professor do Estado, da Seduc.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO ANTÔNIO
REVISÃO E EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Justiça bloqueia bens e quebra sigilo do presidente estadual do PT

Em ação civil, Ministério Público acusa Emídio Pereira de Souza de improbidade ao firmar convênio sem licitação com entidade no valor de R$ 1,5 milhão quando exercia mandato de prefeito de Osasco, em 2010.

CORRUPÇÃO PETISTA  A Justiça decretou bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário e fiscal do presidente estadual do PT Emídio Pereira de Souza em ação de improbidade 

A Justiça decretou bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário e fiscal do presidente estadual do PT Emídio Pereira de Souza em ação de improbidade. Segundo a ação, o petista firmou convênio sem licitação com o Instituto Cidad, em 2010, no valor de R$ 1,5 milhão, quando exercia o mandato de prefeito do município de Osasco, na Grande São Paulo. A decisão é do juiz José Tadeu Picolo Zanoni. Ele avalia que a Promotoria aponta ‘fatos graves que, realmente, justificam a concessão das medidas’.

A ordem, datada de 7 de março, atinge o montante de R$ 4,2 milhões, conforme pedido da Promotoria, e alcança solidariamente o petista e outros 12 investigados, entre pessoas físicas e jurídicas. São citados na ação Estanislau Dobbeck, ex-secretário de Finanças de Osasco, e Renato Afonso Gonçalves, ex-secretário de Assuntos Jurídicos, ambos da gestão Emídio.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO ESTADÃO
EDIÇÃO DE ANB ONLINE 
Preço dos peixes começa a subir na capital maranhense
E mesmo os consumidores que se antecipam ao período estão reclamando desse aumento nos preços

Devido às tradições religiosas, durante a semana santa, muitas pessoas escolhem se alimentar apenas de peixes, deixando de lado carnes vermelhas e frango. Com isso, a tendência anual é que o preço dos pescados comece a subir. E mesmo os consumidores que se antecipam ao período estão reclamando desse aumento nos preços. A reportagem esteve em alguns mercados de São Luís e constatou que consumidores estão realizando pesquisas de preços, comprando pescados para estocar, e que a procura ainda está fraca.

Com o pico de consumo programado para a Sexta-Feira Santa, dia 25 de março, os consumidores ainda estão deixando para a última hora para adquirir seu pescado. No Mercado do Peixe, os vendedores afirmam que a movimentação está baixa, porém, a expectativa é que na próxima semana as vendas aumentem. O peixeiro James Silva afirma que o pescado mais procurado é a pescada-amarela, que está custando R$ 25 por quilo. Porém, alguns procuram pelos peixes da água doce por serem mais baratos.
“Muitos consumidores já estão realizando pesquisa de preços, alguns só irão deixar pra última hora, mas já estamos com o estoque para atender ao consumidor”, diz.

Os consumidores alegam que o pescado está caro e, com a aproximação da semana santa, os preços estão variando muito para cima
Os consumidores alegam que o pescado está caro e, com a aproximação da semana santa, os preços estão variando muito para cima. A professora Celeste Mendes, que é acostumada a comprar peixe, fala que já houve uma diferença no preço.

“Hoje já senti a diferença no preço, imagino quando estiver mais perto da semana santa, aí é que vai aumentar mesmo. Estou me preparando para comprar com antecedência e colocar no freezer para congelar. Temos que economizar”, fala.

Segundo o peixeiro Francisco Martins, está faltando mercadoria e por essa razão o preço aumenta. Ele vende peixes e também mariscos, mesmo assim, afirma que está havendo escassez de alguns pescados.

No Mercado Central, os preços também já sofreram alteração. A pescada-amarela está custando R$ 26, o camarão, que até semana passada custava R$ 50, agora custa R$ 55, e este valor provavelmente irá subir ainda mais.

Além dos peixes, o consumidor pode encontrar nos mercados outras opções como camarão fresco, camarão seco, carne de caranguejo, patas de caranguejo, sururu e podem apostar nos peixes da água doce, que são os mais baratos
O peixeiro José Campos fala que os preços ainda irão subir, principalmente na semana santa, quando a procura pelo pescado é intensificada.
“Esperamos que possamos atender à demanda, pois neste período a procura pelos pescados é intensa, afinal, muitos consumidores ainda preservam a tradição de comer apenas peixe”, conclui.

Além dos peixes, o consumidor pode encontrar nos mercados outras opções como camarão fresco, camarão seco, carne de caranguejo, patas de caranguejo, sururu e podem apostar nos peixes da água doce, que são os mais baratos.

A dona de casa Alexandra Gama estava no Mercado Central fazendo pesquisa de preço. Segundo ela, não vai esperar a semana santa para comprar o peixe. Pretende voltar ainda essa semana no mercado e comprar os pescados que irá utilizar durante a semana e armazenar tudo no gelo.


Preços

Pescada-amarela         A partir de R$ 25
Peixe-pedra                  A partir de R$ 20
Peixe-serra                   A partir de R$ 13
Camarão fresco            A partir de R$ 50
Sururu                           A partir de R$ 20
Carne de caranguejo     A partir de R$ 30
Patinhas de caranguejo A partir de R$ 50


AS INFORMAÇÕES SÃO DE O IMPARCIAL
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB