sábado, 12 de março de 2016
Jota recebeu a editoria de política de ANB Online e conversou com nossa equipe.

Jota Pinto é formado em Marketing, tem 51 anos e trabalhou por 18 anos na Alumar na área de Produção. Ex-vereador de São Luís e ex-superintendente de Articulação Metropolitana da capital, foi Deputado Estadual atuante na Assembleia Legislativa, quando por quatro anos defendeu os interesses da Baixada Maranhense e da Grande São Luís em plenário.

Atual presidente do Diretório Estadual do PEN/MA, Pinto foi nas últimas eleições para Deputado um dos candidatos mais bem votados em São José de Ribamar. Nessa entrevista a ANB Online, ele fala aos milhares de leitores da Agência Baluarte sobre o que o levou a ser hoje pré-candidato ao Executivo ribamarense naquelas que serão as eleições mais emblemáticas da cidade balneária. Boa leitura: 

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE
Agência Baluarte- Fale um pouco aos leitores de ANB e aos ribamarenses o que o levou a anunciar sua pré-candidatura a Prefeito da cidade.

Jota Pinto- Bom, o que levou à nossa pré-candidatura foi principalmente o clamor de algumas lideranças políticas e comunitárias que clamam por um gestor preparado e competente, que tenha compromisso e responsabilidade com o seu povo e sua cidade, além da densidade eleitoral comprovada nas urnas nas últimas eleições estaduais nos tornando em 2010 e 2014 o segundo deputado estadual mais votado na cidade.


O pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto: entrevista a Agência Baluarte naquelas que serão as eleições mais emblemáticas da história recente da Balneária
Agência Baluarte- Como um dos candidatos a Deputado Estadual mais bem votados do município, como você vê hoje o clamor da população por uma acertada e compromissada governabilidade a se iniciar já a partir de janeiro de 2017?

Jota Pinto- Vejo com bons olhos, a população não aguenta mais viver e conviver com administrações desastrosas que trazem prejuízo a população, a população está atenta e tenho absoluta certeza que a população terá maturidade e sabedoria para escolher um gestor compromissado e que garanta a governabilidade com dedicação e muito trabalho.

Agência Baluarte- Como é hoje a sua relação com os demais pré-candidatos e com ex-prefeito Luís Fernando Silva que também concorre neste pleito?

Jota Pinto- Ser adversário político, não significa ser inimigo político, tenho uma boa relação com todos, com o Luís Fernando também não é diferente, tenho uma relação de amizade e respeito.

Agência Baluarte- O PEN, partido presidido por você no Maranhão, é uma das legendas mais atuantes politica e eleitoralmente no estado. Quais as metas da legenda para as eleições de 2016 na Grande Ilha?

Jota Pinto- Na Grande Ilha a meta é eleger Prefeitos, Vice- Prefeitos e Vereadores, em São Luís acreditamos que o PEN fará uma das maiores bancadas, como também em Paço, Raposa e Ribamar.

Agência Baluarte- Voltando a São José de Ribamar, é possível a unidade das oposições visando o lançamento de uma candidatura única ao Executivo local?

Jota Pinto- É possível sim.

Agência Baluarte- Qual mensagem você deixaria aos ribamarenses diante do caos vivenciado hoje pelos munícipes em todas as áreas da Gestão Pública?

Jota Pinto- Uma mensagem de esperança e fé, que a população acredite em dias melhores para a cidade balneária e possa ter sabedoria e maturidade para ajudar a tirar a cidade do caos, escolhendo os melhores para o Legislativo e Executivo, e que a partir de 2017 a população possa viver novos tempos e viver dias melhores e felizes.

Carne de porco é opção mais barata na crise

Fernanda Brigatti
Do Agora Sao Paulo
A carne de porco não é tão popular quanto o bife ou o frango assado, mas tem aparecido mais no prato dos brasileiros, como uma opção mais barata.
Em fevereiro, o preço dessa carne caiu em 0,9% em São Paulo e 1,1% no país.
"E a carne suína tem demonstrado uma queda em seu valor, o que atrai mais consumidores"
A coordenadora do IPCA (inflação oficial), Eulina Nunes, diz que o setor de carne bovina começa a sentir a redução do consumo.
"O preço estava muito alto e o consumidor começa a substituir pelo frango e pela carne suína."
O pesquisador Danton Leonel de Camargo Bini, do IEA (Instituto de Economia Agrícola), ligado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, explica que, com o período de alta no desemprego e a redução no consumo geral, é natural que a opção seja por produtos mais baratos.
"E a carne suína tem demonstrado uma queda em seu valor, o que atrai mais consumidores."

Sem a esquerda, não vai dar

Devemos sonhar com um país menos corrupto, mas só realizaremos esse sonho se tivermos um país plural

Por Eugênio Bucci
A ideia funesta de tentar cassar na Justiça o registro do Partido dos Trabalhadores, acalentada por fileiras incultas do PSDB, caiu por terra. Ainda bem. O projeto autoritário morreu logo, mas a verdade é que nunca deveria ter nascido. Tentar amputar diferenças ideológicas por meio de decretos judiciais é o tipo de ilusão que não apenas não resolve, como agrava as dificuldades da democracia brasileira, que já não são pequenas.
Chega a ser inacreditável que homens públicos com vivência no Parlamento, por mais conservadores que sejam, embarquem em fantasias tão obscurantistas. Partidos, os bons e os maus, refletem correntes de pensamento existentes na sociedade. Suprimir essa ou aquela sigla por medidas artificiais pode até mudar o espectro partidário, mas não muda a sociedade. Além de não solucionar, piora o deficit de representatividade. Piora tudo.
Somente o debate esclarecido e a disputa política, em um ambiente de liberdade plena, dão conta de superar os impasses que surgem no caminho. Qualquer outra saída que não passe pela livre expressão e pela livre associação (partidária, inclusive) é um flerte com regimes ditatoriais. Por isso, ainda bem que, graças a ponderações de tucanos mais sensatos, as falanges menos esclarecidas do PSDB sossegaram o facho.
O problema é que, aparentemente, as falanges sossegaram o facho apenas por enquanto. No fundo, não mudaram de ideia, só toparam fazer um recuo tático. Basta ver que a mentalidade de onde emergem esses despautérios continua histericamente atuante nos bate-bocas das redes sociais. A toda hora a gente lê, vê e ouve desaforos e xingamentos cujo mote é varrer o PT do sistema eleitoral brasileiro. Segundo esse fanatismo primaríssimo, a esquerda seria a origem da corrupção e de toda forma de aparelhamento do Estado. Daí que, em lugar de julgar e condenar indivíduos ou quadrilhas (de esquerda e de direita, tanto faz) pela prática de crimes previstos na legislação, os fanáticos creem que exterminar as organizações de esquerda, que seriam as únicas responsáveis pela roubalheira nacional, resolveria a parada.
Óbvio: os fanáticos, cegos de ódio, estão errados, doentiamente errados. Os fatos – todos os fatos – provam que eles estão estupidamente enganados. A história da corrupção no Brasil começa muito antes do surgimento da primeira agremiação anarquista ou socialista em nossas cidades. Aliás, a participação de grupos (que se diziam) de esquerda no desvio do Erário é uma novidade muito recente. Até outro dia, a subtração do dinheiro público no Estado era um monopólio da direita e das oligarquias mais retrógradas destas terras. Portanto, até hoje, se vista em perspectiva, a corrupção brasileira deve sua existência muito mais à direita do que à esquerda. Além disso, assim como nem todos os militantes de direita são ladrões, nem todos os de esquerda são salafrários. Mais óbvio, impossível.
Não é só aí que os fanáticos erram. Eles também erram quando se esquecem de que foi na esquerda, e não na direita, que as principais lideranças ainda em atividade no Brasil se formaram. Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Lula, Dilma, Ciro Gomes, Marina Silva e muitos outros aprenderam a fazer política fazendo oposição à ditadura militar (de direita) e frequentando organizações marxistas. Mesmo nomes que hoje são incensados por direitistas, como FHC e Serra, não seriam o que são sem a formação de esquerda. A maior “escola de quadros” da política brasileira tem sido a esquerda, para o bem e para o mal, não há como negar. Quem acalenta a fantasia de suprimir a esquerda por meio de atalhos jurídicos acalenta a fantasia de negar e falsificar a origem política das lideranças que aí estão.
Em síntese, supor que o Brasil vá melhorar a partir do extermínio burocrático de uma ideologia é um erro que adultera o passado (porque o problema da corrupção não tem sua origem nos anarquistas, socialistas ou nos comunistas do Brasil), o presente (porque boa parte dos melhores quadros da política nacional da atualidade vem de uma matriz de esquerda) e o futuro (porque alimenta a utopia maligna de que um país ceifado em seu âmago e em sua história política será um país “mais civilizado”).
Se querem mesmo um país melhor, os fanáticos devem, mais do que sossegar o facho, rever suas convicções e assimilar de uma vez por todas o que nunca deveriam ter negligenciado: liberdade partidária é fundamental. Podemos (e devemos) sonhar com um país menos corrupto, mas só realizaremos esse sonho se tivermos um país plural. E, sem a esquerda, não haverá pluralismo nem democracia.
Eugênio Bucci é jornalista, professor de Comunicação e colunista da Revista Época.
O apresentador de TV declarou oficialmente apoio ao pré-candidato Luis Fernando Silva a Prefeito, após ato de filiação partidária.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O produtor e apresentador de TV, Daniel de Jesus se filiou esta semana ao PSDB em declaração de apoio ao pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva. 

‘’Recebendo a visita do Dr. Luís Fernando que acaba de deferir minha filiação ao PSDB’’, divulgou Daniel nas suas redes sociais.

O mais novo tucano Daniel de Jesus com o pré-candidato a Prefeito Luís Fernando Silva: ‘’uma escolha muito bem pensada, o PSDB tem muito a acrescentar com meus projetos futuros em São José de Ribamar’’
Daniel de Jesus que até então vinha enfileirando as correntes oposicionistas ligadas à Frente de Libertação de São José de Ribamar e ao também pré-candidato Arnaldo Colaço (PSB), já havia informado com exclusividade a Agência Baluarte acerca de suas movimentações que culminariam com o apoio ao tucano. A decisão foi amplamente comemorada por grande parte dos jovens políticos ribamarenses.


‘’Uma escolha muito bem pensada, o PSDB tem muito a acrescentar com meus projetos futuros em São José de Ribamar’’, pontou de Jesus, que recebeu o apoio de amigos, familiares e agora correligionários do partido. 

Policial militar mata colega de farda durante surto em João Lisboa

Quatro policiais estavam no carro da PM-MA no momento dos disparos.
Soldado foi recolhido ao 3º BPM, com quadro de grave perturbação mental.

Um policial militar recém-incorporado matou um colega de farda dentro de uma viatura na madrugada deste sábado (12), na cidade de João Lisboa (MA), a 640 km de distância de São Luís (MA), no oeste do Maranhão. O caso aconteceu durante um patrulhamento de rotina na praça principal da cidade, por volta de 1h. Quatro policiais estavam dentro do carro da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) no momento do incidente.
O soldado Erasmo – incorporado em 2014 – levou 11 tiros
Depois de disparar dentro da viatura e vitimar o soldado Erasmo – incorporado em 2014 –, o soldado Xandu – que passou para o patrulhamento nas ruas já neste ano de 2016 – se dirigiu a um bar, e efetuou outros disparos. Ninguém foi atingido porque os clientes correram, conforme conta o tenente-coronel da PM-MA Edilson Carvalho, do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Imperatriz (MA) – município localizado a 12 km de João Lisboa (MA).
“O que a gente percebeu foi um fato trágico, uma tragédia lamentável. O policial teve um surto psicótico não percebido anteriormente pelos seus companheiros e no deslocamento para uma ocorrência ele sacou a arma e começou a atirar no interior da viatura, atingiu um dos seus companheiros e em seguida saiu correndo, adentrou num bar, fez mais outros disparos. O policial dentro da viatura veio a óbito”, relata o tenente-coronel.
Após o surto, o soldado Xandu(foto) foi encaminhado a um hospital da região e medicado, e posteriormente recolhido o 3º BPM de Imperatriz (MA).Ele alega não saber o que aconteceu e ser ‘atacado por inimigos’ no momento dos disparos
Após o surto, o soldado Xandu foi encaminhado a um hospital da região e medicado, e posteriormente recolhido o 3º BPM de Imperatriz (MA). De acordo com o tenente-coronel Carvalho, ele ainda apresenta quadro de grave perturbação mental, sem coordenação das ideias e sem condições de prestar esclarecimentos. Ele alega não saber o que aconteceu e ser ‘atacado por inimigos’ no momento dos disparos.
Durante o curso de formação, reitera o tenente-coronel, o soldado não apresentou qualquer sinal que pudesse levar a um quadro de surto e tinha uma postura considerada equilibrada pelos companheiros de turma.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA
IMAGENS DO NOTICIA DA FOTO
EDIÇÃO DE ANB ONLINE

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB