quinta-feira, 24 de março de 2016
Expoentes da nova geração de políticos locais, eles vem declarando apoio à pré-candidatura do ex-prefeito na cidade balneária.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DE ANB ONLINE

O pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva(PSDB) não tem do que reclamar. Consenso entre grande parte dos novos expoentes da politica local, sua pré-candidatura vem ganhando adesão espontânea e voluntária de lideres ligados ao seguimento jovem do município. Gente que acredita que ele é o nome mais preparado para reconstruir a cidade a partir de janeiro de 2017.

No rol dos entusiastas do projeto politico do tucano e admirador confesso de Fernando, mais, recentemente, em declaração exclusiva a Agência Baluarte, o ex-pedetista histórico Alday Moraes, via rede social, disse a ANB que irá apoiar o ex-prefeito nestas eleições.

‘’Apoiarei Luis Fernando porque é o nome mais preparado e porque precisamos, urgentemente, reconstruir nossa cidade que está completamente abandonada e sendo destruída’’, afirmou Alday.

O ex-pedetista histórico Alday Moraes: ''Apoiarei Luis Fernando porque é o nome mais preparado e porque precisamos, urgentemente, reconstruir nossa cidade que está completamente abandonada e sendo destruída''. 

Seguindo o coro da unanimidade, muitas das vozes recentes do panorama politico ribamarense, veem em Luis Fernando Silva competência administrativa para dar vazão a uma boa e acertada governabilidade em São José de Ribamar. A cidade nos dias atuais vem sendo destroçada por uma gestão que parece já ter ‘entregado os pontos’ em total e irreversível decadência. Gil Cutrim e secretariado tentam participar do debate politico, mas encontram dificuldade por conta da acentuada rejeição que o prefeito acarreta pelos bairros e comunidades locais.
Um dos mais atuantes e engajados líderes da juventude proveniente da região da Sede, Neilson Marques em avaliação do pleito de 2016, aproveitou para fazer uma breve análise da decisão tomada por ele e grupo na cidade. Ele também irá apoiar Luis Fernando Silva e em declaração ao Blog informou em primeira mão o que o levou a se decidir pelo ex-prefeito.   

O jovem líder da região da Sede, Neilson Marques irá apoiar Luis Fernando nestas eleições; decisão tomada em conjunto 
 ‘’Sim. Luis Fernando é meu candidato. Conversei com minha família, com a juventude que me acompanha e tomamos a decisão em conjunto. Conversei duas vezes com Luis Fernando e ele me pediu apoio e eu vi que ele teve a humildade de conversar com a juventude e de dizer que irá trabalhar pelo seguimento que eu represento. A nossa decisão não nos tira do PMDB, partido no qual temos militância estadual e nacional, onde sou vice-presidente da Juventude do PMDB no Maranhão, mas é em comum acordo com meus líderes que sempre me deram independência para decidir o melhor caminho para meu grupo em São José de Ribamar’’, afirmou Neilson.


Nas últimas  semanas, Luis Fernando Silva recebeu o apoio de Daniel de Jesus, Erbeth Didara e Adrio Monroe. Nomes, assim como Marques, igualmente expressivos e representativos de um novo momento vivenciado hoje pela população de Ribamar, onde se veem presentes além do descontentamento, celeridade para por fim no abandono pelo qual passa o município. Pelo visto, a cidade tem, de fato, pressa e os jovens lideres sabem disso.   

Líder do prefeito, Marlene chamou Gil Cutrim de ''Gil Cupim''

Essa foi de lascar com o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT).
Empolgada na defesa das ações do alcaide ribamarense, a líder do governo na Câmara Municipal, vereadora Marlene Monroe (PTB), deixou escapulir da tribuna da Casa do Povo um estrondoso “Gil Cupim”. O lapso foi motivo de brincadeira generalizada entre o vereadores presentes na sessão.
A vereador Marlene Monroe trocou Gil Cutrim por ''Gil Cupim'' em plenário
Depois da gafe, a vereadora ainda tentou consertar a história afirmando que havia dito “Gil Curtim” e não “Gil Cupim”, mas já era tarde demais.
O fato é que esse apelido do prefeito pedetista parece ter tomado conta do inconsciente coletivo da população de São José de Ribamar a tal ponto de já ser quase normal chamá-lo de “Gil Cupim”. O aúdio pode ser ouvido com clareza no seguinte link: http://robertlobato.com/ribamar-2016-lider-do-prefeito-na-camara-chama-gil-cutrim-de-gil-cupim/
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO ROBERT LOBATO

Adolescente morre em troca de tiros com policiais em São José de Ribamar

Policiais e assaltantes entraram em confronto na noite de ontem (23), na MA-201, Estrada de Ribamar, após os criminosos roubarem um veículo.

image
Adolescente morto em confronto ontem na MA-201
Durante uma perseguição, com tiroteio, eles acabaram colidindo com um táxi. O carro roubado, onde estavam os bandidos, é um Uno Vivace prata, de placa OIT-2073.
A secretária de Juventude, Tatiana Pereira com Flávio Dino: o que ela faz pela Juventude do estado? Você sabe?
Um dos assaltantes, de 16 anos, Alan Caio Pereira dos Santos, morreu baleado, e outro, de 19, Melquias Vidal do Carmo, também atingido por disparos, foi preso.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL PEQUENO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Os buracos de Gil Cutrim no Araçagi
As fotos evidenciam o estado caótico em que se encontra a rua Residencial Cidades e Fruteiras, em São José de Ribamar, localizada entre a Estrada do Araçagi e a Avenida General Arthur Carvalho. Uma verdadeira “tábua de pirulito” cheia de crateras com prejuízos diários para moradores e motoristas que trafegam por lá.
rua de robert

O abandono vem sendo a marca desse segundo mandato do prefeito Gil Cutrim. O descaso está revoltando a população. É como se São José de Ribamar não tivesse mais gestão.
rua de roberth2

As eleições estão chegando…
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DA SÍLVIA TEREZA 
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Nº de homicídios no Maranhão cresceu 209,4%, revela estudo
Estudo mostrou que homicídios no Brasil representam 10% do nº mundial.
Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O número de homicídios no Maranhão cresceu 209,4% em dez anos, de acordo com informações do Atlas da Violência 2016, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP). O levantamento também apontou que os 59,6 mil assassinatos ocorridos no Brasil representam 10% dos homicídios no mundo.

No Brasil, seis estados aparecem com evolução na taxa de homicídios superior a 100%. Todos eles pertencem à região nordeste. Depois do Rio Grande do Norte, que teve aumento da violência por homicídio de 360,8% em 10 anos, aparece o Maranhão.

VIOLÊNCIA DESENFREADA O IML não suporta mais a demanda diária 
O atlas mostrou que a taxa de homicídios no Brasil diminuiu nas grandes cidades e aumentou no interior, sobretudo no nordeste. No entanto, a capital maranhense ainda aparece na lista das microrregiões mais violentas.
Na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, a 626 km de São Luís, já foram 13 pessoas mortas de forma violenta, somente no mês de março. Em janeiro, 18 pessoas foram assassinadas. Em fevereiro, os quinze homicídios registrados batem a média de uma pessoa morta a cada dois dias.

Os números da violência assustam, espalham insegurança e mudam hábitos nas cidades. É o que relata o estudante José Carlos. “Eu evito sair nas ruas. É muito complicado pra nós, termos essa sensação de insegurança enquanto a gente financia a segurança pública para que a gente possa andar na rua tranquilamente”, afirmou.

Jeferson Portela, secretário de Segurança do Estado 
O que o estudo também comprovou é que as motivações para as mortes registradas são banais. São crimes que exigem investimentos em políticas públicas eficazes, como foi constatado nos estados em que se verificou queda dos homicídios.

O sociólogo Agnaldo Silva aponta as políticas públicas como o caminho para a redução da violência. ”Principalmente políticas públicas voltadas ao esporte, ao lazer. Um investimento mais pesado na área educativa. Aí todas as questões estruturais da sociedade como a falta de emprego acaba afetando a perspectiva de probabilidade do jovem de se inserirem na criminalidade, em todas as formas de criminalidade”, declarou.

São Luís entre as mais violentas

A capital São Luís está entre as 50 cidades mais violenta do mundo, segundo ranking internacional publicado pela ONG mexicana ‘Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública’. A lista divulgada no dia 25 levou em conta o número de homicídios de 2015. O estudo foi baseado em dados oficiais ou em fontes alternativas como ONGs.
São Luís está em 21º lugar e é a sexta cidade brasileira do ranking com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 2015. A taxa média da capital maranhense foi de 53,05 homicídios por 100 mil habitantes. Das 50 cidades presentes na lista, 21 são brasileiras.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA

EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Comércio tem expediente alterado na Semana Santa em São Luís
O feriado prolongado da Semana Santa provoca alteração no funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais já nesta quinta-feira (24), em São Luís (MA). De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), alguns segmentos do comércio, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, devem abrir apenas até às 14h. As alterações estão previstas em Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre empregadores e comerciários.


Já o comércio lojista, como estabelecimentos de tecidos, de vestuários, adorno e acessórios de arte, de louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres – classificados pelo Art. 577 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – estão autorizados a funcionar normalmente na quinta-feira.
Na sexta-feira (25), o comércio na capital maranhense não funciona. No sábado (26), as lojas voltam a funcionar normalmente e no domingo de Páscoa (27), os estabelecimentos de rua podem abrir das 8h às 14h. As lojas de shopping centers funcionam das 14h às 20h no domingo de Páscoa

Na sexta-feira (25), o comércio na capital maranhense não funciona. No sábado (26), as lojas voltam a funcionar normalmente e no domingo de Páscoa (27), os estabelecimentos de rua podem abrir das 8h às 14h. As lojas de shopping centers funcionam das 14h às 20h no domingo de Páscoa.
Os supermercados, segundo a convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, funcionam normalmente durante a Semana Santa, fechando somente na sexta-feira.
Imperatriz
Em Imperatriz (MA), segunda maior cidade do Maranhão, por causa da Semana Santa, as lojas do centro comercial só vão funcionar até esta quinta-feira. Houve um acordo com o sindicato patronal e dos empregados do comércio da cidade.
O acordo determinou que o comércio de Imperatriz funcione normalmente até às 18h de quinta-feira, e só reabra as portas na próxima segunda-feira (28).
Em todo o Maranhão, não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de sexta-feira da Paixão, segundo informa a Federação Brasileira de Bancos(Febraban)
Bancos
Em todo o Maranhão, não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de sexta-feira da Paixão, segundo informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No período, população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
Contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos na segunda-feira, sem incidência de multa.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL PEQUENO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Feira do Peixe com 30% mais barato acontece em Paço do Lumiar nesta quinta
O Caminhão do Peixe ficará à disposição da população na Praça do Viva Maiobão, das 14h às 20h, ocasião em que também estará funcionando a Feirinha Livre do Pequeno Produtor

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) comercializará, nesta quinta-feira, uma tonelada de pescados com qualidade a preços 30% mais baratos que os praticados pelo mercado local.

O Caminhão do Peixe ficará à disposição da população na Praça do Viva Maiobão, das 14h às 20h, ocasião em que também estará funcionando a Feirinha Livre do Pequeno Produtor.

Sem higienização, pescado é vendido na Praia Grande ao lado do Mercado do Peixe
O Caminhão do Peixe ficará à disposição da população na Praça do Viva Maiobão, das 14h às 20h, ocasião em que também estará funcionando a Feirinha Livre do Pequeno Produtor
A intenção da ‘Feira do Peixe’ é estimular o consumo do produto durante a Semana Santa, quando é grande a procura por mariscos, acarretando aumento no valor de mercado tradicional.

Feira Livre do Pequeno Produtor

As Feiras do Pequeno Produtor são realizadas as quartas, quintas e sextas-feiras nas comunidades do Tambaú e Maiobão, sempre no final da tarde. Atualmente, são 100 produtores cadastrados no programa, que vem contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva, renda familiar e movimentação da economia do município.

SERVIÇO
O QUÊ: Prefeitura de Paço do Lumiar promove mais uma edição da Feira do Peixe na Semana Santa;
QUANDO: Nesta quinta-feira (24), a partir das 14h;
ONDE: Praça do Viva Maiobão, Paço do Lumiar.


MATÉRIA ENVIADA PELA COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB