terça-feira, 29 de março de 2016

Reajuste nas tarifas dos  transportes coletivos implicará em desgastes na campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior 

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior já está enfrentando fortes turbulências nas ruas e na justiça por conta do reajuste de 11,8% nas tarifas dos transportes coletivos, que praticamente entraram em vigor no sábado de aleluia. Se o prefeito tinha a esperança de que o anúncio do Edital de Licitação do Sistema de Transporte Coletivo iria abafar o reajuste, o efeito foi o contrário, diante das especulações de que o reajuste das tarifas foi também estratégia para proporcionar maior atração para a habilitação à concorrência pelo empresariado.
A seis meses das eleições, a única coisa que Edivaldo Holanda Júnior faz é meter os pés pelas mãos 
Tudo leva crer que a promotora de justiça Litia Cavalcanti deve ajuizar ação contra o reajuste e o Procon tem o dever de se manifestar com a determinação que lhes é inerente em defesa dos usuários dos transportes coletivos. A classe estudantil e outros segmentos da sociedade civil vem realizando movimentos em diversos pontos da cidade e já se fala até em greve de estudantes contra o reajuste considerado abusivo.
A promotora Litia(foto) deve entrar em ação 
A verdade é que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que não está bem nas pesquisas e que pretende a reeleição, tem encontrado rejeição de vereadores e as suas articulações politicas são bem frágeis e sua rejeição deverá subir consideravelmente. Desde a semana passada, o articulador politico municipal, o ex-deputado Hélio Soares tem procurado vereadores em busca de apoio, tendo como atração emendas parlamentares. Como as eleições não estão bem distantes e os movimentos tendem a crescer, os prejuízos políticos do prefeito serão incalculáveis.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO ALDIR
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Daniel de Faria teve seu escritório de advocacia arrombado pela segunda vez 

O desembargador Daniel de Faria Jerônimo Leite, teve o seu escritório de advocacia que fica localizado na Rua das Juçaras, no bairro do Renascença, em São Luís, arrombado pela segunda vez.  O Blog apurou que a ação criminosa teria ocorrido durante o feriado prolongado da Semana Santa. A polícia foi acionada, mas nenhum suspeito foi encontrado.

O desembargador Daniel de Faria foi vítima do 'pulo do gato' pela segunda vez 
De acordo com informações obtidas pelo Blog, os ladrões que teriam entrado pelo telhado do escritório, chegaram a levar várias coisas, inclusive, computadores com processos de vários clientes.
Considerado um dos maiores escritórios com especialidades em Direito Eleitoral do Maranhão, Daniel Leite & Advogados Associados atua na defesa de vários prefeitos do interior do estado que possuem processos importantes em tramitação na justiça.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO ANTÔNIO 
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Supremo Tribunal Federal desarquiva ações contra Serra e ex-ministros de FHC

Ministros derrubam a decisão tomada por Gilmar Mendes em 2008 e processo contra ex-ministro segue nas Varas Federais do Distrito Federal
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, presidida pelo ministro Luis Roberto Barroso, aceitou recurso da Procuradoria-Geral da União (PGU) e derrubou, no último dia 15, o arquivamento de duas ações contra ex-ministros do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Pedro Malan (Fazenda), José Serra (Planejamento) e Pedro Parente (Casa Civil) são acusados por danos por improbidade administrativa pela ajuda financeira, por meio do Banco Central, aos bancos Econômico e Bamerindus em 1994. A assistência às insitutições, estimada em R$ 2,97 bilhões, ocorreu dentro do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer).
José Serra(foto) não gostou nada nada da notícia
As ações tramitavam na 20ª e 22ª Varas Federais do Distrito Federal e o arquivamento foi determinado, em abril de 2008, pelo ministro Gilmar Mendes, que entendeu que elas se tratavam de um crime de responsabilidade.
Na época, em uma das ações da 20ª Vara, chegou haver condenação que envolvia também os ex-presidentes do Banco Central Gustavo Loyola, Francisco Lopes e Gustavo Franco, e ex-diretores da instituição.
Para justificar a mudança de tribunal, a defesa dos ex-ministros tucanos argumentou que, segundo a Constituição Federal, eles teriam prerrogativa à foro e a infração seria de crime de responsabilidade, em vez de improbidade administrativa. Dessa forma, eles teriam que ser julgados pelo Supremo, o que foi acatado por Mendes.
O recurso, julgado neste mês, foi protocolado em maio de 2008 pelo então procurador-geral Antônio Fernando Souza, que contestou a decisão do ministro do STF.
Agora as ações estão de volta às duas varas federais de origem e poderão ser julgadas pela Justiça Federal.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BRASIL DE FATO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
Senac lança seletivo para estagiários
O Programa de Estágio 2016 do Senac já foi lançado e pretende selecionar estudantes das áreas de Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo ou Relações Públicas), Pedagogia e Psicologia. As inscrições vão só até o dia 31 de março, e devem ser realizadas presencialmente no Senac, localizado na Rua do Passeio, Nº 495 – Centro, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

As vagas de estágio serão disponibilizadas apenas para a cidade de São Luís e são destinadas a estudantes que estejam cursando, na época do estágio, período correspondente a no mínimo 50% total do curso e no máximo o antepenúltimo período do curso. Vale destacar que a Instituição de Ensino Superior deve ser conveniada ao Senac no Maranhão, e os candidatos às vagas devem ter coeficiente de rendimento acadêmico de, no mínimo, 7,0 (sete), e não possuir reprovação em disciplinas do curso.
Para conhecer os editais e o número de vagas disponibilizadas em cada cidade, os interessados devem ir no site do Senac (www.ma.senac..br) e acessar a página Trabalhe Conosco. A carga horária diária do estágio corresponde a 04h, totalizando 20h semanais, com remuneração mensal de um salário mínimo (vigente no período), e os benefícios de vale transporte e seguro de acidentes pessoais.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Senac-MA
Polícia Militar prende suspeito de matar costureira de 84 anos
A Polícia Militar da cidade de Sítio Novo prendeu uma pessoa suspeita de ter assassinado idosa de 84 anos.
Suspeito de matar idosa
Suspeito é levado por policiais. Crime abalou Sitio Novo
A costureira Ana Maria Mota Barros foi encontrada morta dentro da casa onde morava, local que tinha um ateliê de costura, na noite dessa segunda-feira (28). Ela tinha uma lesão na cabeça, causada por uma paulada.
O suspeito, um homem que até o fechamento desta edição ainda não tinha a identidade revelada, com a roupa aparentemente suja de sangue e marcas de arranhões nos braços. “A gente está com um suspeito detido e vamos levá-lo para fazer alguns exames, colheita de material nas vestimentas e nele mesmo. Vamos fazer o exame de corpo de delito, ele está popularmente falando 'azuinhado', como se tivesse lesões de defesa”, disse o delegado regional, Eduardo Galvão que esteve em Sítio Novo.
Dona Ana Maria Mota Barros foi morta a pauladas 
De acordo com os primeiros levantamentos, o homem estava com uma bolsa pronta, o que demonstra que pretendia deixar o município. O delegado adiantou que algumas roupas do suspeito foram lavadas, o que sugere uma tentativa do homem em acabar com os indícios do crime.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL O IMPARCIAL
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Aos gritos de "Fora PT" e "Temer presidente", PMDB abandona governo Dilma
Desembarque do governo é aposta do partido no eventual impeachment da presidente 

O PMDB decidiu nesta terça-feira (29), em Brasília, deixar a base do governo Dilma Rousseff. O desembarque rompe uma aliança de uma década com o PT, iniciada no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006).

A sessão-relâmpago do diretório nacional durou pouco mais de dois minutos e foi presidida pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Ele leu uma moção apresentada pelo diretório da Bahia e pediu, em seguida, para que os mais de cem parlamentares presentes se levantassem para a aprovação.

— [A moção] requer a imediata saída do PMDB do governo com a entrega dos cargos de todas as esferas do Executivo federal.

Os peemedebistas então se levantaram e aprovaram a moção por aclamação. Em meio a aplausos, eles gritaram palavras de ordem como “Fora PT’ e “Brasil pra frente, Temer presidente”.

Romero Jucá anuncia o 'pé na bunda': 'Fora PT, Temer Presidente'
A sessão de hoje, que aconteceu na Câmara dos Deputados, mostra que o partido aposta no impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que poderia conduzir o presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer, à Presidência.

A reunião contou com alguns caciques peemedebistas, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro da Aviação Civil Moreira Franco, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Ibsen Pinheiro, que preside o PMDB gaúcho.

Nenhum dos sete ministros peemedebistas que integram o governo compareceu à sessão, nem o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL).

O líder do PMDB na Câmara, deputado federal Leonardo Picciani (RJ) — que foi eleito com o apoio do Palácio do Planalto —, também não esteve presente.

O desembarque

A decisão fará o PMDB entregar sete ministérios e outros 600 cargos na máquina pública federal, como explicou Jucá em sua apresentação.

Mas a forma como ocorrerá esse desembarque ainda não está certa. Na segunda-feira (28), o ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) entregou o comando do Ministério do Turismo. Até o momento, contudo, ele foi o único a efetivar essa decisão.

Há a expectativa de que três ministros permaneçam em seus cargos: Kátia Abreu (Agricultura), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde).

Segundo Jucá, “ninguém do partido pode ocupar nenhum cargo no governo federal”. O senador não falou em “expulsão” daqueles que quiserem permanecer nos cargos, mas ressaltou que a situação será analisada “caso a caso”.

O senador não falou em adotar uma postura de oposição, mas afirmou que o partido irá agir de forma “independente” e “de acordo com o que for melhor para o país”.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, réu de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal decorrente da Operação Lava Jato, declarou que seu partido levou tempo demais para se afastar do governo.

— O PMDB já deveria ter saído do governo há muito tempo. Eu rompi com o governo em julho, portanto estou oito meses adiantado. O PMDB serviu para votar matérias que o governo decidia. Nunca participou de nenhuma decisão, nenhuma política pública.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO PORTAL DA RECORD


EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Inácio vem se reunindo com lideranças evangélicas de Paço, visando o fortalecimento de sua pré-candidatura junto ao seguimento oposicionista. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO 

O pré-candidato a Prefeito de Paço do Lumiar, Inácio Ferreira(PCB) vem se reunindo com diversas lideranças evangélicas do município, visando fortalecer sua pré-candidatura entre seus pares oposicionistas. Inácio pretende bater nomes como Domingos Dutra (PCdoB), Caetano Jorge(PV), Inaldo Pereira(PPL), e Gilberto Aroso(PMDB) em representatividade. 

Em contato com a editoria de politica de ANB na tarde de ontem(29), Ferreira destacou que as eleições na cidade precisam ganhar novo direcionamento no seio da oposição. Ele afirmou também que proporá nos próximos dias a unidade dos grupos oposicionistas em torno de um só nome com condições reais de fazer frente ao projeto de reeleição do atual prefeito Josemar sobreiro, do PSDB.
O pré-candidato a Prefeito de Paço, Inácio Ferreira proporá uma candidatura única ao Executivo, aonde o seu nome estará à disposição da oposição
‘’Estarei me reunindo com os demais colegas da oposição para propor uma candidatura única em Paço e porei meu nome a disposição com a certeza de sermos nós o candidato com todas as qualidades para assumir o compromisso de representar em chapa única o bloco oposicionista’’, salientou ele. 

Casado com a vereadora Silvia Inácio, Inácio Ferreira aproveitou a oportunidade para adiantar que a reunião a ser realizada com seus colegas oposicionistas precisa ser pontuada pelo pragmático e não por devaneios e utopias. 

‘’Chega dessa ideologia abestalhada que alguns colegas alimentam.  Precisamos estar embasados em pesquisas, precisamos escolher o melhor nome, o mais bem colocado nas pesquisas de opinião, temos que discutir esse aspecto com praticidade, longe de utopias e devaneios’’, frisou Inácio. 

Artistas se mobilizam para homenagear Ana Duarte

Mãe, esposa, amiga, bailarina, professora. Ana Duarte, mulher que levou a arte até no nome. Do balé clássico à cultura popular, da atuação à performance, Ana deixou só boas impressões entre familiares, amigos, artistas e conhecidos. A artista de 51 anos faleceu na madrugada do último sábado, vítima de latrocínio na BR-135 quando já estava retornando de uma roda de tambor para São Luís e se preparava, segundo amigos, para mais uma rodada no Sábado de Aleluia. Foi-se a bailarina, mas ficou para sempre o que ela representou na vida terrena: a personificação da alegria de viver.
Amigos, intelectuais, produtores culturais e parentes se manifestaram por meio das redes sociais sobre a morte trágica. Uns revoltados com a violência, outros preferiram colocar poesia em torno do acontecido.
A bailarina Ana Duarte receberá uma série de homenagens por toda esta semana 
“…Durante toda minha vida não vi nem de passagem uma mulher como ela… nem nos filmes! Não sei de onde ela tirava inspiração para ser Ana, a impressão é que ela não andava é que ela dançava de tão leve que era… A vida dela era a dança, ela estava vindo de um tambor… Para a família e os amigos: o que eu posso dizer: ‘Quando a saudade apertá chama os corêro pá tocá, e as corêra pá rodá as saia e baiá e por isso saldemo o Tambor do Sol de Ana Duarte! Da arte! Da vida!” (Dida Maranhão).
“Estou longe, mas meu coração está com a Ana por onde ela estiver agora. Minha querida, vc foi um presente de Deus na minha vida, desde que começou a fazer Ballet comigo e agora a dança continua com sua linda filha Juliana Rizzo que sempre será nossa princesa bailarina. Amiga, sua missão entre nós acabou, mas não queríamos que fosse agora. Da forma brutal que foi”, postou a bailarina Olinda Saul, que também é diretora do Ballet Olinda Saul.
Ana foi aluna do Ballet na década de 1990 por um bom tempo, e depois foi trabalhar no Teatro Arthur Azevedo com o produtor Fernando Bicudo. Foi lá, segundo Olinda, que ela começou o gosto pela cultura popular e ampliou as pesquisas sobre as manifestações.

“Conosco ela fazia muito dança/teatro como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, ela e o bailarino Hélio Martins, mas o balé clássico não era muito a praia dela. Ela se identificou mesmo com a dança popular. Ainda estou muito chocada, só consigo ver a imagem dela sorrindo. Era muito prestativa, muito humana, super artista e gente do bem”, acrescenta Olinda.
Impossível para quem costuma frequentar a Praia Grande, não ter visto em algum momento passar pelas ruas históricas, aquela mulher de traços finos e porte elegante. É assim que Zé Maria Medeiros, um dos fundadores e realizador do evento A Vida é uma Festa, quer lembrar para sempre de sua amiga de mais de 30 anos.
Músico e um dos fundadores de A Vida é uma Festa, Zé Maria Medeiros se emocionou ao falar da bailarina Ana Duarte; movimento prestará homenagem  à artista nesta quinta-feira 
“A Ana era uma dançarina. De tambor de crioula, de boi de zabumba, mesmo tendo iniciado no balé clássico, ela gostava do popular. Era elegante no andar, vestir e dançar. Tudo o que ela fez na vida foi dançar e cantar. Ela vivia intensamente a arte e vamos sentir falta de tudo isso”, diz Zé Maria, confirmando que nos 14 anos de A Vida é Uma Festa, não se lembra de não ter visto Ana dançando. “E ela dançava no palco, na rua, em todo lugar. Bastava ter música. Dançava por alegria”, diz.
Ana Lúcia Duarte Silva Gavião era casada com o professor Adalberto Rizzo e deixa uma filha de 19 anos, a também bailarina Juliana Rizzo. Ana era conhecida pelo seu trabalho na dança e nos movimentos culturais. Ela também era professora de história e fazia parte do corpo de baile do Tambor do Mestre Amaral.
Projeto Africanah

Dentre os vários trabalhos desenvolvidos por Ana o mais recente foi o Africanah, que possui os módulos Urucumpunga e Tambor do Sol ( acontece sempre na casa da bailarina no Parque XV de Novembro). A produtora cultural Áurea Emília que era amiga há mais de 30 anos e também trabalhava com Ana, disse que ela adorava esses trabalhos. Urucumpunga, espetáculo que tem a filha dela no elenco, teve a mais recente edição em dezembro passado na Mostra Sesc Guajajaras e o Tambor do Sol foi em 1º de janeiro. Uma outra edição seria agendada para as 5h do dia 1º de maio.
A coreógrafa e bailarina Olinda Saul(foto) sobre Ana: “Estou longe, mas meu coração está com a Ana por onde ela estiver agora. Minha querida, vc foi um presente de Deus na minha vida, desde que começou a fazer Ballet comigo e agora a dança continua com sua linda filha Juliana Rizzo que sempre será nossa princesa bailarina. Amiga, sua missão entre nós acabou, mas não queríamos que fosse agora. Da forma brutal que foi” 
“Não sei te afirmar ainda, mas estão planejando fazer a edição em homenagem a ela. Ela estava muito feliz porque ia viajar com esse projeto. Era uma pessoa que gostava de fartura de alegria e de comida. Ninguém que trabalhava ou estava com ela ficava triste ou com fome. Beber ela não bebia, mas gostava de alimentar os outros com alegria e comida”, afirma Áurea, bastante abalada com a tragédia.

A despedida

O velório de Ana foi marcado pela emoção e por manifestações artísticas pelo que a bailarina representou e pelo que deixa marcado na cultura maranhense. Um grupo de artistas fez um cortejo da Cia. Circense até o Pax União. O Maratuque Upaon – Açu puxou o movimento, que pediu pela paz.
Também no Laborarte o Sábado de Aleluia foi para saudar Ana. Houve uma grande roda simbólica em homenagem à artista, que ainda teve um trecho do tradicional Testamento dedicado a ela. “Foi a forma que encontramos para homenageá-la”, comenta Júlio César da Hora.
“Mas continuamos vivos
Ainda resta uma esperança
Na sua viagem pro céu
Ana fica na lembrança
Quando me vem a imagem dela
Cobro de Dino e Jefferson Portela
Melhorias na segurança”

Missa e homenagens

Na próxima sexta-feira, 1° de abril, será a missa de sétimo dia da bailarina, na Igreja de São Benedito (Centro), em horário ainda a ser definido. Nesse dia amigos também estão se mobilizando via redes sociais para fazer uma grande festa para Ana no Centro Cultural Mestre Amaral (Praça Pedro II), às 20h30.

A iniciativa de Mestre Amaral visa reunir amigos que conviveram com ela de alguma forma para fazer uma grande festa como forma de protestar pela insegurança e violência que imperam no estado. Haverá roda de tambor, projeções com imagens dela e outras formas de celebrar a passagem de Ana na vida terrena. Já estão confirmados os grupos e artistas: Maratuque Upaon Açu, Fernanda Monteiro e Hugo César, Camila Reis, Maria Itskovich, Flávia Ferreira, Zeferina, Aziz Junior, Núcleo Atmosfera, -Crioulo D´Ifé, Thiago Férrer, Dinho Araújo e Carolina Libério.
Antes, porém, quinta-feira, em mais uma edição do A Vida é Uma Festa (na Praia Grande), local em que ela frequentou por tantos anos, a noite será especialmente dedicada a ela. 

AS INFORMAÇÕES SÃO DA REPÓRTER PATRÍCIA CUNHA, DE O IMPARCIAL
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Mais uma traquinagem da CAEMA

Nesta terça-feira (29), mais um veículo foi vítima das obras traquinas da CAEMA. Desta vez foi um caminhão de lixo da Prefeitura de São Luís que atolou em um trecho de uma obra de esgotamento sanitário, na rua V7, no Parque Shalon.
O fato aconteceu durante a madrugada e por muito pouco o caminhão não virou, o que poderia acarretar em eventuais ferimentos nos garis e no condutor do veículo. Somente pela manhã é que um guincho foi ao local para rebocar o caminhão.
caema
O fato aconteceu durante a madrugada e por muito pouco o caminhão não virou, o que poderia acarretar em eventuais ferimentos nos garis e no condutor do veículo
A foto encaminhada ao Blog demonstra bem a “qualidade” de mais essa obra traquina feita pela CAEMA na capital maranhense. O Blog já havia anteriormente alertado sobre essas obras da CAEMA (reveja).
O curioso é que a CAEMA parece visivelmente seguir na contramão da excelente parceria feita entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís, conforme o Blog já havia denunciado (reveja).
O presidente da CAEMA, Davi Telles com Flávio: traquinando pra valer
Só para lembrar que a CAEMA atualmente é presidida por Davi Telles, que, curiosamente foi assessor parlamentar do deputado estadual Bira do Pindaré, pré-candidato à Prefeitura de São Luís pelo PSB.
É claro que pode ser uma mera coincidência, mas é bom o governador Flávio Dino e, principalmente, o prefeito Edivaldo Júnior ficarem de olhos bem abertos. Bem abertos. 
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO JORGE ARAGÃO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Em máxima provocativa, Câmara, por mais uma vez, criticou a forma com a qual as eleições em São José de Ribamar vêm sendo realizadas nos últimos 10 anos. Ele também alfinetou ‘deus e o mundo’

‘’Posso até perder esta eleição, mas vou fazer  eles gastarem, vão gastar os olhos da cara, ah se vão...’’, admoestou ele.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O vice-presidente estadual e presidente municipal do PPL de São José de Ribamar, Roberto Câmara soltou, por mais uma vez, a língua afiada.

Na tarde de ontem (29) em ligação telefônica a ANB para informar as ações do partido, ele lançou mão do estilo provocador que lhe é peculiar e anunciou sua postura para as eleições de 2016 na cidade.

''Posso até perder esta eleição, mas vou fazer  eles gastarem, vão gastar os olhos da cara, ah se vão...'', admoestou ele, referindo-se aos demais pré-candidatos a Prefeito.

ELEIÇÕES 2016 Roberto Câmara, ''o anjo que vai chegar'', pretende dá trabalho a seus concorrentes em São José de Ribamar
Roberto, que é também um exímio articulador partidário, aproveitou a oportunidade para alfinetar àqueles a quem classificou como ‘demônios da politica local’, se autointitulado o ‘anjo que vai chegar’.

''Hoje o que temos em Ribamar são demônios sanguessugas da política local que vieram para cá desde 2005 apenas para assaltar e roubar a dignidade do povo ribamarense, mas o anjo aqui vai chegar, vai chegar para acabar com a festa deles'', disse Câmara.

Já num outro momento, ainda mais severo ele se lembrou de parte de sua história, onde segundo ele, os golpes dos adversários sempre o vitimaram politicamente.


‘’Eles já me tomaram 21 partidos em Ribamar, já me perseguiram, já tentaram manchar a minha imagem, já fizeram de tudo. Mas a população e a juventude de Ribamar sabe que só pode contar dia e noite é com o amigo Roberto Câmara, o amigo de todos os ribamarenses e dessa vez vai ser diferente’’, finalizou ''o anjo que vai chegar''. 

Prefeitura de Paço do Lumiar sorteia endereços de 500 contemplados no “Minha Casa, Minha Vida”

A Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza nesta terça-feira (29), às 14h, o sorteio dos endereços dos 500 mutuários contemplados com as unidades habitacionais da primeira etapa do Residencial Morada do Bosque, na Estrada de Iguaíba (confira aqui).
A ação integra o Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, fruto do convênio da Administração Municipal com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal (CEF). Os contemplados deverão comparecer ao local do sorteio com Carteira de Identidade e CPF.

O evento acontece no Convento das Irmãs da Purificação, na Avenida 4 do Maiobão, com as presenças do prefeito Josemar Sobreiro; de representantes da CEF e da Construtora Canopus Engenharia.
A segunda fase de sorteios está prevista para o mês de maio. Até o final do ano, serão 2.855 famílias de Paço do Lumiar contempladas com imóveis do Minha Casa, Minha Vida.
SERVIÇO
O QUÊ: Sorteio dos endereços de 500 mutuários do Residencial Morada do Bosque I
QUANDO: Nesta terça-feira (29), às 14h
ONDE: Convento das Irmãs da Purificação (Avenida 4 do conjunto Maiobão)
MATÉRIA ENVIADA PELA COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PMPL 

Tentativa de agressão à imprensa tirou legitimidade de ato contra reajuste da passagem

Delinquentes alienados travestidos de militantes em defesa do povo tentaram agredir fisicamente, ontem, equipes de reportagem do jornal O Estado do Maranhão e da TV Mirante que cobriam o protesto contra o reajuste das passagens de ônibus em São Luís. O atentado à imprensa tirou a legitimidade do manifesto e por pouco não se converteu em crime hediondo.
Por ignorância – ou de propósito -, os autores confundiram o direito à livre manifestação com permissão para coagir a imprensa, instituição com papel fundamental na sociedade. Acuados, os profissionais ouviram calados e sobressaltados uma série de insultos e gritos de repúdio aos veículos para os quais trabalham.

Tentativa de agressão à imprensa desvirtuou manifestação, até então legítima (Foto: De Jesus/O Estado)
À maioria, cabe empunhar a bandeira e partir para a luta movida apenas pelos “ideais”, enquanto as reais intenções são tramadas às escondidas e seus dividendos são sorrateiramente partilhados pelo alto comando
Afiliada da Rede Globo, emissora de maior audiência no país, que vem dando visibilidade nacional ao escândalo que envolve as principais autoridades da república, a TV Mirante foi a mais vilipendiada. Pura insensatez de indivíduos manipulados, que vão às ruas praticar atos de violência em nome de uma “causa” que beneficia apenas quem está no topo.
Aos que se expõem restam apenas as boquinhas em gabinetes, contracheques que, apesar de modestos, são destinados apenas a quem consegue apadrinhamento.
À maioria, cabe empunhar a bandeira e partir para a luta movida apenas pelos “ideais”, enquanto as reais intenções são tramadas às escondidas e seus dividendos são sorrateiramente partilhados pelo alto comando.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO DM

Em Olinda Nova do Maranhão, MPMA aciona Estado para garantir segurança pública no município

Para garantir segurança pública em Olinda Nova do Maranhão, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 22 de março, Ação Civil Pública (ACP) com obrigação de fazer contra o Estado do Maranhão, requerendo, liminarmente, a designação de delegado, escrivães, carcereiros, investigadores e policiais militares concursados para atuar no município.
O objetivo é solucionar a insuficiência do quadro funcional, precariedade da estrutura física e das condições para servidores e presos na delegacia, ausência de cadeia pública e destacamento da Polícia Militar na cidade. Outro problema que motivou o ajuizamento da ação foi a falta de material para atividades dos órgãos na cidade.
IMG 20150311 164718078 HDR
Ministério Público questionou problemas na Segurança Pública 


Na ACP, o promotor de justiça da Comarca, Peterson Armando Azevedo de Abreu, também requer a construção de um novo prédio para a delegacia do município. Outra solicitação é o fornecimento de viaturas, combustível, armas e rádios para atividades das polícias Civil e Militar, além de materiais para limpeza do local e alimentação dos presos.
IMG 20151202 145313897 TOP
Peterson Abreu inspecionou delegacia e constatou irregularidades

Uma inspeção, realizada em junho de 2015, verificou que o município não dispõe de “infraestrutura mínima e de pessoal para garantir a necessária segurança da comunidade”. Na delegacia, há acúmulo de inquéritos, como resultado da inexistência de delegado titular e da insuficiência do quadro funcional, que conta somente com uma investigadora e uma escrivã.
DELEGACIA
Um dos problemas observados foi a falta de servidores de carreira, o que leva à existência de servidores públicos municipais prestando serviços no órgão, a exemplo do que exerce a função de carcereiro. Ele faz a vigilância do local e é responsável por receber presos definitivos.
Secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela 
“Esses servidores não prestaram concurso público e nem possuem treinamento para atividades privativas de servidores efetivos das polícias Civil e Militar”, ressalta o promotor de justiça.
ESTRUTURA FÍSICA
A delegacia de Olinda Nova do Maranhão funciona em um prédio alugado, em péssimo estado de conservação, e no qual não há espaço para guarda de provas e nem espaço adequado para carceragem.
A vistoria constatou, ainda, a necessidade de pintura e reparação de infiltrações, além do aumento do muro da área em que os detentos tomam banho de sol. As celas, nas quais não há aparelhos sanitários, também devem passar por reformas.
A inspeção também verificou a deficiência de recursos materiais no órgão, além de inexistência de computador, ar condicionado e/ou ventiladores no cartório policial.
POLÍCIA MILITAR
O destacamento da Polícia Militar no município não dispõe de mobiliário, computadores e impressoras. No prédio, falta água e há várias infiltrações.
Também não há identificação do órgão, que está localizado em uma rua estreita que impede a realização de manobras rápidas com a viatura. O destacamento também não dispõe de policiais em número suficiente, uma vez que são necessários, no mínimo, três por dia, em regime de revezamento. Atualmente, existem no órgão somente dois.
“A inexistência de um aparato de segurança pública minimamente eficaz, por parte do Estado do Maranhão, aprofunda a sensação de impunidade, além da desconfiança permanente da população nas entidades e órgãos públicos responsáveis pela segurança na cidade”, enfatiza o representante do MPMA.
PEDIDOS
Como pedidos finais, o promotor de justiça requer o encaminhamento, pelo delegado regional que responde pela delegacia do município, à Justiça da relação de todos os servidores que atuam no órgão policial local, com especificação de número e funções exercidas, além das respectivas portarias da Secretaria de Segurança Pública.
Outro pedido é que sejam informados o número e que funções devem exercer os servidores necessários para o desempenho mínimo das atividades da Polícia Civil no município.
Entre os pedidos está o encaminhamento, pelo delegado regional, da relação dos recursos materiais disponíveis (viaturas, móveis, armamentos, instalações físicas da Delegacia e Cadeia Pública) e os materiais necessários para o desempenho das atividades da Polícia Civil em Olinda Nova do Maranhão.
O Ministério Público também solicita que o comandante da 13ª Companhia Independente da PM de Viana, à qual está vinculado o destacamento do município, a relação dos recursos materiais disponíveis e os necessários para o desempenho adequado das atividades da polícia local.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB