terça-feira, 26 de abril de 2016

Flávio Dino demite secretário de Saúde do Maranhão

Demissão foi confirmada na manhã desta terça-feira (26) pela Secap.
Quem assume o cargo é o advogado e secretário adjunto Carlos Lula.

O governador Flávio Dino (PCdoB) exonerou na manhã desta terça-feira (26), o médico Marcos Pacheco, do cargo de secretário de Saúde do Maranhão. Quem assume o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é o advogado e subsecretário adjunto Carlos Lula.


Demissão de Marcos Pacheco foi confirmada durante reunião na sede do Governo (Foto: Twitter/ Felipe Camarão)
Marcos Pacheco levou o 'pé na bunda' enquanto conversava com representantes do Banco Mundial: ele vinha fazendo na Saúde uma gestão reprovada pelos maranhenses

A demissão de Marcos Pacheco foi confirmada pela Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap) no momento em que o secretário participava de uma reunião no Palácio dos Leões com representantes do Banco Mundial.

Carlos Lula disse  que o seu desafio inicial será colocar em funcionamento as novas unidades de saúde no Maranhão, mesmo neste momento de crise, e melhorar o serviço oferecido atualmente. Ele confirmou que ocupará o cargo em definitivo.


A enfermeira Drª Karla Trindade, que era a secretária de Articulação de Políticas Públicas, passa a ser a subsecretária de Saúde.

Deputado Zé Inácio sai em defesa de líderes das comunidades rurais em Anajatuba

O deputado Zé Inácio utilizou a tribuna nesta terça-feira (26) para defender os líderes de comunidades rurais no município de Anajatuba, Apolonia Edinete Rocha Rodrigues e Antonio De Jesus Rocha, que estão presos, na Delegacia de Polícia e no Presídio Regional de Itapecuru-Mirim, respectivamente, desde o dia 14 de abril.

A ordem de prisão ocorreu em virtude do cumprimento de decreto de prisão preventiva no dia 29 de março de 2016, contra 21 pessoas trabalhadoras rurais, pescadores artesanais e servidores públicos municipais, alegando suposto crime de desobediência contra a decisão judicial, nos autos da ação de Interdito Proibitório, em tramitação na Comarca de Anajatuba, em favor de Maria Jose Pinheiro Carvalho. “A prisão foi indevidamente expedida, a fim de justificar um apossamento ilegal de área pública da União, resultando em uma coação injusta com os trabalhadores”, disse Zé Inácio.

Deputado Zé Inácio(foto) afirmou que “José Pinheiro Carvalho usa uma Certidão de Registro Geral de Imóveis já cancelada pelo Cartório Extrajudicial da Comarca de Anajatuba, indevidamente expedida, para justificar apossamento ilegal de área pública da União”
Zé Inácio afirmou que “José Pinheiro Carvalho usa uma Certidão de Registro Geral de Imóveis já cancelada pelo Cartório Extrajudicial da Comarca de Anajatuba, indevidamente expedida, para justificar apossamento ilegal de área pública da União”. Tal certidão está presente na ação de Interdito Proibitório, em curso na Comarca de Anajatuba, em que a juíza se fundamentou para expedir decisão liminar. 

A existência de Ação Civil Pública, de autoria do Ministério Público Estadual em Anajatuba, requer a retirada das cercas dos campos naturais inundáveis, sem desfecho previsto. “Venho pedir que atuemos em favor da justiça, para que as autoridades deem a liberdade para tais trabalhadores, que inclusive estão privados de realizar suas atividades com medo do que está acontecendo”, enfatizou o deputado.

No dia 18 de abril do corrente, foi protocolado habeas corpus no Tribunal de Justiça do Maranhão, em favor de Apolonia Edinete Rocha Rodrigues e Antonio De Jesus Rocha, requerendo a expedição liminar em favor dos mesmos encarcerados. “A liminar foi indeferida pelos desembargadores Marcelo Carvalho e Tyrone Silva (TJ-MA), de forma que a agressão aos povos dos campos inundáveis de Anajatuba permanece. Vamos buscar junto aos órgãos da União informações a respeito do que está acontecendo, pois não podemos aceitar que os bens da união, no caso, os campos naturais inundáveis sejam invadidos por particulares, em detrimento de milhares de pessoas e comunidades que vivem harmoniosamente nessas comunidades”, finalizou.

MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO 
Vendas Dia das Mães 2016 em São Luís
O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Mães 2016 em São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), indicou que 75,8% dos consumidores ludovicenses estão dispostos a comprar produtos para presentear na data, o que representa uma retração de 5,8% sobre o índice registrado em 2015.
Para os consumidores que estão dispostos a ir às compras, 76,4% disseram que pretendem comprar apenas um produto, 19,8% afirmaram pretender comprar dois presentes e 3,4% demonstraram interesse em três itens para presentear. Em relação a 2015, este ano a intenção de comprar apenas um produto avançou 14,4%, enquanto a predisposição de adquirir dois produtos recuou 18,2% e três produtos obteve retração de 50,7%.
Entre os produtos preferidos pelos entrevistados, o estudo indica que os artigos de vestuário (39,4%), perfumes (26,9%) e sapatos (12,2%) mantêm-se na liderança das intenções de compras, assim como no ano passado. Destaque para os itens de perfumaria que aumentaram 19,5% em relação 2015, e para os eletrodomésticos da linha branca (1,7%) que registraram a maior retração nas intenções de compras deste ano, apresentando recuo de 56,4%.

Quanto aos locais em que os consumidores pretendem comprar os presentes para esta data, 57,8% apontaram as lojas de Shopping Center como a preferência, seguido das lojas do Centro Comercial (27,8%)Na comparação com o ano passado, as lojas dos Shoppings avançaram 17,5% na preferência dos consumidores este ano, enquanto as lojas do Centro Comercial recuaram 9,1%.
Em relação aos gastos pretendidos para o período, o valor médio do presente que será comprado este ano ficou em137 reais e o valor médio das compras, incluindo a comemoração e quem vai comprar mais de um presente, ficou em 176reais. Comparado ao ano de 2015, o valor médio do presente registrou retração de 21,3% e o valor médio da compra também recuou 29,6%.
No que diz respeito à forma de pagamento, 72,3% dos entrevistados afirmaram que deverão efetuar as compras à vista, sendo que 50,1% devem utilizar o dinheiro e 22,2% devem recorrer ao cartão de débito. Apenas 31,5% dos consumidores apontaram o cartão de crédito como a modalidade de pagamento preferencial. Na comparação com o ano passado, o pagamento à vista cresceu 4,6%, enquanto a tendência pelo uso do cartão de crédito caiu 22,8%.
Saiba mais – O levantamento da Fecomércio entrevistou 700 pessoas nos principais pontos de circulação de consumidores da capital maranhense entre os dias 4 e 9 de abril de 2016. A margem de erro amostral é de 3,7% e o nível de confiança de 95%,
MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FECOMÉRCIO-MA 

Idoso é preso suspeito de estuprar as três filhas, no Sacavém

Um homem identificado como Esmeraldino Pires da Silva, de 63 anos, foi preso na segunda-feira (25), por volta das 18h, no bairro do Sacavém. O suspeito estava foragido desde o ano passado e é acusado de estuprar as suas três filhas. As crianças tinham três, cinco e oito anos quando foram abusadas pelo pai.


idososuspeito
Crianças abusadas sexualmente por ele, tinham entre 3 e 8 anos

Segundo informações da polícia, Esmeraldino cometeu o crime de estupro contra as próprias filhas em 2014 na cidade de Teresina (PI), e desde então estava foragido, até ser encontrado no Maranhão. O preso será encaminhado até a capital piauiense, onde ficará à disposição da Justiça.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL PEQUENO

EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Ministério Público constata irregularidades em unidades de saúde em Sambaíba
Foram encontradas irregularidades como estruturas físicas inadequadas.
Inspeções foram motivadas após laudo realizado pelo Denasus.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) realizou vistoria em unidades de saúde do município de Sambaíba, situado na região sul do estado, e constatou diversas irregularidades no local. Também foi vistoriado um centro farmacêutico.

Dentre as unidades de saúde que foram inspecionadas, estão a Unidade Mista Bom Jesus, Unidade Básica de Saúde Padre Franco Sirigatt, Unidade Básica de Saúde Dom Franco Marcerdote, além da Assistência Farmacêutica Básica.

Paredes com mofo e infiltrações também foram encontradas (Foto: Divulgação/ MP-MA)
Paredes com mofo e infiltrações foram encontradas 
Nas unidades de saúde foram encontradas irregularidades como estruturas físicas inadequadas, paredes com infiltrações, instalações elétricas expostas, falta de higiene, leitos insuficientes, ausência de profissionais plantonistas e equipamentos e mobiliário inadequados ou danificados.

Com relação a Assistência Farmacêutica Básica a equipe do MP verificou que a estrutura física apresenta infiltrações, não havia extintor de incêndio e alguns medicamentos estavam jogados ao solo.

Mobiliário danificado foi encontrado nas unidades de saúde (Foto: Divulgação/ MP-MA)
Mobiliário danificado foi encontrado nas unidades de saúde 
As inspeções foram motivadas após laudo realizado pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).

O órgão ministerial informou que deverá marcar uma reunião com o prefeito de Sambaíba, com a finalidade de buscar soluções para regularizar a situação das unidades de saúde.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Seminário do PSDB comandado pelo pré-candidato a Prefeito Luis Fernando Silva era aguardado em sua 4ª edição que aconteceu no Parque Vitória nesta terça-feira.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O Seminário Planeja, idealizado pelo ex-gestor e pré-candidato a Prefeito da cidade balneária, Luis Fernando Silva(PSDB) reuniu nesta terça-feira(26), centenas de ribamarenses ávidos  e esperançosos pela  reconstrução de São José de Ribamar já a partir de janeiro de 2017.

Planeja vem reunindo centenas de ribamarenses ávidos pela reconstrução da cidade já a partir de janeiro de 2017
Ainda que a iniciativa lance mão da terminologia ‘reestruturação’ para dá fim de uma vez por todas ao abandono que devassa o município na atualidade, os moradores das comunidades e bairros locais sabem que apenas uma ação orgânica e estrutural que contemple em estado de urgência a cidade, seria capaz de resgatar do limbo a geografia, a estrutura física e a história da terceira maior cidade do Maranhão. E é justamente aí que a expectativa em torno da realização do Seminário vem sendo grande entre os ribamarenses. Eles acreditam que a gestão do PSDB em Ribamar é a única capaz de operar tal feito.

O ex-gestor da cidade balneária e pré-candidato a Prefeito Luis Fernando Silva: proximidade com os ribamarenses para grandes desafios a serem enfrentados no futuro
Não por menos, as gestões do tucano Luis Fernando marcaram uma época revolucionária no município onde, de fato, as politicas públicas eram postas em prática com resultados palpáveis e ganhos concretos à população. Em todas as áreas da Gestão Pública, diga-se de passagem. O que infelizmente ganhou seu viés na administração desastrosa do atual prefeito Gil Cutrim, do PDT.

O Seminário Planeja segue. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB