domingo, 15 de maio de 2016
Ribamarenses presentes nas redes sociais e moradores de bairros locais esperam do novo prefeito eleito em outubro posicionamento diferente de seu antecessor

Perfil de vereadores também é questionado com contundência em tempo real pelos munícipes.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

A crise politica no país, responsável por descortinar a realidade brasileira em sua devastadora corrupção endêmica, não se configura uma novidade para os habitantes da terceira maior cidade do Maranhão.

Em São José de Ribamar, há seis anos, os ecos de descontentamento e revolta com a gestão do prefeito Gil Cutrim(PDT) e com a Câmara de Vereadores comandada de maneira caseira e ruralista pelo vereador Manoel Albertin, o Beto das Vilas(PV) já se ouviam em alto e bom som por todos os bairros do município e além-fronteiras.
Ribamar
ÁRDUA MISSÃO Os pré-candidatos Luis Fernando, Júlio Matos, Jota Pinto, Arnaldo Colaço e o até então nome do Governo municipal, Alberto Franco: ribamarenses exigem do prefeito eleito em outubro 'salvação' da cidade

É dentro desse descompasso com os problemas que afligem a população da cidade que a atuação do Executivo e Legislativo municipal vem sendo posta em xeque em tempo real pelos mais de 172 mil ribamarenses que denunciam as mazelas vivenciadas pelos munícipes e atribuídas a falta de compromisso social dos dois poderes.

O peso da cobrança aliado à esperança de um novo tempo a ser vivenciado por São José de Ribamar a partir de 2017 quando terá inicio o mandato do novo prefeito eleito em outubro, injetou ânimo naqueles que seguiam desesperançosos  quanto ao futuro da Balneária.  De um lado o ribamarense-forçado pelo abandono que o trespassa- se viu acuado a reagir. Do outro, entendeu que apenas participando ativamente do debate poderá contribuir para a ‘salvação’ do município.
Câmara de Vereadores de São José de Ribamar é alvo constante de críticas por parte dos ribamarenses; perfil politico dos vereadores não agrada aos munícipes
Com uma forte tendência a sofrer uma renovação significativa de seus quadros, a Câmara de Vereadores vem sendo alvo constante de criticas por parte do eleitorado ribamarense que espera impor àquela Casa  uma nova mentalidade que aos poucos vem se consolidando pelas comunidades afora. No mapa da indignação nacional, São José de Ribamar já mostrou que não ficou à parte do processo de dessacralização da velha forma de se fazer politica no Maranhão, com apadrinhamentos considerados normais e utilização da máquina pública por vereadores de conduta reprovável e duvidosa. Quem acompanha as redes sociais, percebe de forma clara que o ribamarense vive o seu melhor despertar e projeta grande expectativa em torno do prefeito vindouro.

Terreno político-social-O abandono da cidade pela atual gestão, acompanhado das muitas denúncias de corrupção envolvendo o prefeito municipal e alguns de seus secretários, além da ainda forte presença de jogadas de politicalha e conivência entre gestor e vereadores, abriu o leque da discussão para um novo perfil de politico a ser concebido pelos ribamarenses que criticam os 17 parlamentares eleitos na última eleição. 
Gil cutrim
Gil Cutrim(PDT) deixou a cidade ao deus-dará; população reprova sua gestão em tempo real nos bairros e redes sociais
Em coro uníssono, os habitantes da cidade balneária, da Região das Vilas a Sede, já exteriorizaram não abonar mais as condutas dos edis que aliados ao prefeito prestaram na legislatura atual um visível desserviço à população com danos registrados na ausência total de politicas públicas para a cidade, em todas as áreas da gestão. Mesmo antes do colapso administrativo na esfera do Governo federal percebido a partir de 2013, em Ribamar, para se ter ideia, a destruição do município já  era uma paisagem gritante que saltava aos olhos.

Mas não só de revolta vem vivendo os ribamarenses. Os anseios também se afinaram numa grande coalisão de vozes que pedem por uma boa e acertada aplicabilidade de projetos e programas sociais no futuro; uma necessária assepsia politico-administrativa que proporcione à nova gestão maior transparência de ações e proximidade com os munícipes e afinco do prefeito eleito para o que os eleitores vêm conceituando como ‘esforço para resgatar São José de Ribamar da desgraça social, do esquecimento e do limbo histórico’. A cidade em suas tradições vem sofrendo repetidos golpes para a criminalidade e violência. Consequência da vaidade pessoal dos políticos locais-refletida na ânsia por mais dinheiro e poder-em detrimento do interesse público, coletivo.
PMDB emplaca 3º presidente sem nunca ter vencido uma eleição

Sem jamais ter vencido uma eleição, PMDB emplacar 3º presidente em 30 anos. Curiosidade chamou a atenção da imprensa internacional. Matéria da BBC aponta que dezenas de políticos do partido estão envolvidos em casos de desvio de dinheiro e outras ilegalidades

A versão em espanhol da emissora britânica BBC publicou nesta quinta-feira (12/05) uma matéria na qual se refere ao presidente em exercício Michel Temer como o “terceiro presidente de um partido que nunca ganhou as eleições no Brasil”.

“Em 1985, José Sarney se tornou presidente após a morte do mandatário eleito, Tancredo Neves. Em 1992, Itamar Franco substituiu Fernando Collor de Mello, que renunciou após um processo de impeachment”, pontua a matéria, acrescentando que desde 1994 o PMDB, partido de Temer, não lança um candidato presidencial, ocasião em que Orestes Quércia disputou as eleições e não chegou a 5% dos votos.


pmdb sarney temer itamar
Sarney, Itamar e Temer: garapa para os três é pouco

“Nos últimos anos, dezenas de legisladores e ministros do PMDB foram investigados por casos de desvio de dinheiro e outras ilegalidades. Vários foram processados ou renunciaram a seus cargos”, diz a matéria.

Michel Temer e o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), são citados pela BBC como acusados de envolvimento em esquemas de corrupção.

A BBC destaca que, apesar de não ter conseguido eleger um presidente, o PMDB “sempre foi poderoso a nível regional e legislativo” e é o partido com o maior número de filiados do país, cerca de 2,3 milhões, 765 mil a mais que o PT.

“No Brasil, existe a seguinte a piada para se referir ao partido: ‘Não sabemos quem vai ganhar a eleição, mas sabemos que o PMDB estará no governo’”, diz a matéria.

 

As informações são do Opera Mundi

Edição de ANB Online
Santa Filomena do Maranhão contratava funcionários sem concurso público
Decisão foi baseada em uma ACP proposta pelo Ministério Público.


A Justiça do Maranhão declarou ilegal a lei que permitia a contração a cargos públicos sem a necessidade de prévio concurso público no município de Santa Filomena do Maranhão, a 345 km de São Luís.

A decisão foi baseada em uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) que afirma que a norma seria inconstitucional por criar e estabelecer a quantidade de cargos a serem lotados, prevendo futura e eventual necessidade, o que contrariaria os critérios de excepcionalidade, previstos na Constituição Federal e Estadual.
A Justiça do Maranhão declarou ilegal a lei que permitia a contração a cargos públicos sem a necessidade de prévio concurso público no município de Santa Filomena do Maranhão, a 345 km de São Luís
Segundo o relator do processo, o desembargador Antônio Guerreiro Júnior, a Lei Municipal não observou os requisitos legais ao estabelecer como excepcionais, situações que não apresentam qualquer urgência a justificar a contratação sem concurso, como no caso de professores.

“Ainda que os serviços apontados sejam de natureza essencial, compete à Administração Pública Municipal se organizar para prover os cargos necessários pela via do concurso público, na medida em que são de execução continuada e permanente”, pontuou o magistrado na decisão.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA

EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB