segunda-feira, 16 de maio de 2016
Maranhenses não concordam com a postura do governador que insiste em usar a máquina pública para defender sua fé partidária.

POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Havia um expediente usado como tática de marketing para emplacar Flávio Dino governador do estado que chamou positivamente a atenção de parte do eleitorado que votou nele. Flávio era ‘vendido’ como um curriculo exemplar, intelectual de primeira ordem, homem das leis, sapiente e juiz experiente. Essa imagem foi transposta para a esfera eleitoral à época como garantia de segurança para aqueles que cressem que seria ele o chefe do Executivo mais afeito à acertada governabilidade tão desejada pelos maranhenses.



Pois bem. Hoje passados quase dois anos do Governo eleito, as evidências da postura duvidosa de Flávio Dino já revelam quem de fato ele é e como vem se apresentando: um risco ao futuro do Maranhão. Flávio mostra que curriculo nada tem a ver com consciência, coerência e compromisso social. O governador, que esqueceu a laicidade do estado, do cargo e suas funções para encorporar um ‘militante partidário adolescente’ em tempo real, mostra-se um afetado pelos ranços políticos e doa grande parte do tempo delegado a ele pelo eleitor para comandar o Executivo, a causa partidária. Só agora retornou ao Maranhão após uma cruzada ilegitima em defesa de Dilma Rousseff, a ex-presidente comprovadamente criminosa, segundo parecer técnico do Tribunal de Contas da União.



O 'garotão comunista' Flávio: para bancar 'luta anti-golpe', foram gastos milhões do bolso dos maranhenses; eleitorado anda desconfiado

Flávio definitvamente não destoou daqueles que combatia, entre Sarneys, Lobão, Murad e demais exploradores dos maranhenses. Não faz uma gestão afeita à democracia. Mostra-se centralizador, truculento e vem perseguindo aqueles que lhe fazem contraponto. Profissionais de imprensa, lideranças e prefeitos do campo oposto, por exemplo. Não evoluiu ou se desvencilhou do 'discurso falido do antioligárquismo' e agoniza na ausência de uma pauta dialógica que o aproxime dos eleitores que o elegeram. Hoje em sua maioria decepcionados com o ‘garotão comunista’ Flávio. 

Mas se esse já tão lamentável cenário fosse o único, digamos problema que já vem afetando os maranhenses, ainda seria algo remediável. Pesa sobre o governador e suas inconsequencias as responsabilidades que preocupam hoje o tecido social do estado e a representatividade do Maranhão lá fora. E nesse particular, enquanto Flávio Dino se alheia da realidade local, as metas pregadas e estabelecidas pelo Governo ficam em último plano. O estado não passa confiabilidade aos investidores que veem em Flávio um governador abduzido pelas emoções e apaixonites partidárias.


Já a população ainda não compreendeu o rasgo repentino de militância vivenciado por ele e alguns de seus secretários no episódio do impeachment. Não ficou claro. Absorvido pelo exacerbado engajamento à causa controversa do anti-golpe tão veemente defendido pelo Palácio dos Leões, Flávio abandonou, literalmente, os maranhenses. O que nao ocorreu aos demais governadores da Federação. O eleitorado ficou confuso, mas chegou à conclusão de que já é hora de repensar as eleições de 2018 quando o ‘jovem comunista animado’ pretenderá concorrer a reeleição.



POESIA SEMPRE!
Leia na íntegra o poema Vozes da obra inédita As Musas de Outono de autoria do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia


Vozes




Para Marija Karan




Vozes acima da escuridão

 

Do vão

Da noite nua com suas pílulas ingratidões e mendigos trespassados


As vozes da escadaria sussurrando aos lados


Sandálias sob as mesas tristes e pés descalços  


Resultado de imagem para marija karan
''Não há mundo que transborde nem oceano que se molhe mais que o suor do maravilhoso nessa carne''
As vozes das monossilábicas palavras engasgadas no pulsar de um  peito a Sangrar    
Febril a caminhar com os seus olhos 

Rogando ao sol a luz do outono à primavera

Dos últimos interiores a dança entre os lobos

Descendo lábios

Infinitos saltos e folhas despedaçadas as vozes se entrelaçam

Entre os ruidos da porta e as cortinas feitas de pele viva

Vulcão na mão tremosa

Chão na despedida de mares desejosos

Resultado de imagem para marija karan
''As vozes das monossilábicas palavras engasgadas no pulsar de um  peito a sangrar''    
Não há paraiso que a caiba nem inferno que a suporte

Não há mundo que transborde nem oceano que se molhe mais que o suor do Maravilhoso nessa Carne

Os olhos da beleza na sacada a alma aflita em desespero





Resultado de imagem para marija karan
A atriz Marija Karan foi homenageada pela poética atallaiana: ''que os oasis sejam no deserto alguma chuva''




As vozes em silêncio se acomodam

Pois os enlaces são raras semânticas de estrada

E a existência para/paira a cada novo respirar

Que sobre mãos

Que falte ar

Mas que os oasis sejam no deserto  alguma chuva

Alguma chuva.   


Fernando Atallaia, São José de Ribamar, Março de 2014

Cauby Peixoto morre aos 85 anos em São Paulo

Internado desde o dia 9, cantor foi vítima de complicações por conta de uma pneumonia

Informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.


O cantor Cauby Peixoto morreu na noite deste domingo, 15, por volta das 23h50, em São Paulo. O artista, que tinha 85 anos, estava internado no hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, e a informação foi confirmada ao portal por sua assessoria de imprensa. "É verdade, infelizmente. Em breve, soltaremos um comunicado oficial com todas as informações", disse o responsável.

Cauby Peixoto em 18 de novembro de 2015 (Foto: Manuela Scarpa/Brazil News)
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a morte do cantor foi causada por complicações por conta de um quadro de pneumonia
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a morte do cantor foi causada por complicações por conta de um quadro de pneumonia. Ele estava no centro médico desde o último dia 9. O velório de Cauby será realizado no salão nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Na página oficial de Cauby no Facebook, foi colocado um comunicado sobre a morte do músico: "Com muita dor e pesar informamos aos amigos e fãs que nosso ídolo Cauby Peixoto acaba de falecer as 23:50 do dia 15 de maio. Foi em paz e nos deixa com eterna saudades. Pra sempre Cauby!".


Última entrevista


Na sexta-feira, 13, foi ao ar uma entrevista que Cauby concedeu ao "Vídeo Show", na TV Globo. Durante a conversa, ele aparentava estar bem de saúde e relembrou a época em que as fãs rasgavam suas roupas. O programa também promoveu o encontro de Cauby com o cantor e Gabriel Diniz, que se inspira no estilo do artista.


Shows cancelados

 Em setembro de 2015, Cauby chegou a cancelar um show por conta de uma gripe. Sua assessoria, na ocasião, garantiu que não era nada grave. "A gripe que anda derrubando muita gente por aí é a grande culpada pelo cancelamento do show que Cauby Peixoto faria no Teatro Rival Petrobras, neste sábado, dia 12. O cantor de 85 anos, que mora em São Paulo, não foi autorizado pelo médico a viajar com a saúde debilitada", avisava o comunicado.


Cauby Peixoto se apresenta em show na Zona Sul do Rio (Foto: Isac Luz/EGO)
Em março de 2015, ele passou um período internado no hospital Santa Isabel, na Santa Casa de Misericórdia, na capital paulista, mas sua empresária, Nancy Lara, garantiu que ele estava apenas fazendo exames de rotina: 'Ele está ótimo e daqui a pouco volta a trabalhar', disse ela ao site sexta, 6 de março
Em março de 2015, ele passou um período internado no hospital Santa Isabel, na Santa Casa de Misericórdia, na capital paulista, mas sua empresária, Nancy Lara, garantiu que ele estava apenas fazendo exames de rotina: 'Ele está ótimo e daqui a pouco volta a trabalhar', disse ela ao site sexta, 6 de março.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Cauby estava internado há três semanas, o que foi negado pela empresária na ocasião. "O Cauby tem todo o direito de ter sua vida pessoal preservada", disse Nancy. Dias antes, o assistente da empresária também havia tranquilizado os fãs sobre o estado de saúde do cantor. "Ele está superbem. Cauby está internado para fazer check up como faz todos os anos. Como ele já é de idade, é complicado ir e voltar do hospital. No ano passado foi a mesma coisa", disse Celso, que desmentiu notícias veiculadas nos últimos dias.


O intérprete do clássico “Conceição” tinha 85 anos de idade e 65 de carreira e nunca se casou ou teve filhos.


Em fevereiro de 2014, Cauby comemorou com uma grande festa a chegada dos seus 83 anos. O cantor reuniu amigos na noite em uma casa de festas em Mauá, em São Paulo. Sidney Magal, Moacyr Franco e a dupla Pepê e Neném estavam entre os convidados que foram pessoalmente dar os parabéns ao aniversariante.


Carreira

Cauby Peixoto iniciou sua carreira na década de 1950. Gravou seu primeiro disco em 1951, mas começou mesmo a chamar a atenção quando conheceu Edson Collaço Veras, o Di Veras, em 1954. O empresário, que morreu em 2005, foi responsável pelo marketing da carreira do cantor e inventou noivados e histórias que fizessem com que ele não saísse das páginas dos jornais, além de bolar os trajes, o repertório e maneira de Cauby agir perante o público.


De acordo com o site oficial do cantor, foram 49 álbuns lançados e dezenas de sucessos, entre originais e reinterpretações, como “Conceição”, “Blue Gardênia”, "A pérola e o rubi”, “Tarde fria", "Lábios que eu beijei", “Solidão”, “A noiva”, “Molambo”, “É tão sublime o amor”, "Bastidores", de Chico Buarque, e "New York, New York”, famosa na voz de Frank Sinatra.



Cauby Peixoto (Foto: CEDOC / Globo)
Cauby também conquistou fama internacional. Em 1959 chegou a ser chamado de ‘Elvis Presley brasileiro’ pela revista “Time” e gravou um álbum em inglês, com nome artístico de Ron Coby
Cauby também conquistou fama internacional. Em 1959 chegou a ser chamado de ‘Elvis Presley brasileiro’ pela revista “Time” e gravou um álbum em inglês, com nome artístico de Ron Coby. Sua música “Blue gardênia" foi tema do filme de Hollywood de igual título, que lhe abriu as portas para o estrelato. Ele também ficou conhecido na Itália, onde venceu, em 1970, o Festival de San Remo com a canção "Zíngara".


Em 1964, abriu a famosa boate Drink, no Leme, em Copacabana, ao lado dos irmãos Moacyr, pianista; Arakén, trompetista; e Andyara, cantora; apresentando-se em seu palco por quatro anos.
Sua grande parceira de palco foi sua amiga Ângela Maria, com quem gravou três discos, “Ângela e Cauby”, “Ângela e Cauby ao vivo", e “Reencontro”.

Cauby Peixoto com Ângela Maria em show no dia 31 de março (Foto: ROBERTO FILHO/BRAZIL NEWS)
Sua grande parceira de palco foi sua amiga Ângela Maria, com quem gravou três discos, “Ângela e Cauby”, “Ângela e Cauby ao vivo", e “Reencontro”
Em 1995, Cauby  gravou pela Som Livre o CD "Cauby canta Sinatra" ao lado de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Zizi Possi, e de uma estrela internacional, Dionne Warwick, interpretando clássicos da carreira do cantor norte americano.
Em 1980, Cauby grava o LP "Cauby! Cauby!", em comemoração aos seus 25 anos de carreira. No disco, destaque para a gravação de "Bastidores", de Chico Buarque e "Loucura", de Joanna e Sarah Benchimol. A música título do disco foi composta especialmente para ele por Caetano Veloso e a partir de então, voltou a receber convites para se apresentar em palcos de maior prestígio.

Cauby, o mito

Ao completar 80 anos de vida e 60 de carreira, Cauby lançou seu último trabalho: um box comemorativo intitulado "Cauby, o Mito" com 3 CD's, sendo um com músicas dos Beatles ("Caubeatles") o segundo em conjunto com o violonista Ronaldo Rayol ("A Voz do Violão"” e o terceiro, “Cauby ao Vivo – 60 anos de música", com registros de show captado nos dias 9 e 10 de abril/2011 ao lado de convidados como Ângela Maria, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Emílio Santiago, Agnaldo Timoteo e Vânia Bastos.



AS informações são da repórter Thaís Sant'Anna                                                                                                                                                                                                                                             do EGO, em São Paulo
Edição da Agência de Notícias Baluarte

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB