quinta-feira, 9 de junho de 2016
Coluna do Fernando Atallaia

Politica, Cultura e Realidade em São José de Ribamar

Por Fernando Atallaia

Editor-Chefe da Agência Baluarte


Pré-candidatura de Rômulo Brandão pelo PMB é afinada aos anseios populares

A população de São José de Ribamar, principal opositora à incompetência, corrupção, despreparo e subserviência da atual Legislatura, agora já pode animar-se da possibilidade de em 2017 ter entre os quadros da Câmara Municipal um nome à altura das cobranças que vem fazendo.

O pré-candidato a vereador Rômulo Brandão: perfil do novo político exigido pelos ribamarenses
Pré-candidato a vereador pelo PMB, o gestor empresarial ribamarense Rômulo Brandão, da região do Cohatrac, é um dos mais preparados postulantes deste pleito. Humanista de alta sensibilidade e com projetos voltados para área social, Rômulo é também irmão do atual diretor do IFMA(antigo Cefet), Roberto Brandão.


Rômulo, que pretende se eleito, lutar por uma Educação de qualidade em Ribamar, em contato com a Coluna informou em primeira mão que um de seus projetos no Legislativo é fazer da cidade um polo acadêmico-universitário de referencia no estado. ‘’ As pessoas ainda não se deram conta de que Ribamar é a terceira maior cidade do Maranhão, mas vive sendo tratada nesta Gestão e nesta Legislatura como uma província; chegou a hora de elevarmos a nossa cidade a real dimensão do que ela é e merece. Ribamar tem todas as condições para ser um polo acadêmico de expressão do Maranhão’’, afirmou.

Ribamarenses se revoltam contra pai e filho no município

É unânime. Por todos os bairros e localidades ribamarenses o abandono pelo qual passa a cidade se reverte em escrachos, achincalhes e agora ‘’novas conceituações’’ contra o prefeito Gil e turma. Registros de vereadores e secretários da prefeitura sendo expulsos aos gritos das comunidades abandonadas também já foram notados.

Resultado de imagem para gil cutrim

Uma das imagens que outorgaram ao prefeito Gil a alcunha cupim; pai também foi renomeado pelos ribamarenses

Recentemente, abusando da ironia-recurso que vem sendo utilizado pelos ribamarenses para combater a gestão responsável pela atual destruição sofrida pelo município-, os eleitores em face dos escândalos protagonizados pelo pai do prefeito, Edmar, deram ao conselheiro a alcunha de Edmar ‘fantasmin’. Uma clara alusão ao ‘fantasma’ encontrado no gabinete de Cutrim. A Gil, substituíram há muito o Cutrim por cupim. E assim vem sendo o tratamento dispensado aos dois em São José de Ribamar. Razão, pelo visto, tem de sobra.

'Mídia acupinzada' ataca comunicador de site local

O blogueiro e titular do site Ribamar Online, Davi Lewandouski, conhecido por fazer de forma destemida e sistemática critica à atual Gestão municipal, vem sendo alvo de ataques da ‘mídia acupinzada’ pelo atual prefeito de Ribamar, Gil.

O editor Davi Lewandouski: vítima de ataques de 'mídia acupinzada'
O prefeito, que abduziu alguns ‘’comunicadores’’ a impossível tarefa de melhorar sua imagem diante do irreversível desgaste, ao invés de buscar o diálogo com a imprensa imparcial, lança mão das velhas táticas desastradas do bate-bate.


Sem gozar da admiração, do respeito e prestígio dos ribamarenses, Gil Cutrim agora tenta também levar com ele ao precipício da falta de credibilidade, escribas alinhados. Estes que ainda não se deram conta de que uma parceria com Gil a essa altura do campeonato poderá levá-los a manchar suas biografias em definitivo. Mais do que já estão manchadas. Este colunista, solidário que é, sugere como conselho aos ‘acupinzados’ de Gil a seguinte máxima: ‘Não se toma sopa com garfo’.

Salis nega boatos de que estaria sendo perseguido por Arnaldo Colaço no PSB

O pré-candidato do PSB Salis, da região da Vila Kiola, negou essa semana à Coluna que está sendo perseguido pelo atual presidente da legenda, Arnaldo Colaço.

Salis(foto) negou que Arnaldo Colaço o persegue no PSB; nos bastidores a história é outra
Nos últimos sete dias, várias denúncias chegadas à redação de ANB Online apontavam para a possibilidade de Colaço ter tentado por inúmeras vezes a derrocada de Salis do partido. Tudo porque Arnaldo não declina da vontade de continuar sendo protagonista da parceria com Bira do Pindaré que não nega a ninguém a admiração pelo pré-candidato a vereador. Bira foi responsável pela nomeação de Salis como diretor do IEMA do Panaquatira, o que causou a inveja ululante de Arnaldo na ocasião.


A revolta com a ascensão profissional e politica do colega, segundo informou uma fonte do PSB ribamarense à Coluna, vem sendo ‘segurada’ aos trancos e barrancos por Colaço que estaria buscando uma solução para a afetação. Arnaldo é conhecido em Ribamar por se incomodar com o crescimento profissional dos amigos, impedindo que os mesmos avancem econômica e politicamente.

Luis Fernando consolidado; Jota Pinto se destacando entre oposicionistas


Mesmo com toda insistência dos pré-candidatos da oposição em fazer com que São José de Ribamar continue no atraso ideológico cultivando as velhas práticas eleitoreiras de sempre, o protagonismo de Luis Fernando Silva (PSDB) encontra agora continuidade na postura engajada do pré-candidato Jota Pinto, do PEN. Ambos se sobressaem em meio à avalanche de ausências dos demais nomes já anunciados como postulantes ao Executivo municipal até aqui.

Resultado de imagem para jota pinto
SE DESTACANDO Seguindo rota inaugurada por Luis Fernando, Jota Pinto se sobressai entre oposicionistas
O fato se deve a Luis Fernando e Jota terem empreendido cinco meses antes do pleito ações voltadas para o debate da realidade social do município junto aos ribamarenses. O tucano que segue com a pré-candidatura consolidada por todos os bairros da cidade, vem planejando a futura São José de Ribamar com êxito. Já Pinto caminha com o sonho de fazer de Ribamar uma cidade sustentável. Nesse ínterim, Júlio Matos e Arnaldo Colaço se escondem da população.  Como é de praxe.

Central da Cidadania é assaltada; já tinha sido antes cinco vezes

A Central de Cidadania foi assaltada semana passada. Já havia sido antes cinco vezes. Pânico, medo e temor presentes, os funcionários da Central denunciam a falta de compromisso da Prefeitura, responsável pelo funcionamento e operacionalização do local, com a antiga Agência do Trabalho.


Segundo informou o então diretor da Central, Ivanildo Brito à Coluna, os criminosos vem tendo trânsito livre  para empreender ações contra os ribamarenses que buscam por atendimento. Já nos arredores, a insegurança também  vem vitimando os transeuntes, pois a onda de assaltos é cada vez mais frequente naquela área.

O ex-diretor da Central da Cidadania Ivanildo Brito denunciou à Coluna falta de segurança no local

Denúncias sobre a existência de ‘fantasmas’ abalam São José de Ribamar. Prefeitura e Câmara de Vereadores no olho do furacão



FANTASMAGORICANDO Câmara de Vereadores vem sendo denunciada por existência de funcionários-fantasmas na Casa; Ministério Público faz que não vê
Graves denúncias da existência de funcionários-fantasmas na Prefeitura municipal e Câmara de Vereadores vêm abalando São José de Ribamar nos últimos quatro dias.


Feitas por um site local, as denúncias dão conta de que um forte esquema envolvendo parentes de vereadores e apaniguados estaria comprometendo o bom emprego do dinheiro público nos corredores do Legislativo. Conhecedor da prática há anos, o Ministério Público ribamarense misteriosamente se calou. Na cidade não se fala de outro assunto.

Artistas ribamarenses abandonados. Como sempre

Cada dia que passa, como que num crescendo, a arte e a cultura de São José de Ribamar dão provas de que resistem ao abandono do atual Governo municipal com o setor.

A secretaria responsável por fomentar, fortalecer, organizar e promover a Cultura da cidade funciona apenas no papel.


Mês passado, reunidos em grupo, dezenas de artistas e produtores culturais debateram a triste situação de desprezo vivenciada pela área estratégica em Ribamar.

Concha acústica sem atividade e nenhuma ação cultural sendo efetivada, a Prefeitura não esclarece para onde estão indo os investimentos destinados ao segmento. Só se sabe que é de estranhar não haver nada acontecendo na cidade.

Insegurança e violência expulsam turistas de São José de Ribamar


É público e notório que a insegurança e a violência em São José de Ribamar vem se arrastando de forma devastadora pelas comunidades locais. Da Sede à Região das Vilas.

No Centro de Ribamar a situação se tornou insuportável e os turistas que frequentavam a Igreja Matriz são assaltados com frequência. Na Praia de Banho, a insegurança tirou de cena famílias inteiras que frequentavam bares e restaurantes aos fins de semana.

Resultado de imagem para sao jose de ribamar  santo
Turistas são assaltados com frequência no Bolo, área que envolve o Santo Padroeiro

Buscando se institucionalizar diante da ausência gritante de politicas públicas, a criminalidade vem ocupando os espaços públicos e a população se vê acuada. A incidência de assaltos a turistas no Bolo onde fica localizada a imagem do padroeiro, já é corriqueira.


Nas Vilas, os ribamarenses tentam reagir à onda de assaltos, roubos, furtos e assassinatos, pondo gradeados em portas e janelas. Enquanto isso, o prefeito municipal Gil Cutrim e o secretario de Segurança Pública do estado Jeferson Portela são vistos às escondidas negociando parcerias eleitoreiras para as eleições deste ano. Por hoje é só, tenham uma ótima continuação de semana e que Deus nos abençoe a todos.


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB