sexta-feira, 22 de julho de 2016
Morre em São Luís o poeta Chagas Val

O poeta Chagas Val, de 72 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (21), na Clínica Ruy Palhano, onde estava internado há 10 dias. Natural de Buriti dos Lopes, no Piauí Chagas Val iria completar 73 anos amanhã (dia 23). Ele era viúvo e deixa três filhos: Ulisses, Clarissa e Érico.

Poeta que se popularizou em São Luís, durante muitos anos, Chagas Val, até os vinte anos residiu no Piauí onde fez o curso primário no Estreito e em Buriti dos Lopes, no Grupo Escolar Leônidas Melo, o ginasial em Parnaíba no ginásio São Luís Gonzaga e até o 2° ano científico também em Parnaíba, no colégio Lima Rebelo, quando, então, se transferiu para São Luís, em 1963, terminando o científico no colégio de São Luís.

Chagas Val (de camisa vermelha) ao lado de familiares
Chagas Val (de camisa vermelha) ao lado de familiares: um dos importantes poetas maranhenses da década de 70.
Professor em vários colégios da Capital maranhense (Rosa Castro, Luís Viana, ginásio Senac, escola Normal do Estado), somente em 1974 licenciou-se em Letras pela UFMA, quando já iniciara a sua carreira poética com a publicação, em 1973 de Chão e Pedra. E vieram depois, Chão Eterno e Mundo Menino (1979), Teoria do Naufrágio (1987), Floração das Águas (1992), Estado Provisório da Água (1993) e Anatomia do Escasso Cotidiano (1998).

O velório está sendo realizado, desde ontem, na Pax de Velório da Rua Grande (Canto da Fabril). O sepultamento, de acordo com informações de familiares, acontecerá nesta sexta-feira, às 10 horas, no Cemitério de Paço do Lumiar.

Desgovernado, micro-ônibus atinge poste e oficina em São Luís

O motorista de um micro-ônibus perdeu o controle do veículo e atingiu um poste da rede de distribuição de energia elétrica na avenida dos Franceses, em São Luís (MA), na manhã desta sexta-feira (22). O acidente aconteceu próximo ao acesso à avenida Quarto Centenário.

Motorista perdeu controle da direção do micro-ônibus (Foto: Michel Sousa/G1)
Motorista perdeu controle da direção do micro-ônibus.
Além de derrubar um transformador de energia, o micro-ônibus atingiu a fachada de uma oficina mecânica. Não houve feridos. Segundo o motorista do veículo, o veículo havia passado por reparos há poucos dias, mas ainda assim apresentou problemas mecânicos, o que pode ter sido a causa do acidente.

Com o acidente, o trânsito ficou complicado no bairro da Alemanha. Pelo menos um fiscal da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disciplina o fluxo no local. Segundo o agente de trânsito, o acidente aconteceu por volta das 7h10, mas até perto de 9h o veículo ainda não havia sido retirado do local.

Veículo destruiu poste de distribuição de energia elétrica (Foto: Michel Sousa/G1)
Veículo destruiu poste de distribuição de energia elétrica.
Uma equipe da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) já está no local e trabalha no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no bairro.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB