sábado, 3 de setembro de 2016
Tucano é ovacionado pela população da cidade que vê nele a esperança para reconstruir São José de Ribamar a partir de janeiro de 2017.  

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com


A campanha do candidato Luis Fernando Silva (PSDB), vem ganhando feições outras que não a puramente eleitoral. Alçado pelos ribamarenses à condição de esperança para reconstruir São José de Ribamar a partir de janeiro de 2017, o economista e administrador público virou na cidade a representatividade máxima de um novo tempo a ser inaugurado após a eleição de outubro. 

Campanha do candidato Luis Fernando vira símbolo da esperança em São José de Ribamar; ribamarenses creem nele para reconstruir a cidade.
 A 30 dias do pleito, os ribamarenses creem que Luis Fernando não só repetirá o feito histórico que levou o município a ser referencia estadual e nacional a época da sua primeira gestão, como fará da cidade no futuro um centro econômico e cultural gerador de oportunidades às famílias locais, empresas e investidores. Um centro emanador de ideias, projetos e soluções para as demais cidades do estado.


Gozando de grande admiração e respeito por parte classe politica maranhense e dos altos escalões do Governo, o tucano já declarou que não perderá tempo se eleito para iniciar o projeto estrutural de reconstrução de São José de Ribamar em todas as áreas da gestão.

O CANDIDATO DOS RIBAMARENSES População aguardava há seis anos retorno do tucano.  
 Campanha em pleno vapor pelos bairros e comunidades do município, por onde passa Luis Fernando vem recebendo milhares de adesões espontâneas dos ribamarenses.  O fato se deve às atividades de rua estarem sendo movidas por um latente sentimento de alegria, descontração e, sobretudo, esperança. Os moradores dos bairros se sentem seguros e confiantes quanto àquele que foi o responsável por levar obras, melhorias e cidadania à toda cidade. Da Sede à Região das Vilas.


Essas constatações inquestionáveis fazem da campanha de Luis Fernando em São José de Ribamar uma bandeira de desenvolvimento esperada há exatos seis anos pelos ribamarenses. Quando do anúncio da candidatura do tucano ao Executivo municipal várias manifestações de regozijo e até comemorações foram registradas na cidade, para se ter uma ideia. 
Adesões espontâneas à candidatura de Luis Fernando Silva vem sendo registradas durante atividades de campanha; ribamarenses já fixaram data para volta do desenvolvimento.

Mas não apenas atribui-se ao projeto politico do candidato-arrojado por sinal-, a adesão dos munícipes à campanha, há uma profunda motivação dos ribamarenses em participar de um momento de transição para São José de Ribamar onde o nome de Luis Fernando simboliza a negação de um passado triste e a volta do desenvolvimento. E é por essas e outras razões que ele segue sendo o candidato dos ribamarenses na cidade balneária.

Não há como negar.



A cada 10 candidatos, apenas 3 são mulheres

A cada 10 candidatos das eleições de 2016, apenas 3 são mulheres, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proporção não evoluiu desde as últimas eleições municipais, em 2012 - em que 31,5% dos candidatos eram mulheres - e continua abaixo da média da população brasileira. No país, a cada 10 pessoas, 5 são do sexo feminino. 

Resultado de imagem para tse
A cada 10 candidatos das eleições de 2016, apenas 3 são mulheres, segundo dados do TSE. 
Entre os partidos, o com o percentual mais alto é o Partido da Mulher Brasileira (PMB), com 43% dos candidatos mulheres – ou 1.923 das 4.477 pessoas participando das eleições pela sigla. Ele é seguido por PSTU (39,4%), PT (33,4%) e Partido Novo (32,6%).

Na outra ponta, o partido com o pior percentual de representação feminina é o PCO, com 28% – ou 23 dos 82 candidatos. O PCB (29,1%) e o PDT (30,1%) vêm em seguida com os índices mais baixos.

Cota mínima obrigatória

Desde 1997 a Lei Eleitoral brasileira exige que os partidos e as coligações respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos. A norma vale em todas as eleições, tanto municipais quanto estaduais e federais.

Quando foi editada, a legislação falava em “vagas preenchidas”, e causava divergências de interpretação. Em 2009, a redação da Lei 9.504 foi alterada de “deverá reservar” para “preencherá”.

Situação pelo mundo

Na comparação com a situação mundial, o Brasil tem uma das piores taxas de presença de mulheres do Congresso Nacional. Segundo o documento “Mulheres no Parlamento: Revisão Anual”, da União Interparlamentar (IPU), numa lista de 193 países, o Brasil ocupa a 155ª posição em representatividade feminina no Legislativo. Os dados são de agosto deste ano.

De acordo com o estudo, o Brasil tem apenas 51 mulheres na Câmara (9,9% do total) e 13 no Senado (16%). Estão em posição melhor que o Brasil, por exemplo, países de maioria muçulmana como o Afeganistão (52ª posição), o Iraque (61ª posição), e a Arábia Saudita (93ª).

Já as melhores posições são ocupadas por Ruanda – com 63,8% de mulheres na Câmara e 38,5% no Senado - e na Bolívia, com 53,1% e 47,2%, respectivamente.

As informações são das repórteres Clara Velasco e Nathália Duarte, do G1MA
Edição da Agência Baluarte

Prefeito de Pedreiras desiste de concorrer à reeleição

O anúncio da desistência foi feito na madrugada deste sábado (3)

Francisco Antônio Fernandes da Silva, ” Totonho Chicote”, Prefeito de Pedreiras, desistiu de concorrer à reeleição. O anúncio foi feito ao grupo na madrugada deste sábado (03).

Resultado de imagem para PREFEITO DE PEDREIRAS
Francisco Antônio Fernandes da Silva não resistiu à chicotada de processos, desgaste e rejeição.
Segundo informações do ex-deputado Raimundo Louro, o nome para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Priscila Louro (22), PR – Partido da República, está sendo discutido.

Há indicações de vários nomes para compor a chapa com a filha do ex-deputado.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB