terça-feira, 13 de setembro de 2016

Governo Temer anuncia nesta terça-feira pacote de concessões e privatização

O governo Michel Temer divulga nesta terça-feira (13) um pacote de concessões na área de infraestrutura, transporte e saneamento, e de privatizações de ativos, principalmente no setor elétrico.

Pela manhã, foi realizada no Palácio do Planalto a primeira reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que será responsável pela agenda de concessões e privatizações do governo. 

Em seguida, deverá ser feito o anúncio dos projetos. 

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, defendeu hoje (13), em reunião com o presidente Michel Temer, ações do governo no sentido de avançar em projetos que, para a iniciativa privada, são considerados estratégicos da área de infraestrutura. O presidente da CNI disse também ter proposto ao presidente Temer uma modificação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, “para que possa ser aplicado não apenas 20% mas 50% no capital de giro das empresas”. Andrade estava acompanhado de empresários do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, e de integrante do conselho do Sesi.

Resultado de imagem para MICHEL TEMER
O presidente Michel Temer: pacote de concessões e privatização.
“Discutimos temas relevantes e importantes para o desenvolvimento das empresas, na área de infraestrutura, investimentos em projetos específicos, como é o caso do aeroporto de Vitória (ES) e do Anel Rodoviário do Distrito Federal”, disse Andrade, ao deixar a reunião com Temer. “Falamos também de outras questões que afligem os empresários, como o problema de falta de crédito para as empresas, de linhas de financiamento do BNDES, porque as empresas estão ressentidas principalmente de capital de giro”, acrescentou.

O Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), aprovado pelo Senado no último dia 8, e que deverá ter seu primeiro pacote de concessões anunciado ainda hoje também foi assunto tratado com o presidente. “Temer falou que poderia fazer o que nós, na iniciativa privada, chamamos de privatização, termo que, acho, o governo não tem mais usado. Mas, na realidade, citamos o caso da Vale e do setor de telecomunicações como casos de sucesso. Há necessidade de que o governo tenha parceiros em setores como aeroportos, portos, petróleo, gás e energia, e em outras áreas onde o capital privado possa contribuir com o setor público para aumentar os investimentos.”, disse Andrade.

“Temos percebido que existe um diálogo muito franco e aberto com o governo federal, e que o governo tem escutado muito os empresários e ouvido posições importantes relativas ao desenvolvimento. Algumas questões trazidas pelos estados têm sido repassadas aos ministros com uma instrução para serem verificadas e, na medida do possível, para que sejam implantadas”, afirmou Andrade.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL DO BRASIL
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
Município de Matinha fica sem candidatos a prefeito

Uma opção é que os partidos troquem os seus candidatos dentro do tempo previsto na legislação eleitoral.

Segundo decisão do pleno do Tribunal Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), dois candidatos à prefeitura de Matinha não estão aptos para disputar a eleição. O candidato Beto Pixuta (PDT) recorreu ao tribunal porque na Justiça de base seu pedido de registro foi indeferido. A Corte Eleitoral manteve a decisão. Já o candidato do PDCdoB, Eldo Jorge, chegou com o registro deferido, mas a decisão de base foi reformada, tornando-o inapto para disputa eleitoral.

Eldo Jorge (PCdoB) e Beto Pixuta, atual prefeito de Matinha. Foto: Reprodução
Uma opção é que os partidos troquem os seus candidatos dentro do tempo previsto na legislação eleitoral.
Os dois candidatos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e buscar validar os seus registros de candidatura. Caso o TSE confirmar a decisão do TRE, eles não poderão concorrer ao pleito.

Uma opção é que os partidos troquem os seus candidatos dentro do tempo previsto na legislação eleitoral.

AS INFORMAÇÕES SÃO DA REÓRTER NATASHA OLENKA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 
 
Um cancioneiro. Uma voz. Karleyby Allana

Resultado de imagem para moises abilio
Por Moisés Abílio
A musicalidade da artista é inerente,  a suavidade que transborda no deslizar melodioso da sua voz.
A fábrica de talentos existente no Maranhão é  ininterrupta e não é supresa o despontar de um novo cantor/cantora.
Desponta agora no nosso cenário, Karleyby Allanda. Vinda lá do nosso Sul,  precisamente da cidade de Imperatriz, a cantora começa a encantar o público da capital.



Confesso que fiquei surpreso ao assistir a inesperada presença dessa cantora,  em uma das edições de um projeto local, realizado Espigão Costeiro na Ponta da Areia, agora no mês de junho.  No meio das atrações surge uma voz diferente, que aos poucos vai invadindo o local , cuja sonoridade desperta os sentidos dos ouvintes que ali se encontravam. 


Apesar de ainda não haver conquistado as plateias da capital, o que presumo acontecerá em breve,  Karleyby Allana  já carrega uma discografia substanciosa.
Dona de um verdadeiro ecletismo musical, ela se despe do tradicional e ousa arriscar. Sim,  sua interpretação não se detém a um rito pré-estabelecido, pois carregando uma dinâmica própria embala o ouvinte com uma voz melodiosa onde ressoa uma sonoridade própria. 
Resultado de imagem para Karleyby Allanda
A cantora Kaleyby Allanda: nova revelação da Música Popular Maranhense.
Faz um passeio por várias particularidades da canção maranhense sem se deter a nenhum ritmo em especial. Deixa fluir sem conter as amarras que reinam no mercado sonoro,  longe ainda das algemas que tolhem a criatividade dos artistas que cumprem o ditatorismo do mercardo fonográfico,  ela passeia livremente no nosso universo povoado de estrelas consagradas como Chagas do Boi de Ribamar,  Josias Sobrinho,  Nando Cruz,  Zeca Tocantins e muitos outros.



Mas a artista está constituindo uma bem alicercada carreira e desabrocha como compositora, e das boas,  mostrando também o seu lado criador. Na belíssima canção "Renascer",  Kalerby Alanna já traz na bagagem experiências diversas que emolduram suas andanças por essas múltiplas paragens que se descortinam  a mercê do seu inquestionável talento,  conduzindo -a na árdua estrada em busca de um lugar exponencial na galeria dos cantores do Maranhão. 

Conheça melhor Kaleyby Allanda- Karleyby Allanda é  natural da cidade de Imperatriz –MA, onde desde 1988 vem buscando um lugar exponencial na galeria dos cantores do Maranhão. Depois de participar de alguns festivais começou a montar seu próprio show,  arriscou e foi bem sucedida ao incluir em seu repertório grandes nomes como Dibell, Nando Cruz,  Zeca Tocantins,  Josias Sobrinho, Luis Carlos Dias e de lá até hoje não parou mais. Sagrou-se cantora revelação no Festival Aberto Imperatrizense de Música Popular defendendo a música ''Canção do Renascer'', de autoria de Nivon Karluz. Mas a determinação da jovem a impulsionava em busca de seus sonhos,  mesmo os mais longuíssimos, sempre enfrentando o dinamismo dos festivais,  participou com a música ''Banzeiros'' do já consagrado compositor Zeca Tocantins em mais um festival. 


Karleyby, então tomou a decisão de mudar para a capital do Estado,  eis que chega a São Luís e munida com  seu talento começa a conquistar a Ilha do Amor.
Participa de mais um festival, desta vez o João do Vale,  onde interpretou a música "Balanço à Galeanno"  de Edílson Brito.
Atualmente está trabalhando seu CD,  álbum ''Renascer'', que está  recheado de grandes canções de compositores que já  marcam  seu trabalho. E ousa também colocar canções de sua  autoria. Ao mesmo tempo em que participa do Festival Maranhense de Música Popular do SINTSEP-MA  que irá acontecer no dia 28 de Outubro na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico. Ela  trabalha o seu show, Cancioneiro de Josias Sobrinho,  onde interpreta o que o cantor e compositor tem de mais marcante. Sim, eis uma nova estrela  explodindo na Música Maranhense . 

E nosso riquíssimo céu  musical ganha mais uma estrela: Karleyby Allanda. Guardem bem esse nome!

Moisés Abílio é poeta, jornalista
e crítico de Literatura e Música da Agência de Notícias Baluarte 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB