sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Belo Monte pagará multa diária por não concluir obras de saneamento básico

Medida foi concedida pelo Ministério Público Federal (MPF) que pedia a paralisação emergencial do barramento do rio


A partir do dia 30 de setembro, a Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, será multada em R$ 20 mil por dia enquanto não concluir as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Altamira (PA), que fazem parte das condicionantes ambientais previstas nas licenças da usina e deveriam ter sido entregues em julho de 2014. Entretanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) autorizou que as obras fossem adiadas para 30 de setembro de 2016. 

A medida foi concedida a partir de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a paralisação emergencial do barramento do rio Xingu, que pode agravar a poluição do rio e do lençol freático do município.

Falta de saneamento em Altamira (PA) coloca vida das famílias em risco
“A mais alarmante que pode acontecer é a contaminação do lençol freático da cidade pelo esgoto e a consequente contaminação das pessoas por doenças ocasionadas por falta de saneamento básico. Ou seja, o mais grave disso tudo é a possibilidade de a população padecer de doenças graves. Quando tratamos de crianças, bebês e mulheres grávidas, isso pode levar a óbitos”, lamenta o procurador da República, Higor Pessoa.

Nesta semana o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, concedeu pela sétima vez desde que o projeto Belo Monte iniciou, uma suspensão de segurança em favor da continuidade do empreendimento, sendo que as multas foram mantidas e serão aplicadas pela Justiça. 
Como as obras não serão entregues até o prazo, o procurador da República, Higor Pessoa, explica que uma nova etapa se inicia. “Passa-se para uma nova fase que é de cobrança no cumprimento judicial, então caso se verifique que as decisões judicias não estão sendo cumpridas as penalidades serão automaticamente impostas e a possibilidade de execução dessa multa nos altos do processo”. 

Colapso

Na publicação De olho em Belo Monte: 2013, no pico da contradição do Instituto Socioambiental (ISA), assusta ao informar que pode haver a possibilidade do lago do reservatório do rio Xingu se transformar em um grande lago de esgoto. 

Ainda conforme o procurador, o cabo de guerra travado pela Norte Energia e a prefeitura foi fator que contribuiu no atraso do cumprimento das condicionantes. “Agora a questão do jogo de empurra da Norte Energia e a prefeitura acabaram", concluiu.

Nota

Em nota a Norte Energia informa que concluiu o sistema de saneamento de Altamira e entregou a obra ao município no final de 2014. A empresa está, no momento, recuperando parte das redes de água e esgoto para corrigir falhas ocorridas durante a operação realizada nessas redes pela prefeitura municipal.
Ainda segundo a empresa, quanto às ligações entre os imóveis residenciais, comerciais e públicos com as redes de água e de esgoto, o trabalho está sendo intensificado para que seja concluído no menor espaço de tempo possível.

As informações são do MPF-PA  
Edição de Camila Rodrigues da Silva

Informação repassada com exclusividade a Agência de Notícias Baluarte dá conta de que uma força-tarefa formada pelas policias Federal, Militar e Civil já se encontra em solo ribamarense para coibir possível compra de votos por parte de candidatos.  

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇAO

A divulgação por parte de três vereadores de mandato que concorrem à reeleição da certeza de manterem os cargos comprando votos como sempre fazem a cada eleição pode neste pleito ir por água a baixo. 

Ilustração
A UM PASSO DO XILINDRÓ Três vereadores de mandato divulgam em São José de Ribamar que pretendem bater concorrentes comprando votos; força-tarefa chega à cidade
Informação repassada com exclusividade à editoria de politica da Agência de Noticias Baluarte dá conta de uma força-tarefa formada pelas policias Federal, Militar e Civil já se encontra em solo ribamarense para coibir a ação criminosa. Os parlamentares vinham em reuniões se gabando de que se elegem com facilidade diante de seus concorrentes.

Outra motivação da presença das policias em São José de Ribamar, segundo o informante, é a suspeita de o atual prefeito da cidade Gil Cutrim possivelmente injetar dinheiro público na campanha de quatro candidatos que ele pretende ‘eleger’ no município.

Em São José de Ribamar não se fala de outro assunto.

Tem início em São Luís audiências de carga e lacre das urnas eleitorais

Audiências de carga e lacre das urnas tiveram início nesta quinta-feira (22).
No total foram lacradas na capital 2.228 urnas eletrônicas.

As audiências de carga e lacre das urnas que vão ser usadas nas eleições municipais tiveram início nesta quinta-feira (22) em São Luís. No total, foram iniciadas a carga e o lacre de 2.228 urnas eletrônicas que serão utilizadas durante as eleições municipais da capital.

Urna eletrônica recebe a assinatura do juiz e promotor eleitoral antes de ser lacrada (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) alterou as zonas eleitorais de cerca de 180 mil eleitores da capital.
Segundo o diretor do Fórum Eleitoral na capital, José Ribamar Costa Júnior, antes de ser lacrada, a urna eletrônica recebe a assinatura do juiz e promotor eleitoral. “É lacrado com a assinatura com a rubrica do juiz, do promotor que não pode ser retirado. Somente quando do início lá do processo eleitoral da votação”, finalizou.

Atraso no atendimento
 
Também nesta quinta muita gente amanheceu na fila no Fórum Eleitoral de São Luís para pegar o novo título de eleitor. Tudo isso porque hoje é o no último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral para quem teve mudança por causa do rezoneamento.


O atraso no atendimento foi provocado em virtude de um problema no sistema do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) que acabou bloqueando a emissão de segunda via do título de eleitor antes do expediente começar.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) alterou as zonas eleitorais de cerca de 180 mil eleitores da capital.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB