sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Político referendado e produtor cultural com larga experiência na área, Itaparandi poderá ser o próximo secretário de Cultura de Paço do Lumiar.  

O vereador José Itaparandi poderá ser convidado pelo prefeito eleito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), para assumir a pasta municipal da Cultura Esporte e Lazer na nova gestão. Ele deve ser anunciado oficialmente para o cargo no próximo mês.

O político luminense e produtor cultural Itaparandi: cotado para a Secretaria de Cultura de Paço do Lumiar.
Segundo fontes do Blog do RS, após a eleição de Dutra, o nome mais cotado para assumir a pasta era o do presidente do Boi da Maioba, José Inaldo, que já esteve no comando da Secretaria no governo de Bia Venâncio. Porém, o comunista andou visitando há cerca de 10 dias entidades que atuam nas áreas da Cultura no município, para sondar o melhor nome, e por unanimidade Itaparandi foi citado por todos como a melhor opção. 

O nome de José Itaparandi daí por diante, ficou sendo o mais cotado para o cargo devido o apoio e a força que tem no meio cultural luminense.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO RS
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
Arnaldo Machado se elegeu na última eleição, mas já vinha debatendo os problemas que assolam a cidade há anos.


POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO



O professor de carreira Arnaldo Machado, 49, eleito vereador na última eleição pelo PEN , partido do qual é presidente em Araioses, vem se destacando naquela cidade como a liderança mais representativa dos anseios populares no município.



Arnaldo, que é defensor ferrenho da causa da Educação em Araioses, promete elevar o debate público na Câmara. Em contato com a equipe de reportagem da Agência Baluarte, o agora vereador foi enfático e lacônico.


O vereador Arnaldo Machado: ''Vou levar minha vivência e experiência sindical para a Câmara Municipal com o único objetivo de termos uma Araioses ecológica, desenvolvida e  progressista para esta e as nossas futuras gerações''. 
‘’ Precisamos reconstruir Araioses e tirar literalmente a cidade do caos em que a atual gestão a colocou; a cidade está destruída e na Câmara irei debater e discutir soluções para esta triste realidade’’, enfatizou.


Um dos principais quadros do Partido Ecológico Nacional nas cidades maranhenses, Arnaldo Machado é conhecido na região como um militante politico atuante e docente com participação efetiva no contexto sindical do município. Ele promete fazer a diferença no Legislativo araiosense.



‘’Vou levar minha vivência e experiência sindical para a Câmara Municipal com o único objetivo de termos uma Araioses ecológica, desenvolvida e  progressista para esta e as nossas futuras gerações’’, afirma.
Comunista encontra terra arrasada ao chegar à Prefeitura


POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO


O prefeito eleito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB) terá pela frente um dos maiores desafios da sua história política. Os mesmos a serem enfrentados por Paço do Lumiar pelos próximos quatro anos.

Encontrando uma terra arrasada pelo descaso da gestão que o antecede em todos os setores da gestão pública, Domingos deverá confrontar-se com o desmando administrativo já nesta fase inicial de transição. O governo Josemar Sobreiro é acusado em dezenas de ações do Ministério Público de corrupção, desvio de verbas públicas e o pior: deixa para trás um rastro de ausência por todos os bairros e comunidades locais como herança maldita ao novo gestor. 


PEGOU UMA HERANÇA MALDITA O prefeito eleito de Paço do Lumiar Domingos Dutra: grandes desafios diante de gestão de corrupção que o antecede.  
Em quase estado de sitio, Paço do Lumiar sofre perceptível declínio em muitas de suas potencialidades, como por exemplo, na Agricultura onde assiste nos dias atuais ao desordenamento das ações nesta área. Constatação que pode ser estendida a setores como Saúde, Educação e Assistência Social. Na Cultura, nem mesmo um palco sequer foi armado durante quatro anos da gestão passada no Viva-Maiobão, principal ponto de confraternização dos luminenses localizado na área urbana do município, para divulgação dos artistas locais.

Administração excludente, despreparada e centralizadora instaurada por Josemar e equipe, Domingos Dutra terá a árdua missão de encampar o desenvolvimento em Paço do Lumiar como bandeira da gestão comunista. Caberá também ao novo prefeito situar o município na configuração estadual como um dos mais relevantes da Região Metropolitana. Até aqui Paço ainda vive à margem do processo social sendo lembrado apenas como um grande bairro existente no seio da Grande São Luís.

Espólio de atraso- Não fossem as muitas interferências questionáveis do chamado ‘povo de São Luís’(referencia à inserção de empresas, pessoas e conchavos políticos na prefeitura luminense), Dutra, como esperam os munícipes, deverá resgatar a participação dos luminenses junto ao Governo que se inicia em janeiro. Uma forma de fortalecer a identidade social da população da cidade.  Na gestão Josemar, como é publico e notório, as tomadas de decisões vieram sempre de cima e chanceladas pelo vice Marconi.

Entraves presentes como resquícios de um passado triste, Domingos Dutra representa para Paço do Lumiar nos dias atuais não somente a esperança de um povo que aguarda ansioso por melhorias estruturais para o município.  Ele é o prefeito, que além de administrador legítimo da cidade, terá que empreender e com celeridade a contextualização de Paço à altura dos sonhos dos luminenses. Na prática, caberá a Dutra organizar a casa.

O que não será nada fácil diante do que lhe foi deixado.


Portadores do HIV em Imperatriz denunciam falta de medicamentos
Há mais de dez dias alguns medicamentos estão em falta.
Coquetéis precisam ser tomados diariamente.



Os portadores do vírus HIV, em Imperatriz, a 626 km de São Luís, denunciam a falta de medicamentos básicos para o tratamento. Há mais de dez dias alguns medicamentos estão em falta e, segundo eles, essa não é a primeira vez. Quem depende do tratamento para ter qualidade de vida pede que o problema seja resolvido com urgência.



Como é o caso de um jovem que prefere não se identificar. Ele afirma que pela segunda vez o seu tratamento foi interrompido por falta do medicamento. “Da outra vez em que faltou eu tive a sorte de ter um conhecido para pegar emprestado com ele e depois devolver em seguida. Mas até eu conseguir isso demorou um pouquinho mais. Eu me senti um pouco inseguro até que chegar em algumas pessoas e dizer “olha aconteceu isso comigo e eu preciso de uma medicação. Você conhece alguém que eu possa pegar emprestado?” Aí eu consegui esse amigo e por sorte ele tinha. Só que dessa vez ele não tinha. Ele também está na mesma situação que eu. É geral””, contou.

Resultado de imagem para pacientes com aids terminal
Há mais de dez dias alguns medicamentos estão em falta.
Coquetéis precisam ser tomados diariamente.
 Os coquetéis precisam ser tomados diariamente. É através desses medicamentos que a carga viral é reduzida e impede a transmissão pelo sexo, por exemplo. Por isso, além de proporcionar qualidade de vida para o portador, os medicamentos ainda previne que o vírus se espalhe.


O coquetel é uma combinação de remédios, que ainda é a melhor garantia de sobrevivência para o portador do HIV e embora a Coordenação do Programa Municipal DST/AIDS justifique que a falta de medicamentos é devido ao atraso na distribuição pelo Governo Federal quem faz o tratamento sofre com incerteza do que pode vir.



Sobre a falta de medicamentos, a coordenação do Programa DST/AIDS em Imperatriz informou que os medicamentos em falta são enviados pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Estadual do Programa, mas devido à falta dos remédios nos laboratórios do Governo Federal houve atraso na distribuição em Imperatriz. A Prefeitura do Município informou que os coquetéis já chegaram à Coordenação Estadual do Programa, em São Luís e que até o fim da semana deverão ser entregues aos pacientes que fazem tratamento em Imperatriz.



AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA

EDIÇÃO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB