segunda-feira, 2 de janeiro de 2017


Como já havia revelado em primeira mão a Agência de Notícias Baluarte, Dino pretende unificar as vozes em torno do desenvolvimento da Região Metropolitana
Foco na reeleição do governador também é um dos interesses.

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGENCIA BALUARTE

O governo Flávio Dino tem a intenção de unificar as quatro vozes administrativas da Grande São Luís em favor do desenvolvimento da região. Como já havia revelado em primeira mão a Agência de Notícias Baluarte em destacada matéria que aponta como estratégia de gestão do Governo o enfrentamento dos graves problemas que assolam hoje as cidades de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís , a capital, Flávio será o primeiro chefe do Executivo estadual a empreender a iniciativa. 

Tendo em comum os mesmos desafios e, sob o ponto de vista de sua geografia as quase mesmas peculiaridades, as cidades da Grande São Luís seguiram até aqui desamparadas em áreas essenciais da gestão pública como Saúde, Educação e Infraestrutura.  As últimas administrações mantiveram também, a seu modo, certo distanciamento umas das outras favorecendo a falta de integração das urbes em torno de conquistas comuns. 

Edivaldo Holanda Júnior, prefeito de São Luís, Domingos Dutra, prefeito de Paço do Lumiar, Flávio Dino, governador do Maranhão e Luís Fernando Silva, prefeito de São José de Ribamar
O governador Flávio Dino com prefeitos eleitos da Grande São Luís: integração da região em projeto que contempla também a reeleição do governador.
O interesse do governador- que passa pela aplicabilidade de ações nessa lacuna com a visível jactância de Flávio tornar-se pioneiro no empreendimento-, assim bem, como as futuras ações do Governo, ganharão ainda mais consistência em 2017 diante de quase  40% de desaprovação de Dino pela opinião pública. O governador caminha contra o tempo num ano que se anuncia eleitoral mais que os anteriores e o projeto de reeleição será, a toda prova, a grande prioridade.

Cabos eleitorais de peso- Região mais importante do Maranhão sob o aspecto da capilaridade eleitoral, a Grande São Luís será determinante para o governo Flávio Dino em 2018. Sem visualizar futuros vieses com os prefeitos eleitos, Flávio credita a Domingos Dutra(do seu mesmo partido); Edivaldo Holanda Jr(PDT); Luis Fernando Silva(PSDB) e Talita Laci( mesmo partido do governador) a campanha feita em bloco pelos gestores contra o candidato da oposição na eleição que virá. Os oposicionistas trabalham com a hipótese de crescimento do desgaste de Dino em 2018. Eles esperam encontrar um governador com 60% de desaprovação na disputa que tende representar ‘nova guerra’   entre comunistas, as velhas forças oligárquicas maranhenses e neo-oposicionistas. 

Prefeitos ‘brigam’ por liderança- Além das quatro cidades, municípios como Bacabeira, Santa Rita e até Alcântara buscam tornar-se referencias estaduais de gestão no Maranhão. Hoje, por ocasião do encontro entre o governador e os gestores da região metropolitana, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo em declaração a um Blog maranhense afirmou que ‘’Santa Rita pode se tornar espelho do Maranhão’’. 

A concorrência pelo mérito de ‘melhor gestão maranhense’ pelos próximos quatro anos teve origem na campanha do então candidato Luis Fernando Silva, considerado exemplo de administração pública na cidade balneária. O ‘discurso do reconhecimento’ já começa a se intensificar na seara dos respectivos gestores, carregando o enfoque na liderança pelas pautas a serem propostas ao Governo em nome dos quatro.

8 comentários:

  1. Eu vejo a situação sob dois ângulos bem distintos, quase que diametralmente opostos. O primeiro, positivo, é a existência de uma concentração de esforços entre as prefeituras de regiões que se entrelaçam e cujos problemas podem ser minorados se houver uma ação conjunta de todos os responsáveis. Afinal, estamos falando de regiões dentro de uma mesma ilha, com características e necessidades semelhantes. O segundo, negativo, é a utilização de tal procedimento com fins meramente políticos e eleitoreiros, com o governador buscando cooptar forças para uma provável aventura sua à presidência da República (o que, convenhamos, é muito pouco), ou (o mais provável) para formar uma frente ampla a fim de que determinados partidos vençam as eleições estaduais e as futuras eleições para vereadores e prefeitos, num evidente atentado à alternância de poder.

    ResponderExcluir
  2. Não dar pra saber se o governador é Flávio ou Luís Fernando
    Hehehehhee
    Nelsinho


    ResponderExcluir
  3. na minha opinião acredito que a União faz a força. se o governador Flavio pretende atraves dessa uniao ganhar mais força, acho completamente viável até porque o grupo de gestores na ilha está bem forte, pessoas capacitadas e que tem sede de mudancas e melhorias.a equipe ta boa. agora é trabalhar fazer acontecer o que o povo quer e no mais com certeza vai se colher o que se plantar.
    acho essa união fenomenal e tem tudo para dar certo.
    governo, sao lui, Paço do lumiar, raposa e ribamar.
    JA DEU TUDO CERTO.

    Tudo é uma questão de inteligência.
    que vença o melhor.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente a ilha de São Luís terá a chance de ser "ajeitada". Pense numa conurbação que mais parece um quintal mal varrido! Teremos a oportunidade de, pelo menos, varrermos esse quintal pela primeira vez. Independentemente de fins eleitoreiros ou não (toda obra governamental é eleitoreira, na minha opinião), teremos dois anos de modificações profundas na ilha, e eu tenho certeza absoluta que São José de Ribamar será o grande destaque nos resultados finais. É aguardar pra ver, em Ribamar já começou a Revolução desde ontem.

    ResponderExcluir
  5. A união entre os prefeitos dos municípios da região metropolitana e o governo estadual para gerar mais desenvolvimento é uma atitude necessária. Os desdobramentos dessa união, são cenas para os próximos capítulos. Trabalho a ser desenvolvido não falta, precisamos de gestores realmente comprometidos, que honrem cada voto recebido, isso sim, alavanca a trajetória política de qualquer gestor.Trabalho com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  6. É assim que as coisas vão pra frente é um ajudando o outro pelo bem de todos é claro!!!

    ResponderExcluir
  7. Faltando pouco para as proximas eleições, percebemos que começam as articulações. Essa união de forças em prol do desenvolvimento das cidades metropolitanas de São Luís, é positiva, mesmo sabendo que o maior interesse é político. Gostaria de saber se os outros 213 municípios terão a mesma oportunidade?

    ResponderExcluir
  8. Atitude interessantíssima,o governador trabalhando conjuntamente com os prefeitos da região metropolitana...unindo força,somando interesses comuns,em prol do crescimento,do desenvolvimento da região como um todo.Este o jeito correto, ao meu ver,para construir uma parceria que favorecerá a todos,propiciando desenvolvimento e auto-estima às regiões e ao povo de um modo geral.Sucesso!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB