quarta-feira, 8 de março de 2017

Deputado Wellington apresenta projetos e questiona redução de mais de 60% no orçamento da secretaria da mulher

Ao fazer referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (08), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu dois Projetos de Lei de sua autoria que beneficiam as mulheres maranhenses. São propostas que, se aprovadas, implicarão no combate à violência obstetrícia e, ainda, na remoção da agente de segurança pública (policiais civis/ militares e bombeiras) durante o período de gestação ou de aleitamento materno.
“Desde o início de nosso mandato, apresentamos propostas que beneficiam as mulheres do Maranhão. Dando continuidade a isso, apresento Projetos que implicam em políticas públicas para as nossas guerreiras. Um deles é de combate à violência obstetrícia, que tem feito vítimas em todo o Maranhão. A mulher, no momento do parto, deve ser protegida e quaisquer atos de maus tratos devem ser combatidos. O outro projeto prevê o deslocamento das nossas agentes de segurança pública (policiais civis/militares e bombeiras) durante o período de gestação ou de aleitamento materno. Esse deslocamento será para unidade de trabalho próxima de sua residência durante o período de gestação. São projetos que beneficiam nossas mulheres”, disse Wellington.


Resultado de imagem para WELLINGTONDOCURSO
Ao fazer referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (08), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu dois Projetos de Lei de sua autoria que beneficiam as mulheres maranhenses.
Ainda durante o pronunciamento, o deputado Wellington questionou a recente redução no orçamento da Secretaria de Estado da Mulher e defendeu ações efetivas que garantam a proteção feminina.
“No Orçamento de 2016 do Governo do Estado, havia R$ 9.141.410,00 (nove milhões cento e quarenta e um mil e quatrocentos e dez reais) destinados à Secretaria da Mulher. Em 2017, houve uma redução significativa de 62,5%. O orçamento caiu para R$ 3.430.786 (três milhões quatrocentos e trinta mil e setecentos e oitenta e seis reais). Essa redução de 2/3 é questionável, já que a proteção à mulher ainda é deficiente em nosso Estado. Enquanto o orçamento da Secretaria da Mulher cai, o da Secretaria de Comunicação aumenta. Nós encaminhamos solicitação ao Governo de remanejamento, mas nada foi feito. Fizemos isso porque a população  não entende, e nem nós, o motivo pelo qual a Comunicação tem mais de 58 milhões enquanto que a Secretaria da Mulher, de grande importância social, recebe menos de 04 milhões, algo incoerente com as necessidades de nosso Estado. As mulheres de nosso Maranhão precisam de políticas públicas e não de propaganda", afirmou Wellington.
Greve geral marca Dia das Mulheres, numa ofensiva mundial contra onda de conservadorismo

Movimento marcado para 8 de março mobilizará ativistas em pelo menos 30 países.


Na Polônia, o descontentamento com medidas governamentais é o mesmo. Os protestos começaram como um movimento popular de senhoras que se sentiram incomodadas com os planos do governo para acabar com o direito de aborto.


“As feministas se juntaram e aprendemos a trabalhar em conjunto”, contou Klementyna Suchanow, articuladora da greve marcada também para o dia 8 na Polônia, para quem a greve é a única maneira de protestar contra as medidas do governo. “Temos tido muitos protestos na Polônia desde o final de 2015, mas o governo não se importa muito. Em outubro, quando a proibição de aborto estava prestes a ser introduzida, decidimos fazer uma greve geral e só assim cancelaram o projeto”.
Resultado de imagem para MARCHA DAS VADIAS
Os números continuam alarmantes.
Os números continuam alarmantes.A cada duas horas, uma mulher é morta no Brasil. A violência contra mulher representa 14% dos casos atendidos pela Polícia Militar no carnaval deste ano. O país está em quinto lugar no ranking de maior taxa de feminicídios no mundo. Mas o movimento e os números não são apenas do Brasil. Os protestos reúnem outros 30 países pela causa. 


“A greve internacional está vindo como uma retomada do internacionalismo da luta feminista”, disse Mariana Bastos. 


Grupos de mulheres da Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, República Checa, Equador, Inglaterra, França, Alemanha, Guatemala, Honduras, Islândia, Irlanda do Norte, Irlanda, Israel, Itália, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Rússia, El Salvador, Escócia, Coreia do Sul, Suécia, Togo, Turquia, Uruguai e EUA confirmaram a convocatória que tem o objetivo de deixar escritórios, lojas, fábricas ou qualquer trabalho sem a presença do sexo feminino para protestar contra as desigualdades e a violência de gênero.

Resultado de imagem para PROSTITUTAS
A cada duas horas, uma mulher é morta no Brasil.

Klementyna Suchanow conta que a Polônia é claro um retrocesso nos direitos de gênero.

“As mulheres polonesas foram uma das primeiras que obtiveram direitos de voto, em 1918. Hoje eu posso dizer que minha filha nasceu no século XXI e tem menos direitos no futuro do que eu tinha no século XX”, afirmou.


“Como o governo é muito conservador, nós temos muitas razões além do aborto para protestar”, pontuou Klementyna, finalizando: “Exigimos todos os direitos reprodutivos, o fim da violência, igualdade econômica e separação do Estado e da Igreja”. 


Protesto


A inspiração do protesto de cunho internacional veio do Dia Livre das Mulheres islandesas de 1975, quando 90% das cidadãs deixaram seus postos de trabalho em 24 de outubro desse ano para protagonizar uma grande manifestação nas ruas do país e marcar um ponto de contraposição na luta pela igualdade de direitos. 

Resultado de imagem para Dia Livre das Mulheres islandesas
A inspiração do protesto de cunho internacional veio do Dia Livre das Mulheres islandesas de 1975
Angela Davis e outras ativistas do mundo acadêmico assinaram no The Guardian desta semana a carta “Mulheres dos Estados Unidos, vamos fazer greve. Vamos nos unir e assim Trump verá nosso poder”. O manifesto é uma convocatória para a greve geral com a ideia de “mobilizar as mulheres, incluindo as transgênero” para construir “um novo movimento feminista internacional com uma agenda expandida: antirracista, anti-imperialista, anti-neoliberal e anti-heteronormativo”.


As norte-americanas se mobilizaram após o sucesso da Marcha das Mulheres de 21 de janeiro, em protesto à posse do conservador e polêmico presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - quando apenas em Washington marcharam cerca de 500 mil pessoas guiadas por celebridades e ativistas. 

Resultado de imagem para Dia Livre das Mulheres islandesas
“Exigimos todos os direitos reprodutivos, o fim da violência, igualdade econômica e separação do Estado e da Igreja”.
“Logo depois da Marcha das Mulheres e o manifesto assinado pela Angela Davis e outras seis ativistas, as adesões começaram a ser maciças e as mulheres tomaram conhecimento de que algo estava sendo construído ali”, explicou Mariana Bastos, do movimento no Brasil.
Conscientes de que nem todas as categorias – levando em conta o contexto de crise econômica de alguns países – poderão paralisar suas atividades profissionais, o movimento sugere outras formas de participação, desde a utilização de elementos coloridos (cada país vai escolher uma cor representativa) à paralisação dos trabalhos domésticos.
  

“É claro que em um contexto de crise não esperamos que todas as mulheres do Brasil parem durante 24 horas suas atividades produtivas. Outra coisa importante é fazer um esforço para parar pelo menos as atividades domésticas e jogar todas as responsabilidades por um dia nas costas dos homens. Quando fazemos isso, ressignificamos o conceito de greve”, explicou. 
Resultado de imagem para Dia Livre das Mulheres islandesas
No Brasil, Mariana conta que mais de 60 cidades e 22 capitais já aderiram ao protesto.

No Brasil, Mariana conta que mais de 60 cidades e 22 capitais já aderiram ao protesto. No Rio, está marcada para o dia 8, quarta-feira, uma grande manifestação no Centro da cidade. A concentração será em frente a Igreja da Candelária, às 16h, com saída às 18h. 


“Aqui no Brasil, como o movimento feminista não é coeso e até pela dimensão do país, a estratégia é dar total autonomia para cada cidade definir suas pautas e aderir ou não à greve. Para a nossa satisfação e surpresa, esse número aumenta cada vez mais”, contou Mariana, que também explica que cada país vai aderir ao movimento de forma específica, defendendo suas particularidades. 

Resultado de imagem para Dia Livre das Mulheres islandesas

“Por que é importante pensar nisso internacionalmente?”
“Na Tailândia, por exemplo, as formas de adesão à greve seriam só pelo uso de uma pulseira colorida, porque elas vivem em uma ditadura e correm o risco de serem presas. Ao mesmo tempo, as companheiras da Finlândia dizem que não vão fazer greve, porque elas já têm todos os direitos contemplados. É um país que alcançou um alto grau de equidade de gênero. Porém, elas também afirmaram que marchariam em solidariedade a todas as outras mulheres que não têm esses direitos conquistados”, completou. 


“Se nosso trabalho não vale, produzam sem nós”, resumiu Cecilia Palmeiro, convocando para o ato na Argentina. 


Ela conta que há uma “feminização da pobreza”, o que, para ela, significa que o neoliberalismo precisa de mão de obra barata para funcionar. Em um ano, o país teve um aumento de 200 mil pessoas desempregadas que, segundo Cecilia, atingem em 10,5% mulheres. 
Resultado de imagem para Dia Livre das Mulheres islandesas

“Se nosso trabalho não vale, produzam sem nós”
“Na pobreza, as mulheres ficam ainda mais vulneráveis a violência. O feminicídio começa na desigualdade laboral. A economia é a maneira que os homens têm de assegurar e mostrar o seu poder e propriedade sobre as mulheres. Hoje nós fazemos um trabalho não reconhecido, não remunerado e desvalorizado. Ganhamos 27% menos que os homens pelas mesmas tarefas”, enfatizou Cecilia, completando: “Nos apropriarmos da greve para ter um efeito na economia. Toda a Argentina está indo para a greve junto com as centrais de trabalhadoras, numa modalidade diferente da greve normal, porque estamos falando também do trabalho doméstico”.


“Por que é importante pensar nisso internacionalmente?”, questionou Mariana, respondendo em seguida: “Porque existe uma onda conservadora avançando no mundo seja em nível internacional, regional ou local. E para fazermos frente, quanto mais unidas estivermos, melhor. Isso não inviabiliza as pautas locais. Quando temos contato com outras realidades, entendemos que existem muita mais questões para enfrentarmos”, finalizou. 

JB

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB